Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: Andreiaalfa7

    O que me foi dito foi que tudo o que fizeram no telhado esta dentro da lei. O que poderei ter problemas é por ter levantado sem projeto, e mesmo assim não há como provar que aumentei.
    E não estou a fazer ouvidos moucos, a minha única questão neste post era sobre a multa.
    Obrigada bom fim de semana


    Colocado por: tigoncalCom toda a boa vontade, e mesmo nao tendo colaborado no tópico anteriormente, dá-me ideia que a Andreia está a fazer ouvidos moucos. Eu acho é que ainda não percebeu que, mesmo que haja multa, não é por pagar a multa que resolve a situação.

    Como lhe explicaram, a aplicarem multa, irão ao mesmo tempo requerer que regularize a situação da seguinte forma:

    -Regularização documental: apresentação de projetos (de arquitetura e eventualemente alguma especialidade) que reflitam a alteração que fez ao telhado (que lhe vai custar bem mais do que a multa, se houver multa);

    -Problema que pode vir a ter e para a qual lhe têm alertado em quase todos os posts: ainda que a altura do telhado até seja legalizável (ou seja, nao excede nenhuma altura máxima admitida para a zona, ou outra condicionante qualquer legalmente em vigor - daí ser importante consultar um arquiteto da zona, mas sendo no meio de nenhures perdido numa aldeia qualquer acho improvável que não dê para subir o telhado uns cms), dá clara ideia que o seu telhado está a exceder os limites do seu terreno, e a caleira fica já em cima do terreno da vizinha. Infelizmente para si (e felizmente para todos), não é por ter existido antes uma caleira no mesmo local que passa a ser legal voltar a colocar a caleira ali. Seria ridiculo se fosse doutra forma - uma ilegalizade não se torna legal porque anteriormente existia outra ilegalidade, e se assim fosse as ilegalidades nunca se resolveriam. Para solucionar esse problema, já lhe deram a solução tambem e que passa por encurtar essa ultima fiada de telha e criar um algeroz interior, que também certamente lhe custará mais a arranjar do que a multa em si (se houver multa).

    Claro que há aproveitamento da vizinha porque a está a chatear por causa de um palheiro que aparentemente nem usa há 30 anos, mas a Andreia pôs-se a jeito para isso e parece não querer desfazer o jeito. De alguma maneira e se a vizinha se quiser mesmo mexer (que pode até nem querer... dá trabalho e ocupa tempo...) poderá não ficar mais caro dar uma "ensaboadela" à vizinha e dar um jeito ao telhado do palheiro dela (não digo pôr-lhe um telhado novo, mas arranjar uma viga ou outra e trocar-lhe umas telhas, mesmo com material que lhe possa ter sobrado).


    Até porque se realmente aparecer alguém para ver o que se está a passar, a senhora terá muitos mais problemas que eu, casa a cair para a serventia, falta de limpeza do terreno, as telhas dela no meu logradouro.
    A questão era apenas a multa e como funciona porque não tenho mínima noção.
    Há quem pague multa e continua, há quem pare a obra.
    Existe muitas coisas daí a minha dúvida questionar a multa neste fórum.
    O nosso telhado subiu e deveríamos pedir licença para o fazer. Qualquer enventualidade no futuro caso queiram subir a parede como já foi questionado aqui, nem o meu telhado nem a caleira empatem isso.
  2.  # 2

    Colocado por: Andreiaalfa7O que acontece é que o telhado da vizinha corre a água para o
    Meu logradouro.
    extamente, mas isso pode nem estar ilegal conforme eu escrevi acima. basta ser anterior ao PDM e restante legislação.

    esse terraço no entanto está totalmente ilegal, tal como as construções atrás, em especial a da vizinha.. a branca não metia a mão no fogo em como também está mas tenho duvidas.

    portanto se ela faz queixa você também tem razões para fazer o mesmo. mas todos saem prejudicados. em contrapartida ambas as construções vão ficar regulamentares.

    Colocado por: Andreiaalfa7O que me foi dito foi que tudo o que fizeram no telhado esta dentro da lei. O que poderei ter problemas é por ter levantado sem projeto, e mesmo assim não há como provar que aumentei.
    disseram mentiras.. e provar o aumento é fácil.
  3.  # 3

    Colocado por: Andreiaalfa7

    Entendi. Mas nesta situação se a vizinha quiser subir o telhado não tem qualquer entrave, porque nem a telha nem a caleira vão estorvar.
    Ou seja neste momento a caleira ficou exatamente no sítio onde estava a antiga, mas mais alta, a acompanhar o nosso telhado.
    Se calhar não me estou a fazer entender, mas não entendo os termos técnicos para lhe explicar


    Ideal era ter colocado foto antes e depois da obra, assim não estaríamos aqui a dar palpites pro ar sem saber muito bem.
    Mas percebo sua ideia era só saber valor da multa, daí abrir o post. Problema é que agora ao fazer essa obra, abriu uma caixa de Pandora e se calhar não vai ser só a multa agora.. se a casa no seu todo não tiver legalizada minimamente, prepare se.. acho se precipitou a fazer as coisas. É minha opinião .

