Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

    Colocado por: JCoimbraA meu ver se esta é a geração mais mal preparada, isso sim.
    sugiro que pergunte aos Alemães, holandeses, belgas, ingleses, etc etc se esta geração é a mais mal preparada de sempre.

    Neste momento um dos produtos de maior valor que Portugal exporta é a mão de obra qualificada.

    É mesmo daquelas situações em que só um "cego" é que não consegue ver.
  2.  # 182

    Colocado por: Carvai
    Não, só faz um saque sobre os mesmos...


    É igual ao resto da Europa.
  3.  # 183

    Colocado por: rjmsilvaÉ igual ao resto da Europa.
    Por acaso no resto da Europa, apos o saque, sempre sobra mais qualquer coisinha. Ou melhor, o que sobra permite assegurar uma melhor qualidade de vida.
  4.  # 184

    Colocado por: HAL_9000sugiro que pergunte aos Alemães, holandeses, belgas, ingleses, etc etc se esta geração é a mais mal preparada de sempre.

    Neste momento um dos produtos de maior valor que Portugal exporta é a mão de obra qualificada.

    É mesmo daquelas situações em que só um "cego" é que não consegue ver.


    Hum ok, não foi nesse sentido que quis dizer.

    Acredito que há muitos casos de jovens com estudos com sucesso lá fora, mas quando se fala da geração mais qualificada fala-se na quantidade de jovens que saem das universidades e há muita gente qualificada com cursos que servem para pouco/nada.
    Concordam com este comentário: Dias12
  5.  # 185

    Colocado por: Carvai
    Desculpe este discurso de velho que começou a ler o Expresso em 1973 quando andava na faculdade e em dezenas de anos nunca falhava a compra ao sábado mesmo quando estava a milhares de kms e recebia 3 ou 4 dias depois.
    A quando do governo do Passos Coelho publicaram uma carta falsa da SS na 1ª página, em como este tinha dividas á mesma. A partir daí nunca mais comprei um exemplar. Passei a ler os títulos na net mas há 4 anos passei a assinar online. Sou amigo de uma das jornalistas mais antigas que algumas vezes me pedia informações em áreas que eu dominava. Mas é evidente e reconhecido por muita gente que o jornalismo desde o 25A que é dominado pela esquerda e extrema esquerda. Curiosamente paga por capitalistas tipo Balsemão ou Sonae. Continuo a ler/ver a chamada imprensa séria mas criei defesas para separar as aguas.
    Ontem achei piada ao Marques Mendes a ser muito cuidadoso a condenar as falsas noticias já no seu papel de candidato a PR e não hostilizar quem lhe vai ser muito útil.


    Confesso que não sou leitor regular do Expresso, do que leio não consigo fazer essa leitura, se falasse do Público já concordava. Mas acompanho alguns Podcasts do expresso que gosto e muito menos aí tiro essa conclusão.
    Até foi feito um estudo ao comentariado actual, que agora até é mais influente, que o próprio jornalismo e a conclusão foi a seguinte: https://observador.pt/2024/03/06/televisoes-com-maioria-de-comentadores-de-direita-mulheres-sao-apenas-24-diz-medialab/ A notícia até vem do Observador, esses extremistas de esquerda! :)

    O Marques Mendes fez os seus comícios semanais na campanha da AD (juntamente com o Paulo Portas), agora está a tentar agradar a todos para tentar chegar a PR.


    Colocado por: PickaxeAcha que alguém consegue comparar o IRS que poupa em relação ao orçamento que está em vigor? só no final do ano é que eu consigo comparar o que paguei nesse ano com o que paguei no ano anterior.
    Os orçamentos de estado são feitos em comparação com a execução orçamental do ano anterior.
    E não é possível comparar com o que está em vigor porque com as cativações, o PS nunca cumpriu nenhum orçamento.
    E se já estava em vigor um alívio fiscal eu não notei nada.


    O corte de 1300M tinha sido feito, a campanha da AD, numa forma de vincar a diferença com o PS, assentava num suposto choque fiscal, incluindo o IRS, no final chegamos à conclusão que afinal o que separa as candidaturas era pouco mais do que nada. Não ouvi o LM dizer que o corte no IRS era pouco e que iria um pouco mais além, e você sabe que isso foi deliberado.
  6.  # 186

    Colocado por: HAL_9000Por acaso no resto da Europa, apos o saque, sempre sobra mais qualquer coisinha. Ou melhor, o que sobra permite assegurar uma melhor qualidade de vida.


    O problema é os salários serem baixos.
  7.  # 187

    Colocado por: rjmsilvaO problema é os salários serem baixos.
    Verdade, mas se em cima de salários baixos ainda se carrega nos impostos, pouco sobra.
    Em Portugal, qualquer pessoa que receba 2000 euros já é fortemente penalizado em impostos diretos sobre o rendimento. Isso não acontece na maioria dos países europeus, onde a percentagem de imposto cobrada a um salário desse montante é substancialmente inferior.
  8.  # 188

    Colocado por: rjmsilva

    É o estado que paga os salários?


