Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

bom dia tenho uma duvida na qual gostaria de algumas imformacoes se possível.

Meu Pai morreu em 2008
    O pai do meu pai morreu quando o meu pai tinha 30 anos
    minha avo continua viva e tem mais 4 filhos, mas ela sempre se recusou a fazer as partilhas dos bens com os filhos,
    Minha avo sempre desprezou meu pai,
    agora ela quer vender a casa e os terrenos, mas sem me consultar visto que eu sou o herdeiro de meu pai.
    De que forma e qual a legalidade ou legitimidade dela poder vender a herança de meu falecido pai sem autorisacao minha?

atenciosamente obrigado
    • RMPG
    • 10 abril 2024

# 2

Segundo o que sei e nao o querendo induzir em erro, mas estando a sua avo viva , os seus tios e neste você ainda não herdaram nada, pode a sua avó vender os seus (dela) bens, se assim o entender, agora num futuro quando a sua avó falecer, a herança é que sera divida , pelos herdeiros...

Agora outra hipotese que se me levantou enquanto escrevia, entao e o seu avo??? ainda é vivo ou ja faleceu?? É que se ja faleceu, o seu pai e tios, seriam herdeiros de 25% do total dos bens a divir pelos 5..foi, caso ele ja tenha falecido feita essa habilitação de herdeiros??
  2.  # 3

Luis, sem a sua licença, vou resumir aqui por linhas geracionais para conduzir o meu raciocínio:

. avô paterno (falecido) + avó materna
    .
    . pai (falecido) + quatro irmãos
    .
    (luis + quantos irmãos? ) + eventuais primos

Legalmente se parte da herança é vendida, na ausência de um testamento que diga o contrário, o Luis (e potenciais irmãos) representam o seu pai.

Agora vamos aqui pôr o dedo na ferida:

. "a minha avó sempre desprezou o meu pai", isso é uma história que tem vindo a contar ao longo do tempo a si mesmo, com base nas feridas do seu pai que lhe foram expostas a si.

A sua avó é um ser humano que teve tal como o Luis, a sua história e as suas expectativas falhadas; lidou com doença, ficou viúva e muito embora os filhos já fossem maiores, desenvolveu o seu comportamento por defesa ou lá pelo que tenha sido.

Não se permita que esta situação o afaste ainda mais desse lado da família.
    Posicione-se legalmente, mas sem se virar contra o ser humano que poderá eventualmente estar a ser conduzido por "outros".

Como soube dessa intenção da sua avó?
    Costuma estar com ela?
    Têm relação próxima?

(as relações humanas já são tramadas e quando se junta dinheiro à festa, só piora)
  3.  # 4

Colocado por: RMPGSegundo o que sei e nao o querendo induzir em erro, mas estando a sua avo viva , os seus tios e neste você ainda não herdaram nada, pode a sua avó vender os seus (dela) bens, se assim o entender, agora num futuro quando a sua avó falecer, a herança é que sera divida , pelos herdeiros...

Agora outra hipotese que se me levantou enquanto escrevia, entao e o seu avo??? ainda é vivo ou ja faleceu?? É que se ja faleceu, o seu pai e tios, seriam herdeiros de 25% do total dos bens a divir pelos 5..foi, caso ele ja tenha falecido feita essa habilitação de herdeiros??

O homem escreveu lá que o avô já faleceu. É dessa herança que está a falar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RMPG
    • size
    • 10 abril 2024

# 5

Pelo falecimento do seu avô 50 % dos bens existentes na altura constituíram herança indivisa de 6 herdeiros, a sua vós + 5 filhos.
    Pelo falecimento do seu pai, sendo filho único, você herdou a quota-parte que o seu pai detinha na herança do seu avô. Você é herdeiro.

A sua avô não pode vender a quota parte dos bens que pertencem aos 5 filhos. Para vender, todos os herdeiros tem que estar de acordo
    Concordam com este comentário: sognim, MdeW, sisu
    Estas pessoas agradeceram este comentário: diasmaria
  4.  # 6

É em Portugal?
  5.  # 7

É simples, para venda, os bens que pertencem à herança indivisa, carecem de consentimento de todos os herdeiros incluindo autorização dos respetivos cônjuges.

Se existe um filho falecido, respondem por eles os herdeiros.

Isso do sempre desprezou o pai, não conta para nada, para a avó o pai provavelmente nunca foi um bom filho.

Assim como o neto, nunca se preocupou com a avó e só pensa nos bens da herança.

Versões de histórias há muitas.
  6.  # 8

Colocado por: VarejoteAssim como o neto, nunca se preocupou com a avó e só pensa nos bens da herança.

Sei de um neto que dizia que a Avó não gostava dele, que era fria.
    Óbvio...os filhos da senhora tinham vários filhos e sobrecarregam a avó desses netos deixando-os na Quinta para ela cuidar deles. Mesmo com criadas, era um fardo.
    As mães eram todas umas mas malucas e não tomavam parte da educação das várias crianças...
  7.  # 9

6 dicas para quem vai deixar imóveis de herança https://exame.com/webstories/mercado-imobiliario/6-dicas-para-quem-vai-deixar-imoveis-de-heranca-2/

-----

A revista Exame não é de Portugal?
  8.  # 10

Colocado por: LuisMpfMinha avo sempre desprezou meu pai,
    agora ela quer vender a casa e os terrenos, mas sem me consultar visto que eu sou o herdeiro de meu pai.
    De que forma e qual a legalidade ou legitimidade dela poder vender a herança de meu falecido pai sem autorisacao minha?

com partilhas feitas por por fazer o seu pai é herdeiro de 1/6 da parte do seu avo.

com a morte do seu avo, 50% dos bens dele são divididos em partes iguais pelo conjugue e pelos filhos.

o mesmo se aplica depois ao seu pai.

por isso, se a sua avõ vender a casa e terreno por 100k, 8.3k pertencem ao seu pai.

se não tiver irmãos, 50% desse dinheiro é da sua mae e o resto é divido entre a sua mae e voce em partes iguais, ou seja dos 100k chegam-lhe 2k às mãos.

agora acho que para a sua avô vender todos os herdeiros tem de assinar, estando as partilhas feitas ou por fazer.

depois existe o reverso da medalha, quem toma conta da sua avô? ainda é indepedente? e quando ficar dependente? se for preciso pagar um lar quem irá pagar a parte do seu pai?

temos direitos e deveres.

0.0148 seg. NEW