Iniciar sessão ou registar-se
    • qwerty
    • 25 fevereiro 2010 editado

     # 1

    Pesquisei aqui no forum mas não encontrei informação relativa à questão que vou colocar, por isso lamento se já estiver bem respondida noutro lado.

    Se comprar a pronto um terreno, e ficar com pouco dinheiro, será que posso pedir um empréstimo para construção, a 100%? Ou seja, depois de meter um projecto na Câmara, e depois do valor da construção da casa estar relativamente acordado, será que é possível pedir a totalidade/quase totalidade do dinheiro (e não estou a questionar aqui se essa totalidade virá ou não em tranches) para construir?

    Obrigado
    •  
      Mk Pt
    • 25 fevereiro 2010

     # 2

    Há coisa de 2 anos havia alguma probabilidade de conseguir crédito a 100%, hoje em dia é muitoo díficil, a não ser que tenha [bons] fiadores...
    Isto depende de banco para banco e do seu perfil de cliente [rendimentos, montante a pedir, etc etc], mas nas condições actuais e dos próximos anos de crédito, créditos a 100% é praticamente impossível, com a excepção de ter fiadores que garantam o financiamento..
  1.  # 3

    Mas o que eles fazem não será um pouco ilógico? Se eu comprar casa directamente pago, digamos, uns 180 000. Se comprar terreno e construir, ou pago o mesmo ou pago menos. Portanto o banco, ao ver que eu tive capacidade para comprar terreno, poderia ser um pouco mais benevolvente...:-(
    A conclusão a que chego é que o melhor é mesmo viver para sempre na porcaria de uma casa alugada. Do que tenho visto e investigado por aí, seja em relação a comprar ou a construir, chego à conclusão que este país existe para os ricos. A classe média cessou de existir. O governo e os governos mundiais conseguiram o que queriam, parabéns! Assim as elites podem viver melhor...

    :-(

    Ah, isto foi só um desabafo Mk, lol. Espero não ter parecido mal agradecido :-) Bem pelo contrário, agradeço a informação. :-)
    •  
      Mk Pt
    • 25 fevereiro 2010

     # 4

    :)

    Até pode conseguir financiamento a 90%, ou perto disso [algo entre 80-90%], também depende da avaliação feita ao terreno, ao projecto da casa, se o crédito fica só em seu nome ou também em nome de mais alguma pessoa [marido/mulher], rendimentos dos titulares do crédito, .....

    É preciso ver que um banco é tipo uma loja cujo produto que vende é..dinheiro.. Eles não estão lá para ser benevolentes, estão apenas para lucrar [e desculpe ser tão directo]..
    E um dos motivos desta actual 'crise' mundial foi mesmo o facilitismo no crédito, principalmente no EUA, onde além das próprias casas estarem a um preço demasiado elevado [que não era real], os bancos ainda financiavam a mais de 100% o crédito para a casa [que já por si valia na realidade menos do que estava a ser comprada] e para as pessoas comprarem um belo carro à americano, quando o mercado começou a 'cair na real' [alguns despedimentos], foi tipo bola de neve, as pessoas deixaram de ter condições para pagar o crédito, mas os bens não valiam o valor do crédito, os bancos começam a ter dificuldades [porque isto teve uma escala enorme], as empresas têm dificuldade em financiarem-se, os juros [decretados pelo banco central] descem, mas os spreads dos bancos têm de aumentar e serem mais selectivos nos créditos concedidos, etc etc...
    Por cá, na Europa, isto não sucedeu a escala semelhante porque os bancos por cá sempre foram mais selectivos, mas também facilitavam um bocado e a taxa de crédito mal-parado aumentou bastante, pelo que actualmente são mais selectivos/não facilitam tanto...

    Só mesmo falando com vários bancos e talvez se esperar um pouco [de modo a juntar €€ para financiar parte da obra, uns 15-20% pelo menos] consiga o seu sonho..
    ;)
  2.  # 5

    O empréstimo costumava ser (mas posso estar desactualizado) para a construção de casa INCLUINDO o valor do terreno (*).

    Se o terreno custou 40 e a construção custar 100, se o banco avaliar O CONJUNTO por esses mesmos 140 e lhe emprestar 90% disso, está safo.

    Informe-se junto do seu banco.

