Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde,

    Comprei uma fita led (Fitas De Luz Interior LED De 12v, 168LED 1700LM 10W, Com Interruptor On/off) para a utilizar no balcão da cozinha. Liguei o mecanismo que recebi a um cabo com os fios fase e neutro, mas mal liguei o cabo à tomada a fita led queimou!!! Nas instruções é dito que o fio vermelho é o positivo e o branco o negativo. Eu liguei o vermelho ao meu fio fase e o branco ao fio terra.

    Terei cometido algum erro de principiante, ou o equipamento que recebi terá vido com algum problema?

    Agradeço a atenção.
      20240409_183855.jpg
      20240409_183820.jpg
  2.  # 2

    E o transformador?
  3.  # 3

    Essa fita é de 12v, para ligar a instalações tipo carros. A instalação eléctrica das casas é 220v.
  4.  # 4

    😯😯
    Estas pessoas agradeceram este comentário: manelvc
  5.  # 5

    Colocado por: elcibre1
    Terei cometido algum erro de principiante, ou o equipamento que recebi terá vido com algum problema?
    ligou corrente com tensão de 230v direto na fita de 12v, deveria ter usado um transformador de 230-12v, também salientar que a fita é corrente continua e ligou em corrente alternada
    Concordam com este comentário: cesarcarvalho
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  6.  # 6

    Ahah não filmou isso a dar puff?? 12V não são 220 !
  7.  # 7

    Fez uma fornalha.
  8.  # 8

    12v, 220v, é tudo v.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  9.  # 9

    hehehe estou a ver que cometi um erro mesmo básico. Quem não sabe é como quem não vê :) Sempre a aprender

    É possível comprar algo muito parecido com o que comprei mas para corrente de 220 (sem necessidade de transformador), ou terei de abdicar do led e recorrer a um sistema de lâmpada fluorescente? No fundo o que gostava de aplicar é de um led entre 20 a 40cm com botão on/off para ligar a um cabo elétrico que tenho a sair da parede.
  10.  # 10

    Calha led 30cm 230v.
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
      luminaria-regua-com-tubo-integrado-led-t5-30cm-4w-opalino.jpg
  11.  # 11

    Não se esqueça também de ter atenção ao IP (ainda mais se for para tensão de 230) uma vez que vai estar no balcão onde vai ter humidades e condensados.

    Existem umas também com sensor de movimento que são uma boa solução para a bancada uma vez que acendem sozinhas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  12.  # 12

    https://www.efectoled.com/pt/comprar-fitas-led-a-medida-220v-240v-ac/112383-tira-led-autorrectificada-220v-ac-smd2835-120ledm-blanco-super-calido-ip65-ancho-8mm-corte-10cm.html?id_c=246988

    Algo tipo isto, não esquecer de que tem de levar o perfil em alumínio, idealmente era ser com IRC de 90 sendo para bancada.

    A minha recomendação também passa por ser uma fita de 24v e de 2700/3000k de temperatura de cor (mas coloque a mesma que tem no resto da iluminação), sendo bancada deve garantir os 500lx pelo menos

    Se precisar mais logo consigo procurar melhor uma solução.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  13.  # 13

    Muito obrigado Verejote e Tiagodiaf pelas sugestões. Depois de ver a mensagem do Varejote e no seguimento da sugestão apresentada fui pesquisar e encontrei duas réguas led:

    https://www.barcelonaled.com/pt/tubos-armaduras-e-luminarias-led/regua-para-tubo-led/luminaria-regua-com-tubo-integrado-led-t5-30cm-4w-opalino.html?temperatura_de_cor=branco_frio

    https://www.efectoled.com/pt/comprar-reguas-led/63931-pantalla-led-batten-600mm-20w-120lmw.html

    Já estava preparado para comprar uma das réguas anteriores, mas após a mensagem do Tiagodiaf em que fez referência ao IP, fui investigar o seu significado e constatei que as réguas led que apresentei nos dois links têm num caso IP20 e noutro IP40 e como tal deduzo que não seja boa ideia colocar qualquer uma delas a dois palmos do lavatório da cozinha.

    Sendo assim vou optar pela sugestão do Tiagodiaf e comprar a fita Branco 6000k de 1m:

    https://www.efectoled.com/pt/comprar-fitas-led-a-medida-220v-240v-ac/112383-tira-led-autorrectificada-220v-ac-smd2835-120ledm-blanco-super-calido-ip65-ancho-8mm-corte-10cm.html?id_c=247100

    Duas questões apenas:

    1- Não é preciso qualquer transformador e basta ligar à corrente, certo?

    2- Pelo que vejo, esta fita não tem nem sensor de movimento nem botão para ligar e desligar. Eu pretendo ter um botão. Posso comprar um botão à parte e depois cortar o fio da fita led e fazer a ligação, certo?

    Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda.
  14.  # 14

    Colocado por: tiagodiafsendo bancada deve garantir os 500lx pelo menos



    Isso já é muito técnico ahah de preferência devia ter um dimmer para ajustar a luminosidade de forma manual conforme a necessidade :)

    Mas procure por luxímetro nas apps do smartphone, há umas mais ou menos utilizáveis :)
    Concordam com este comentário: tiagodiaf
  15.  # 15

    Colocado por: elcibre1
    1- Não é preciso qualquer transformador e basta ligar à corrente, certo?
    a do link é de 220vac liga direto

    Colocado por: elcibre12- Pelo que vejo, esta fita não tem nem sensor de movimento nem botão para ligar e desligar. Eu pretendo ter um botão. Posso comprar um botão à parte e depois cortar o fio da fita led e fazer a ligação, certo?
    certo

    Colocado por: elcibre1sugestão do Tiagodiaf e comprar a fita Branco 6000k de 1m:
    6000k é uma cor muito azul, a minha sugestão é entre 2700/3000 idealmente igual ao resto da cozinha. Sabe qual a cor da restante iluminação, se gosta de cor branca ia no max aos 4000k, confirme o CRI que é um parâmetro importante na bancada de trabalho quanto maior melhor 90 é o ideal nunca menos de 80
  16.  # 16

    Agradeço a sugestão. Irei optar então pelo led branco 4000k.

    Obrigado a todos pelas intervenções.
 
0.0194 seg. NEW