Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: marco1a tecnologia e tudo no geral cada vez mais virada para o ingles :) acho que já vou sendo de outra geração.

Por acaso nem sei porque desta vez usei OP. Até costumo ter o cuidado de usar 'Criador do tópico' ou semelhante. Uso OP em conteúdos em inglês.
  2.  # 22

Ponderando os Pros e Contras, vou adotar pelo pavet tradicional. Isto sendo o factor "longevidade".
  3.  # 23

Ao fim de poucos anos vão ficar colmatados.
    Com areias de arrastamento resultado do assentamento, ou outras areias provenientes das chuvas.
  4.  # 24

Calinas tem a certeza? No fundo este bloco tem o mesmo sitema que um nomal pavê
  5.  # 25

Este pavê, tem muitos interstícios, quando chove a água acumula no seu interior, Como se fosse uma camada de brita.

Vai assentar o pavê com o que ? Areia fina, ora com muita chuva, os finos vão acabar por ocupar esses espaços.

A junta tem de ficar apertada, se não o pavê mexe e parte , ora coloca areia na junta.
    Colocando areia na junta, acaba por colocar também areia no próprio pavê, tapando os poros.

Se a drenagem é muito importante, talvez não seja a melhor opção, por exemplo usar pavê normal ou grelha de arrendamento na zona de circulação, no resto , por exemplo brita.

Acontece o normal com o betuminoso drenantes, ao fim alguns anos perde-se a capacidade drenante.
  6.  # 26

Mete uma camada de areia por cima do firme, depois mete geotêxtil e o pavê por cima, encostado e sem areia nas juntas. Pelo menos era o que eu faria.
    Concordam com este comentário: marco1
  7.  # 27

Eu meti geotextil, pó de pedra e meia areia. Agora meto o pave drenante, sem meter nada nas juntas
  8.  # 28

A minha dúvida agora é que comprei uma tampa para uma caixa de pluviais rebaixada. Ora a caixa é estanque e o pavê é drenante. Acho que terei de fazer uns furos na tampa e pôr geotextil+uma pequena camada de areia e o pavê. Deve resultar
  9.  # 29

Colocado por: houizePonderando os Pros e Contras, vou adotar pelo pavet tradicional. Isto sendo o factor "longevidade".

A diferenciação deste pavê é mesmo a questão de manter a área permeável. Se não tem esse requisito é um projeto diferente, tem que fazer pendente a direcionar as águas, eventualmente uma caixa de recolha etc etc
  10.  # 30

Colocado por: LrLisboaAcho que terei de fazer uns furos na tampa e pôr geotextil+uma pequena camada de areia e o pavê. Deve resultar

Não é preciso nada disso - aliás não é recomendável que faça nada à tampa da caixa. Aplique como está e pronto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa
  11.  # 31

Colocado por: Pedro Barradas
    Não é preciso nada disso - aliás não é recomendável que faça nada à tampa da caixa. Aplique como está e pronto.
    Concordam com este comentário:marco1

OK, mas então quando chover muito não fica cheio de água?
  12.  # 32

Colocado por: LrLisboaOK, mas então quando chover muito não fica cheio de água?

depois evapora
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LrLisboa
  13.  # 33

Colocado por: LrLisboaOK, mas então quando chover muito não fica cheio de água?

tal como os pavê "normais"...
  14.  # 34

Para quem necessita de ter um passeio de acesso à garagem, com uma inclinacao na ordem dos 14% e com um piso drenante (para cumprir os indices de permeabilidade), pavê drenante de 8cms é a melhor solução?

Obrigado
  15.  # 35

sim
    tambem pode fazer em grelhas e tambem em camada drenante tipo asfalto mas é mais caro.
  16.  # 36

Ora, no seguimento do tópico venho aqui relatar que já recebi o pavê drenante (demorou perto de 2 meses) e já o instalei.

Relativamente à principal característica, o ser drenante, excede as expectativas. Drena mesmo muito bem. Para tentar descrever, estando com a mangueira com a torneira totalmente aberta parece que a água é aspirada. Não acumula nada.
    Duvido que com o tempo acumule detritos que impeçam a drenagem. E tal como outros materiais tem a manutenção de lavadora de pressão ocasionalmente.

Em relação à tampa rebaixada. Segui as indicações dos users do fórum - inicialmente tinha a ideia de fazer um par de furos na tampa, geotextil +camada de areia e o pavê. Aqui no Minho vai chovendo. O resto do pavimento seca rapidamente e o que está na tampa rebaixada fica uns dias molhado e com água acumulada. Sinceramente ainda acho que fazer uns furitos tem mais sentido.

Fica a pergunta: qual foi a razão de não me recomendarem fazer uns furos para drenar aquela água? P.S. A tampa é da caixa de águas pluviais, não tem cheiro.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: joanamsequeira
  17.  # 37

Pretendendo colocar um pavimento permeavel numa zona de uma pergola que servirá de zona de refeições exteriores que pavimento aconselham?

Este? Que cuidados especias são necessários na aplicação do mesmo para garantir a permeabilidade?
  18.  # 38

Colocado por: sadinoPretendendo colocar um pavimento permeavel numa zona de uma pergola que servirá de zona de refeições exteriores que pavimento aconselham?

Este? Que cuidados especias são necessários na aplicação do mesmo para garantir a permeabilidade?

https://forumdacasa.com/discussion/96729/pave-drenante-funciona/#Comment_2148898
    • Faja
    • 24 novembro 2024

# 39

O ideal e assentar em cima de po de pedra ou areia do rio.
    Trabalho muito com isso na Alemanha, aqui usamos o que se chama "split", e tipo uma brita muito pequena, 0,2/0,5
  19.  # 40

Tópico mesmo a calhar... comecei a ver estas soluções. A ARTEBEL tem o pavimento drenante Holanda, recomendaram-me aplicar sobre areão em vez de pó de pedra.

0.0206 seg. NEW