Tenho o meu projecto de arquitectura aprovado, o das especialidades quase aprovado e uma empresa deu-me o seguinte orçemento para: 1-Elaboração do plano de segurança e saúde. 2-Elaboração do cartaz de obra. 3-Termo de abertura do livro de obra digital. 4-Preparos e apresentação na c municipal de pedido de emissão de alvará de obras. 5-Assunção de responsabilidade pela fiscalização da obra. 6-Preparos e apresentação na c municipal,dos pedidos de verificação de alinhamentos e cota de soleira no inicio e fim de obra e respectivo acompanhamento tecnico na sua verificação com os tecnicos camararios. 7-Visitas de obra de fiscalização e acompanhamento antes, durante a após a sua conclusão. 8-Assunção de responsabilidade pela conformidade técnica da obra( na qualidade de responsaveis pela sua fiscalização 9-Preparos e apresentação na c municipal de comunicação de obra concluida, incluindo o respectivo pedido de emissão de autorização de utilização.
Total...3.570,00 euros, já com iva.
1ª fase..30%.. 2ª fase 30% 3ª fase 30% 4ª fase 10%
nos valores apresentados,inclui-se duas visitas medias mensais, no periodo de validade da licença inicial.
Inclui a coordenação de Segurança em OBRA? Isto é que é importante tanta minhoquice... durante o acompanhamento da obra, Livro de obra digital, preparos no alinhamento e cerceas, cotas de soleira,.. etc, qual é a Câmara que exige isso tudo?
Qual o período da licença? Qual a habilitação académica do fiscal? As visitas tem a duração de quanto tempo? è feito relatório escrito e fotográfico de cada visita? No preço está incluída a responsabilidade pela coordenação de segurança em obra bem como a elaboração da comunicação prévia?
Tenho tambem uma duvida.A empresa que me fez os projectos,como já disse,tenho o de arquitectura aprovado, estamos a entregar as especialidades,diz que não me pode dar o orçamento do custo da obra,sem ter o projecto de especialidades aprovado.Isso é verdade? e a memoria descritiva não tem que entregar?é que les tem uma empresa a parte que tambem constroi,e estão a "empatar tempo" para eu entregar a obra a eles. é que eu quero pedir orçamentos e assim não posso.
se só adquiriu projecto base, quanto muito consegue uma ESTIMATIVA. o que lhe dizem está correcto porque as medições devem ser realizadas com base em projectos aprovados mas nao sei se a prática recorrente será essa
gesta Qualquer empresa de construção (séria e responsável) só lhe dará orçamento para a construção se tiver todos os projectos na sua mão (estejam eles aprovados ou não) Se a empresa que lhe fez o projecto tb constroi terá mais facilidade em lhe dar um orçamento pois á partida já sabe quais as especificações dos projectos de especialidade.
Cada vez mais apareçem aqui situações de empresas que projectam e constroiem. Terá o Dono de obra alguma vantagem nisso?
Creio que o que o PARDAL queria dizer com projecto base era o projecto de licenciamento. Ou seja aquele que é entregue na câmara. Para além deste projecto existe o projecto de execução que é um projecto mais completo e que tem como objectivo a construção sem erros omissões e as tão famosas derrapagens orçamentais.
Não sei se tenho alguma vantagem nisso... la esta depende do orçamento que esta empresa apresenta , e depois comparar com as outras.
Agora ze da silva, se eles sabem quais as especificações dos projectos de especialidade,porque já foram entregues a cerca de um mês as referidas especialidades, edp,água...etc, nao podem dar uma estimativa???? penso que sim.
Agora , o que eles sabem é que eu tenho um limite muito apertado de tempo, para inicio de construção, por motivos particulares, e estão a aproveitar isso, para não entregarem o orçamento, para eu não ter tempo para recorrer a otras empresas, e ter que concordar com o deles quando me entregarem.
Gesta Se tem já concluidos todos os projectos a empresa deve-lhe ter entregue uma cópia dos mesmos. Pegue em todo o processo e começe a consultar outras empresas de construção.
Você tem direito a ter os projectos na mão na medida em que os pagou respectivamente ás fases acordadas. por exemplo se pagou x para entrada na camara tem direito aos projectos que entraram, se já foram aprovados e pagou essa fase, tem direito a esses aprovados. Como é evidente á depois algumas regras de direitos de autor dos mesmos que tem de seguir mas isso não o impede de com eles pedir orçamentos a várias empresas.
Têm que entregar uma copia do que entregaram na edp, nas águas, do projecto de estabilidade,bombeiros etc, masmo não estando ainda aprovado o projecto de especialidades? certo. muito obrigado pela ajuda. é que eu vou escrever uma carta mas, quero saber o escrever
marco, ainda não paguei o projecto das especialidades, o acordo preve o pagamento do projecto de arquitectura quando aprovado, esta aprovado, já paguei. agora entregaram os projectos nas respectivas entidades e quando for aprovado o projecto de especialidades, tenho que pagar outra tranche.
eles entregam o que pagou, por exemplo se estiver acordado x% para as especialidades e y% para a sua aprovação e se voçê já pagou x, tem direito a ter esses projectos na mão e mais tarde quando estiverem aprovados e tiver pago y, tem direito a ter uma cópia deles e até uma que lhe é entregue pela camara carimbada. Tem de ver o que ficou acordado pois por vezes está descriminado o nº de cópias ao cliente que são entregues e para alêm dessas paga-se o papel.
a minha duvida é se nesta fase, em que se aguarda a referida aprovação pelas entidades, edp, água ,etc, eles tem que entregar uma cópia desses projectos, e atraves disso, eu ir pedindo orçamentos.
eles dizem que o projecto de estabilidade, demora muito a fazer, por isso não podem dar o orçamento.