Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia,
    Peço a vossa ajuda para perceber se o arquiteto está a agir legalmente comigo.

    Depois de mais de um ano à espera que o arquiteto tratasse das telas finais para concluir o pedido de licença de habitação desisti e contratei novo arquiteto.

    O Novo arquiteto está a solicitar o projeto em formato digital para fazer as telas finais.

    O Arquiteto antigo não quer fornecer o projeto em formato digital. Será que o arquiteto está a agir legalmente negando o fornecimento do projeto?

    Muito obrigada pela vossa preciosa ajuda mais uma vez!
  2.  # 2

    Conseguiu perceber porque razão o antigo arquiteto não quis fazer as telas finais?
  3.  # 3

    Boa tarde Marco,

    Muito resumidamente "O Arquiteto em questão queria escolher todos os materiais e cores (Cor dos móveis da cozinha, material/ cor do chçao, moveis da sala, candeeiros, etc) da minha casa e se assim não fosse não fazia mais nada e assim foi". Tentei negociar durante 1 ano e ele não fez avançou com a conclusão do processo.

    O arquiteto antigo recusasse a partilhar o projeto em formato digital porque diz ter medo que o usem para vender...

    Na verdade o Arquiteto antigo tem muito problemas esse não é o único. Já fiz uma queixa na Ordem dos arquitetos que acabei por retirar por ter pena dele, mas ele tem-me prejudicado em muito a mim e à minha família (nomeadamente com ofensas psicológicas a mim, por mensagem).
  4.  # 4

    Colocado por: AMG.LUSANBoa tarde Marco,

    Muito resumidamente "O Arquiteto em questão queria escolher todos os materiais e cores (Cor dos móveis da cozinha, material/ cor do chçao, moveis da sala, candeeiros, etc) da minha casa e se assim não fosse não fazia mais nada e assim foi". Tentei negociar durante 1 ano e ele não fez avançou com a conclusão do processo.

    O arquiteto antigo recusasse a partilhar o projeto em formato digital porque diz ter medo que o usem para vender...

    Na verdade o Arquiteto antigo tem muito problemas esse não é o único. Já fiz uma queixa na Ordem dos arquitetos que acabei por retirar por ter pena dele, mas ele tem-me prejudicado em muito a mim e à minha família (nomeadamente com ofensas psicológicas a mim, por mensagem).


    Já não lhe pagou todos os honorários?

    Acabou por retirar o processo por ter pena dele? Algo de errado não está certo.
    Concordam com este comentário: marize
  5.  # 5

    Olá, o que entende por formato digital?

    PDF? DWFx?
    Se para o licenciamento teve que entregar o processo digital na Câmara, o novo Arquitecto (ou mesmo você) poderá pedir e consultar esse mesmo processo na Câmara. Simples.

    Se se refere a ficheiros editáveis, tipo Word, DWG (autocad), entre outros... sinceramente não acho que o antigo Arquitecto seja obrigado a entregar-lhe nada. Há uma propriedade intelectual e direitos de autor associados aos ficheiros editáveis.

    A Ordem poderá ajudar a mediar a situação.
  6.  # 6

    Colocado por: N Miguel OliveiraDWFx

    Já lhe paguei, eu própria acho isto tudo muito estranho. Tive azar com o construtor, com o arquiteto, com o carpinteiro e por ai a fora... :(
    Agora quero a Licença e foram-se embora todos e em vez de ajudar só desajuda, mas tudo se resolve.

    Muito obrigada pela ajuda, vou perceber junto do arquitecto novo qual é o formato que pretende. Efetivamente consigo na câmara em DWFx. espero que este formato ajude porque se o arquiteto não for obrigado a fornecer o projeto em formato digital, então ele não vai fazer nada para ajudar.
  7.  # 7

    Colocado por: AMG.LUSANJá lhe paguei, eu própria acho isto tudo muito estranho. Tive azar com o construtor, com o arquiteto, com o carpinteiro e por ai a fora... :(
    Agora quero a Licença e foram-se embora todos e em vez de ajudar só desajuda, mas tudo se resolve.

    Muito obrigada pela ajuda, vou perceber junto do arquitecto novo qual é o formato que pretende. Efetivamente consigo na câmara em DWFx. espero que este formato ajude porque se o arquiteto não for obrigado a fornecer o projeto em formato digital, então ele não vai fazer nada para ajudar.



    Pronto, DWFx não é editavel...
    Mas é facil passá-lo para DWG, que permite a edição. É algo simples para o novo Arquitecto fazer...
    Nada complicado mesmo.

    Chato era se só tivesse versão em papel... agora havendo DWFx e PDF é bastante fácil.

    Ligue à Câmara.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  8.  # 8

    Colocado por: AMG.LUSANporque se o arquiteto não for obrigado a fornecer o projeto em formato digital,

    É obrigado a fornecer em formato digital, não em formato editável que é o que o arquiteto novo pretendia.
    Mesmo sem o projeto em, formato digital (editável ou não), o arquiteto novo pode avançar com as telas finais. Terá é mais 1 ou 2 dias de trabalho e o/a AMG.LUSAN terá que suportar esse custo adicional
    Concordam com este comentário: AMG.LUSAN, Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG.LUSAN
 
0.0125 seg. NEW