Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 541

Colocado por: HFSF

Como é que se vota na IL ou no chega como se fosse semelhante?

E justifica tudo que fez de mal?
    Atentados à democracia, corrupção com perdões presidenciais, acaba de ser condenado, project 2025.

O socrates também ajudou na transição para as energias renovaveis e hoje podemos dizer que alguns dias Portugal é completamente verde, justifica? Na minha opinião é uma vergonha estar livre

É um voto com algumas ideias em comum á direita.
    Corrupto como todos os governantes, incluindo Portugal e vejam lá onde foi parar o sr Costa.
    Único erro grave dele mesmo foi ser contra o COVID
  2.  # 542

Colocado por: dmanteigas

Pois eu tenho a opor... isto nao e simplesmente uma questao de virem para trabalhar. E a capacidade que temos para os receber sem causar problemas sociais. Por exemplo... alguem acredita que os 300 mil imigrantes que entraram o ano passado nao vieram pressionar o mercado habitacional de forma significativa?? Ou servicos publicos? Um Pais como Portugal tem capacidade de acolher este numero de imigrantes sem causar uma reducao da qualidade de vida da populacao em geral? Obvio que nao...

Se for pensar só por esse lado é tão todos os portugueses se voltassem ao país ia ser bonito, quanto milhões não somos espalhados pelo mundo...
    Mas aceito a sua opinião e nas grandes cidades acaba por causar certa tensão.
    Ainda hoje a mãe de uma amiga não arranja t1 no porto por menos de 800 euros
  3.  # 543

Colocado por: spvaleSe for pensar só por esse lado é tão todos os portugueses se voltassem ao país ia ser bonito, quanto milhões não somos espalhados pelo mundo...

E exatamente a mesma logica. Mas isso nao e um problema atual porque nao temos pessoas a regressar. O que temos e cada vez mais pessoas a sair.
    Para colocar as coisas em perspectiva... se mantivermos o volume de imigracao de 2022, em 2026 vamos ter 1.5 milhoes de imigrantes, num Pais cuja populacao em 2022 era de 10 milhoes. Alguem acha que deixar entrar 1.5 milhoes de pessoas em 5 anos, 15% da populacao, e possivel do ponto de vista social e economico? Obvio que nao... vai criar problemas para todos desde os imigrantes aos locais, com reducao da qualidade de vida media.

E o pior de tudo e que falamos essencialmente de imigracao de baixa qualificacao que vem para empregos de baixos salarios e precarios. Que sao 'usufrutuarios liquidos' do estado social e os primeiros 'a cair' numa crise economica.
  4.  # 544

Colocado por: spvaleO Canadá nesse aspecto não facilita e se for ver as políticas se for apanhado a conduzir com álcool ou bater na mulher esqueça.

Lá está. Eu não me foco no imigrante, mas no delito. Pouco me importa que seja cometido pelo imigrante ou português. Até porque o português tem pouca fama de bater na mulher tem...
    Eu não acho que o problema se resolve por expulsar o estrangeiro enquanto que o português continua a bater na mulher mesmo depois de ter sido "marcado" pela policia ou tendo queixa em contra.
  5.  # 545

Colocado por: spvaleFalam do Trump por exmplo mas foi dos poucos presidentes americanos a não iniciar/manter uma invasão em nenhum país

Qual, aquele que invadiu o próprio capitólio?
    Em que só aceita a democracia quando ganha?
    Naquele período em que a população polarizou-se, e se virou metade contra a outra metade?
  6.  # 546

Colocado por: spvaleO meu voto como já o disse neste momento é IL/CHEGA

Algum critério em particular?
    Na IL percebo perfeitamente, mas o que tem de parecido o André Ventura?
  7.  # 547

Colocado por: dmanteigasporque temos menos criminalidade hoje que em 2014

Seguindo a lógica, poderemos assumir então que em 2014 havia um maior numero de imigrantes, certo?
  8.  # 548

