Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 381

Colocado por: BrunoFranco

Uma guerra que tenha havido na altura dele?

Se não começa com ele não conta é isso ?
    O que você disse foi o “maior tempo de paz” … não foi “ o maior tempo sem guerras iniciadas pela América “ ( aí já podia concordar …)
  2.  # 382

Colocado por: SolivaNão concordo de todo , mas lá está cada um tem direito á sua análise.
    O governo de trump ( a meu ver ) foi de retrocesso na política externa e nas regulamentações internas especialmente ambientais ( irrealistas no séc XXI ) , para não falar no retrocesso da política interna que posteriormente foi essencial para o fim do roe v wade.

A nível económico não podemos negar que herdou uma economia estável … entretanto teve de cumprir algumas das promessas de campanha ( cortes de impostos massivos nas empresas e camadas ricas ) que levou a um aumento de défice … até teria passado despercebido, mas a inabilidade de lidar economicamente, política e socialmente com o Covid … causou posteriormente uma recessão.
    ( verdade seja dita , fosse qual fosse o governo … a recessão pós-Covid seria inevitável)

Foi muito …popular … cavalgando na movimentação das massas, governando como se estivesse em perpétua campanha , rodeado de gente incapaz e a roçar o nepotismo ( com a integração de familiares )

Usando a sua metáfora : “ pedreiros que passam o tempo a dizer asneiras mas no fim deixam os muros direitos...” …mas caiem 6 meses depois

Não concordo em quase nada mas, respeitemo-nos… estive lá várias vezes e falo diariamente com pessoas de lá, democratas liberais e trumpistas e republicanos…

Em relação a questões climáticas, ele tem toda a razão: que sentido fazia obrigarem os Estados Unidos a pagar uma batolada enorme de “sanções “ enquanto a China que só polui não sei quantas vezes mais, pagar uma ninharia, até mesmo comparado com a Europa.?
    Quanto ao vírus do morcego, ele sempre disse e agora comprova-se, que o Fauci e amigos andaram a iludir a malta e a esconder muita coisa…ele não queria dar dinheiro massivo para vacinas experimentais e lobbies …
    A comunicação dele , é uma desgraça total… disse coisas estupidas até para o gajo mais estupido… no final de contas, a vida estava bem melhor lá e no mundo…
    O que a CNN passa, enfim… lá, sentia-se outra coisa.. não obstante de não gostar da personagem em si!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Soliva
  3.  # 383

Colocado por: Soliva
    O que você disse foi o “maior tempo de paz” … não foi “ o maior tempo sem guerras iniciadas pela América “ ( aí já podia concordar …)

Colocado por: Soliva

Então explique por favor, porque não percebi o que você quis dizer!
  4.  # 384

Colocado por: BrunoFrancoEm relação a questões climáticas, ele tem toda a razão: que sentido fazia obrigarem os Estados Unidos a pagar uma batolada enorme de “sanções “ enquanto a China que só polui não sei quantas vezes mais, pagar uma ninharia, até mesmo comparado com a Europa.?

Eu entendo esse ponto de vista e é obviamente válido … mas agora vamos a realidades practicas… o mundo está a atravessar uma fase climática extrema , os avisos não são de hoje … e passos tem de ser feitos para a descarbonizacao … a continuação de exploração de gás , carvão e uso e abuso de petróleo tem de se reduzir … é um facto e todas as medidas dele vão em contrasenso ambiental, para não extravasar o sentimento anti aquecimento global que vai no partido republicano .
    Ora se os EU / Europa liderassem a descarbonização era demasiado fácil , apontar o dedo á China como poluidor mundial e pressões populares como sabe … move mentes e gera acções .

Colocado por: BrunoFrancocomprova-se, que o Fauci e amigos andaram a iludir a malta e a esconder muita coisa…ele não queria dar dinheiro massivo para vacinas experimentais e lobbies …

Verdade … factos foram e ainda estão escondidos , e no entanto havia pessoas a morrer … a incapacidade de lidar com este simples facto foi negligente.
    O negacionismo foi mais fácil … mas geraram mortes .

Colocado por: BrunoFrancoEntão explique por favor, porque não percebi o que você quis dizer!