    É como disse antes, a chave para isto é o diálogo com as 2 vizinhas ( o erro foi só falar com 1, normal a outra tenha ficado lixada por não ter sido nem achada e agora está lhe a fazer vida negra , era escusado)

    No geral houve um conjunto de erros que precipitaram esta situação.
  4.  # 4

    O pessoal a tentar esclarecer além da multa (que secalhar é o mal menor) e este pessoal ainda se queixa.
  5.  # 5

    Colocado por: PMatias1987

    Ideal era ter colocado foto antes e depois da obra, assim não estaríamos aqui a dar palpites pro ar sem saber muito bem.
    Mas percebo sua ideia era só saber valor da multa, daí abrir o post. Problema é que agora ao fazer essa obra, abriu uma caixa de Pandora e se calhar não vai ser só a multa agora.. se a casa no seu todo não tiver legalizada minimamente, prepare se.. acho se precipitou a fazer as coisas. É minha opinião .

    É como disse antes, a chave para isto é o diálogo com as 2 vizinhas ( o erro foi só falar com 1, normal a outra tenha ficado lixada por não ter sido nem achada e agora está lhe a fazer vida negra , era escusado)

    No geral houve um conjunto de erros que precipitaram esta situação.


    Penso que a casa esteja legalizada, até porque foi uma imobiliária que vendeu a casa.
    Não me parece que os bancos financiem casas ilegais, mas isto sou eu a falar sem saber….
  6.  # 6

    Colocado por: antonylemosextamente, mas isso pode nem estar ilegal conforme eu escrevi acima. basta ser anterior ao PDM e restante legislação.

    esse terraço no entanto está totalmente ilegal, tal como as construções atrás, em especial a da vizinha.. a branca não metia a mão no fogo em como também está mas tenho duvidas.

    portanto se ela faz queixa você também tem razões para fazer o mesmo. mas todos saem prejudicados. em contrapartida ambas as construções vão ficar regulamentares.

    disseram mentiras.. e provar o aumento é fácil.



    Porque diz que está ilegal o terraço ?
  7.  # 7

    Colocado por: Andreiaalfa7, e mesmo assim não há como provar que aumentei.


    Claro que há.
    Você é que ao legalizar precisará de justificar (sei lá como), que o que aumentou é anterior ao RGEU, dos anos 50-60.
  8.  # 8

    Colocado por: Andreiaalfa7Penso que a casa esteja legalizada, até porque foi uma imobiliária que vendeu a casa.
    Não me parece que os bancos financiem casas ilegais, mas isto sou eu a falar sem saber….


    Ahahahahhahahahahahhahahshĥshshhaha

    A mesma imobiliária que lhe disse que podia subir o telhado?!
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  9.  # 9

    Colocado por: Andreiaalfa7Porque diz que está ilegal o terraço ?


    Porque você pode estar aí e criar falta de privacidade à vizinha.
  10.  # 10

    Colocado por: Andreiaalfa7Penso que a casa esteja legalizada, até porque foi uma imobiliária que vendeu a casa.
    Não me parece que os bancos financiem casas ilegais, mas isto sou eu a falar sem saber….

    Se eu for ao idealista neste momento, em menos de 5 minutos consigo identificar 50 casas à venda por imobiliárias com ilegalidades.
    Imobiliárias só tem uma responsabilidade: receber a comissão!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Nostradamus, mmgreg
  11.  # 11

    Colocado por: Andreiaalfa7Penso que a casa esteja legalizada


    O simples facto de não ter a certeza é preocupante. Ligue à câmara e peça para consultar o processo, se o houver. Devem pedir-lhe a morada apenas.
  12.  # 12

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Porque você pode estar aí e criar falta de privacidade à vizinha.



    Falta de privacidade como? Ela é que me tira a privacidade porque ocupa o meu espaço com as telhas. Quando quiser subir um
    Muro para eu ter privacidade a senhora vizinha vai ter de retirar as telhas
  13.  # 13

    Colocado por: Andreiaalfa7Falta de privacidade como? Ela é que me tira a privacidade porque ocupa o meu espaço com as telhas. Quando quiser subir um
    Muro para eu ter privacidade a senhora vizinha vai ter de retirar as telhas


    Se o terraço for acessivel, não pode ter isso assim. Há regras e medidas sobre isso.