    (*) aliás, a hipoteca incide sobre o terreno+construção, e não apenas sobre a construção.
  3.  # 6

    O meu banco é a Caixa. Tenho de lá ir ver. Mas se for como dizem, que o valor que eles emprestam incide sobre terreno + construção, isso já me dá mais algum alento.
  4.  # 7

    Olá a todos,

    Antes de mais quero dar os parabéns ao forum, ao seu criador e participantes que tanto nos ajudam.

    Esta é a minha primeira participação, porém há já algum tempo que acompanho com o maior interesse, retirando daqui muitas explicações para as minhas dúvidas e problemas.

    Em relação à sua dúvida, eu optei pelo financiamento na Caixa Galicia, e de facto o financiamento é sobre terreno + construção.
    Quando iniciei a construção foi-me disponibilizado metade do valor de avaliação do terreno.
  5.  # 8

    claro que emprestam para terreno+ construção

    acho que antigamente é que não dava só para terreno.
  6.  # 9

    mesmo que avaliassem apenas a casa, se o valor da avaliação fosse superior ao que ia gastar, talvez lhe desse para pagar a totalidade da construção.
    mas avaliam o conjunto (casa+terreno) tendo em conta a localização

    neste momento acho que estão é a fazer as avaliações mais por baixo..... não que seja abaixo do valor da casa, mas como não há tanta expeculação as avaliações não são feitas por excesso como antigamente.
  7.  # 10

    Colocado por: qwertyPesquisei aqui no forum mas não encontrei informação relativa à questão que vou colocar, por isso lamento se já estiver bem respondida noutro lado.

    Se comprar a pronto um terreno, e ficar com pouco dinheiro, será que posso pedir um empréstimo para construção, a 100%? Ou seja, depois de meter um projecto na Câmara, e depois do valor da construção da casa estar relativamente acordado, será que é possível pedir a totalidade/quase totalidade do dinheiro (e não estou a questionar aqui se essa totalidade virá ou não em tranches) para construir?

    Obrigado


    Claro que dá para pedir 100% do valor para construir a casa, para comprar é que podem financiar só entre 90% ou 80%.
    Para construção como eles não sabem o que vai gastar tudo depende da avaliação, se avaliarem o terreno e a futura casa em 150mil e financiarem nem que seja os 80% já são 120000€, por isso dá sempre.
    Por norma o dinheiro que se consegue no emprestimo para construção chega e sobra para construir.... falo por mim

    http://homeoftheslope.blogspot.com/
  8.  # 11

    normalmente a avaliação que vão fazer é sobre o terreno+construção, logo estará mais salvaguardada(o).

    mas tenha em atenção que ter um bom fiador é sempre meio caminho andado para conseguir melhores condições
  9.  # 12

    Boas
    Colocado por: qwerty
    Se comprar a pronto um terreno, e ficar com pouco dinheiro, será que posso pedir um empréstimo para construção, a 100%?

    Pode, sem problemas. Estou neste momento a construir e estava numa situação como a sua.Tinha o terreno, não tinha o dinheiro.
    O banco faz uma avaliação terreno+construção e financia até uma percentagem, que depende de banco para banco. A primeira tranche disponível costuma ser 60% da avaliação do terreno (apenas). Dando o meu exemplo, pedi 210000€ e o banco avaliou o terreno em 100000€ e a construção em 250000€ fazendo uma avaliação total de 350000€,sendo que a primeira tranche disponibilizada foi de 60000€.
    Espero ter ajudado
    Carlos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_alves19
  10.  # 13

    Colocado por: engcarlosBoas
    Colocado por: qwerty
    Se comprar a pronto um terreno, e ficar com pouco dinheiro, será que posso pedir um empréstimo para construção, a 100%?

    Pode, sem problemas. Estou neste momento a construir e estava numa situação como a sua.Tinha o terreno, não tinha o dinheiro.
    O banco faz uma avaliação terreno+construção e financia até uma percentagem, que depende de banco para banco. A primeira tranche disponível costuma ser 60% da avaliação do terreno (apenas). Dando o meu exemplo, pedi 210000€ e o banco avaliou o terreno em 100000€ e a construção em 250000€ fazendo uma avaliação total de 350000€,sendo que a primeira tranche disponibilizada foi de 60000€.
    Espero ter ajudado
    Carlos


    qual o seu banco?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlos_alves19
  11.  # 14

    Boas
    Colocado por: sergyioqual o seu banco?

