Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas

Tenho um terreno numa AUGI com cerca de 2000m2 e pretendo connstruir duas moradias. Mas segundo um arquitecto que contactei ele disse-me o seguinte:

"... sugeriram que se fizesse um Pedido de Informação Prévia...

Para este trabalho tem de se fazer um levantamento topográfico do terreno.

O custo total deste processo já incluindo o Levantamento Topográfico, será de 3.000€+ Iva."

Podiam-me dar alguma dica sobre a possibilidade de tal acontecer e se os valores estoa dentro do dito "normal".

Obrigado
  2.  # 2

Penso que cada caso será um caso, apenas posso falar pelo meu exemplo.
    Em 2006 interessei-me por um terreno e antes de fazer o negócio, fui a um tecnico (desenhador) que me fez o pedido de informação previa, pelo valor total, mais as taxas da camara, mais a certidão da conservatória ficou cerca de 200 e poucos euros.
    Mas atenção não foi necessário qualquer levantamento topográfico, esta operação só a fiz mais tarde e custou-me cerca de 150 euros.

um abraço
  3.  # 3

Boas,

Se o terreno está numa AUGI, a sua parcela de terreno está em avos indivisos, isto é encontra-se em compropriedade, e pertence a um prédio rústico, muito embora já possa corresponder a determinado lote atribuído pela Associação. Ora, para fazer um pedido de informação prévio, não me parece que seja necessário fazer um levantamento topográfico, ainda para mais quando esta num terreno em AUGi. Mas claro, é só o que eu acho. :)
  4.  # 4

já, agora o desenhador que contactou é de que zona do país?
  5.  # 5

Colocado por: sergyiojá, agora o desenhador que contactou é de que zona do país?

Zona de Alenquer.
  6.  # 6

Caro Sergyio

O pedido de informação prévio poderá custar o valor que o arquitecto referiu, tudo depende do trabalho a desenvolver para o PIP (não esquecer que com a rectificação do DL 555/99, a aprovação de um PIP bem instruido dá direito a que com uma comunicação prévia e aguardando 30 dias úteis, se possa dar início à construção) e do terreno em questão. O PIP tem a vantagem de o esclarecer sobre o que pode ou não fazer no terreno, ficando a Câmara vinculada `*a informação durante um ano, e quanto mais detalhado for, melhor.
    Quanto ao terreno, este pode ser muito acidentado ou não, conter muitas árvores ou não, etc, e tudo isto faz varia o valor do levantamento.
    Procure saber que parte pertence ao levantamento, e a que nível de estudo vai o PIP a desenvolver pelo arquitecto.
  7.  # 7

boas,
    Gostaria de saber quais os passos do Pedido de Informação prévia, ou seja depopis de entregar td na camara o que se passa " la dentro " com o nosso processo, por quem passa?
  8.  # 8

No meu caso:
    O meu terreno também se encontra numa AUGI ( a alterar brevemente) .
    Envie carta à camâra a perguntar o que me era permito construir , eles responderam a e não paguei nada.
    Não sei se é isso que pretende.
    Alice
  9.  # 9

Colocado por: likAboas,
    Gostaria de saber quais os passos do Pedido de Informação prévia, ou seja depopis de entregar td na camara o que se passa " la dentro " com o nosso processo, por quem passa?

Depende do tamanho da câmara. Tanto pode ir directamente às mãos do presidente como:

Vai para o administrativo, que numera o processo e o regista na base de dados.
    Vai à divisão de apreciação liminar, que verifica se não falta nenhum papel.
    O técnico da divisão liminar faz uma notificação a pedir o boletim de vacinas do senhor que tirou as fotocópias.
    O processo volta ao administrativo, que envia a notificação pelo correio, com AR.
    O requerente entrega o Boletim de Vacinas, devidamente autenticada pelo Delegado de Saúde e pelo notário.
    O administrativo integra as novas peças no processo e devolve-o ao técnico da apreciação liminar
    Se não falta mais nenhum papel, o processo segue para a divisão respectiva.
    O chefe da divisão respectiva atribui o processo a um técnico.
    O técnico analisa o processo. Se achar que alguma coisa está mal, notifica.
    O processo volta ao administrativo, que envia a notificação pelo correio, com AR.
    O requerente entrega mais papeis.
    O administrativo integra as novas peças no processo e devolve-o ao técnico.
    O técnico acha que está tudo bem, envia ao chefe de divisão
    O chefe de divisão em envia ao chefe do departamento
    O chefe departamento envia ao vereador
    O vereador despacha em sessão de câmara (ou não)
    O processo volta ao administrativo
    O administrativo envia notificação por correio AR

