Iniciar sessão ou registar-se
    • xmc
    • 10 abril 2024

     # 1

    Bom dia a todos, esta é a minha primeira publicação aqui no fórum mas tenho sido um leitor há já vários anos, com vista ao "sonho" de construir uma moradia.

    Passando então ao tópico, eu sou da zona de braga, e estou interessado num lote de terreno com cerca de 1200m2 com uma vista de frente muito engraçada.
    O lote original tinha cerca de 3600m2 então divididos em 3 lotes de 1200m2, nos quais o dono do terrno já construíu 2 casas, faltando uma na qual estou então interessado.

    O lote tem projeto aprovado para moradia de 1 piso com garagem ao nível da rua.
    Áreas:
    - Área coberta piso moradia: 310m2 (tem um deck bastante grande)
    - Área casa bruta: 237,5m2
    - Área casa útil: 200m2
    - Área garagem bruta: 130m2 (toda em betão)

    Neste momento o terreno não tem nada construído, será preciso ainda mover algumas terras etc. O dono do terreno não me vende somente o lote, só vende a casa em estrutura.

    Então pelo lote, mais estrutura, cave em betão, mais alvenaria, o dono está a pedir-me 325 000€ (sub-contratado a um empreiteiro com o qual já costuma trabalhar)
    Um lote da mesma dimensão nas redondezas anda pelos 140 000/150 000€.

    Ou seja 175 000€ será um preço justo? Se fosse eu diretamente a subcontratar quanto me ficaria?

    Obrigado desde já pelas respostas.
    Anexo imagens do projeto.
      PHOTO-2024-04-03-22-12-33 2.jpg
      Captura de ecrã 2024-04-10, às 10.41.15.png
      Captura de ecrã 2024-04-10, às 10.40.44.png
  1.  # 2

    Acho muito muito caro face à minha realidade.
    175K para essa área bruta e para terras+estrutura+alvenarias dá ~737€/m2.
    A construção nessa zona anda assim tão cara?
  2.  # 3

    xmc, esse valor é chave na mão?
  3.  # 4

    Quais os encargos incluídos na construção dessa cave, sobretudo no que diz respeito a:
    drenagem pluvial
    isolamento térmico
    impermeabilização
    • xmc
    • 10 abril 2024

     # 5

    Colocado por: powerPTAcho muito muito caro face à minha realidade.
    175K para essa área bruta e para terras+estrutura+alvenarias dá ~737€/m2.
    A construção nessa zona anda assim tão cara?


    Eu acho que não, dai achar que o dono do terreno está está a tentar ficar com uma margem de lucro demasiado grande.

    Aliás a minha pergunta vai nesse sentido perceber para esta área bruta e para terras+estrutura+alvenarias ficaria por quanto em média? 100 000€?
    • xmc
    • 10 abril 2024

     # 6

    Colocado por: marizexmc, esse valor é chave na mão?


    Não, só para lote+terras+estrutura+alvenaria.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
    • xmc
    • 10 abril 2024 editado

     # 7

    Colocado por: nunogouveiaQuais os encargos incluídos na construção dessa cave, sobretudo no que diz respeito a:
    drenagem pluvial
    isolamento térmico
    impermeabilização


    Segundo o dono do terreno, estaria tudo incluído, mas ainda não tenho os delalhes do caderno de encargos.
  4.  # 8

    Eu só tenho a dizer, chiça está gente quer ganhar mesmo tudo. Independente do preço se está caro ou barato, você tem que aceitar um empreiteiro que não foi escolhido por si?!!
    Para além disso: Ele vai fazer a estrutura com o dinheiro que eu seu?!? Que faça primeiro a estrutura e depois que ponha á venda...

    Desculpe estar a ser mazinha, mas ultimamente não consigo perceber certas atitudes das pessoas.
    Concordam com este comentário: snob, Vítor Magalhães, marco1, jorgemlflorencio
  5.  # 9

    Colocado por: xmc...sentido perceber para esta área bruta e para terras+estrutura+alvenarias ficaria por quanto em média? 100 000€?


    60K a 80K segundo orçamentos deste ano, que eu próprio pedi
    Estas pessoas agradeceram este comentário: jorgemlflorencio, xmc
    • xmc
    • 10 abril 2024

     # 10

    Colocado por: FresiasEu só tenho a dizer, chiça está gente quer ganhar mesmo tudo. Independente do preço se está caro ou barato, você tem que aceitar um empreiteiro que não foi escolhido por si?!!
    Para além disso: Ele vai fazer a estrutura com o dinheiro que eu seu?!? Que faça primeiro a estrutura e depois que ponha á venda...

    Desculpe estar a ser mazinha, mas ultimamente não consigo perceber certas atitudes das pessoas.


