Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 621

Colocado por: dmanteigasAgora leia la aquilo que eu escrevi outra vez :)

Tem razão. Reformulo o que escrevi.

Não percebo como se perscepciona essa situação como sendo injusta.
    Se um está numa "lista diferente por ter nascido depois de 1 de Setembro"... está sujeito a isso.

Que o que lhe passou à frente seja estrangeiro, não vejo qual o mal. Ou os pais da criança não descontam para a Seg Social e pagam impostos também?
  2.  # 622

Colocado por: Dias12Acho que nos últimos o dmanteigas não se tem referido a qualquer etnia ou religião.
    Está só a expor o problema dos números. (o exemplo de de entrada de 300 mil pessoas por ano ou as 30 mil crianças no sistema educativo)
    Concordam com este comentário:dmanteigas

O que diga-se de passagem … não aconteceu , portanto estamos a debater situações hipotéticas… estilo o sexo dos anjos …
  3.  # 623

Colocado por: spvaleO estrangeiro mesmo não sendo ele a criar a regra, é o primeiro a beneficiar dos benefícios.

Isso é que está mal.
    • Soliva
    • 4 setembro 2024 editado

# 624

Colocado por: spvaleUma criança de 3 anos para entrar no pré-escolar está cada vez mais difícil.

Não está pior que há uns anos atrás … lembro-me bem de o pessoal se queixar-se que quase tinha de se inscrever os putos nas creches Santa Casa … Ainda as mães estavam grávidas …e as filas de espera ?!…
    O problema não ficou pior com a imigração… o problema já era mau por si só … vem de há décadas e a culpa não é certamente da imigração.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  4.  # 625

Colocado por: AMG1Não são só as pessoas de esquerda que entendem haver a obrigacao de receber, quem foge da morte, da guerra ou da injustiça. É todo o mundo civilizado

Apenas escrevo para dar-lhe razão neste ponto.
    Não me considero de esquerda nem nunca votei assim, e concordo com tudo o que o AMG1 tem escrito sobre este tema da imigração.

Talvez por ser e ter sido emigrante (umas quantas vezes), isso nos dê outra perspectiva das coisas.

Não vejo como sendo um tema de esquerda ou direita, mas de puro bom senso, empatia e solidariedade, ao passo que temos milhões de nacionais por esse mundo fora. Alguma reciprocidade no fundo.

Bem haja.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
  5.  # 626

Colocado por: AMG1Se ao invés estivessemos a criar empregos com outras caracteristicas,
    Como vamos criar empregos com outras características se não conseguimos manter a mao de obra essencial para o fazer? Se na verdade o que fazemos é troca-la por mão de obra pouco qualificada?
    • SrR
    • 4 setembro 2024

# 627

• spvale

# 628

Colocado por: Soliva

Não está pior que há uns anos atrás … lembro-me bem de o pessoal se queixar-se que quase tinha de se inscrever os putos nas creches Santa Casa … Ainda as mães estavam grávidas …e as filas de espera ?!…
    O problema não ficou pior com a imigração… o problema já era mau por si só … vem de há décadas e a culpa não é certamente da imigração.
    Concordam com este comentário:desofiapedro

A diferença é que no espaço de 3 anos a creche era no privado, tal como foi com o meu filho, infelizmente está a evoluir para a pré escola na mesma cidade antigamente com 3 anos entravam mesmo condicional que era o caso do meu filho.
    Agora nem com 4 anos em alguns casos entram.
    Caminhamos para ter que pagar no privado até á primária.
    Muitos amigos andam a deixar em Amas onde a interacção e a aprendizagem só obtém na pré-escola.
    • Soliva

# 629

Ok … mas o problema não está no aumento da procura … até porque até agora nem é muito diferente .
    A Oferta é que é a mesma há décadas por falta de investimento na educação e equipamentos educativos públicos.

O problema é má governação … period !
    Não podemos é cair na cantiga que a culpa é da imigração, por acaso foi um filho de um emigrante que lhe passou á frente … se não era ele era o filho de outro português qualquer , que com cunha ou outro benefício qualquer também lhe passaria á frente .
    Os políticos até agradecem esse deflect, uns agradecem pois ao menos não lhes apontam os dedos , outros agradecem porque lhes garante votos .
  6.  # 630

Colocado por: SolivaOk … mas o problema não está no aumento da procura … até porque até agora nem é muito diferente .
    A Oferta é que é a mesma há décadas por falta de investimento na educação e equipamentos educativos públicos.

O problema é má governação … period !
    Não podemos é cair na cantiga que a culpa é da imigração, por acaso foi um filho de um emigrante que lhe passou á frente … se não era ele era o filho de outro português qualquer , que com cunha ou outro benefício qualquer também lhe passaria á frente .
    Os políticos até agradecem esse deflect, uns agradecem pois ao menos não lhes apontam os dedos , outros agradecem porque lhes garante votos .