Colocado por: dmanteigasQue sao 'usufrutuarios liquidos' do estado social

Já que andamos à volta do Trump e imigrantes.
    Segundo estes cálculos (link), só os latinos que vivem nos EUA, 20% da população, foram responsáveis por 39% do crescimento do PIB em 2023. Seriam, isolados, a quinta maior economia do mundo. Eu deduzo portanto, que "andam é a aproveitar-se do sistema"... Segundo o Trump são violadores, narcotraficantes, etc etc.

https://mexicopragmatico.com/si-los-latinos-de-estados-unidos-fueran-un-pais-serian-la-quinta-economia-mundial/?utm_campaign=feed&utm_medium=referral&utm_source=later-linkinbio

Suíça, Luxemburgo, UK, Alemanha, etc... que percentagem têm de imigrantes? Será que atrasam o país, ou pelo contrário, são parte do crescimento dessas economias?

A malta queixa-se que os imigrantes pressionam muito o sector da habitação...
    Pois eu queria ver é quantas casas e apartamentos se construíriam sem eles!

Depois queixam-se do dumping salarial. Ao mesmo tempo que querem as casas mais baratas...

:)
  9.  # 549

Colocado por: N Miguel OliveiraSeguindo a lógica, poderemos assumir então que em 2014 havia um maior numero de imigrantes, certo?

Isso e uma logica da batata... aqui ninguem esta a dizer que so existe criminalidade por causa dos imigrantes. Agora ignorar que a imigracao descontrolada dos ultimos 2 anos contribuiu para o aumento da criminalidade e o equivalente a colocar um capacete de aluminio e dizer que a terra nao e redonda.

Colocado por: N Miguel OliveiraEu deduzo portanto, que "andam é a aproveitar-se do sistema"... Segundo o Trump são violadores, narcotraficantes, etc etc.

Ainda bem que nao estamos aqui a falar do Trump e dos EUA mas de Portugal. A situacao nos US nao interessa para o caso nem tem qualquer paralelo com Portugal.

Como disse, aqui nao e uma questao de virem trabalhar pois a larga maioria dos que vem, vem obviamente para trabalhar. E uma questao de ter capacidade de receber e integrar. E Portugal nao tem capacidade para receber e integrar 300 mil imigrantes por ano. Tao simples quanto isso. So promove tudo o que a imigracao tem de negativo sem nada de positivo.

O problema e que voces na vossa cegueira ideologica em qualquer discussao sobre imigracao nao conseguem olhar para coisas que sao factuais e objetivas e limitam-se a meter um monte de frases feitas sem grande interesse para a discussao. Obviamente que nenhum pais se pode fechar aos fluxos migratorios, quer imigracao quer emigracao. Agora tambem e verdade que nenhum pais consegue geri-lo de forma sustentada se nao o controlar de alguma forma.

No seu argumento, relativamente bacoco, entao deviamos deixar entrar 2/3/4 milhoes de pessoas pois mais pessoas e igual a mais crescimento correto? Errado... se assim fosse os paises com mais populacao seriam os paises com maior crescimento economico. Em cima disso, a economia pode crescer por via do aumento populacional, mas o PIB per capita decrescer o que significa que o pais como um todo produz mais, mas a producao por cidadao reduz. A parte social e igual. Basta ver o que tem acontecido em paises como a Suecia que esta com um problema de criminalidade violenta gravissimo precisamente por falta de controlo dos fluxos migratorios.