    Sim tem razão, vai fazer a estrutra com o dinheiro que o comprador lhe der e ficar com uma margem de lucro desse próprio dinheiro.
    • snob
    • 10 abril 2024 editado

     # 11

    Colocado por: xmcSim tem razão, vai fazer a estrutra com o dinheiro que o comprador lhe der e ficar com uma margem de lucro desse próprio dinheiro.


    Já agora diga-me uma coisa. Quanto pensa gastar para terminar a casa pronta a habitar?
  6.  # 12

    E vai pedir empréstimo bancário? Consegue pedir credito para um terreno e obra que não está em seu nome?
    • xmc
    • 10 abril 2024

     # 13

    Colocado por: snob

    Já agora diga-me uma coisa. Quanto pensa gastar para terminar a casa pronta a habitar?


    Um pouco abaixo dos 200 000€.
    • xmc
    • 10 abril 2024

     # 14

    Colocado por: primaveraE vai pedir empréstimo bancário? Consegue pedir credito para um terreno e obra que não está em seu nome?


    Sim vou pedir empréstimo. Consigo pedir empréstimo para aquisição do terreno+construção desde que este tenha PIP ou projeto aprovado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: primavera
    • snob
    • 10 abril 2024

     # 15

    Colocado por: xmcSegundo o dono do terreno, estaria tudo incluído, mas ainda não tenho os delalhes do caderno de encargos.


    Não vá em cantigas. É muito fácil dizer está tudo incluído, depois somos surpreendidos/enganados quando já estamos com o rabo preso.

    Tenho cuidado, o dono do terreno parece ser um espertalhão.
    A estrutura é a parte da casa que se desenvolve mais rápido e que é mais fácil de prever custos.
    As dores de cabeça e o dinheiro a sair do bolso ocorrem nas fases seguintes, acabamentos, especialidades, legalização.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xmc
  7.  # 16

    Estou na fase final da construção da minha casa na zona de Braga

    Tb tenho cave em betão com 225m^2
    R/chão com área bruta de 275m^2

    Ele está a tentar ganhar 65000€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xmc
    • xmc
    • 10 abril 2024

     # 17

    Colocado por: snob

    Não vá em cantigas. É muito fácil dizer está tudo incluído, depois somos surpreendidos/enganados quando já estamos com o rabo preso.

    Tenho cuidado, o dono do terreno parece ser um espertalhão.
    A estrutura é a parte da casa que se desenvolve mais rápido e que é mais fácil de prever custos.
    As dores de cabeça e o dinheiro a sair do bolso ocorrem nas fases seguintes, acabamentos, especialidades, legalização.
    Concordam com este comentário:desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:xmc


    Pois é o que me está a parecer...
    • xmc
    • 10 abril 2024

     # 18

    Colocado por: Na_mouchEstou na fase final da construção da minha casa na zona de Braga

    Tb tenho cave em betão com 225m^2
    R/chão com área bruta de 275m^2

    Ele está a tentar ganhar 65000€
    Estas pessoas agradeceram este comentário:xmc


    É isso, a minha impressão à partida e mesmo lendo aqui os posts do fórum era que uma estrutura deste tipo andaria pelos 100 000/110 000€.
    Queria ter o vosso feedback para ter a certeza. Não sei bem como posso proceder com o dono, tentar que me venda só o terreno parece-me irredutível, baixar mais o preço também não está a ser fácil.
    • snob
    • 10 abril 2024

     # 19

    Colocado por: xmcÉ isso, a minha impressão à partida e mesmo lendo aqui os posts do fórum era que uma estrutura deste tipo andaria pelos 100 000/110 000€.
    Queria ter o vosso feedback para ter a certeza. Não sei bem como posso proceder com o dono, tentar que me venda só o terreno parece-me irredutível, baixar mais o preço também não está a ser fácil.

    E negociar chave na mão? Neste caso poderá ser vantajoso para si. Desconheço os seus conhecimentos da arte da construção, mas no meu caso, que pouco percebo, tive muitas dores de cabeça para finalizar a minha obra. Tudo é uma descoberta e no final fica sempre mais caro (por vezes muito) do que planeámos inicialmente.
    Os empreiteiros conseguem outros preços e já sabem com quem podem contar (subempreiteiros que dão garantias de trabalhar bem).
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xmc
  8.  # 20

    xmc fale com o dono e diga-lhe que quer fazer negócio com ele.
    Dê-lhe três opções que lhe sejam totalmente favoráveis a si:

    . compra de terreno pelo valor X
    . compra de terreno + estrutura pelo valor Y
    . compra chave na mão pelo valor Z

    E convença-se que se ele não aceitar nenhuma dessas opções que lhe são convenientes a si, é porque esse não é o seu lugar.
    Concordam com este comentário: snob, jorgemlflorencio
    Estas pessoas agradeceram este comentário: xmc
 
0.0224 seg. NEW