É um dos factores, os do RSI, cunhas são outros.
    Modificar a fórmula de acesso podia ajudar.
    Como é óbvio se nada se cria e aumentam o número de crianças não existe milagres...
    • AMG1
    • 4 setembro 2024

# 631

Colocado por: HAL_9000Como vamos criar empregos com outras características se não conseguimos manter a mao de obra essencial para o fazer? Se na verdade o que fazemos é troca-la por mão de obra pouco qualificada?

HAL_9000, você passa a vida a fazer-me perguntas das tais do milhão de dólares.
    Isso é um velhissimo tema aqui destes tópicos. O diagnóstico está feito, a receita também (alteração do padrão de especialização com a criação de negocios de maior valor acrescentado)
    O que é que falta: quase tudo e para começar o essencial, as ideias e o capital.
    Agora não vale a pena estar com paninhos quentes, enquanto isso não acontecer, muito provavelmente nada vai mudar e a razão é muito simples. Não podemos reter os nacionais e quantos mais se forem embora mais imigrantes serão necessários para manter o barco a tona.
    Bem podemos fechar as portas a esta imigração, que isso não vai fazer com que tenhamos outra, nem vai reter os nacionais, portanto é escolher, até porque o cardápio é curto.
    A ideia um pouco peregrina de que se dissermos aos hoteleiros que vão deixar de ter mão de obra emigrante, eles estão imediatamente disponíveis para aumentar os salários dos nacionais, é boa, mas para contar a esses meninos da creche. Estao a esquecer-se que grande parte da competitividade do turismo nacional resulta dessa mão de obra baratita.
    Na ultima, crise as empresas souberam responder e em pouco tempo adaptaram-se. É a tal coisa da necessidade aguçar o engenho. Talvez se vier para aí uma crise, que faça cessar a saida dos jovens, isto possa alterar-se, sem isso...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro
  7.  # 632

Colocado por: AMG1Bem podemos fechar as portas a esta imigração, que isso não vai fazer com que tenhamos outra, nem vai reter os nacionais, portanto é escolher, até porque o cardápio é curto.
    mas também não vai contribuir para a tal transformação da economia, uma vêz que a principal razão do nosso atraso econômico ( baixas qualificações) continua a ser uma prevalente.

Não defendo que se feche as portas à imigração, mas acho que o tema da politica ca de imigração deveria ser seriamente discutido pelo governo e oposição.
    O facto de Portugal chegar sempre atrasado a tudo, permite tirar algumas conclusões com o que se passa em outros países. Não creio que continuar a apostar numa política de portas escancaradas vá trazer grande resultado a Portugal. Basta ver o que se passa pela Europa fora, com os extremos, e sobretudo a extrema direita a ganhar gás.

Colocado por: AMG1Estao a esquecer-se que grande parte da competitividade do turismo nacional resulta dessa mão de obra baratita.
    Treta. O sul de Portugal já é mais caro que o sul de Espanha. Onde é que acha que se ganham salários mais altos (pelo menos os declarados)?

Quem fala em hotéis, fala em hipermercados.

Se pagamos o alojamento e a comida a preço europeu, então peço desculpa, mas não vejo motivo para que o valor da mão de obra não acompanhe também a mesma tendência.
    Concordam com este comentário: Dias12, desofiapedro
  8.  # 633

Colocado por: AMG1Na ultima, crise as empresas souberam responder e em pouco tempo adaptaram-se.
    Na última crise, talvez nem lhe passe pela cabeça os abusos que algumas empresas praticaram. Eu iniciei a minha vida profissional precisamente na última crise, pelo que contactei de perto com algumas das formas como muitas das empresas souberam responder e adaptar-se.
  9.  # 634

Vistos para procurar trabalho caem 24% em três meses, desde o fim da "manifestação de interesse"

Média mensal de vistos para procurar trabalho baixou 24% desde o fim da manifestação de interesse. Vistos já com emprego assegurado também estão em queda.
    ....
    Porém, os imigrantes continuam a poder entrar sem trabalho garantido, utilizando uma opção que o PS colocou na lei (em outubro de 2022) e que permite que alguém esteja no País 120 dias (prorrogáveis mais 60 dias), até assinar contrato de trabalho. A “emissão deste visto pressupõe a integração de uma data de agendamento nos serviços competentes para a concessão da autorização de residência”, uma vez tendo um contrato assinado.

https://observador.pt/2024/09/05/vistos-para-procurar-trabalho-caem-24-em-tres-meses-desde-o-fim-da-manifestacao-de-interesse/
  10.  # 635

Colocado por: AMG1Só uma palavra para a questão dos refugiados/exiliados, para lhe dizer que se engana redondamente. Não são só as pessoas de esquerda que entendem haver a obrigacao de receber, quem foge da morte, da guerra ou da injustiça.