Num cenario ideal, um Pais saudavel nao pode ter uma politica de 'portas escancaradas' relativamente a imigracao. Deve existir um controlo anual que estabelece o numero de vistos que se vai atribuir, com base nas necessidades do Pais e na capacidade de integracao. Isto nao e ser 'anti imigracao'. Pelo contrario. A situacao atual, como disse, nao beneficia nem o pais, nem os imigrantes. Pelo contrario, promove a guetizacao, a criacao de comunidades de imigrantes nao integrados e um aumento de tudo o que a imigracao tem de negativo (pois como tudo na vida, nao ha so positivos).
    Concordam com este comentário: Dias12
  10.  # 550

Colocado por: dmanteigasNo seu argumento, relativamente bacoco, entao deviamos deixar entrar 2/3/4 milhoes de pessoas pois mais pessoas e igual a mais crescimento correto? Errado... se assim fosse os paises com mais populacao seriam os paises com maior crescimento economico. Em cima disso, a economia pode crescer por via do aumento populacional, mas o PIB per capita decrescer o que significa que o pais como um todo produz mais, mas a producao por cidadao reduz.

Acabei de lhe dar o exemplo contrário, em que 20% da população ajudou em 39% o crescimento do PIB americano. Esse 1/5 da população, por casualidade, calhou de ser latino.

O que ponho em causa é precisamente essa quantidade de pessoas, que por acaso nasceram noutro país que não Portugal. Qual é o numero limite de imigrantes, como se calcula, e qual é esse numero nos países europeus mais ricos? Como fizeram? Como se adaptaram? Que prioridades tiveram? Etc.

Para que 300 mil pessoas num ano cause todo este alarido, e venhamos logo com o "bateu na mulher, apalpou a prima, etc"... como que se os nacionais fossemos todos uns santos.
    • AMG1
    • 3 setembro 2024

# 551

Colocado por: spvale
    Iniciou alguma guerra: não..
    Continuou alguma: Não
    Terminou a guerra no Afeganistão foi o primeiro a retirar as tropas, desde bush/Obama...
    Não simpatizo com o Trump mas é a realidade.
    Supostamente os EUA querem sempre terminar com regimes comunas mas a meu ver querem alimentar a indústria do armamento que por lá existe

Portanto em resposta a minha pergunta a sua resposta é um rotundo não!
    Lembro-lhe que o que disse inicialmente foi que o Trump tinha sido dos "poucos presidentes americanos a não iniciar/manter uma invasão em nenhum pais"
    Na verdade não invadiu, manteve a invasão do Afeganistão até ao ultimo semestre da sua presidência e apenas retirou menos de um terço dos soldados deixando todos os restantes militares e civis para serem retirados no semestre seguinte. Ao mesmo tempo permitiu que os Talibas se fossem reorganizando de tal modo que acabaram por chegar a Cabul meses antes da data acordada.
    Ja nem vou falar da anedota que foi a libertação dos combatentes Talibas presos meses antes da data prevista para a retirada, ou outros episodios do mesmo tipo.
    A retirada do Afeganistão é um ponto bem negro na historia das Forças Armadas dos USA e nem o Trump, nem o Biden se livram de responsabilidades no que se passou.
    Agora vamos lá comparar o pacifista Trump com outros presidentes.
    Para não irmos lá muito atrás fiquemo-nos pelos ultimos 4, que por acaso até são dois republicanos e dois democratas.
    Nesse periodo, se a memória não me falha tivemos duas invasões (Iraque e Afeganistão), ambas iniciadas pelo Bush (filho). Quanto ao Afeganistão ja vimos o que se passou, quanto ao Iraque, a invasão propriamente dita acabou com o Obama mas mantiveram-se tropas de combate no terreno que só foram retiradas pelo Biden em 2021. Portanto, o Trump também manteve um vastíssimo contingente de tropas no Iraque durante todo o seu mandato.
    Perante isto, ainda acha que o Trump foi menos belicista do que a maioria dos presidentes americanos?
    Depois, essa ideia de que os americanos só querem acabar com os comunas vai perdoar-me, mas é mesmo muito simples, quase parece retirada de um manual anti-americano do tempo da ex-URSS. Acha que a intervenção americana nos balcãs p.e. foi para terminar com os comunas?
    Mesmo agora, acha que o apoio a luta da Ucrânia pela sua independência, também é para acabar com os comunas, neste caso seriam nazis como lhes chama o Putin, esse grande amigo do Trump.
    Você até pode não "simpatizar" com o Trump, mas olhe que não parece!
  11.  # 552

Colocado por: dmanteigasO problema e que voces na vossa cegueira ideologica em qualquer discussao sobre imigracao nao conseguem olhar para coisas que sao factuais e objetivas e limitam-se a meter um monte de frases feitas sem grande interesse para a discussao.

