Iniciar sessão ou registar-se
    • JRF
    • 25 fevereiro 2010

     # 1

    Boa tarde a todos e antes de mais obrigado desde já por qualquer colaboração.

    Numa reablitação que me encontro a projectar queria revestir/construir uma parede em tijolo à vista e pintado de branco. Algo semelhante a isto:

    Tony Fretton

    A área em questão ronda os 65m2. Fico em dúvida em relação aos custos, fornecedores e exequibilidade bem como (e para ser sincero) os pormenores de corte de fachada. Será de dentro para fora: reboco - tijolo normal - isolamento (junto ao tijolo interior) - tijolo à vista? e o acabamento (branco), impermeabilização, etc.

    Mais uma vez muito obrigado,

    JRF
  1.  # 2

    O resto das informações tenho-as todas, mas explique-me lá porque vai gastar uma data de dinheiro no tijolo à vista para depois o pintar de branco????

    Porque não usa tijolo Tijolo Face Vista branco?
  2.  # 3

    Colocado por: PauloCorreiaPorque não usa tijolo Tijolo Face Vista branco?

    por acaso gostava de saber empresas que comercializassem tijolo branco mesmo branco.
    há por ai?
  3.  # 4

    Colocado por: Fernando Gabrielpor acaso gostava de saber empresas que comercializassem tijolo branco mesmo branco.

    Branco mesmo branco, só com o OMO ou o Tide

    http://valegandara.com/ (Branco Algarve) que é mais amarelo
  4.  # 5

    Ikea por dentro: tijolo de cimento pintado (salvo erro)
  5.  # 6

    Colocado por: PauloCorreiaO resto das informações tenho-as todas, mas explique-me lá porque vai gastar uma data de dinheiro no tijolo à vista para depois o pintar de branco????

    TAMBÉM CONCORDO.
    Não podemos esqueçer, que históricamente (não no nosso país) em paises em que utilizam prodominantemente a construção com tijolo à vista, passaram a pintar os ditos, devido ao mau estado em que se encontrava a sua superfície...
    eu não acho que faça sentido fazer o mesmo em Protugal.

    Para isso, é mais barato contactar com uma empresa de BA pré-fabricado e mandar fazer paineis em betão, com o relevo a imitar o tijolo... e pintar a superfície (em betão) de branco.
    Outra alternativa, mas que não garante a homogeneidade plastica que pretende ( digo eu!!!), será contactar uma empresa de forras cerâmica e mandar esmaltar a face de acabamento a cor branco.. mas as juntas.. nunca ficarão branco, branco.

    .. mas para apenas 65m2 de area de revestimento.... não sei não...

    O mais barato para fazer o que quer:
    Reboco interior
    Alvenaria dupla, incluindo isolamento térmico e demais requesitos conforme o Projecto RCCTE.
    Reboco exterior
    Cimento cola de ligantes mistos
    Forra cerâmica, não esmaltada. ( atenção não é a peça de alheta...)
    Esquema de pintura, composto por Primário e tinta de acabamento (pedir apoio técnico a um fabricante de tintas, pois o suporte não é o mais usual)
  6.  # 7

    Colocado por: PauloCorreia
    Colocado por: Fernando Gabrielpor acaso gostava de saber empresas que comercializassem tijolo branco mesmo branco.

    Branco mesmo branco, só com o OMO ou o Tide

    http://valegandara.com/(Branco Algarve) que é mais amarelo


    E aplica-se o omo directo ou primeiro leva um primário? :)
    Por isso perguntei não conheço nenhum tijolo burro branco em comercializacao de nascença.
    nem o Paulo resolve esta pergunta não deve existir mesmo
    E misturar o omo em vez de argila? Se calhar....
    e não há argila branca nem corantes?
    Vou procurar lá fora inglaterra eua, não acredito que não haja
  7.  # 8

    Tijolo branco maciço nunca vi... só se for forra mesmo... Já agora se alguem encontrarem digam pff ;)
  8.  # 9

    .. Nos EUA...
    http://www.beldenbrick.com/onlinecat/colors.asp?color1=whites&color2=creams
    Mas não consegui descobrir qual é o material. concerteza não é material cerâmico... em branco ?!
  9.  # 10

    Onde, como e quanto?
  10.  # 11

    Podem-se juntar todos e encomendar um camião...
  11.  # 12

  12.  # 13

    Mas não é branco é creme/ areia...

    eu so consigo perceber 10% do alemão que leio...

    Bom, está visto que o melhor mesmo, é caiar a fachada com tinta de cal... ;)
  13.  # 14

    Pedro, é branco mesmo. Estive numa obra lá onde utilizámos esses tijolos

    São usados como alvenaria estrutural com pré lages em edifícios com alguns andares de altura. Mas os custos de transporte devem ser muito pesados
  14.  # 15

    O Anonimo110722, sussurrou-me que Hell-weiß (branco claro)
    Obrigado a ambos

    De qq maneira o colega parece querer uma fachada com textura de tijolo, pintado branco... mas o JRF.. nunca mais disse nada... perguntou e "abalou"!!!
    • JRF
    • 1 março 2010

     # 16

    Olá a todos e desde já muito obrigado.

    A ideia é plástica e daí realçar a questão sobre os custos de tudo isto.
    De facto acho diferente o resultado gentilmente sugerido pelo Anonimo16062021 daquele apresentado na fotografia embora acredite que o ultimo exemplo que enviou possa ter o seu interesse (se tiver algo mais concreto que possa sugerir/enviar agradeço).

    Julgo que o que se fez aqui foi mesmo caiar o tijolo com a tal tinta de cal (sugerida pelo Pedro Barradas) mas embora me agrade de facto a estética da coisa, não me parece que seja viável para o projecto/budget em causa - 75 000€ para obras, equipamento e licenças numa reabilitação de uma moradia de 1930 com área de implantação de 100m2. Intervenção base: acrescentar um piso, cobertura, interiores, fachadas, redesenhar o acesso vertical, vãos.
    Secundária: deck (2 x 8m apoiado em estrutura metálica), exteriores e acabamentos "especiais".

    Conto aqui mais uma vez com a vossa colaboração/experiência.

    Para terminar, estranho a forma como o Paulo Correia veio prontamente dissecar esta questão inicial... Se o que se quer é isto e não o tijolo à vista (que também tem o seu interesse no meu ponto de vista) porquê tanta indignação? Entenda-se que respeito a opinião e a pergunta mas fico curioso.

    Mais uma vez obrigado e desculpem a ausência,

    JRF
  15.  # 17

    Não é indignação, longe disso, afinal o dinheiro é seu.

    A questão é que o tijolo maciçoo é um tipo de tijolo muito especial que inclusivé é assente com luva na mão que segura o tijolo. É caro, muito caro (Mão de obra = 60€/m2) e acho um desperdicio de dinheiro. Consegue o mesmo efeito se usar plaqueta e pintar e poupa uma data de dinheiro.

    Mas como disse antes, o dinheiro é seu e se por acaso o ofendi, peço desculpa
  16.  # 18

  17.  # 19

    Colocado por: Anonimo1606202160€/m2 acho um puco exagerado,

    Pois é, gaffe, 60€ é o preço já com tijolo

    MO= 30 a 35€/m2
 
0.0233 seg. NEW