Eu estava a falar dos 'refugiados climaticos' que o maluco do LIVRE estimava em 250 milhoes, nao refugiados de guerra. Por exemplo, fez todo o sentido abrir as portas para refugiados ucranianos quando iniciou a guerra para os acolher temporariamente (ou ate permanentemente em alguns casos).
    E completamente diferente de achar que temos a obrigacao de por exemplo receber brasileiros so porque as condicoes de vida no seu pais sao piores do que aqui. Ou de outro pais qualquer quem vem 'a procura de uma vida melhor'. Como disse, nao sou a madre teresa de calcuta.
    Eu nao acho que exista qualquer 'obrigacao humanitaria' de aceitar imigrantes so porque vem de paises pobres.
    Obviamente que isto causa a tal diferenca de fundo, que faz qualquer discussao que a gente tenha sobre este assunto esteril.

Colocado por: AMG1Ora bem. Esta é que é a questão e disso os imigrantes não tem culpa nenhuma.

E mais uma vez... voces estao numa 'cruzada' de colocar nos meus posts coisas que eu nao disse. Foi a xenofobia, foi isto e aquilo, agora e a 'culpa dos imigrantes'... mas onde e que em algum lado eu culpei os imigrantes? O imigrante que vem para ca, vem a procura de uma vida melhor. Se nos o deixamos entrar sem ter condicoes de cumprir essa expectativa, vou culpar o imigrante?

Em todas as minhas intervencoes, onde eu fui mais caustico nas criticas foi precisamente a quem aproveita esta 'mao de obra escrava' do sec. XXI.

Colocado por: N Miguel OliveiraDo mesmo modo que acho mal, que alguém com pais com SMN passe à frente de quem tem pais que ganham bem (quando até são estes aqueles que mais constribuem para que a escola funcione, via impostos).

Isso e outra discussao... no entanto o que nao falta sao 'patetas' a dizer que o que se fez nos Acores e inconstitucional pois nao se pode discriminar pelas condicoes socioeconomicas. Mas so se os pais forem pobres. Se forem ricos ja e ok, como acontece atualmente, onde alguem que ganha o suficiente para estar no 4o escalao ja esta a perder prioridade.

Colocado por: N Miguel OliveiraNão percebo como se perscepciona essa situação como sendo injusta.
    Se um está numa "lista diferente por ter nascido depois de 1 de Setembro"... está sujeito a isso.

Certo. Mas para uma mae/pai que trabalha ha 10 anos, esta neste pais desde que nasceu, nao e facil 'aceitar' que alguem que chegou ha 1 ano tem 'prioridade', sem historico ou apego pelo pais/cultura, cuja contribuicao e reduzida e que no futuro ate pode ir para outro sitio qualquer (ou seja, o estado esta a 'investir' em alguem que nao vai contribuir no futuro).

Colocado por: SolivaO que diga-se de passagem … não aconteceu , portanto estamos a debater situações hipotéticas… estilo o sexo dos anjos …

Nao sao situacoes hipoteticas... mas eu ja percebi que o Soliva e tipo a malta que acha que a terra nao e redonda. Pode-se meter todos os dados a frente que ele vai nega-los com o seu capacete de aluminio

https://www.publico.pt/2024/06/29/sociedade/noticia/numero-alunos-voltou-crescer-escolas-receberam-19-mil-ano-passado-2095739

Colocado por: SolivaO problema não ficou pior com a imigração…

Enfim... realmente a negacao da realidade e forte aqui. Entao se ha dificuldade no acesso ha vagas e ha mais criancas, nao agrava o problema???

Colocado por: SolivaOk … mas o problema não está no aumento da procura …

Vou-lhe colocar uma questao.
    Estamos num deserto e eu tenho 12 pessoas e 10 copos de agua. Se de repente eu acrescentar 15 pessoas para os mesmos 10 copos de agua, o problema fica igual, pior ou melhor??

Ahh ja sei... isto sao as tais 'situacoes hipoteticas tipo sexo dos anjos' mesmo com dados objetivos e factuais.

Colocado por: HAL_9000Basta ver o que se passa pela Europa fora, com os extremos, e sobretudo a extrema direita a ganhar gás.

E basta olhar para este topico para perceber tambem... a malta moderada, como eu, nos tempos que correm passou a ser considerada 'radical' por ter opinioes que sao perfeitamente logicas e razoaveis. Um dos motivos que levou ao crescimento da extrema direita foi a forma como os moderados sao empurrados para a extrema pelos partidos que supostamente eram de centro.
  11.  # 636

Colocado por: N Miguel OliveiraSe ler o que escreve, é precisamente isso que você faz. Assume, supõe que determinado facto se deve à imigração. Quando os dados factuais não apontam uma causa especifica.

