Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 5 setembro 2024

# 641

Colocado por: HAL_9000mas também não vai contribuir para a tal transformação da economia, uma vêz que a principal razão do nosso atraso econômico ( baixas qualificações) continua a ser uma prevalente.
    ...
    Não defendo que se feche as portas à imigração, mas acho que o tema da politica ca de imigração deveria ser seriamente discutido pelo governo e oposição.
    O facto de Portugal chegar sempre atrasado a tudo, permite tirar algumas conclusões com o que se passa em outros países. Não creio que continuar a apostar numa política de portas escancaradas vá trazer grande resultado a Portugal. Basta ver o que se passa pela Europa fora, com os extremos, e sobretudo a extrema direita a ganhar gás.
    ...
    Treta. O sul de Portugal já é mais caro que o sul de Espanha. Onde é que acha que se ganham salários mais altos (pelo menos os declarados)?

Quem fala em hotéis, fala em hipermercados.

Se pagamos o alojamento e a comida a preço europeu, então peço desculpa, mas não vejo motivo para que o valor da mão de obra não acompanhe também a mesma tendência.
    Concordam com este comentário:Dias12

O tipo de imigrantes que nos procuram são uma consequencia da economia que temos e não a causa. Você pode fechar a porta a todos os emigrantes que só isso não vai mudar nada.
    Concordo consigo sobre a necessidaede de termos entre nós uma discussão séria sobre a emigração, mas também sei tal como você, que nesta como em muitas outras matérias consensualizar qualquer coisa é uma tarefa quase impossivel. Depois este é um daqueles casos em que os extremos que ditam os termos do debate e isso ainda torna a coisa muito mais dificil.
    Quanto ao impacto da emigração no avanço da extrema direita europeia, ainda estou para perceber qual dos dois lados alimenta mais o outro. O que parece claro é que instituir a emigração como um problema dá votos à extrema direita, mas também sabemos que a generalidade das sociedades europeias precisam de emigrantes para se manterem a funcionar. Portanto, qualquer solução para o problema, ou até mesmo para a sua identificação de forma objectiva não pode ser contaminada com as teses extremistas sejam pro ou contra. Se aceitarmos que o debate seja feito com base nos pressupostos da extrema direita, não vamos resolver nada, porque já percebemos que a emigração é o grande motor que mantém o seu crescimento.
    Os baixos salários em Portugal têm muitas causas e a emigração provavelmente até nem será a maior.
    Eu não sei se os hoteleiros portugueses tem rentabilidades maiores do que os espanhois, mas sei que sempre pagaram menos, mesmo antes de existir toda esta emigração, portanto a razão para os baixos salários tem de ser encontrada noutro lado. Com os supermecados a situação não devera ser muito diferentes, os salários nesses sectores sempre foram baixos, de resto, como em muitos outros. Boa parte disso resultará dos modelos de negócio não suportarem valores muitos elevados, outra da avidez do estado e dos empresários e até da fraca eficiência patente na forma como muito desse trabalho está organizado e é executado, isto tudo sem esquecer que a fraquissima capacidade negocial destes trabalhadores também não ajuda nada.
    Agora uma coisa é certa, se quisermos ter salários como os alemães ou dinamarqueses, nao pode ser a produzir e a vender pepinos ou sol e banhos de mar, mas sim a produzir maquinas e ferramentas ou biotecnologia para dar o exemplo dos dois grandes músculos dessas duas economias.
    Concordam com este comentário: Soliva, desofiapedro, N Miguel Oliveira
    • AMG1
    • 5 setembro 2024

# 642

Colocado por: BondiVistos para procurar trabalho caem 24% em três meses, desde o fim da "manifestação de interesse"

Média mensal de vistos para procurar trabalho baixou 24% desde o fim da manifestação de interesse. Vistos já com emprego assegurado também estão em queda.
    ....
    Porém, os imigrantes continuam a poder entrar sem trabalho garantido, utilizando uma opção que o PS colocou na lei (em outubro de 2022) e que permite que alguém esteja no País 120 dias (prorrogáveis mais 60 dias), até assinar contrato de trabalho. A “emissão deste visto pressupõe a integração de uma data de agendamento nos serviços competentes para a concessão da autorização de residência”, uma vez tendo um contrato assinado.

https://observador.pt/2024/09/05/vistos-para-procurar-trabalho-caem-24-em-tres-meses-desde-o-fim-da-manifestacao-de-interesse/

Isto quer dizer que para aqueles que acreditam na teoria de que é a emigração "descontrolada" que fomenta a permanencia dos baixos salários em Portugal, esse problema estara em vias de ser resolvido. Agora é só esperar. Por mim vou procurar a cadeira bem confortável para me sentar.
    • Soliva
    • 5 setembro 2024 editado

# 643

É exactamente esse o cerne da questão ?
    Em 15 anos … o que mudou na política económica e tecnológica em Portugal ?
    Estamos a liderar tecnologicamente onde ? Em quê ?

