Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    rpmmsantos, nós não bebemos a água do nosso furo, mas usamo-la depois de fervida, no entanto, entendo mas não concordo que a rede pública seja de confiança ... dormir descansada, muito menos... pode ser uma teoria de conspiração muito pessoal, mas se pulverizam com autorização o que querem no ar, qual a garantia que não o fazem na água?! muito offtopic, mas ultrapassa-me.
  2.  # 2

    A não ser eu, cá em casa ninguém bebe ou bebia água da torneira por isso ter água do furo a correr nas torneiras não seria grande problema.
    Como já disseram, pelo menos desinfeção na água do furo e que não é nada difícil fazer. Basta ligar uma bomba doseadora à bomba do furo e a bomba injecta cloro enquanto a bomba funcionar. Não precisam instalar contador por impulsos.

    Tenho Água do furo para um circuito da casa que não torneiras de consumo, para rega, para descarga das sanitas, lavagem de pátios.
    Sinceramente o serviço da rede pública deixa a desejar, em tempos houve rotura, a água andou amarela vários meses, a pressão não é constante e a água cheira a loda. Se confio na água? pois não tenho porque não confiar, a mesma será desinfetada na origem ainda que cheire a lodo. Mas o pessoal bebe do garrafão e eu também já não o faço de forma diferente.
    Concordam com este comentário: marize
  3.  # 3

    (pois se eu dissesse que confiava a 100% na que nos chega de garrafão também ia mentir 🫣)
  4.  # 4

    É desinfetada na origem diz bem, e como sabe que no destino especialmente depois de ter havido problemas com roturas continua desinfetada?
    Não sou nenhum entendido mas já vi alguns documentos que sugerem alguns efeitos secundários mesmo que remotos no tratamento da água com cloro (daí sugerir-se filtrar-se a agua da rede com filtros de carvao ativo para eliminar cheiros, sabor e o cloro).

    Eu tenho rede de água a +- 200metros e os valores que a operadora estimava eram totalmente absurdos (dezenas milhares).

    Tenho poço, tendo filtros sedimentos, carvão ativo e luz UV para tratamento de água. Em todo caso, não uso para beber nem cozinhar.
  5.  # 5

    Como trata a água com UV?
    Trata "em linha" ou tem reservatório?

    Normalmente água para beber, lavar legumes e fruta e usar para cozinhar a água provém da bancada da cozinha.
    Tratar só a água da bancada da cozinha também pode ser uma opção.
  6.  # 6

    Colocado por: callinaspelo menos desinfeção na água do furo e que não é nada difícil fazer
    isto é uma visão muito simplista da questão e somente valida para alguns locais específicos não podendo ser considerada em ambientes urbanos com aguas contaminadas como é usual junto dos grandes centros urbanos.
    • marize
    • 16 abril 2024 editado

     # 7

    jorgealves e porque é que uma visão totalmente válida para grande parte do país, é considerada simplista?!

    Por vezes alguns portugueses não consideram que o facto dos grandes centros estarem mega populados, isso não quer necessariamente dizer que são uma maior area.

    Não sei por quanto tempo, mas felizmente o mapa de Portugal ainda dispõe de uma excelente oferta hídrica potável.

    Na minha realidade posso considerar que beber água com cloro é uma contaminação e estar interessada (como estou) nos processos UV.

    Cada caso é um caso e que bom que o Forum da Casa abre espaço para todas as realidades.
  7.  # 8

    Colocado por: callinasComo trata a água com UV?
    Trata "em linha" ou tem reservatório?

    Normalmente água para beber, lavar legumes e fruta e usar para cozinhar a água provém da bancada da cozinha.
    Tratar só a água da bancada da cozinha também pode ser uma opção.


    Em linha, uma lampada UV 55w substituída todos os anos(e conectada ao shelly para notificar caso avarie por algum motivo), para todo o abastecimento de água para interior da habitação.