Se ler o que escreve, é precisamente isso que você faz. Assume, supõe que determinado facto se deve à imigração. Quando os dados factuais não apontam uma causa especifica.

Ainda hoje li que o preço das casas voltou a subir. Ora, podemos assumir que é porque há mais imigrantes? Talvez. Curiosamente na noticia apontavam para o efeito contrário da boa vontade do governo com as medidades de apoio aos jovens.

Eu não nego que a imigração tenha impacto no imobiliário, segurança, ou nos serviços, só não sei em que medida isso acontece para simplesmente assumir que "A" é por causa do "B"... quando existem muitos outros factores, como em quase tudo.

Começa o ano escolar... e como sempre há problemas com os professores. OK. Que é preciso fazer? Formar mais professores? Ter menos estudantes estrangeiros? Um pouco das duas? Em que medida? Eu não sei. Mas vejo que muita gente sabe logo qual seria a solução, e quais as conclusões a tirar da noticia de que há falta de professores: imigração. Essa é a cegueira ideológica que vejo.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • AMG1
    • 3 setembro 2024

# 553

...
    Agora ignorar que a imigracao descontrolada dos ultimos 2 anos contribuiu para o aumento da criminalidade e o equivalente a colocar um capacete de aluminio e dizer que a terra nao e redonda.

Eu não sei se o aumento da emigração dos ultimos dois anos é responsável pelo aumento da criminalidade violenta nesses mesmos anos, porque não tenho qualquer informação que me permita fazer esta correlação.
    Será que esta posição também equivale a andar de "capacete de alumínio na cabeça a dizer que a terra não é redonda"?
    Já agora, quem faz a afirmação de que essa relação existe, sem qualquer informação que a suporte, equivale a andar com o que na cabeça?
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, OliveiroS/N
    • AMG1
    • 3 setembro 2024

# 554

...Obviamente que nenhum pais se pode fechar aos fluxos migratorios, quer imigracao quer emigracao. Agora tambem e verdade que nenhum pais consegue geri-lo de forma sustentada se nao o controlar de alguma forma.

Concordo completamente e não o diria melhor!
    Só que para isto, não precisamos de andar a demonizar quem escolhe vir viver entre nós. Entre quem nos procura sejam muitos ou poucos, muçulmanos, católicos, africanos oh americanos, certamente que estão piores e melhores pessoas, tal como todos os que ja cá estão. Por isso é profundamente errado desatar a colocat rótulos em cima de centenas de milhares de pessoas, com as mais variadas origens e credos, só porque achamos que todas são demais.
    Mesmo porque se de facto são demais, a culpa de cá estarem é nossa e não deles!
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  12.  # 555

E exatamente a mesma logica. Mas isso nao e um problema atual porque nao temos pessoas a regressar. O que temos e cada vez mais pessoas a sair.
    Para colocar as coisas em perspectiva... se mantivermos o volume de imigracao de 2022, em 2026 vamos ter 1.5 milhoes de imigrantes, num Pais cuja populacao em 2022 era de 10 milhoes. Alguem acha que deixar entrar 1.5 milhoes de pessoas em 5 anos, 15% da populacao, e possivel do ponto de vista social e economico? Obvio que nao... vai criar problemas para todos desde os imigrantes aos locais, com reducao da qualidade de vida media.