Quais os investimentos e apoios a novos empreendimentos e projectos com visão de futuro ?

Enquanto não mudarmos a nossa mentalidade , Portugal será sempre um país pobre , dependente de apoios europeus e gentrificacao dos centros urbanos .
    Um país de salários baixos que atrai mão de obra não qualificada, com porta de entrada para a Europa.
    Concordam com este comentário: AMG1, Dias12, desofiapedro
    • justme

# 644

Colocado por: SolivaEm 2024, dizia isto, …
    “ Na opinião de Hugo Costeira, “poderá não haver um real aumento de criminalidade”, mas sim um aumento do número de queixas às autoridades, com a consequente diminuição das chamadas cifras negras.
    Cifras negras representam as “pessoas que são vítimas de crimes e que não os reportam e que realmente passam a reportá-los”, o que poderá ajudar a explicar um possível aumento real.”

Enfim … Vale tudo, desde que se apareça nos jornais.

Quanto à omissão da nacionalidade nos relatórios de criminalidade e à comunicação social é que nem uma palavra sua...
    Claro que não, até porque você concorda com tudo isso, até lhe dá jeito, para depois vir aqui dizer que não vê nenhuma informação que relacione crime com imigração!
    Claro que não, se a informação é omitida lol

Eu se não houvesse informação a comprovar que o planeta é redondo, também podia afirmar que não via em nenhum local a dizer que ele não seja plano lol
    • Soliva

# 645

Colocado por: justmeQuanto à omissão da nacionalidade nos relatórios de criminalidade e à comunicação social é que nem uma palavra sua...
    Claro que não, até porque você concorda com tudo isso, até lhe dá jeito,

Engraçado , poderia até virar o bico ao prego e dizer que é igualmente curioso nem uma palavra sua sobre um dia a fonte que você trouxe dizer uma coisa e no dia seguinte desmentir o que disse .
    Ou seja , se a sua fonte se desmente no prazo de dias , porque raio deverei eu ligar a qualquer outra coisa que ela diga ?

De forma generalizada, parece-me normal que havendo um aumento de população (nacional ou estrangeira ) é lógico que exista aumento de pontos positivos e negativos.
    Chega a ser engraçado o enfoque que querem dar á criminalidade praticada por estrangeiros no nosso país , como se se estes saíssem … não haveria crime .

Cabe ao governo melhorar e dar condições para atrair pessoas para as forças de segurança e afim de manter a segurança no nosso país .

A conversa de que “ o governo ordenou que não se relacionasse nacionalidade com criminalidade “ até ver algo oficial a confirmar … sim , são “vozes de burro “ pois a sua fonte … não é claramente confiável.
    • AMG1
    • 5 setembro 2024

# 646

Colocado por: justme
    Quanto à omissão da nacionalidade nos relatórios de criminalidade e à comunicação social é que nem uma palavra sua...
    Claro que não, até porque você concorda com tudo isso, até lhe dá jeito, para depois vir aqui dizer que não vê nenhuma informação que relacione crime com imigração!
    Claro que não, se a informação é omitida lol

Eu se não houvesse informação a comprovar que o planeta é redondo, também podia afirmar que não via em nenhum local a dizer que ele não seja plano lol

Mas se considera que essa informação é fundamental para comprovar a relação entre imigração e criminalidade, como é que tem a certeza que essa relação existe, ou pelo menos que indicios fortes tem disso?
    • Dias12

# 647

Colocado por: SolivaA conversa de que “ o governo ordenou que não se relacionasse nacionalidade com criminalidade “ até ver algo oficial a confirmar … sim , são “vozes de burro “ pois a sua fonte … não é claramente confiável.

