Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: DR1982o empreiteiro que me deu orçamento chave na mão disse com todas as letras que não se dá ao trabalho de “montar a tenda” para uma moradia de menos de 200K…
    Esse é precisamente o meu ponto quando o N Miguel Oliveira fala em fazer casas pequenas como uma das opções. Ou serão inevitavelmente caras para o que oferecem, ou nenhum empreiteiro lhes quer pegar. Tive a mesma perceção que o DR1982.
  2.  # 2

    Então agora quando um dente nosso estalar, vamos todos ter de começar a arrancar e a pôr pivôs, porque não compensa aos dentistas fazer reconstruções?! 🥸

    Estão a surgir novos profissionais e mais dia menos dia, a torneira dos empréstimos para 400K vai fechar, até porque os salários não estão a aumentar assim tanto, e a tendência é que a idade base de pedido de empréstimo também aumente.
  3.  # 3

    Colocado por: marizeamos todos ter de começar a arrancar e a pôr pivôs, porque não compensa aos dentistas fazer reconstruções?! 🥸
    Ou ficar com o dente estalado por arranjar....
    Concordam com este comentário: marize, Dias12
  4.  # 4

    Enquanto houver pessoal disposto a dar 400K ou mais para fazer uma casa, porque os empreiteiros vão aceitar uma de 150/200K? :)

    Quando a procura pela construção de casas de valor avultado passar, aí sim depois vão tentar arranjar os "biscates".

    As de 400K já não fazem direito, então nas de 150K/200K nem quero saber o "betão" que aquilo leva para as sapatas e vigas... eheh

    Como não há muita procura pelos pivots, lá vão tendo de fazer reconstruções...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 5

    Colocado por: HAL_9000Esse é precisamente o meu ponto quando o N Miguel Oliveira fala em fazer casas pequenas como uma das opções. Ou serão inevitavelmente caras para o que oferecem, ou nenhum empreiteiro lhes quer pegar. Tive a mesma perceção que o DR1982.


    Depende. Constrói bifamiliar, geminada, em banda, etc... economia de escala.
    Em Portugal só se concebe a ideia do unifamiliar... isso não depende do empreiteiro, depende do Dono de Obra por um lado, e da legislação (PDM) por outro.

    Quanto aos empreiteiros, depende também. De onde venho não faltam empreiteiros para todas as gamas de orçamento. Não faz 500m na estrada nacional sem topar uma sede de uma constructora... das que trabalham na zona (Braga-Barcelos), como também vão para o Porto, Lisboa ou Algarve... por vezes para remodelar uma cozinha ou WC apenas.

    A julgar pela sua percepção, não haveria ninguem a remodelar, ou a fazer obras pequenas em casa. Claro que é mais dificil. Normal, quando no extremo oposto temos as vantagens duma economia de escala...

    Hal, não está esquecido, ainda lhe hei-de criar o tópico: "Manifesto - Opções Acessíveis" com as 200 alternativas que o Hal não vê mesmo à sua frente :)
  6.  # 6

    Colocado por: N Miguel Oliveira

    Depende. Constrói bifamiliar, geminada, em banda, etc... economia de escala.
    Em Portugal só se concebe a ideia do unifamiliar... isso não depende do empreiteiro, depende do Dono de Obra por um lado, e da legislação (PDM) por outro.



    Se eu quisesse viver num prédio, assim o faria...
  7.  # 7

    Colocado por: pedrodmsousaSe eu quisesse viver num prédio, assim o faria...


    Mas não precisa. Se prencindir duma das quatro frentes duma casa... facilmente encontra solução. Se o terreno for grandito, até a quarta fachada pode manter. Depende.
  8.  # 8

    Colocado por: N Miguel OliveiraDepende. Constrói bifamiliar, geminada, em banda, etc... economia de escala.
    Totalmente de acordo, mas aí tem de haver uma mudança quer de alguma legislação, quer do modo como o DO encara a construção da casa.