    Não.
    Mas se cortas nas gorduras que tem não precisa de sacar tanto em impostos ou estou errado?
    Mas isto é só uma das pequenas medidas há muitas outras.
  9.  # 189

    Colocado por: Carvai
    Não, só faz um saque sobre os mesmos...


    Ora nem mais.
    E porque?
    Para sustentar a máquina exageradissima que tem!
  10.  # 190

    Colocado por: SolivaA direita está neste momento a governar em minoria e em poucas semanas o país vê-se de novo a debater temas do passado como:

    - serviço militar obrigatório
    - bandeira
    - família
    - igualdade de género
    -aborto
    - eutanásia

    Pessoalmente isto é um claro reflexo que direita, cada vez mais conservadora teima em não avançar em relação á religião / estado.

    Em pleno séc XXI, teima-se em afirmar que as mulheres nunca foram oprimidas , até porque nunca se queixaram.
    Esquecendo-se que há pouco atrás , estavam proibidas de votar , ter uma conta bancária e forçadas a reconhecer o marido como autoridade superior ( onde já eu ouvi isto … )
    Questões como aborto e eutanásia , trouxeram a eterna luta do direito á vida, que por algum motivo acham que está acima do direito de escolha, com mais uns pózinhos de religião á mistura.
    A questão da família tradicional … que pasmem-se , pai solteiro é mau …e uma criança só cresce saudável e feliz se tiver papá e mamã… enfim.
    E depois o SMO, em que admito que temos de rever a nossa visão de defesa , mas a obrigatoriedade é me complicada de aceitar, pois a meu ver o problema está na falta de condições das nossas forças armadas que simplesmente não atraiem ninguém.
    Para não falar na inexistência de explicação dos direitos e deveres de um cidadão na nossa educação.

    Pior de tudo … nada disto resolve os problemas dos portugueses.


    Chamar de Governo de Direita a isto, já diz tudo…
  11.  # 191

    Colocado por: ghost12
    Confesso que não sou leitor regular do Expresso, do que leio não consigo fazer essa leitura, se falasse do Público já concordava. Mas acompanho alguns Podcasts do expresso que gosto e muito menos aí tiro essa conclusão.
    Até foi feito um estudo ao comentariado actual, que agora até é mais influente, que o próprio jornalismo e a conclusão foi a seguinte:https://observador.pt/2024/03/06/televisoes-com-maioria-de-comentadores-de-direita-mulheres-sao-apenas-24-diz-medialab/A notícia até vem do Observador, esses extremistas de esquerda! :)


    O Observador é de direita sim, mas limitou-se a fazer o seu trabalho que é informar. O estudo esse sim é do ISCTE e na minha opinião só pelo facto de terem dado relevância à repartição por género, mostra o seu viés à esquerda (todos sabem que é um assunto que interessa particularmente a esquerda).
    Convinha identificar e saber quem são esses comentadores de direita para saber se realmente o ISCTE os categorizou corretamente como tal. Mais, nesse estudo os comentadores são somente comentadores ou são/foram jornalistas? É que há muitos comentadores que foram/são jornalistas e seria importante saber se estão incluídos nessa lista, o que faz toda a diferença. É que o problema está nos supostos jornalistas isentos, que claramente não o são. Dou-lhe dois exemplos: Paulo Baldaia e Nuno Ramos de Almeida. Claramente de esquerda. O estudo incluiu-os? Se os incluiu, de que forma os categorizou?

    Relativamente ao Expresso, acho que até é um jornal bastante plural (na medida em que tem comentadores de vários quadrantes), mas a linha editorial é claramente de esquerda. A campanha eleitoral deu para desmascarar muita gente. David Dinis, Eunice Lourenço, Liliana Valente, Pedro Cordeiro etc. Todos com cargos importantes nas linhas editoriais, são claramente de esquerda, é que nem disfarçam. Basta ver as notas que deram (e mais importante, as razões que deram) aos candidatos.

    Por fim, o Sr. Ricardo Costa. Fala muito bem e disfarça bem. Lembro-me num debate na SIC em pleno estúdio, o Sebastião Bugalho ter dito que a Mortágua mentiu relativamente ao assunto da avó e não ter esclarecido no debate seguinte quando lhe foi feita a pergunta e a resposta do Ricardo Costa foi "É assunto encerrado. Está mais que esclarecido". O Ricardo Costa pode enganar muita gente, mas a mim não me engana.
    Concordam com este comentário: Carvai, BrunoFranco
    • jpvng
    • 20 abril 2024 editado

     # 192

    Enfim.
      monirs.jpeg
  12.  # 193

    Colocado por: jpvngEnfim.