Por acaso nisto tem razão, mas em relação aos censos.

https://www.publico.pt/2019/06/17/sociedade/noticia/censos-1876683

O que abre uma nova discussão porque:

https://www.publico.pt/2017/09/02/sociedade/noticia/governo-quer-que-censos-tenha-dados-etnicos-da-populacao-1784145

Como pode uma entidade publica se sobrepor e contraria às diretrizes de um governo eleito pelo povo (através dos deputados)??
    Se fosse um tribunal como no tempo do governo PSD/CDS. É um dos pilares da democracia. Agora uma agência publica decidir ir contra a recomendação do governo acho estranho.
    • AMG1
    • 5 setembro 2024

# 648

Colocado por: Dias12

Por acaso nisto tem razão, mas em relação aos censos.

https://www.publico.pt/2019/06/17/sociedade/noticia/censos-1876683

O que abre uma nova discussão porque:

https://www.publico.pt/2017/09/02/sociedade/noticia/governo-quer-que-censos-tenha-dados-etnicos-da-populacao-1784145

Como pode uma entidade publica se sobrepor e contraria às diretrizes de um governo eleito pelo povo (através dos deputados)??
    Se fosse um tribunal como no tempo do governo PSD/CDS. É um dos pilares da democracia. Agora uma agência publica decidir ir contra a recomendação do governo acho estranho.

Agora estou completamente baralhado.
    Mas isto é uma discussao metedologica sobre os Censos, que caracterizam a população residente e são feitos, salvo erro, com intervalos de 10 anos. É disto que estão a espera para comprovarem uma eventual relação entre criminalidade e imigração?
  1.  # 649

Colocado por: SolivaEngraçado , poderia até virar o bico ao prego e dizer que é igualmente curioso nem uma palavra sua sobre um dia a fonte que você trouxe dizer uma coisa e no dia seguinte desmentir o que disse .
    Ou seja , se a sua fonte se desmente no prazo de dias , porque raio deverei eu ligar a qualquer outra coisa que ela diga ?

Parece-me que você está um pouco confuso...
    Ninguém veio desmentir nada em questão de dias.

A entrevista que você fala foi em março de 2024, e a entrevista para a RTP (que está no vídeo) foi em maio de 2024! O que você menciona ele falou antes, e não depois.

Além disso o que é dito, é que ele não consegue relacionar o aumento do crime com o aumento da imigração, porque não tem os dados disponíveis para chegar a essa conclusão... Quando o jornalista lhe pergunta porque não tem esses dados, ele diz claramente que há uma directiva interna do governo a ordenar para se omitir a informação das nacionalidades.

Como o próprio jornalista disse, a resposta ficou em aberto... Ninguém pode afirmar que não tem relação, nem o contrário! É precisamente isto que se pretende, tirar a argumentação aos extremismos, o problema é que ninguém esconde o que não precisa ser escondido.

Agora se você acha que sabe mais do que ele, para afirmar que duvida da existência do tal documento do governo com essa instrução, já não posso ajudar.
  2.  # 650

Colocado por: dmanteigasCerto. Mas para uma mae/pai que trabalha ha 10 anos, esta neste pais desde que nasceu, nao e facil 'aceitar' que alguem que chegou ha 1 ano tem 'prioridade', sem historico ou apego pelo pais/cultura, cuja contribuicao e reduzida e que no futuro ate pode ir para outro sitio qualquer (ou seja, o estado esta a 'investir' em alguem que nao vai contribuir no futuro).

A ironia desta situação é que esses pais portugueses fazem tudo isso para que o final o filho emigre como os outros e participe da economia doutros países que nunca constribuiram para a sua educação. Passam a ser os tais imigrantes que vieram há um ano a descontar para a Seg. Social, para que esta consiga pagar as reformas dos tais nacionais que se sentem injustiçados.
    Há lá coisas...

Se há mais gente, haverá maior numero de crimes. Seja porque entraram mais imigrantes, ou emigrantes que entretanto regressaram. Ou porque tudo está mais caro para os mesmos salários, seja porque etc etc... há sempre muitos factores.

Quanto à pressão dos serviços ou abuso do sistema, ainda há uns meses saiu um estudo que apontava que os imigrantes contribuiam 7x mais do que beneficiavam. Pelo simples facto de que a maioria deles está em idade activa, laboral, sem os problemas de saúde e necessidades associadas à idade...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • justme

# 651

Colocado por: AMG1Mas se considera que essa informação é fundamental para comprovar a relação entre imigração e criminalidade, como é que tem a certeza que essa relação existe, ou pelo menos que indicios fortes tem disso?

