Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    Preciso da vossa ajuda no seguinte. Comprei uma casa no Parque Natural da Serra de São Mamede, há cerca de dois anos. Trata-se de uma casa reconstruída(era uma ruína) e está legal. Na altura em que finalizei o negócio, a piscina ainda não tinha sido iniciada, e eu preferi não tê-la, pois planejava mudá-la de lugar. Assim, comprei apenas com o buraco feito. Até aqui tudo bem. Falei com o construtor, que me facultou o contacto do engenheiro responsável pela obra, que foi até ao local, com quem falei e apresentei as alterações que pretendia, para que ele verificasse quais eram ou não possíveis e o que era possível fazer.

    Eu sabia que seria complicado, uma vez que a casa já tinha sofrido um aumento de área, e ao pedir uma piscina um pouco maior, uma área coberta, mas não fechada, para a churrasqueira e forno, e uma terceira área com arrecadação e casa de banho de apoio à piscina com área coberta para estacionar os carros, com o objectivo de colocar painéis solares por cima. Sabia que seria difícil.

    Na altura, houve uma alteração ao PDM, e ele pediu para esperar, o que demorou imenso tempo. Depois, a CCDR inspecionou a obra e exigiu a alteração do projeto inicial. Pelo que percebi, a área que o município considera coberta é uma, enquanto a área que a CCDR/Parque considera coberta é toda a área permeável(Como a casa tem um grande terraço :/). Como na altura em que comprei a casa, solicitei uma escada, alguns degraus no jardim, e uma faixa de cimento na parte de trás da casa na zona do beiral apenas para proteção, isso levou o construtor a ter que alterar o projeto e afins.

    Resumindo (bastante), neste momento(desde à dois dias) a resposta que tenho é que o índice de construção está esgotado e que não há nada a fazer. Mesmo que faça a piscina que está aprovada no projeto, certamente serei alvo de uma fiscalização e terei que demolir a mesma. Aliás terá sido por isso que a CCDR terá ido lá fiscalizar.

    Ora, isto parece-me tudo um pouco absurdo, não é? Não é pelo facto de ser um "não", mas para receber uma resposta negativa não precisava de esperar dois anos e andar a mendigar para que me dissessem alguma coisa.

    Por isso, quero perceber se vale a pena recorrer a uma empresa/arquiteto ou outro, no sentido de tentar perceber o que se pode fazer. Porque vejamos, se eu quiser transformar a casa em turismo rural, não tenho direito a ter uma área de recreio?

    Além disso, continuo a necessitar de alterações ao projeto, mesmo que não sejam estas, tais como: é necessário recuar a entrada da propriedade e construir novos muros, que já solicitei na altura, e após uma reunião que tive esta semana com o ICNEF, é necessário um projeto de recuperação da vala existente que pretendo recuperar.

    A propriedade tem cerca de 1 hectare, a habitação tem matriz urbana, o resto do terreno é rústico com dependências e habitações agrícolas.

    Eu pretendo alterar o projecto, e muito provavelmente transformar em turismo. No meu entender a CCDR teria que aprovar primeiro, visto que tem precdencia à camara pelo que ja percebi, nem que para isso tenha que demolir algumas das coisas ja feitas.

    Vale a pena recorrer a um arquitecto, é um arquitecto a pessoa correcta a quem recorrer? ou mais vale vender a casa e esquecer isto.
  2.  # 2

    Tem uma casa erguida em um Parque natural e pondera erguer porque não pode ter um piscina?!

    Se vai ter de contratar alguém pela questão de alteração de projecto, a mesma pessoa trata de tudo.

    Tenho a sensação de que as "regras" de legalização para turismo rural são diferentes das de habitação, pelo que posso estar a falar de cor, mas o ideal seria no projecto, já estar estabelecido o destino da propriedade.

    Quanto à piscina, depois de aprovada, reabre um buraco menor e instala uma amovível 🥸
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vicmorais
  3.  # 3

    Esqueci-me de mencionar que o terreno e bastante inclinado, precisa mesmo de uma grande movimentação de terras e não é fácil. Mesmo que queira por uma amovível, com um deck em madeira como já pensei.
  4.  # 4

    quando acima eu disse "erguer", queria dizer vender.

    então e umas fotos?!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vicmorais
  5.  # 5

    @marize quando disse vender, claramente estava a exagerar
    Concordam com este comentário: marize
    • marize
    • 30 março 2024 editado

     # 6

    A propriedade que comprámos, era uma Encosta com grande acentuação em que há cerca de 30 anos o antigo proprietário com tractor, pedra e mão de obra, tornou habitável e com vários socalcos (ou arretos como se diz por estes lados).

    Se gosta, não diga que não é fácil, questione se é possível 😉

    Colocado por: vicmoraisEsqueci-me de mencionar que o terreno e bastante inclinado, precisa mesmo de uma grande movimentação de terras e não é fácil.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vicmorais
  6.  # 7

    Marize é exactamente isso que estou aqui a fazer. ;)
    Concordam com este comentário: marize
  7.  # 8

    sítio da piscina Este é o espaço a ocupar, a direita é possível ver, o sitio já desterrado para a piscina que iria ficar ao nível desse páteo. O que queremos fazer e trazer a piscina mais pro centro e mais para baixo, ocupando a parte central, sem ser necessário arrancar nenhuma árvore, e depois ajardinar toda essa parte em frente a casa até ao caminho, mantendo o resto a monte.
  8.  # 9

    Colocado por: vicmoraisma resposta negativa não precisava de esperar dois anos e andar a mendigar para que me dissessem alguma coisa.
    pois nao devia.. enfim.
    Concordam com este comentário: vicmorais
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vicmorais
  9.  # 10

    Colocado por: vicmoraisPor isso, quero perceber se vale a pena recorrer a uma empresa/arquiteto ou outro, no sentido de tentar perceber o que se pode fazer. Porque vejamos, se eu quiser transformar a casa em turismo rural, não tenho direito a ter uma área de recreio?
    se quiseres fazer isso terás de ver as regras para turismo rural.. o melhor que fazes é falares com um arqº.. devias de o ter feito logo desde o início
    Concordam com este comentário: marize, vicmorais, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vicmorais
  10.  # 11

    vic, não consigo abrir foto (não sei se sou só eu)
  11.  # 12

    tente aqui pff a
    Concordam com este comentário: marize
  12.  # 13

    Colocado por: antonylemosse quiseres fazer isso terás de ver as regras para turismo rural.. o melhor que fazes é falares com um arqº.. devias de o ter feito logo desde o início
    Concordam com este comentário:marize,vicmorais,Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vicmorais


    Pois é isso que irei fazer, o não é sempre garantido. Mas acha, que poderá ser viável o que poderá haver solução para isto?
  13.  # 14

    Isso é impossível saber, sem estudar o enquadramento da sua situação em concreto.
    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vicmorais
  14.  # 15

    Boa tarde vicmorais,

    Teria de se analisar o índice de implantação e construção para a área segundo o PDM, e analisar mais aprofundadamente o que transmite e analisar igualmente o regulamento do PNSM.
    Fico à disposição para o ajudar.

    Obrigado.
    [email protected]

    Cumprimentos,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vicmorais
 
0.0190 seg. NEW