Colocado por: SolivaNem um dos relatórios indica aumento de criminalidade , quanto mais um aumento associado á imigração.
    Motivos ? … Vozes da sua cabeça !

Nem nunca vão ver nenhum relatório ou noticia nesse sentido, tendo em conta que isso é um assunto omitido propositadamente por ordem dos governos...
    Há que manter a população na ignorância e controlada. A informação que vos chega é totalmente filtrada de forma a manter-vos assim dessa forma, como vocês são, totalmente submissos e acreditarem em tudo que os políticos (alguns) falam sobre esse assunto.

Nem sei como foi possível sair para a rua estas palavras do presidente do observatório de segurança interna sobre o assunto!
    https://youtu.be/SCqTjeDFM3w

Mais alguma informação interessante...
    https://ionline.sapo.pt/2024/05/30/criminalidade-esconde-nacionalidades/
    • Soliva
    • 5 setembro 2024 editado

# 637

Colocado por: dmanteigasEnfim... realmente a negacao da realidade e forte aqui. Entao se ha dificuldade no acesso ha vagas e ha mais criancas, nao agrava o problema???

Ó caríssimo , você consegue entender que há anos que existem problemas de vagas , se á anos que não se constroem novos e maiores equipamentos de educação , qualquer criança que nasça a mais é problema .
    Não existe necessidade de chapéus de alumínio e constatar factos, com emigração ou não … se nao há aumento de oferta há anos ( arrisco a dizer décadas ) o problema é exactamente o mesmo !
    Sem emigração vai culpar quem ?

Colocado por: dmanteigasEstamos num deserto e eu tenho 12 pessoas e 10 copos de agua. Se de repente eu acrescentar 15 pessoas para os mesmos 10 copos de agua, o problema fica igual, pior ou melhor??

Ahh ja sei... isto sao as tais 'situacoes hipoteticas tipo sexo dos anjos' mesmo com dados objetivos e factuais.

Sim .., claramente mais uma situação hipotética até porque seria ridículo que o responsável (governo) por fornecer os ditos copos de água ( creches ) não trate de arranjar condições progressivas para a eventualidade de aparecer mais alguém com sede ( mais crianças ) … … já nem falo em algum dos já existentes … querer 2 copos de água… ( irmãos)

Simmm … culpemos a emigração… 😏

Ps … sim ! A Terra é redonda … 🤌🏼🤣
  12.  # 638

Ja percebi que alem de problemas de matematica, tambem tem de portugues...

Carissimo, alguem disse que o problema era culpa da imigracao?
    Agora que a imigracao agrava o problema, e factual por muito que queira continuar a negar.
    • Soliva

# 639

Colocado por: justmeNem nunca vão ver nenhum relatório ou noticia nesse sentido, tendo em conta que isso é um assunto omitido propositadamente por ordem dos governos...
    Há que manter a população na ignorância e controlada. A informação que vos chega é totalmente filtrada de forma a manter-vos assim dessa forma, como vocês são, totalmente submissos e acreditarem em tudo que os políticos (alguns) falam sobre esse assunto

Em 2024, dizia isto, …
    “ Na opinião de Hugo Costeira, “poderá não haver um real aumento de criminalidade”, mas sim um aumento do número de queixas às autoridades, com a consequente diminuição das chamadas cifras negras.
    Cifras negras representam as “pessoas que são vítimas de crimes e que não os reportam e que realmente passam a reportá-los”, o que poderá ajudar a explicar um possível aumento real.”

Enfim … Vale tudo, desde que se apareça nos jornais.
    • Soliva

# 640

Colocado por: dmanteigasCarissimo, alguem disse que o problema era culpa da imigracao?

Senso
    Colocado por: dmanteigasa imigracao agrava o problema, e factual por muito que queira continuar a negar.

Contra-senso

Colocado por: dmanteigasalguem disse que o problema era culpa da imigracao?

Colocado por: dmanteigasEra o que falava anteriormente. Se controlarmos a imigracao, e possivel integrar isso sem problemas. E possivel distribuir os alunos pelas turmas existentes, planear adequadamente os recursos, etc...

Basta ver umas páginas atrás , que já tentou relacionar crime com emigração … falhou e bateu em retirada … passou para a educação , falhou novamente e tenta agora bater em retirada .
    Enfim…
    Como já disse há uns posts atrás … insistam nessa relação que os corpos governativos agradecem.

Agora vou ali meter o tin foil hat e já venho 🥱

0.3087 seg. NEW