Que não foi o período de maior paz no mundo.
    É factual … aliás a operação suleimani poderia ter corrido tão bem … não fosse aquele discurso disparatado . 😂
    • Carvai
    • 21 julho 2024 editado

# 385

Era o que eu pensava. Tirando questões ideológicas e causa identitárias nada mudou com Trump nem depois de Trump.
    Tal como a promessa do fim da guerra na Ucrânia, ele não tem qualquer plano milagroso. Simplesmente os verdadeiros protagonistas - Putin e Zelensky - precisam urgentemente de uma desculpa para fazer cedências e o Trump sem qualquer atitude consistente é o ideal para isso, e com malucos não se discute...
    Concordam com este comentário: Soliva
  5.  # 386

Colocado por: CarvaiTirando questões ideológicas e causa identitárias nada mudou com Trump nem depois de Trump.

O tipo quase provoca uma guerra civil, só isso é motivo de preocupação. O Trump é bom mas é a virar meio mundo contra a outra metade. Trouxe uma polarização das ideias, em que se "não concordas comigo é porque és mau, e eu é que sou bom". Só isso...

Sem falar na questão dos imigrantes, gente sem a qual o país parava de um dia para o outro. Paradoxalmente, queixa-se dos imigrantes, quando 97% da população (??? não sei ao certo), é descendente de gente que não nasceu ali.

A quantidade de temas que voltaram para cima da mesa de debate, sem o menor sentido nos dias de hoje. O Trump exacerbou e puxou pelo lado mais selvagem e irracional do ser humano. Assim de simples.

Mas pronto, em Novembro teremos mais uma oportunidade para ver o que melhora com ele, se é que melhorará alguma coisa.
    • Soliva
    • 21 julho 2024 editado

# 387

Como qualquer presidente que baseie a sua presidência num concurso de popularidade, resultados não interessam … desde que haja uma boa foto .
    Não fosse o COVID , os 4 anos da presidência Trump , teriam seguramente um segundo mandato e confesso que não sei se teria sido melhor a nível sociológico e civil no país .
    (E já só falo em plano interno … em externo as implicações seriam piores )

A presidência dele iria ser sempre … apresentar projectos de complexidade divina, ir a senado e congresso , passar por republicanos, chumbar nos democratas… restart!

Iria ser uma presidência “populista e nacionalista” mas no grande plano… irrisória e ultrapassada pela história ( fora os impactos económicos que esses iriam durar anos a recuperar, como qualquer presidência republicana ) , o covid e os democratas naquela estupida atitude, de impeachment atrás de impeachment…alterou esse caminho , e tornou-a altamente polémica ou seja ….tudo o que um bom filme americano precisa …no entanto um bom filme exige sempre uma sequela … e essa foi-lhe negada .

Motivo pelo qual agora vem seguramente a sequela ( e como qualquer sequela não será melhor que o primeiro … ) .
    • AMG1
    • 21 julho 2024

# 388

O Trump, goste-se ou não dele, entre ser um mitomano inveterado, ter um discurso de carroceiro alarve, sem ponta de ideia ou de senso, a verdade é que faz o pleno de muitos americanos e pelo que aqui se vê até de alguns portugueses.
    A partir de Janeiro finalmente o mundo terá paz, voltará a ser próspero, os problemas ambientais vão desaparecer, etc....
    A democracia americana talvez mude um bocadito, basta ver a galeria de trastes que se perfilam para o amparar na hercúlea tarefa para o perceber, mas que interessa isso?
    Desta vez o homem vai ter o enquadramento que lhe faltava. O Pence e os moderados que o acompanharam, desta vez dão o lugar a quem tem um plano e os meios para, como diz o candidato a vice, reatar a ordem constitucional americana...se alguém tem dúvidas sobre o que isso significa, o homem até foi mais preciso e deu um exemplo: se no 6 de janeiro ele estivesse no lugar do Pence, não tinha validado a eleição. Imaginam o que isso significava?
    Talvez ainda tenhamos oportunidade de o viver, para gáudio de quem acha que o Trump é como o melhoral.
  6.  # 389

Prontes, o Biden vai para o lar e o Trump está garantido a não ser que melhorem a pontaria.
    Falar em guerra civil por causa de umas manifestações como a do Capitólio ou de Brasilia é linguagem fofinha que já não pega. O Mundo mudou e a esquerda comunista já não engana ninguém e a direita deixou de se acomodar e criou um discurso semelhante.
    A ultima manifestação que provocou uma guerra desastrosa foi a dos motards em Kiev. Derrubou um Presidente legitimamente eleito e dividiu um País que ainda se estava a consolidar. Depois veio um ditador saudoso do regime soviético que começou uma guerra sanguinária á imagem dos regimes comunistas e chineses para quem uns milhões de mortos foram sempre uma causa menor.
    Os mesmos regimes que causaram e causam milhões de mortos em África.
    E a imigração nos USA não diminuiu no tempo do Trump antes pelo contrário apesar de todo o discurso ameaçador e das promessas de muros.
    E a imigração aumentou sobretudo por causa dos ditadores fofinhos na América do Sul que conduziram e conduzem os povos á miséria.
    E o Trump não vai melhorar nada mas pior não fica (como dizia o humorista brasileiro). Se parar a guerra na Ucrânia já será um enorme feito mas não por habilidade dele.
    • AMG1
    • 21 julho 2024