    O telhado dela não é acessivel.

    Repare, ambos vizinhos têm problemas, mas convém que você perceba com que linhas se cose. Informe-se, e não é com imobiliárias ou empreiteiros.
  14.  # 14

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    O simples facto de não ter a certeza é preocupante. Ligue à câmara e peça para consultar o processo, se o houver. Devem pedir-lhe a morada apenas.


    Sabe que quando se compra uma casa ao banco, é preciso levar papelada da câmara das finanças etc etc
    Vêm pessoas do banco e da câmara ver a casa para a financiarem.
    É preciso entregar licenças de utilização entre outras coisas.

    Portanto não vejo o banco a financiar uma casa ilegal; mas isto sou a falar sem saber
  15.  # 15

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Se o terraço for acessivel, não pode ter isso assim. Há regras e medidas sobre isso.

    O telhado dela não é acessivel.

    Repare, ambos vizinhos têm problemas, mas convém que você perceba com que linhas se cose. Informe-se, e não é com imobiliárias ou empreiteiros.

    O terraço é acessível claro, é a entrada para o meu barracão. É um logradouro . Isto é tipo monte , a descer para baixo
  16.  # 16

    Colocado por: Andreiaalfa7Sabe que quando se compra uma casa ao banco, é preciso levar papelada da câmara das finanças etc etc
    Vêm pessoas do banco e da câmara ver a casa para a financiarem.
    É preciso entregar licenças de utilização entre outras coisas.

    Portanto não vejo o banco a financiar uma casa ilegal; mas isto sou a falar sem saber



    Está a ver...
    Tem aí outra ilegalidade clara, que nem o banco, nem as pessoas que foram ver, nem a imobiliária, nem você viu.

    Não poderia ter um terraço acessivel encostado ao limite assim como tem. Ainda que isso aconteça muito por Portugal fora... não significa que o seu esteja bem.
  17.  # 17

    Colocado por: N Miguel Oliveira


    Está a ver...
    Tem aí outra ilegalidade clara, que nem o banco, nem as pessoas que foram ver, nem a imobiliária, nem você viu.

    Não poderia ter um terraço acessivel encostado ao limite assim como tem. Ainda que isso aconteça muito por Portugal fora... não significa que o seu esteja bem.


    E sou eu que tenho o logradouro ilegal, ou é a senhora que tem o telhado no meu terreno ?
    É que ela irá ter de encurtar a telha dela para não ocupar o meu espaço.
    Certo ?
  18.  # 18

    Colocado por: Andreiaalfa7Penso que a casa esteja legalizada, até porque foi uma imobiliária que vendeu a casa.
    Não me parece que os bancos financiem casas ilegais, mas isto sou eu a falar sem saber….
    o que nao falta são casas (com obras ilegais) a serem vendidas. ser uma imobiliária nao garante nada.

    Colocado por: Andreiaalfa7Porque diz que está ilegal o terraço ?
    não disse que está mas que pode estar. porque viola o artº 1360 do código civil sobre servidões de vistas
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, N Miguel Oliveira
  19.  # 19

    Colocado por: Andreiaalfa7Sabe que quando se compra uma casa ao banco, é preciso levar papelada da câmara das finanças etc etc
    Vêm pessoas do banco e da câmara ver a casa para a financiarem.
    É preciso entregar licenças de utilização entre outras coisas.

    Portanto não vejo o banco a financiar uma casa ilegal; mas isto sou a falar sem saber

    Esse tipo de imovel necessita de:
    Isenção de LU;
    Caderneta Predial;
    Certidão permanente;
    Certificado Energético ou isenção do mesmo.

    O avaliador do banco vai lá ver o que está construído e se vale o financiamento (dito assim a grosso modo).
    A CM emite a isenção de LU muito provavelmente nem sequer visita o imóvel ou então vê de fora do mesmo (onde for possível ver).

    O banco pode, ou não, exigir uma planta do imovel.
    É feita a escritura e pagos o IMT e o imposto de selo.

    O que é que pode escapar aqui de ilegalidades? Praticamente tudo.
    Concordam com este comentário: marco1, N Miguel Oliveira
  20.  # 20

    Colocado por: Andreiaalfa7E sou eu que tenho o logradouro ilegal, ou é a senhora que tem o telhado no meu terreno ?
    É que ela irá ter de encurtar a telha dela para não ocupar o meu espaço.
    Certo ?
    você nao leu o que escrevi acima.

    o seu terraço está claramente ilegal como já atestei. e o telhado dela pode estar legal ou não, depende das circunstancias. no dia que você subir um muro aí (licenciado obviamente) corta-lhe as telhas.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
 
0.0363 seg. NEW