Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Bom dia a todos! Os meus avós mudaram-se para Cascais há mais de 40 anos e compraram uma casa. Do outro lado da estrada tinha um terreno com inclinação aparentemente abandonado. Como os meus avós sempre gostaram de cultivar, têm cultivado parte do terreno nos últimos 40 anos, tendo inclusive construído uma pequena barraquinha de madeira que usam como oficina. A minha pergunta é como é que posso fazer para saber se o terreno tem dono/está registado e avançar com o pedido de usucapião.

Obrigada
  2.  # 2

Conservatória Predial
  3.  # 3

Colocado por: Tocha
    1. Conservatória Predial

Como faze-lo sem ter quaisquer dados? Apenas a localização do terreno. É possível consultar online?

Obrigada
  4.  # 4

Colocado por: patoliveira

Como faze-lo sem ter quaisquer dados? Apenas a localização do terreno. É possível consultar online?

Obrigada

Mapa de ligação da propriedade rústica.

Cadastro.

-----
    Num concelho desses haver terra sem dono 🙄...
  5.  # 5

6.  # 6

Basta indicar a morada
  7.  # 7

Colocado por: TochaBasta indicar a morada

Às vezes para terrenos não é fácil.
  8.  # 8

Colocado por: patoliveiraA minha pergunta é como é que posso fazer para saber se o terreno tem dono/está registado e avançar com o pedido de usucapião.
    O terreno onde se situa o bairro da cova da moura foi ocupado, mas tem dono, e o dono até paga impostos (IMI). Tudo tem dono. E pelo facto de cultivar o terreno não lhe dá o direito de se apropriar dele. Na escritura de Justificação vulgo Usucapião além das 3 testemunhas tem que justificar como o terreno lhe foi parar às mãos.
  9.  # 9

Colocado por: patoliveirae avançar com o pedido de usucapião.
    em primeiro lugar você não é os seus avôs. se o terreno nao for deles você nao tem direito a nada.
  10.  # 10

Então já não se herda uma eventual direito ao gamanço?
  11.  # 11

Colocado por: antonylemosem primeiro lugar você não é os seus avôs. se o terreno nao for deles você nao tem direito a nada.

Seriam obviamente eles a avançar com o pedido e a registar no seu nome, e não eu.
  12.  # 12

Colocado por: rjmsilvaEntão já não se herda uma eventual direito ao gamanço?
    o direito ao gamanço é de quem usou o terreno durante X anos.

essa me##a havia de acabar.
    Concordam com este comentário: Paramonte
  13.  # 13

Colocado por: antonylemoso direito ao gamanço é de quem usou o terreno durante X anos.
    Por acaso até discordo da figura do usocapião, pelo menos da forma que é usado.

Mss tb me pergunto, onde andou o dono do terreno durante 20 ou 25 anos? Alguém pagou o IMI?

Terrenos ao abandono, sobretudo próximo de habitações, também são de evitar.
  14.  # 14

15.  # 15

Primeiro os Avós registam.
    Depois passam para o neto.
    Depois o neto faz o modelo 1.
    Passa de rústico a urbano.

💥Novo milionário 💰💰💰💰💰 em CASCAES.
  16.  # 16

Colocado por: HAL_9000Mss tb me pergunto, onde andou o dono do terreno durante 20 ou 25 anos? Alguém pagou o IMI?

Na volta é do ESTADO.

Hahaha Hahahahaha
  17.  # 17

Colocado por: Palhava

Na volta é do ESTADO.

Hahaha Hahahahaha
    Não me admirava nada
  18.  # 18

Não deveria existir terrenos sem saber quem é o dono mas muitas vezes nem o dono sabe onde andam os terrenos herdados
  19.  # 19

Colocado por: spvaleNão deveria existir terrenos sem saber quem é o dono mas muitas vezes nem o dono sabe onde andam os terrenos herdados

Em zonas rurais e remotas do interior do país...
    Mas num dos concelhos portugueses onde o M2 é dos mais caros... As pessoas supostamente andam atentas.
    Os donos e pelos vistos os que querem exercer a posse.
  20.  # 20

Colocado por: Palhava

Na volta é do ESTADO.

Hahaha Hahahahaha

Imóveis do estado não dá para gamar por usucapião.

0.0200 seg. NEW