# 390

A guerra da Ucrânia para, como é óbvio, no dia que os USA deixarem de armar os ucranianos e parafraseando o candidado a vice ..."quero lá saber da Ucrânia".
    Alguém tem dúvidas que a guerra da Ucrânia vai acabar.
    Ja nem precisamos de recordar o que foi a cimeira de Helsínquia, em que o Trump foi humilhado pelo Putin e ainda enxovalhou os serviços de informação americanos dos quais depende.
    Concordam com este comentário: eu
    • AMG1
    • 21 julho 2024

# 391

Colocado por: Carvai...
    Falar em guerra civil por causa de umas manifestações como a do Capitólio ou de Brasilia é linguagem fofinha que já não pega. O Mundo mudou e a esquerda comunista já não engana ninguém e a direita deixou de se acomodar e criou um discurso semelhante.

Se o que a direita tem para oferecer ao mundo actual é a linguagem e o comportamento do Trump e seus amigos, então podemos ficar descansados sobre o futuro porque ele será brilhante.
    Ainda bem que está completamente enganado. Nem toda a esquerda é comunista, nem toda a direita e trumpista. Felizmente!
    Concordam com este comentário: Soliva, eu
  7.  # 392

Colocado por: AMG1Ainda bem que está completamente enganado. Nem toda a esquerda é comunista, nem toda a direita e trumpista. Felizmente!

Tem toda a razão, mas por experiência direta e vivida e quando era jovem e deveria acreditar nos amanhãs que cantam, o que assisti (não li porque ninguém escrevia) foi á violência ideológica, fuzilamentos em publico, campos de concentração, fome e miséria.
    O problema da imigração na Europa não é a Meloni, são os bandos armados que continuam a cometer crimes em nome de ideologias já desmascaradas com o apoio da Rússia e China.
    • AMG1
    • 21 julho 2024

# 393

Colocado por: Carvai
    Tem toda a razão, mas por experiência direta e vivida e quando era jovem e deveria acreditar nos amanhãs que cantam, o que assisti (não li porque ninguém escrevia) foi á violência ideológica, fuzilamentos em publico, campos de concentração, fome e miséria.
    O problema da imigração na Europa não é a Meloni, são os bandos armados que continuam a cometer crimes em nome de ideologias já desmascaradas com o apoio da Rússia e China.

Lamento que tenha tido de assistir atudo isso. Eu também tive a minha quota parte de experiência curiosamente com os dois lados dessa barricada e numa altura da vida em que devia ter tido outras vivências mais felizes, mas enfim, adiante.
    Costuma dizer-se que a idade nos traz a sabedoria que só a experiencia permite. Por isso permita-me um conselho: use essa experiência para não aceitar os dogmas extremistas venham donde vierem, porque não há extremismos maus e extremismos bons, todo eles são maus e com a nossa idade e experiência (68), já não temos margem para estar enganados nisso.
    Concordam com este comentário: Soliva
    • Soliva
    • 21 julho 2024 editado

# 394

Por ter decidido ingressar novamente na faculdade e tirar nova licenciatura, está a “forçar-me “ a focar em história , especificamente o séc XX.
    Actualmente estou a ler uma obra de Droix ( A história do séc XX ) e ao ler a parte do nascimento do fascismo e dos regimes nacionalistas populares e o marxismo-leninismo da URSS é como se estivesse a ler sobre os eventos que o mundo esta actualmente a atravessar.

