Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá. Fiz umas obras em casa e tenho muito entulho.
    Sabem informar se é permitido colocar o entulho a vista mas
    No nosso terreno, ou mesmo em fazendas ?
  2.  # 2

    Colocado por: Andreiaalfa7Olá. Fiz umas obras em casa e tenho muito entulho.
    Sabem informar se é permitido colocar o entulho a vista mas
    No nosso terreno, ou mesmo em fazendas ?


    Se não me engano, deitar entulho, mesmo seja em terreno próprio, pode dar multa. Informe se.
  3.  # 3

    Colocado por: Andreiaalfa7ou mesmo em fazendas ?

    fazendas!?

    Resíduos da construção podem ser empregues na própria construção, ou terão de ser entregues em aterro autorizado.
    Não pode largar em qq lado.
    Concordam com este comentário: Palhava
  4.  # 4

    Largar resíduos de construção vulgo entulhos em locais não licenciados para o efeito constitui crime ambiental, seja quem for o proprietário.
    • snob
    • 31 março 2024

     # 5

    Colocado por: jorgealvesLargar resíduos de construção vulgo entulhos em locais não licenciados para o efeito constitui crime ambiental, seja quem for o proprietário.


    CONTRAORDENAÇÃO

    Quem proceder à descarga de resíduos resultantes de obras ou demolições de edificações ou de derrocadas, abreviadamente, RCD, em local não autorizado, não agindo com o cuidado a que estava obrigado e de que era capaz, não diligenciando para a reutilização de tais resíduos, assegurando a respetiva gestão, comete uma contraordenação ambiental grave.

    o incumprimento do dever de assegurar a gestão de RCD, em 2014, p. e p. pelo art. 18./2/a) do DL 46/2008, de 12/03), sancionável nos termos previstos na alínea b) do n.º 3 do artigo 22.9 da Lei n.º 50/2006, de 29 de agosto.

    Às contraordenações graves correspondem as seguintes coimas:
    a) Se praticadas por pessoas singulares, de (euro) 2 000 a (euro) 20 000 em caso de negligência e de (euro) 4 000 a (euro) 40 000 em caso de dolo;
  5.  # 6

    Colocado por: PMatias1987

    Se não me engano, deitar entulho, mesmo seja em terreno próprio, pode dar multa. Informe se.



    Mesmo sendo uma casa em ruína ? No futuro esse entulho pode servir para encher a casa
    Concordam com este comentário: FTavares
  6.  # 7

    Colocado por: snob

    CONTRAORDENAÇÃO

    Quem proceder à descarga de resíduos resultantes de obras ou demolições de edificações ou de derrocadas, abreviadamente, RCD, em local não autorizado, não agindo com o cuidado a que estava obrigado e de que era capaz, não diligenciando para a reutilização de tais resíduos, assegurando a respetiva gestão, comete uma contraordenação ambiental grave.

    o incumprimento do dever de assegurar a gestão de RCD, em 2014, p. e p. pelo art. 18./2/a) do DL 46/2008, de 12/03), sancionável nos termos previstos na alínea b) do n.º 3 do artigo 22.9 da Lei n.º 50/2006, de 29 de agosto.

    Às contraordenações graves correspondem as seguintes coimas:
    a) Se praticadas por pessoas singulares, de (euro) 2 000 a (euro) 20 000 em caso de negligência e de (euro) 4 000 a (euro) 40 000 em caso de dolo;


    Mesmo sendo uma casa em ruína ? No futuro esse entulho pode servir para encher a casa.
    Posso fazê-lo sem problema ou terei sempre de avisar a câmara ou questionar se posso ?
    • snob
    • 31 março 2024 editado

     # 8

    Colocado por: Andreiaalfa7Mesmo sendo uma casa em ruína ? No futuro esse entulho pode servir para encher a casa.
    Posso fazê-lo sem problema ou terei sempre de avisar a câmara ou questionar se posso ?


    Esqueça esta questão: " daqui a uns anos vou restaurar a moradia e nessa altura vou resolver o assunto", isto não existe. A situação tem de ser resolvida agora.

    Se for pouca quantidade, tipo uns kilos, provavelmente não vai ter problemas. Até pode espalhá-lo, numa zona do seu terreno que pretenda cimentar ou fazer um terraço.
    Agora se for 1 tonelada, tipo um monte de entulho à vista, basta um vizinho seu fazer uma queixa à Agencia Portuguesa do Ambiente, ou às forças de segurança e leva com um auto de contraordenação, para além de ter de resolver a situação.

    Se for muito entulho, o melhor é contratar uma empresa que faça o transporte do entulho para um centro de recolha autorizado. Também pode ser você a fazê-lo, mas tem de se inscrever no SILIAMB (https://siliamb.apambiente.pt/pages/public/login.xhtml) e emitir uma guia de transporte em seu nome, mencionando RCD e o local autorizado onde o vai levar. Eu fiz isto, mas dá muito trabalho.

