Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Uma pergunta relativamente simples, pode se instalar uma máquina exterior de ar condicionado num sotao não habitado, com chão de placa, sem placa diagonal apenas com vigotas nas telhas ? (Portanto na prática com bastantes trocas de ar com o exterior)? Ou as trocas de ar não são suficientes ?

    Obrigado
  2.  # 2

    Colocado por: manelisas trocas de ar não são suficientes
    além dos condensados e do ruído.
  3.  # 3

    Colocado por: jorgealvesgunta relativamente simples, pode se instalar uma máquina exterior de ar condicionado num sotao não habitado, com chão de placa, sem placa diagonal apenas com vigotas nas telhas ? (Portanto na prática com bastantes trocas de ar com o exterior)? Ou as trocas de ar não são suficientes ?


    Eu tenho um AC nessas condições - é utilizado apenas de Inverno e até agora zero problemas (penso eu) - já tem 8 anos de utilização e no inverno passa 4 meses sempre ligado - é uma unidade que está instalada num corredor e que faz a compensação da temperatura para os quartos e Wcs de apoio aos quartos - com este AC e como não apreciamos AC`s nos quartos acaba por conseguir reduzir a utilização dos quartos a um número muito reduzido de vezes.

    No meu caso os condensados foram direcionados para uma caleira que estava bem próxima e o ruido não se ouve.

    Esta instalação é na zona oeste e muito ventosa na maioria das épocas do ano.
  4.  # 4

    Colocado por: nhenriquesEu tenho um AC nessas condições - é utilizado apenas de Inverno e até agora zero problemas (penso eu)

    O facto de não dar problemas não quer dizer que esteja a funcionar bem.

    Pode estar a funcionar com um COP muito baixo. Com um COP próximo de 1 não é uma bomba de calor
  5.  # 5

    Colocado por: Paramonte
    O facto de não dar problemas não quer dizer que esteja a funcionar bem.

    Pode estar a funcionar com um COP muito baixo. Com um COP próximo de 1 não é uma bomba de calor


    Eu bem referi que penso eu...

    Não consigo avaliar isso. Como o posso fazer?
  6.  # 6

    Colocado por: jorgealvesalém dos condensados e do ruído.


    O ruído não acho que seria um problema isolando as vibrações. Os condensados idem da para ligar a algum lado.

    As trocas de ar no entanto é que não vejo muito a fazer então.
  7.  # 7

    Se for só telhas, pelas telhas passa muito ar, metendo algumas telhas de ventilação, dependendo também da área do telhado, onde vai estar a unidade exterior.
  8.  # 8

    Colocado por: VarejoteSe for só telhas, pelas telhas passa muito ar, dependendo também da área do telhado, onde vai estar a unidade exterior.


    No meu caso são apenas telhas e sim sempre que lá vou sente se que existe ventilação....
  9.  # 9

    Colocado por: nhenriques

    No meu caso são apenas telhas e sim sempre que lá vou sente se que existe ventilação....


    Coloca umas telhas de ventilação, ajuda.
  10.  # 10

    O sotao e a área toda do prédio (prai 150m2?) E só tem uma parede de tijolo no meio. É bastante amplo. E dá para estar em pé no meio. Caso não tenha ficado claro a unidade exterior é dentro do sotao. As interiores é no apartamento que não estão ligados ao sótão (o acesso é nas escadas por um alçapão). (E sim sei que isto tem implicações de condomínio também, é apenas explorar uma ideia por enquanto)
  11.  # 11

    Terá de garantir a melhor ventilação possível no sótao e sobretudo um bom isolamento térmico na separação para a casa, caso contrário vai estar a deitar dinheiro ao lixo...o que arrefece na casa, aquece no sotão.
  12.  # 12

    Colocado por: nhenriquesNão consigo avaliar isso. Como o posso fazer?


    Comra um medidor de consumo de energia, e vê qual o COP, fazendo umas contas
  13.  # 13

    Colocado por: Paramonte

    Comra um medidor de consumo de energia, e vê qual o COP, fazendo umas contas
    e como mede a produção???
 
0.0147 seg. NEW