Colocado por: Dias12sobre o impacto dum numero crescente de "utilizadores"
Colocado por: N Miguel OliveiraEm vez de tornarmos essas tarefas mecanizadas, e de criarmos emprego qualificado... para podermos escolher os imigrantes... isso não acontece.
Colocado por: Dias12A filha da minha prima ter de ir para um jardim de infância a 12 km de distância (que por acaso não fica a caminho do trabalho dela) quando tinha um a 3 km é uma situação hipotética?
Colocado por: N Miguel OliveiraEsses novos utilizadores seriam uma lufada de ar fresco em zonas em que não sobra nada além dos velhotes. Em zonas onde fecham escolas por falta de alunos, maternidades por falta de grávidas, tribunais e afins...
Colocado por: HAL_9000Na verdade é isso que interessa, a taxa de esforço que temos de fazer para aceder à habitação.
Colocado por: HAL_9000Não teria problema nenhum em colocar o meu filho em algumas escolas públicas da AML, mas ja mais o colocaria em outras (nem que tivesse de comer apenas pão e água para pagar o colégio).
Colocado por: N Miguel OliveiraOs imigrantes devem ter os mesmíssimos direitos que os locais, nem mais nem menos. Idem para os deveres.
Não deveria haver preferencia nas creches e escolas.
Colocado por: dmanteigasMas claro que isso depois gera certas situacoes que sao percepcionadas como 'injusticas'. Como aquela mae que viu um imigrante ocupar a ultima vaga para o 1o ano e o filho dela que era de entrada condicional (6 anos apos Setembro) acabou por ficar sem vaga na escola da zona de residencia.
Colocado por: N Miguel OliveiraEsses novos utilizadores seriam uma lufada de ar fresco em zonas em que não sobra nada além dos velhotes. Em zonas onde fecham escolas por falta de alunos, maternidades por falta de grávidas, tribunais e afins...
E depois, como faz com que os imigrantes não saturem os grandes centros? Se vêm para a agricultura, o que fazem eles no Saldanha?
Colocado por: dmanteigasPorque nao quando isto foi implementado, basicamente passava a ser creche gratis para todas as criancas a entrar ou frequentar creche?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Isso é o que está mal de facto.
Os imigrantes devem ter os mesmíssimos direitos que os locais, nem mais nem menos. Idem para os deveres.
Não deveria haver preferencia nas creches e escolas.
Colocado por: N Miguel OliveiraPois, eu aqui não vejo onde está a injustiça.
Colocado por: dmanteigascertas situacoes que sao percepcionadas como 'injusticas'
Colocado por: N Miguel OliveiraVenha para a provincia!Já lá estive muitos anos. Neste momento, a nivel de creche e escolas, os problemas são exatamente os mesmo, com agravante que não há grandes alternativas.
Colocado por: N Miguel OliveiraQue tem que ver com o imigrante?Como tendêncialmente têm menores rendimentos, acabam por ocupar grande parte das vagas das creches públicas.
Colocado por: spvalesabem quem entra em primeiro lugar?Apenas com os dados que indica, Se os estrangeiros declararem efectivamente o que ganham "ordenados superiores ao SMN", penso que não há regra alguma que justifique que passem à frente de quem ganha RSI ou SMN. Logo a instituição onde isso ocorreu terá de justificar o critério de preferência.
O estrangeiro mesmo não sendo ele a criar a regra, é o primeiro a beneficiar dos benefícios.
Colocado por: HAL_9000Apenas com os dados que indica, Se os estrangeiros declararem efectivamente o que ganham "ordenados superiores ao SMN", penso que não há regra alguma que justifique que passem à frente de quem ganha RSI ou SMN. Logo a instituição onde isso ocorreu terá de justificar o critério de preferência.
Colocado por: dmanteigas
Nao e preciso apreciar a governacao para reconhecer o obvio. O desemprego diminuiu, o defice e a divida idem, e o PIB cresceu.
A governacao tem muito menos impacto nestes aspetos do que se pensa. Regra geral num determinado ciclo economico, o que pode fazer e abrandar ou aumentar o ritmo a que os indicadores macro economicos sobem ou descem.
Amanha podemos ter uma crise internacional que manda o pais para recessao sem o atual governo ter qualquer responsabilidade nisso. Onde tem responsabilidades e na forma como o pais e a economia respondem a esses choques. Em 2011, depois do governo Socrates, falimos.