Basta viver no mundo real, e em qualquer periferia das grandes cidades, para esbarrar com a realidade que lhe tentam esconder.
    Agora quem vive em bairros de classe alta, ou média alta é normal que viva na sua "bolha" e não acredite no mundo real que existe longe da sua porta de casa. Mas isso não significa que essa realidade não exista. Eu lido com esta realidade todos os dias, não preciso de relatórios para me dizer o que eu próprio vejo e sinto.
  3.  # 652

Colocado por: dmanteigaspara uma mae/pai

Eu já não percebo é nada.
    Então todos os problemas há 2, 3 anos eram associados ao eventual colapso da Seg. Social. O escandalo que iria ser, esta geração toda que anda a trabalhar, e um dia não irá ter reforma...
    Tudo por causa da baixa taxa de natalidade... e porque a malta em idade de procriar estava a assentar raízes na Alemanha, Irlanda, UK, Suíça... muito casados com nacionais desses países... emigrantes que "nunca irão voltar"... freguesias inteiras em que a "criança" mais jovem tinha 60 anos, etc etc...

Quer dizer... chegam os imigrantes, trazem as suas crianças, ou procriaram desde que chegaram, e agora que o assunto da Seg. Social acalmou, o problema são as creches!!! Então e se os portugueses que andam a meter as suas crias nas creches suíças, alemãs, etc... estivessem a viver em Portugal? Quem era o culpado? Qual era a solução?

Caramba, num tópico que martela nos empreiteiros forte e feio por surfar a onda do excesso de procura... que mais querem para ver a oportunidade de negócio nas creches, lojas de brinquedos, fraldas, etc?
    Concordam com este comentário: Soliva, desofiapedro
  4.  # 653

Colocado por: N Miguel OliveiraQuanto à pressão dos serviços ou abuso do sistema, ainda há uns meses saiu um estudo que apontava que os imigrantes contribuiam 7x mais do que beneficiavam.

Mais uma falacia pois so considera a SS, que pouco interessa para o caso pois os imigrantes de hoje estao a contribuir para ter uma reforma no futuro logo a analise e so estupida. Alem de que vem usufruir de saude, educacao, etc que nao e financiado pelas contribuicoes da SS mas pelos restantes impostos diretos e indiretos.
    Isso e mais conversa para encher chouricos, imigracao nao qualificada vem para ser beneficiario liquido do sistema, nao para contribuir. Como ja se provou por exemplo na Noruega. Quem vem receber baixos salarios vem beneficiar do Estado Social. Alias, de uma forma geral, em Portugal ate ao salario mediano um cidadao e um beneficiario da redistribuicao.

https://www.reddit.com/media?url=https%3A%2F%2Fpreview.redd.it%2Faverage-net-contribution-to-public-finances-by-different-v0-we3cq9qu0fdb1.jpg%3Fauto%3Dwebp%26s%3D8e9a97e15059b3951c47fc7b337f65a2539f2089
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
    • Soliva

# 654

Colocado por: justmeo que é dito, é que ele não consegue relacionar o aumento do crime com o aumento da imigração, porque não tem os dados disponíveis para chegar a essa conclusão...

Porém você usa a informação como sustentação para as suas teorias …informação que ele próprio admite não ter dados para a sustentar.
    Colocado por: justme. Ninguém pode afirmar que não tem relação, nem o contrário!

Então não entendo o propósito do post …

Colocado por: justmeAgora se você acha que sabe mais do que ele, para afirmar que duvida da existência do tal documento do governo com essa instrução, já não posso ajudar.

Eu não sei mais ou menos que ele, pois ele claramente não sabe de nada , na falta de documentos que sustentem as conclusões dele , ele pressupõe ( teoriza ) que existem ordens para suprimir a informação que precisa para sustentar as próprias conclusões.
    O que me leva a questionar … como ele chegou … ás conclusões.
    Enfim … um verdadeiro ouroboros.
  5.  # 655

Colocado por: N Miguel OliveiraQuer dizer... chegam os imigrantes, trazem as suas crianças, ou procriaram desde que chegaram, e agora que o assunto da Seg. Social acalmou, o problema são as creches!!! Então e se os portugueses que andam a meter as suas crias nas creches suíças, alemãs, etc... estivessem a viver em Portugal? Quem era o culpado? Qual era a solução?

