Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Lanço aqui esta questão caso alguém já tenha passado pelo mesmo e possa ajudar.

    Ultimamente noto um ruído de baixa frequência por toda a casa, que se acentua com o silêncio da noite, sendo que qualquer "ruído" que se sobreponha abafa de imediato o mesmo.

    Apenas por alguns momentos (horas) é interrompido durante o dia, sendo que está fora de hipotese ser um eletrodoméstico de algum vizinho.

    Noto também o ruido no hall do piso de cima, bem como no debaixo (garagens).

    Não há qualquer fonte de ruido de fácil observação quer no prédio quer fora do mesmo, pelo que apenas se verifica este som contínuo de baixa frequência que apenas com tampões é possivel abafar por completo.

    Existe um posto de transformação a cerca de 30 metros do edificio, mas que não emite qualquer ruido quando me aproximo do mesmo.

    Ha possibilidade de algum gerador da EDP subterraneo que não se consiga ouvir à superficie que possa provocar esta "vibração"?

    Agradeço dicas que ajudem a perceber a origem do ruído.

    Obrigado.
  2.  # 2

    Não será a exaustão do prédio através das courettes? No prédio ondo moro atualmente, está ligado das 7H Às 00:00 e quando se desliga nota-se de facto o "descanso" que é. Mas quando ligado não se nota ou não se dá por ela.
  3.  # 3

    Colocado por: pedrodmsousaNão será a exaustão do prédio através das courettes? No prédio ondo moro atualmente, está ligado das 7H Às 00:00 e quando se desliga nota-se de facto o "descanso" que é. Mas quando ligado não se nota ou não se dá por ela.


    Infelizmente não, porque o prédio é apenas de 3 andares e não tem qualquer sistema de ventilação/exaustão (p.e girandolas).
  4.  # 4

    Se tiver Bomba de Calor e estiver colocada na parede ou então no chão mas encostada a um pilar pode provocar reverberações que parecem ruído de baixa frequência.

    Desde quando está aí nesse apartamento?
    Desde quando nota esse ruído?
    Instalou ou sabe de alguém que tenha instalado algum equipamento elétrico (bomba de calor/aparelho de AC) que possa gerar ruído de baixa frequência?
  5.  # 5

    Estou há 3 anos (o apartamento tem esse mesmo tempo), e o ruído era perceptivel apenas por 2 ou 3 dias/noites por mês desde sempre, sendo que teve um periodo que não se manifestou (últimos 5 meses) e voltou agora em força estando ativo durante a última semana completa.

    Todas as fraçoes têem o mesmo sistema de caldeira, pelo que não é plausivel que pela duração (tem sido perceptivel dia e noite) possa ser um eletrodomestico deste genero.

    O ruído é de baixa frequência semelhante a uma vibração que o ouvido sente, disperso de igual forma pela casa, exceto cozinha (curiosamente), garagens e piso superior.

    Em termos de equipamentos eletricos o que poderia causar este tipo de vibração por toda a casa (que é grande), e que nao se percebe se vem da parede ou do chão/teto, e parecendo circular no "ar"?

    Obrigado.
  6.  # 6

    Boas.

    Pelo que descreve, poderá ser alguma máquina com componentes rotativos que esteja apoiada numa parede ou em contacto com uma parede.

    Eu procurava:
    Unidades exterior de AC que estejam mal apoiadas e a passar vibração à estrutura do prédio;
    Alguma máquina de algum vizinho numa garagem a passar vibração para o prédio
    De certeza que o prédio não tem nenhuma ventilação? O meu prédio é de 3 andares e tem ventilação mecânica ligada às casas de banho e exaustor de cada fração.

    De qualquer forma, pode tentar isolar o problema desligando o geral do condomínio e pedindo sucessivamente aos restantes condóminos para desligarem o seu geral até que o ruído cesse

    Duvido que seja canalizações, mas nunca se sabe...

    Tem algum vizinho que tenha estado fora esse período de tempo e tenha agora voltado? Seria uma boa pista...
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  7.  # 7

    Desde já obrigado pela ajuda.

    Efetivamente AC está fora de hipotese, bem como maquinas na garagem de algum vizinho.

    Não existe qualquer ruido no prédio que possa induzir para a origem.

    Existe ventilação nas WC´s mas é a tipica ventoinha/extrator que é ligada/desligada no botão e são ventoinhas que certamente ninguem deixa ligadas muito tempo (fazem barulho no interior), pelo que está descartada esta hipotese.

    A solução poderá passar por desligar o geral de cada fraçao, no entanto todos dizem que não têem qualquer "motor" ligado, muito menos noturno. Ainda pus a hipotese de ver um desumidificador no chão ou algum purificador de ar mas indicam não ter nada ligado.