    Os centros de recolha autorizados só recebem entulho com a respetiva guia digital.
  7.  # 9

    Que tipo de entulho é? Restos de demolição de alvenaria (tijolo/bloco e cimento) ou tem plástico, metal, madeira e outros misturado?
  8.  # 10

    Colocado por: snob

    Esqueça esta questão: " daqui a uns anos vou restaurar a moradia e nessa altura vou resolver o assunto", isto não existe. A situação tem de ser resolvida agora.

    Se for pouca quantidade, tipo uns kilos, provavelmente não vai ter problemas. Até pode espalhá-lo, numa zona do seu terreno que pretenda cimentar ou fazer um terraço.
    Agora se for 1 tonelada, tipo um monte de entulho à vista, basta um vizinho seu fazer uma queixa à Agencia Portuguesa do Ambiente, ou às forças de segurança e leva com um auto de contraordenação, para além de ter de resolver a situação.

    Se for muito entulho, o melhor é contratar uma empresa que faça o transporte do entulho para um centro de recolha autorizado. Também pode ser você a fazê-lo, mas tem de se inscrever no SILIAMB (https://siliamb.apambiente.pt/pages/public/login.xhtml) e emitir uma guia de transporte em seu nome, mencionando RCD e o local autorizado onde o vai levar. Eu fiz isto, mas dá muito trabalho.

    Os centros de recolha autorizados só recebem entulho com a respetiva guia digital.



    Entendi, e sabe dizer me se fica muito caro ?

    Tenho este entulho, ainda é bastante
      IMG_7336.jpeg
  9.  # 11

    Colocado por: Vítor MagalhãesQue tipo de entulho é? Restos de demolição de alvenaria (tijolo/bloco e cimento) ou tem plástico, metal, madeira e outros misturado?


    É tijolos e cimentos sim, paredes que mandei abaixo
      IMG_73362.jpeg
  10.  # 12

    É chamar uma empresa de contentores.
    Encher💪
    E toca a andar.

    300€ deve dar para o gasto.
    Dependendo também de quem vai lá colocar o entulho dentro.
    • snob
    • 31 março 2024

     # 13

    Isso aparenta ser cerca de 1 tonelada, digo eu. Não é muito.

    Em Braga há pessoas que se dedicam só à atividade de transportar entulho (deixam um reboque de trator na obra para ser carregado pelo produtor e depois tratam do transporte e da descarga em centro autorizado), provavelmente por cerca de 100/150 euros resolviam-lhe isso.

    Na sua zona tem de procurar quem faça esse trabalho.
  11.  # 14

    Em 2021 levei cerca de 2000kg desse tipo de resíduos a um centro de reciclagem e paguei 1€ por cada 100kg. Levei eu e não fiz registo em nenhum sitio.
    Tb tinha outra alternativa que era pedir 1 "contentor", eles colocavam aqui em obra e depois vinham buscar quando tivesse o trabalho acabado, acho que era 125€. Não pedi o contentor porque o camião não entrava e tinha de pedir aos vizinhos ou deixar na rua e teria de carregar tudo na mesma ainda cerca de 100 metros.
    Convém avisar que se o material tiver pelo meio cabos elétricos, madeira acho que fica mais caro.
    • snob
    • 31 março 2024 editado

     # 15

    Colocado por: Pereira_89Levei eu e não fiz registo em nenhum sitio.


    Eu transportei o meu entulho a 2 centros diferentes de recolha autorizado. Fui a 2 porque depois descobri que o 2º não cobtrava tanto pela recolha de restos de mosaicos. Geralmente não aceitam restos de pladur.

    Ambos exigiram a guia digital (E-Gar, guia eletrónica de acompanhamento de resíduos), caso contrário não recebiam o entulho.
  12.  # 16

    Colocado por: snob

    Eu transportei o meu entulho a 2 centros diferentes de recolha autorizado. Fui a 2 porque depois descobri que o 2º não cobtrava tanto pela recolha de restos de mosaicos. Geralmente não aceitam restos de pladur.

    Ambos exigiram a guia digital (E-Gar, guia eletrónica de acompanhamento de resíduos), caso contrário não recebiam o entulho.



    Não estou a dizer o contrário, a mim não pediram mas tb já foi em 2021, se calhar daí para cá alteraram as regras. Nada como passar em algum centro e perguntar.
  13.  # 17

    Colocado por: Andreiaalfa7

    É tijolos e cimentos sim, paredes que mandei abaixo
      IMG_73362.jpeg

    Não é grave. Não tem nenhum local onde possa incorporar esse entulho no imediato?
  14.  # 18

    Com a "pandemia" o preço do contentor duplicou ou triplicou.

    O trabalho do pedreiro em colocar o entulho lá dentro, as mangas/tubos ...tudo isso onera também.

    E se o camião não entra no sítio ou perto do local onde está o entulho?
  15.  # 19

    Temos de garantir que no dia do levantamento, está à entrada/acesso.

    Colocado por: Palhava
    E se o camião não entra no sítio ou perto do local onde está o entulho?
    Concordam com este comentário: Palhava
  16.  # 20

    Mas não vai precisar dele para utilizar na obra?
 
0.0216 seg. NEW