E meus caros o futuro a curto prazo não é risonho …
    Concordam com este comentário: Dias12, eu
    • AMG1
    • 22 julho 2024

# 395

Nao estou tão desiludido a ponyo de imaginar a repetição de um dos momentos mais negros da história contemporânea.
    Se assim tiver que ser resta-mw a esperança de imaginar que o Karl Marx podia estar certo quando, no "dezoito do brumario" mencionou que a historia se repete, mas a primeira vez como tragedia e na segunda como comédia.
    Assim ao menos sempre nos rimos na desgraça.
    Agora a sério. Isto também não está assim tão mal. Temos de procurar enquadrar historicamente e sociologicamente todos estes sinais. O mundo contemporâneo não é o do período entre guerras.
    A informação disponivel e as ferramentas disponíveis para cada um lidar com essa informação tem de servir para alguma coisa. Talvez eu seja demasiado otimista, mas recuso-me a aceitar que o mundo não tenha aprendido nada com tantos milhões de mortos em nome de patranhas inconsequentes.
  8.  # 396

Colocado por: AMG1Por isso permita-me um conselho: use essa experiência para não aceitar os dogmas extremistas

Obrigado pelo conselho mas não era necessário. Há muitos anos que não alinho com extremismos políticos (nem futebolísticos). Claro que se fosse americano nunca votaria no Trump mas também não alinho na histeria de que vem aí o fim do mundo por causa dele. Nem se Le Pen ganhar daqui a 2 anos não me incomoda minimamente.
    E cá por casa o Ventura nunca me fez perder o sono, e acho que ele chegou onde chegou principalmente pela campanha de ódio que lhe fizeram. Se o tivessem ignorado como fizeram a outros maluquitos que aparecem na politica, continuava lá num cantinho da AR. Aliás já se nota a quebra do Chega porque começaram a ignorá-lo.
    • AMG1
    • 22 julho 2024

# 397

Nao estou tão desiludido a ponyo de imaginar a repetição de um dos momentos mais negros da história contemporânea.
    Se assim tiver que ser resta-mw a esperança de imaginar que o Karl Marx podia estar certo quando, no "dezoito do brumario" mencionou que a historia se repete, mas a primeira vez como tragedia e na segunda como comédia.
    Assim ao menos sempre nos rimos na desgraça.
    Agora a sério. Isto também não está assim tão mal. Temos de procurar enquadrar historicamente e sociologicamente todos estes sinais. O mundo contemporâneo não é o do período entre guerras.
    A informação disponivel e as ferramentas disponíveis para cada um lidar com essa informação tem de servir para alguma coisa. Talvez eu seja demasiado otimista, mas recuso-me a aceitar que o mundo não tenha aprendido nada com tantos milhões de mortos em nome de patranhas inconsequentes.

Colocado por: Carvai
    Obrigado pelo conselho mas não era necessário. Há muitos anos que não alinho com extremismos políticos (nem futebolísticos). Claro que se fosse americano nunca votaria no Trump mas também não alinho na histeria de que vem aí o fim do mundo por causa dele. Nem se Le Pen ganhar daqui a 2 anos não me incomoda minimamente.
    E cá por casa o Ventura nunca me fez perder o sono, e acho que ele chegou onde chegou principalmente pela campanha de ódio que lhe fizeram. Se o tivessem ignorado como fizeram a outros maluquitos que aparecem na politica, continuava lá num cantinho da AR. Aliás já se nota a quebra do Chega porque começaram a ignorá-lo.

Claro que o Trump não é o fim do mundo, na melhor das hipoteses será o fim de uma uma certa ideia de América, mas a verdade é que muito americanos, particularmente os que votam nele, também não gostam dessa ideia de América. Eu ate acho que isso (votar no Trump) podia ser um bom exercício da democracia, nao fosse estarmos perante um aldrabão que lhes quer vender que é possivel voltar ao que os USA ja foram, quando ele está careca de saber que isso não é possivel.
    Depois também acho que se valoriza demais o homem, ele só faz parte se uma longa linhagem de protofacistas que sempre existiram na América e que ciclicamente aparecem na politica nacional americana. Basta seguir a origem do slogan "make América great again" para perceber isso.
    Na europa a coisa é bem mais complicada, aqui existe um larguissimo passado de totalitarismos de toda a espécie. Eu nao menosprezo mesmo nada a relevância que alguns desses extremistas se chegarem ao poder. Se olharmos p.e. para a Hungria, aquilo já tem muito pouco de democracia liberal, o proprio Orban já lhe chama iliberal mas os húngaros sabem bem no que se estão a meter.
    Quanto às sras Le Pen e Meloni, não as acho comparáveis e tal como boa parte dos italianos a Meloni não é para levar completamente a sério, mas a Le Pen ou a rapaziada da AfD alemã,já são outra conversa. Ali existe pensamento estruturado e um objectivo claro de transformação da sociedade europeia tal como a conhecemos hoje.
    Quanto ao André, coitado, esse não joga neste campeonato, não passa de um oportunista sem princípios nem outro objectivo que não seja safar-se usando quem acredita no paleio dele. Nisso é bem mais proximo do Trump do que de muitos dos seus amigos europeus.
  9.  # 398

Tivemos 4 anos de Trump e o mundo nao acabou.