    Pela estadia dos vizinhos também não é possivel aferir mais dados infelizmente.
  8.  # 8

    No meu caso andei que tempos para saber o que era um ruido que me aparecia principalmente durante a noite. Era uma campainha de um telefone dos antigos que liguei para um interruptor da rua e a trabalhar em 220v.Certo é que actualmente deixou de fazer o ruido sem eu ter feito nada...
  9.  # 9

    Venho só dizer que estou solidário consigo. Tive 2 situações distintas com esse tipo de barulho e uma delas "consegui" resolver (não sei o que era, mas era um motor qualquer encostado à parede por parte do vizinho do outro prédio) , a outra não (era do vizinho de cima e era temporário mas moía-me a cabeça).

    Eu tinha um pequeno ruído em casa que julgo ser do relógio, e desaparecia quando fechava a porta da cozinha.

    Pode parecer parvo, mas encoste um copo à parede e tente perceber se há zonas onde o barulho é mais intenso.

    Pode ser um frigorífico ou uma arca frigorífico que esteja encostado à parede por parte de outro vizinho...

    Consegue identificar um lado da casa onde se note mais? Por vezes à noite é quando dá melhor para fazer este tipo de testes porque está tudo mais silencioso
  10.  # 10

    O problema é que encostando o ouvido à parede o ruído dissipa-se, bem como se houver um qualquer outro ruído que se sobreponha.

    Está presente em todas as divisões menos na cozinha, sendo que na garagem consegue-se percecionar bem como no hall do piso superior ao meu.

    Já pensei que pudesse ser um campo magnético criado por alguma antena de telecomunicações ou um gerador da EDP que pudesse estar abaixo do chão.
  11.  # 11

    Com o Geral da sua casa desligado, o barulho continua na sua casa?


    - Tente num fds convencer os vizinhos a desligar o Geral de cada um. À vez a ver se o barulho se mantém.
  12.  # 12

    Sim, o geral da minha foi logo a 1ª medida que tomei porque poderia existir um problema eletrico, mas infelizmente manteve-se.

    Se calhar vou ter que chegar a esse ponto, embora ja os tenha confrontado e todos dizem não ter nada a funcionar durante a noite... daí que será quase como desconfiar da palavra deles.
  13.  # 13

    Colocado por: SysTeMa86Ultimamente noto um ruído de baixa frequência por toda a casa, que se acentua com o silêncio da noite, sendo que qualquer "ruído" que se sobreponha abafa de imediato o mesmo.


    Mais alguém nota?
    Pode ser Tinnitus...
    Concordam com este comentário: Ciccardi
  14.  # 14

    Se mais alguém ouvir zumbidos em princípio descarta-se essa possibilidade.

    A não ser que tenha um trabalho com exposição a ruído ocupacional em níveis superiores aos legais.
    Concordam com este comentário: hangas
  15.  # 15

    Colocado por: pedrodmsousaA não ser que tenha um trabalho com exposição a ruído ocupacional em níveis superiores aos legais.


    Não é preciso ser actual.
    Eu tenho (tinittus tonal) e há anos que trabalho em ambiente de escritorio/casa. Maselas da juventude, concertos, discotecas, etc.
    E não se nota sempre, depende do stress, descanso etc. Ou se activamente pensar nisso, como agora ao escrever esta mensagem.

    Mas se mais pessoas ouvirem no mesmo local, sim, será pouco provavel. Por outro lado fica mais fácil de analisar com equipamento, perceber a frequencia, etc.
  16.  # 16

    Está descartada essa hipotese uma vez que o som nem sempre está presente (felizmente) e apenas ouço no apartamento, em mais nenhum "silêncio" óuço tal som.
  17.  # 17

    Tive um caso desses durante anos, vim a descobrir que era a máquina de lavar roupa do vizinho do lado quando este saiu do apartamento o barulho desapareceu.

    Nunca me chateou muito, deixei andar. mas era um MMMmmmmm de muuito baixa frequência.
    Concordam com este comentário: hangas
  18.  # 18

    Neste caso não se deve tratar de eletrodoméstico uma vez que o ruido está ativo durante o dia e durante a noite por várias horas consecutivas pelo que excluí essa hipotese.
  19.  # 19

    Colocado por: SysTeMa86Neste caso não se deve tratar de eletrodoméstico uma vez que o ruido está ativo durante o dia e durante a noite por várias horas consecutivas pelo que excluí essa hipotese.


    Não vejo porque isso possa ser motivo de exclusão. Uma maquina de lavar e secar pode demorar 6 horas de necessário num programa completo.
  20.  # 20

    Efetivamente poderia ser se não estivesse ativo durante 1 semana inteira dia e noite infelizmente.
 
0.0203 seg. NEW