    E quem ganha 820€ não vai poupar nada!!!!
    Já sabe quanto é que vai poupar de IRS em 2024, face a 2023? isso parece-me mais interessante, mas ninguém quer saber.
  13.  # 194

    Colocado por: jpvngEnfim.
      monirs.jpeg


    Era melhor deixar ficar como o PS orçamentou?
  14.  # 195

    Em breve vamos ver ao certo quanto é que vão descer de IRC.
  15.  # 196

    Colocado por: jpvngEm breve vamos ver ao certo quanto é que vão descer de IRC.

    Quanto mais, melhor
    Concordam com este comentário: MS_11
  16.  # 197

    Colocado por: SquireO Observador é de direita sim, mas limitou-se a fazer o seu trabalho que é informar. O estudo esse sim é do ISCTE e na minha opinião só pelo facto de terem dado relevância à repartição por género, mostra o seu viés à esquerda (todos sabem que é um assunto que interessa particularmente a esquerda).
    Convinha identificar e saber quem são esses comentadores de direita para saber se realmente o ISCTE os categorizou corretamente como tal. Mais, nesse estudo os comentadores são somente comentadores ou são/foram jornalistas? É que há muitos comentadores que foram/são jornalistas e seria importante saber se estão incluídos nessa lista, o que faz toda a diferença. É que o problema está nos supostos jornalistas isentos, que claramente não o são. Dou-lhe dois exemplos: Paulo Baldaia e Nuno Ramos de Almeida. Claramente de esquerda. O estudo incluiu-os? Se os incluiu, de que forma os categorizou?


    Pelo que sei, inclui apenas os comentadores e não os jornalistas. Tem aqui o relatório do estudo: (que eu não li na totalidade) https://medialab.iscte-iul.pt/wp-content/uploads/Comentario_2023_Final_Pub_7Mar2024.pdf

    Reportar que apenas 24% dos comentadores políticos são mulheres é um viés à esquerda?? Não percebo, sinceramente! Até porque quem deu relevância a essa questão foi a notícia do próprio Observador.



    Colocado por: SquireRelativamente ao Expresso, acho que até é um jornal bastante plural (na medida em que tem comentadores de vários quadrantes), mas a linha editorial é claramente de esquerda. A campanha eleitoral deu para desmascarar muita gente. David Dinis, Eunice Lourenço, Liliana Valente, Pedro Cordeiro etc. Todos com cargos importantes nas linhas editoriais, são claramente de esquerda, é que nem disfarçam. Basta ver as notas que deram (e mais importante, as razões que deram) aos candidatos.

    Por fim, o Sr. Ricardo Costa. Fala muito bem e disfarça bem. Lembro-me num debate na SIC em pleno estúdio, o Sebastião Bugalho ter dito que a Mortágua mentiu relativamente ao assunto da avó e não ter esclarecido no debate seguinte quando lhe foi feita a pergunta e a resposta do Ricardo Costa foi "É assunto encerrado. Está mais que esclarecido". O Ricardo Costa pode enganar muita gente, mas a mim não me engana.


    Os jornalistas têm uma tendência natural, por mais que tentem que isso não transpareça no seu trabalho, mas dos que fala, haverá outros tantos com tendência contrária.
    Vi alguns desses programas que davam notas na campanha e não vi nada de tendência de esquerda, pelo contrário e vi que tentaram balançar quem dava as notas. Agora não tenho dúvida que nos comentários sem contraditório a direita está muito mais representada.



    Colocado por: PickaxeE quem ganha 820€ não vai poupar nada!!!!
    Já sabe quanto é que vai poupar de IRS em 2024, face a 2023? isso parece-me mais interessante, mas ninguém quer saber.


    Pelo que percebo as contas que fazem, esses 1500M são uma estimativa. Mas na campanha o LM prometeu uma descida de 3000M em sede de IRS sem esclarecer mais nada. Mas ambíguo do que isso não podia ser:

    https://www.youtube.com/watch?v=nLPu2PDVSog&t=1489s
  17.  # 198

    Colocado por: ghost12Pelo que percebo as contas que fazem, esses 1500M são uma estimativa. Mas na campanha o LM prometeu uma descida de 3000M em sede de IRS sem esclarecer mais nada. Mas ambíguo do que isso não podia ser:

    Qual ambiguidade, o LM falava em 3,5 mil milhões em 4 anos e o PNS dizia que eram 16 mil milhões. Só faltava o Guterres para fazer as contas...
    O mesmo PNS que dizia que a baixa de impostos era uma aventura para as Finanças do País que agora grita que a baixa é poucachinho.
    Como já sou muito cota, promessas eleitorais não valem o papel onde são impressas. Em jovem fui vacinado com "os amanhãs que cantam" e perdi ilusões em promessas.
    Concordam com este comentário: Bondi
  18.  # 199

    Colocado por: ghost12Mas na campanha o LM prometeu uma descida de 3000M em sede de IRS sem esclarecer mais nada.

    3000M na legislatura de 4 anos.
  19.  # 200

    Colocado por: jpvngEnfim.
      monirs.jpeg


    e quanto paga de imposto quem ganha 1000€ brutos?
 
0.0443 seg. NEW