E o pior de tudo e que falamos essencialmente de imigracao de baixa qualificacao que vem para empregos de baixos salarios e precarios. Que sao 'usufrutuarios liquidos' do estado social e os primeiros 'a cair' numa crise economica.

Mas se todos os países pensarem do mesmo modo vamos ter que acolher todos,
    Desde que venham para trabalhar os pais são sem qualificação as os filhos podem ter.
    Pessoal não qualificado pode criar empresas de milhares se forem trabalhadores
  13.  # 556

Colocado por: N Miguel Oliveira

Algum critério em particular?
    Na IL percebo perfeitamente, mas o que tem de parecido o André Ventura?

Ambos partidos de direita, defendem semelhante mas o modo de expressar é completamente diferente, os meios de comunicação conseguem amplificar muito que o CHEGA afirma e em alguns aspectos não concordo nem ele ia conseguir impor.
    Gostava de ver uma coligação de direita mas o PSD é o PS até se entendem para não perder o tacho, próximas eleições vamos ver ainda uma mudança maior até imigrantes com voto em Portugal são militantes do CHEGA e mulheres mesmo com o discurso dele
  14.  # 557

Agradeço a explicação.

Colocado por: spvaleo PSD é o PS até se entendem para não perder o tacho

Eu não diria isso assim.
    Supostamente muita gente votou no CH nem tanto por concordar com o que diziam mas para alertar os partidos do sistema que as coisas não estão bem. (Suposição minha, aceito estar errado). Passando à frente a lógica de votar assim... diria que eventualmente os partidos do arco do poder, PS e PSD começaram efectivamente a dar corda aos sapatos e talvez acabem por entender-se dalgum modo afim de evitar as trapalhadas que vamos vendo em França, Itália, etc etc... Haverá claro a questão do tacho, mas acredito que a moderação imperará também. No final, a maioria da nossa população é moderada e votará assim também acho eu.

Já agora, com todo o poder que o Chega agora tem, o que vimos de diferente? O que mudou? O país está melhor em quê? ...que advenha da maior presença e capacidade desse partido?
  15.  # 558

Colocado por: dmanteigasIsso e de quem nao sabe interpretar dados.

Colocado por: dmanteigasNao podemos ter 2 anos seguidos de aumento da criminalidade violenta (+20% comparando com 2021) e dizer que estamos em 'tendencia de descida' porque temos menos criminalidade hoje que em 2014. Isto sim e contra senso e negar os dados.

https://ssi.gov.pt/publicacoes/relatorio-anual-de-seguranca-interna
  16.  # 559

Colocado por: N Miguel OliveiraAgradeço a explicação.

Eu não diria isso assim.
    Supostamente muita gente votou no CH nem tanto por concordar com o que diziam mas para alertar os partidos do sistema que as coisas não estão bem. (Suposição minha, aceito estar errado). Passando à frente a lógica de votar assim... diria que eventualmente os partidos do arco do poder, PS e PSD começaram efectivamente a dar corda aos sapatos e talvez acabem por entender-se dalgum modo afim de evitar as trapalhadas que vamos vendo em França, Itália, etc etc... Haverá claro a questão do tacho, mas acredito que a moderação imperará também. No final, a maioria da nossa população é moderada e votará assim também acho eu.

Já agora, com todo o poder que o Chega agora tem, o que vimos de diferente? O que mudou? O país está melhor em quê? ...que advenha da maior presença e capacidade desse partido?

Eles vão se entendendo porque se o orçamento não passar o CHEGA ganha votos.
    A meu ver ainda não teve capacidade porque não se entendeu com quem governa optou por ser o partido do contra...
    O que o Miguel pensa que poderia ter feito de diferente?
  17.  # 560

Não sei este assassinato também conta para o aumento da criminalidade violenta...
    https://www.cmjornal.pt/portugal/detalhe/morreu-a-gata-atingida-a-tiro-por-conhecido-cirurgiao-em-grandola?ref=HP_PrimeirosDestaques

0.1872 seg. NEW