Iniciar sessão ou registar-se
    • Gus
    • 31 março 2024

     # 1

    Boa páscoa!
    Preciso de ajuda, estou na fase final de planeamento de uma casa nova e preciso de alguns conselhos. Construção de 180m², incluindo 3 casas de banho, no region de Porto perto da costa.
    A casa será bem isolada, com janelas modernas, proteção solar 6, etc. Pretendo minimizar os custos de funcionamento e manter um perfil ecológico.
    Estava a pensar em painéis solares para autoconsumo ligados a uma bomba de calor que alimenta um AQS de 500l e o piso radiante. VMC com permutador de calor.
    O mais importante é o aquecimento, mas também estou interessado no arrefecimento nos meses mais quentes.

    - Pode a mesma bomba de calor alimentar o AQS e arrefecer o chão ao mesmo tempo? O que é necessário para que isso funcione?
    - Preciso de me preocupar com a condensação?
    - Quero as casas de banho no seu próprio circuito e potencialmente 3 quartos em circuitos individuais? Isso é possível/necessário?
    - Gostaria de poder monitorizar/controlar tudo através do meu telemóvel, bem como fisicamente na casa.
    - Que marca/empresa me pode dar um orçamento para tudo?
    - Quais são os melhores sítios para obter alguns orçamentos?

    Agradeço qualquer ajuda.
  1.  # 2

    Veja os vídeos desta empresa no youtube. Aprendi algumas coisas.
    https://www.bonina.pt/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gus
  2.  # 3

    Tudo isso é possível mediante um custo. O mais dificil será evitar as condensações no arrefecimento mas há uns sistemas de VMC que podem fazer isso bem com isolamento adequado da tubagem, uma vez mais com custos para o consumidor final.

    O que pretende é complexo. Eu consigo controlar muita coisa por telemóvel, mesmo à distância. Sugiro que contrate uma empresa adequada. A sugestão da BONINA é excelente (não trabalhei com eles mas conheço o trabalho). Não lhe vai sair barato essa brincadeira mas para o que pretende não se meta com artistas de vão de escada.

    Prepara-se para belos orçamentos...

    Boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gus
  3.  # 4

    Um segundo ponto: não pense que vai encontrar o sistema perfeito, isso não existe. E as coisas nem sempre funcionam como são indicadas nos orçamentos... A execução tem muito que se lhe diga.
    Concordam com este comentário: Gus
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gus
  4.  # 5

    Colocado por: GusPode a mesma bomba de calor alimentar o AQS e arrefecer o chão ao mesmo tempo?
    é a solução preferível suportada de uma forma geral por todos os fabricantes.

    Colocado por: GusO que é necessário para que isso funcione?
    que o instalador saiba fazer adequadamente o desenho, instalação, comissionamento e ajsute do equipamento.

    Colocado por: GusPreciso de me preocupar com a condensação?
    isso é uma questão que deve ser salvaguardada pelo instalador mas sendo na zona do grande Porto e em conjugação com um sistema de VMC é irrelevante não apresentando duvidas de maior.

    Colocado por: GusQuero as casas de banho no seu próprio circuito e potencialmente 3 quartos em circuitos individuais? Isso é possível/necessário?
    intrinsecamente os circuitos são individualizados por divisão sendo controlaveis individualmente a gosto

    Colocado por: GusGostaria de poder monitorizar/controlar tudo através do meu telemóvel, bem como fisicamente na casa.
    escolher um sistema de controle que o permita por exemplo o sistema da Airzone que permite control local e remoto via app ou cloud via pc
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gus
    • Gus
    • 1 abril 2024

     # 6

    Colocado por: jorgealvesé a solução preferível suportada de uma forma geral por todos os fabricantes.

    que o instalador saiba fazer adequadamente o desenho, instalação, comissionamento e ajsute do equipamento.

    --------

    Muito obrigado pelas respostas.

    Quais são os componentes do sistema para que no mesmo dia se possa garantir que o AQS está cheio e o circuito de refrigeração no piso radiante está à temperatura correcta?

    A única bomba de calor alterna o funcionamento entre refrigeração e aquecimento?
    Necessita de um sistema mais complicado com um tanque adicional?
    Ou a bomba de calor necessita de ter circuitos duplos para poder arrefecer e aquecer simultâneo?
    • Gus
    • 2 abril 2024

     # 7

    Mais alguma recomendação sobre empresas adequadas a contactar?
  5.  # 8

    Colocado por: GusQuais são os componentes do sistema para que no mesmo dia se possa garantir que o AQS está cheio e o circuito de refrigeração no piso radiante está à temperatura correcta?
    e uma função básica de qualquer bomba de calor, existem máquinas que tem tudo integrado resultando numa solução imbatível em eficiência e comodidade
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gus
  6.  # 9

    Colocado por: Gus
    A única bomba de calor alterna o funcionamento entre refrigeração e aquecimento?
    Necessita de um sistema mais complicado com um tanque adicional?
    Ou a bomba de calor necessita de ter circuitos duplos para poder arrefecer e aquecer simultâneo?
    apesar de parecer complexo e muito mais simples do, a unidade faz a gestão do aquecimento ou arrefecimento e simultaneamente as AQS.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Gus
 
0.0135 seg. NEW