    Barclays. Fiz o crédito em Setembro de 2009. Devido ao facto da relação financiamento/avaliação ser de 60% consegui um excelente spread - 0.35.
    Cumprimentos
    Carlos
  12.  # 15

    Colocado por: engcarlosBoas
    Colocado por: sergyioqual o seu banco?

    Barclays. Fiz o crédito em Setembro de 2009. Devido ao facto da relação financiamento/avaliação ser de 60% consegui um excelente spread - 0.35.
    Cumprimentos
    Carlos


    sim senhor, muito bem spread? não é taxa fixa, pois não?
  13.  # 16

    Boas
    Colocado por: sergyionão é taxa fixa, pois não?

    Não, é spread+euribor a 3 meses, mas se fosse taxa fixa seria a mesma coisa.
    Cumprimentos
    Carlos
  14.  # 17

    Colocado por: qwertyMas o que eles fazem não será um pouco ilógico? Se eu comprar casa directamente pago, digamos, uns 180 000. Se comprar terreno e construir, ou pago o mesmo ou pago menos. Portanto o banco, ao ver que eu tive capacidade para comprar terreno, poderia ser um pouco mais benevolvente...:-(
    A conclusão a que chego é que o melhor é mesmo viver para sempre na porcaria de uma casa alugada. Do que tenho visto e investigado por aí, seja em relação a comprar ou a construir, chego à conclusão que este país existe para os ricos. A classe média cessou de existir. O governo e os governos mundiais conseguiram o que queriam, parabéns! Assim as elites podem viver melhor...

    :-(

    Ah, isto foi só um desabafo Mk, lol. Espero não ter parecido mal agradecido :-) Bem pelo contrário, agradeço a informação. :-)



    Afinal a culpa não era do governo.... o qwerty é que andava enganado.
    É tipico dos portugueses ainda nem percebemos o problema, não sabemos se temos razão, mas... a culpa é do Governo.
  15.  # 18

    Colocado por: qwertyMas o que eles fazem não será um pouco ilógico? Se eu comprar casa directamente pago, digamos, uns 180 000. Se comprar terreno e construir, ou pago o mesmo ou pago menos. Portanto o banco, ao ver que eu tive capacidade para comprar terreno, poderia ser um pouco mais benevolvente...:-(
    A conclusão a que chego é que o melhor é mesmo viver para sempre na porcaria de uma casa alugada. Do que tenho visto e investigado por aí, seja em relação a comprar ou a construir, chego à conclusão que este país existe para os ricos. A classe média cessou de existir. O governo e os governos mundiais conseguiram o que queriam, parabéns! Assim as elites podem viver melhor...


    Evidentemente. Os governos e as elites mundiais vivem muito melhor, sabendo que você vive em casa alugada. Mas não perdem pela demora.
  16.  # 19

    boas
    eu estou com uma duvida e espero que alguem me possa ajudar
    eu e a minha namorada queremos construir a nossa casa, temos um terreno em vista por cerca de 50mil mas de momento só temos 30mil que conseguimos amealhar
    o problema é que o dono terreno tem de vender em breve, e nos queriamos mesmo aquele.
    acham que o banco emprestam a outra metade que falta mais o dinheiro para construçao??
    agradecia que alguem me ajudasse porque o tempo escasseia.
    obrigado
    Jy
  17.  # 20

    Colocado por: JAgasboas
    eu estou com uma duvida e espero que alguem me possa ajudar
    eu e a minha namorada queremos construir a nossa casa, temos um terreno em vista por cerca de 50mil mas de momento só temos 30mil que conseguimos amealhar
    o problema é que o dono terreno tem de vender em breve, e nos queriamos mesmo aquele.
    acham que o banco emprestam a outra metade que falta mais o dinheiro para construçao??
    agradecia que alguem me ajudasse porque o tempo escasseia.
    obrigado
    Jy

    Depende dos seus rendimentos...

    Não faça negócios apressados, "cadelas apressadas parem cães cegos".

    50.000 para o terreno... e quanto pretende gastar com a casa?
 
0.0227 seg. NEW