Isto tudo é suposto não demorar mais de um mês :D
  10.  # 10

Colocado por: Alice GonçalvesNo meu caso:
    O meu terreno também se encontra numa AUGI ( a alterar brevemente) .
    Envie carta à camâra a perguntar o que me era permito construir , eles responderam a e não paguei nada.
    Não sei se é isso que pretende.
    Alice

Sim, sim, isso é muito bonito perguntar à câmara se pode construir e a câmara responde "ah tá bem, pode ser", mas depois entra com o projecto e sai-lhe um chumbo e nessa altura já gastou uma carrada de dinheiro com o projectista. O PIP é exactamente para que a CM não possa mudar de ideais depois de dizer que sim.
    No meu caso, o PIP custou 328€ em Cascais e o lev. topográfico 400. Mas é em terreno urbano.
  11.  # 11

O técnico da divisão liminar faz uma notificação a pedir o boletim de vacinas do senhor que tirou as fotocópias.

lolol boletim de vacinas!!! essa ta boa! :D
    Concordam com este comentário: nunogouveia
  12.  # 12

a minha arquitecta comunicou-me que o processo ja estava reencaminhado pra a arquitecta da camara..e que depois é so ir pro vereador e ja tava? é assim?
  13.  # 13

Colocado por: likAa minha arquitecta comunicou-me que o processo ja estava reencaminhado pra a arquitecta da camara..e que depois é so ir pro vereador e ja tava? é assim?

Pode ser, pode ser...
  14.  # 14

eu ja tou nisso a quase 3 meses...acho que ja tava mais do que na hora!!
  15.  # 15

ai que nunca mais chega a minha informação prévia..estou quase a desesperar....:(.fui hoje a camara e disseram que pra semana ja mandao a carta com o parecer! será..!!! lol
    a minha pergunta é a seguinte..nessa carta diz se posso construir ou não?
  16.  # 16

a informação prévia "apenas" viabiliza ou não viabiliza aquilo que está lá referido e como é evidente o passo seguinte que é o licenciamento, projecto de licenciamento, que terá informação per si, sujeita a aprovação assim como "existe" ainda a fase da aprovação das especialidades, que vai então resultar na licença de construção.
  17.  # 17

Colocado por: marco1a informação prévia "apenas" viabiliza ou não viabiliza aquilo que está lá referido e como é evidente o passo seguinte que é o licenciamento, projecto de licenciamento, que terá informação per si, sujeita a aprovação assim como "existe" ainda a fase da aprovação das especialidades, que vai então resultar na licença de construção.

...ou não. No meu caso, estou à espera da resposta do PIP e depois apenas vou apresentar a Comunicação Prévia, uma vez que se trata da construção de uma habitação no mesmo lote onde já existe outra e que ambas ficarão geminadas por alpendre e em condomínio.
    Aqui dispenso toda a burocracia que implica o processo "normal" de licenciamento e já sei que posso construir aquilo que vai ser apresentado na CP porque o meu arquitecto já apresentou plantas, áreas, 3D, etc com o PIP.
    Falta é que venha o resultado que já estou à espera há 1 mês e meio...
  18.  # 18

Gonçalo

leia bem o atigo 36º da lei 60/2007

a aprovação de uma IP "resume-se" a ela mesma e não é garantia per si de "aprovação" tácita da comunicação prévia.
    Senão não faria sentido instruir novamente um processo para a arquitectura e bastaria juntar as especialidades á IP.
  19.  # 19

Colocado por: marco1Gonçalo

leia bem o atigo 36º da lei 60/2007

a aprovação de uma IP "resume-se" a ela mesma e não é garantia per si de "aprovação" tácita da comunicação prévia.
    Senão não faria sentido instruir novamente um processo para a arquitectura e bastaria juntar as especialidades á IP.

Sim, claro Marco, mas isso é no caso de haver violações. Por isso é que o meu arquitecto fez um PIP o mais completo possível para que quando entrar a CP vá de acordo com aquilo que foi aprovado no PIP.
  20.  # 20

.. Pois, é como eu também faço aos meus clientes com Procedimento por Comunicação Prévia.

0.0220 seg. NEW