    PS: As análises à agua antes de ter este sistema de tratamento não era própria por terem sido detetados "31 Coliformes Totais UFC/100ml", depois do sistema feito fiz 2 análises em momentos diferentes e deram como propria para consumo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  8.  # 9

    Xtrilho | pode partilhar a ordem de investimento?
  9.  # 10

    Sim, o sistema de desinfeção UV comprei na amazon e ronda os 185€ trazendo 3 lampadas e mangas de vidro incluídas (ou seja dá para 3 anos), os filtros comprei numa loja (oficina da água) 2x Big Blue 20'(50cm) 55€ cada que é a parte externa e os filtros propriamente ditos o de sedimentos 35€ e o de carvão ativo 35€.
    Estes filtros são enormes e talvez possam ser utilizados mais pequenos(e baratos), mas é os que escolhi.

    Ou seja a manutenção anual do meu sistema (e excluindo as lampadas que vinham no kit inicial), será +-110€ (2 filtros + manga vidro e lampada).

    Depois pode-se somar consumo da lampada (48w reais) se considerar operação 24hx48w*365= 420kw*0,15€= 63€/ano
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Cris.pereira, Ciccardi
  10.  # 11

    Xtrilho muito obrigada! se um dia tiver possibilidade de carregar uma foto, gostaria de ter uma percepção do tamanho/espaço necessário para a instalação.

    A nossa ideia é a agua dos banhos ter um tipo de filtro (poeiras), mas a de consumo ter uma filtragem e tratamento adequada (já feita dentro da cozinha)
  11.  # 12

    Colocado por: marizeé considerada simplista?!
    simplista porque resume a qualidade da agua de consumo á componente bacteriológica descurando todas as demais.

    as analises da rede publica são (ou deveriam ser) efetuadas regularmente com intervalos definidos em função dos resultados encontrados, as captações particulares raramente são analisadas.
  12.  # 13

    De minha parte as análises foram feitas bacteriológicas e fisico quimicas estando esta dentro dos parametros, o filtro de carvão activo elimina/reduz também alguns dos pesticidas potencialmente presentes na águas. Mas para efeitos de consumo direto da água a solução mais recomendada seria sistema de osmose inversa na torneira da cozinha por exemplo...

    Deixo as fotos do que tenho conforme pedido e uma curiosidade de um filtro de sedimentos novo vs o velho com 1 ano (sendo que o tinha lavado/passado por agua aos 6 meses).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, Cris.pereira
      2.jpg
      14.jpg
  13.  # 14

    Olá boa tarde,

    Adoro este forum pelas partilhas e por haver gente que vem aqui dar a sua opinião e experiência de vida! Um bem aja a todos desde já.
    A minha questão sobre o furo é que tenho uma zona de 3000 m2 agricolas onde quero fazer plantação de arvores de fruta, plantação de batatas, legumes...Além do meu marido querer plantar imensos medronheiros, portanto furo tenho sempre de fazer. Em relação em ligar á rede prefiro não fazer para não despender agora de valor para projetos e 12mil€ para a conduta a ligar ao ramal. No entanto é muito possivel o vizinho quando quiser construir pode ele gastar esse dinheiro e depois ai sim sou obrigada a ligar á rede púplica. Quero fazer gastos controlados e gastar o menos possivel na construção. Não sei onde este país vai parar...prefiro precaver-se e gastar o menos possivel agora.
  14.  # 15

    Aproveito para informar que não consegui uma resposta direta por parte da camara, neste caso foi fundamentado, no final de Maio já devo ter noticias para vos dar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
      apa2.jpg
  15.  # 16

    Eu diria, na eventualidade de a mesma não ser apta, adotar sistema de tratamento complementar que a torne própria para consumo, ou caso tal não seja possível ligar então a rede existente
    Concordam com este comentário: marize, Cris.pereira
  16.  # 17

    Colocado por: callinasEu diria, na eventualidade de a mesma não ser apta, adotar sistema de tratamento complementar que a torne própria para consumo, ou caso tal não seja possível ligar então a rede existente
    Concordam com este comentário:marize,Cris.pereira


    É exactamente isso :)
 
0.0240 seg. NEW