Nos, europeus, temos um grande problema com a democracia. Nao podemos ser nos a decidir quem vai governar os outros paises com base naquilo que nos interessa. Quem vota nas eleicoes americanas sao os americanos. O que a Europa precisa de fazer e assumir-se como um bloco economico, politico e militar de uma vez por todas com autonomia propria.

Eu pessoalmente acho que a Europa tem problemas muito mais graves com que se preocupar do que quem governa os US. Nos ultimos anos, tudo o que e malta e empresas empreendedoras europeias acabam nos US. Toda a inovacao disruptiva e nao incremental acontece nos US. Nos grandes pilares dos proximos 10/20 anos (mobilidade que nao implique carbono e tecnologia) a Europa nao tem qualquer tipo de competitividade atual nem um futuro risonho. Os Facebooks, Teslas, Instagrams, Nvidias e afins continuam todos a aparecer ou fazer-se nos US e ate a China nos morde os calcanhares. Em cima disso a nivel militar somos tao ridiculos que nao temos qualquer capacidade industrial que nos permitisse apoiar de forma a ter influencia da guerra da Ucrania sem suporte dos US. Tudo isto sao problemas que so se tornam mais ou menos graves sendo o PUSA o Biden ou o Trump, mas que continuam a ser problemas essencialmente da Europa.

E a parte militar e deprimente. Basta ver o 'choro' de quase todos os paises com honrosas excepcoes como a Polonia quando se fala em cumprir os minimos dos 2% do PIB de investimento militar. E so estado social, estado social, estado social... e quando a guerra nos bate a porta, rezar que os US tenham um Presidente disposto a enviar HIMARs e PATRIOT para os paises se defenderem.
    Concordam com este comentário: Carvai, Dias12
    • Soliva
    • 22 julho 2024 editado

# 399

Honestamente acho que está a ser demasiado simplista e até nacionalista em assuntos de política externa .
    Portugal já não é mais aquele país que está na ponta da Europa , Portugal é uma país que está em várias alianças internacionais económicas e militares numa globalização que está divida em blocos ideológicos perpetuamente antagonistas.

Desengane-se se acha que o impacto das eleições americanas não tem impacto em Portugal / Europa …tem e muito.
    Concordo que a Europa tem de uma vez por todas libertar-se do jugo americano , mas por ora, quer queiramos quer não , os EUA ainda lideram as democracias liberais e o tipo de líder deles tem suma importância pois apontam o rumo que os “aliados “ seguem.

Esta semana li …” através do Plano Marshall, a Europa Ocidental desenhou-se á medida dos interesse americanos “ já foi há décadas , mas as consequências persistem desde então, e os desenvolvimento tecnológico deve-se á política de importação de “cérebros” americana que dá frutos desde os anos 50 .

Vai demorar décadas até termos uma indústria militar independente e nem pensar que a posição americana para com a UE vai permanecer a mesma … ( o impacto económico é demasiado grande ).

Mais 4 anos de presidência Trump , vai ter consequências , obviamente não será o final do mundo , mas cada vez mais vai contribuir para o fracionamento do bloco das democracias liberais para regozismo dos blocos sino-soviéticos e dos movimentos populares .
  10.  # 400

Finanças chumbaram empréstimo à Inapa por faltar “estratégia de recuperação” e garantia de “ressarcimento do Estado”

Governo decidiu chumbar o empréstimo de 12 milhões de euros à Inapa, que vai conduzir a distribuidora de papel à falência “nos próximos dias”, depois de a Parpública, a Direção-Geral do Tesouro e Finanças (DGTF) e a Unidade Técnica de Acompanhamento e Monitorização do Setor Público Empresarial (UTAM) terem “concluído que a proposta não reunia condições sólidas, nem demonstrava a viabilidade económica e financeira que garantisse o ressarcimento do Estado”.

https://eco.sapo.pt/2024/07/22/financas-chumbaram-emprestimo-a-inapa-por-faltar-estrategia-de-recuperacao-e-garantia-de-ressarcimento-do-estado/

Parece que o regabofe acabou....

0.0268 seg. NEW