Porque e 'proibido' divulgar a informacao por nacionalidade. Imagine la porque... mas claro que podemos continuar a disputar algo que e obvio. Em tempos idos onde ainda era possivel analisar dados pois o estado paternalista nao achava que eramos todos bacocos, sabiamos que a populacao imigrante estava sobrerepresentada quer nos estabelecimentos prisionais, quer nos crimes. Como por exemplo a comunidade cigana, que representa 5% da populacao dos estabelecimentos prisionais (nos ultimos dados conhecidos) mas nao representa 5% da populacao.
Mas se acha que o aumento da criminalidade nao foi devido ao aumento da imigracao,que eu ate desvalorizei como meti la acima pois acho que e um 'problema' sem qualquer relevancia pratica, qual e o motivo mais obvio que existe tendo em conta o que aconteceu em 2022 e 2023?
O problema dos tempos atuais e este, e que ate o condicionamento dos factos existe. Nem dados se divulga porque se assume que o povo e muito 'burro' para os interpretar.
Eu e toda a comunidade cientifica... a criminalidade e praticada na sua maioria por pessoas de escaloes socio-economicos mais baixos. Como todas as generalizacoes, existem sempre outliers que, mas quando colocamos a relacao entre riqueza e criminalidade, quanto mais pobre um pais e mais criminalidade existe.
A mim nao faz nenhuma. Sou um defensor da redistribuicao justa e equitativa. Com enfase no justa e equitativa.
E eu que pensava que estavamos a falar de imigrantes e nao emigrantes...
E isto nao se trata de estigmatizar. Eu nao sou a madre teresa de calcuta. Sou cidadao portugues e aquilo que me interessa e o impacto no meu pais e na qualidade de vida dos meus concidadaos. Eu no que respeita aos fluxos migratorios, quero que Portugal tenha uma politica que 'impeca' jovens qualificados de sair por 'troca' com imigrantes nao qualificados a entrar. Quero que a imigracao que venha para Portugal venha para aumentar a nossa qualidade de vida, nao diminui-la. Eu sei que no pensamento da esquerda temos 'obrigacao' de acolher 'refugiados climaticos', pobres, etc etc etc. Mas essa nao e a minha visao. Para mim, a politica de migracao deve ser vista numa otica de aumentar a riqueza do pais e a qualidade de vida das pessoas que ca residem e nao como uma 'obrigacao' humanitaria.
Se a vossa visao relativamente aos fluxos migratorios e que temos uma obrigacao humanitaria, entao neste caso nem vale a pena discutir porque temos uma visao que e oposta de fundo.
Para clarificar uma coisa... eu na imigracao sou como o JJ no futebol. Nao me interessa se o imigrante e brasileiro, angolano, indiano, americano ou alemao. Quando eu falo no controlo, falo de controlar em numero absoluto e nao por 'nacionalidade'.
Claro que aqui nao podemos obviamente 'negar' a parte cultural. Eu desde 2014 que trabalho em ambientes multiculturais com malta da India, US, China, Japao, Europa, Africa do Sul... Um americano ou europeu nao tera qualquer dificuldade de adaptacao a viver na nossa sociedade, pois partilhamos um conjunto de valores que sao semelhantes. Um japones com alguma idade (os jovens nem tanto pois a cultura deles ja e muito mais ocidental e menos xenofoba) por exemplo ja tera mais dificuldade, nao so pela barreira linguistica mas tambem cultural. Um indiano, paquistanes, etc que vem para um Pais como Portugal tem muito mais dificuldades de adaptacao pois as nossas culturas sao praticamente opostas em muitos principios chave. Claro que isto depende muito da regiao da india, da educacao, etc... mas a forma como na India se olha por exemplo para os direitos das mulheres, para o comportamento no transito, higiene, o que representa criminalidadem etc e diametralmente oposta a nossa. Onde e que isto 'entra' nas politicas migratorias? Se calhar eu nao posso num unico ano deixar entrar no meu pais 100 mil pessoas com valores tao diferentes. Pois nao e possivel fazer uma integracao efetiva e acabamos numa 'guetizacao' como aquilo a que assistimos atualmente. Nao quer dizer que temos de simplesmente 'proibir'. Temos e de ter consciencia que estas pessoas em primeiro lugar nao podem vir numa quantidade que nao e gerivel, e aqueles que entram precisam de um acompanhamento e processo de integracao efetivo.
Colocado por: dmanteigas
Mas tambem de um pais que faz do Turismo o seu motor economico nao adianta ter ilusoes.
Colocado por: Dias12Distância ao local de residência e/ou trabalho dos progenitores não deve ser critério de preferência??
Se assim for o melhor é começar a colocar os alunos por ordem alfabética do Minho ao Algarve.
"AAA" em Chaves, "ZZZ" em Faro.