    Colocado por: N Miguel OliveiraA julgar pela sua percepção, não haveria ninguem a remodelar, ou a fazer obras pequenas em casa.
    Claro que há...pelo preço certo. O que acaba por encarecer o preço/m2 de uma casa pequena....e lá se vai parte da vantagem de cortar área tendo em vista a contenção de custos.

    Na minha zona não há assim tantos empreiteiros, e a ideia com que fiquei é que não tinham qualquer interesse em montar o estaminé para uma obra de pequena envergadura. Aliás, a "prioridade" que o meu empreiteiro deu à minha casa (pequena para a zona), apenas confirmou a perceção que tinha ficado quando pedi os orçamentos.

    Colocado por: N Miguel OliveiraHal, não está esquecido, ainda lhe hei-de criar o tópico: "Manifesto - Opções Acessíveis" com as 200 alternativas que o Hal não vê mesmo à sua frente :)
    E eu irei acompanhar o tópico com todo o interesse, até numa perspetiva de investimento futuro.
  9.  # 9

    Colocado por: marizeEstão a surgir novos profissionais
    meeeedo 😃
  10.  # 10

    Colocado por: N Miguel OliveiraConstrói bifamiliar, geminada, em banda, etc... economia de escala.
    isso ate pode funcionar noutros paises, mas em portugal Miguel? É uma guerra cada reunião de condomínio,
    uma casa geminada onde praticamente não ha lei sobre as Regras de ruído ou onde o vizinho se se Lembrar de Pintar a casa de verde fluorescente ou algo pior nada lhe acontece?
    Isso pode ate vir a funcionar um dia, mas por enquanto acho que só se nao houver outra hipótese.
  11.  # 11

    Colocado por: HAL_9000O que acaba por encarecer o preço/m2 de uma casa pequena....e lá se vai parte da vantagem de cortar área tendo em vista a contenção de custos.
    O que não quer dizer que uma casa de 200m2 seja ao mesmo preço que uma de 100m2, mas a de 100 não custa metade, isso não…
  12.  # 12

    O mesmo acontece quando pede 1/2 dose em um restaurante 😅
  13.  # 13

    Colocado por: marizeO mesmo acontece quando pede 1/2 dose em um restaurante 😅
    as vezes praticamente não compensa a 1/2 dose…
    Mas na verdade fica mais barato 😀

    O que eu quero dizer é que ja vi contas por aí do género “o valor médio do m2 é 1000€, se reduzir 10m2 à casa reduz 10.000€” e não acho nada que seja assim
    Concordam com este comentário: pedrodmsousa
  14.  # 14

    Paga-se menos, agora se fica mais barato é uma questão de perspectiva.

    Obviamente que não faz sentido nenhum que as contas sejam chapa cinco. Eu que não sou da área, até me questiono como às vezes se pensa que sim 😎
  15.  # 15

    Colocado por: marizePaga-se menos, agora se fica mais barato é uma questão de perspectiva.
    isso, paga-se menos…

    Colocado por: marizeObviamente que não faz sentido nenhum que as contas sejam chapa cinco. Eu que não sou da área, até me questiono como às vezes se pensa que sim 😎
    lógico, eu quando falei com empreiteiros ainda tentava aquela do “mas são só 160m2”😆 mas não colava.
  16.  # 16

    Colocado por: HAL_9000Totalmente de acordo, mas aí tem de haver uma mudança quer de alguma legislação, quer do modo como o DO encara a construção da casa.


    Ora nem mais...
  17.  # 17

    Colocado por: DR1982isso ate pode funcionar noutros paises, mas em portugal Miguel? É uma guerra cada reunião de condomínio,
    uma casa geminada onde praticamente não ha lei sobre as Regras de ruído ou onde o vizinho se se Lembrar de Pintar a casa de verde fluorescente ou algo pior nada lhe acontece?
    Isso pode ate vir a funcionar um dia, mas por enquanto acho que só se nao houver outra hipótese.


    A necessidade faz o engenho.
    Isso não acontece tanto em Portugal porque apesar de tudo, um casal comum ainda pode construir casa.

    Muitos nem apartamento próprio, quanto mais casa... (coisa em que nem vejo mal algum).
 
0.0214 seg. NEW