O assunto SS so acalmou para quem e pacovio... o sistema de previdencia continua a caminhar num sentido onde os pensionistas do futuro vao receber menos em proporcao e trabalhar mais que os pensionistas do presente.

E vamos la ver... voces fazem uma misturada que nao se percebe. O problema de Portugal e ter uma economia pouco especializada e dependente de servicos de baixo valor acrescentado, como o Turismo. Neste tipo de empregos onde a produtividade esta essencialmente ligada as horas trabalhadas, so e possivel subir ordenados por decreto (SMN) ou por uma relacao favoravel de oferta e procura de emprego. A imigracao nao 'causa' nada disto. E ate e necessaria, em quantidade controlada. Em quantidade descontrolada, e mais um fator a somar... mas isto e toda uma outra discussao.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  6.  # 656

Colocado por: justmequem vive em bairros de classe alta, ou média alta é normal que viva na sua "bolha" e não acredite no mundo real que existe longe da sua porta de casa.

Ok … onde quer chegar ?

Colocado por: justmeEu lido com esta realidade todos os dias, não preciso de relatórios para me dizer o que eu próprio vejo e sinto.

Ah … percebi … você também vive na sua “bolha” e não acredita no mundo real que existe longe da sua casa.
    Got it 👍
  7.  # 657

Colocado por: SolivaPorém você usa a informação como sustentação para as suas teorias …informação que ele próprio admite não ter dados para a sustentar.
    Então não entendo o propósito do post …

Qualquer pessoa sabe que não se esconde aquilo que não se quer esconder... se não há nada a esconder, porquê esconder?! lol

Basta ter dois dedos de testa para entender o que está por trás disto, mas vocês preferem continuar com a cabeça debaixo da terra como as avestruzes, são manipulados e ludibriados e gostam disso.

Continuem que estão no bom caminho.
  8.  # 658

Colocado por: justmeHá que manter a população na ignorância e controlada. A informação que vos chega é totalmente filtrada de forma a manter-vos assim dessa forma, como vocês são, totalmente submissos e acreditarem em tudo que os políticos (alguns) falam sobre esse assunto.

Mas você entende que o argumento que usa funciona para os dois lados? Ou está dificil?

Eu digo-lhe que não consigo extrapolar que a criminalidade está associada à imigração de modo significativo, pelo simples facto de não ter dados para isso. Segundo você é porque alinho no discurso dos governos.

Já você, sabe com toda a certeza que os imigrantes são a causa, fonte: André Ventura.

Agora ouvir noticias sobre a extrema direita, é uma paródia. Como tenho o hábito de seguir os noticiários de outros países, constacto um elemento comum: em todo lado apontam para as "palas nos olhos" de 80% da população... sem verem as que levam a 3cm dos seus olhos. O discurso é exactamente o mesmo em todo o lado.

Depois falam do mundo real, sem nunca terem saído de casa! Sem nunca terem emigrado, sem nunca terem trabalhado de perto ou vivido com imigrantes... sem saber falar outro idioma além do português, sem nunca ter entrado num espaço de culto que não uma igreja catolica, etc etc...

Sai uma noticia dum crime, em que se ouvem as palavras "um cidadão de nacionalidade tal"... e vem logo o "isto está a ficar lixado"... quando muitas das vezes, na noticia estavam a referir-se à vitima do crime e não ao responsável...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  9.  # 659

Colocado por: SolivaAh … percebi … você também vive na sua “bolha” e não acredita no mundo real que existe longe da sua casa.
    Got it 👍

Qual é então o relatório que devo de ler para me sentir mais seguro?
    Aquele que omite a realidade por ordem dos governos?
    Got it!
  10.  # 660

Colocado por: dmanteigasE ate e necessaria, em quantidade controlada. Em quantidade descontrolada

Uma vez mais, este é a única coisa que interessa nesta discussão.
    Qual é esse numero mágico?
    E que tipo de economia queremos ter, se a do pepino e sol ou a dos chips semiconductores e serviços com valor acrescentado?

Tudo o resto é acessório, desde o vizinho brasileiro que põe a música alto, ao tipo indu que apalpou a prima, à criança com sotaque que passou à frente na fila da creche... e muito menos a da criminalidade associada a uma franja da população.
    Concordam com este comentário: Soliva, AMG1, desofiapedro

0.0304 seg. NEW