Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 681

Colocado por: SolivaNa altura que se ouve tem piada e dá vontade de rir … depois respiramos fundo e dá vontade de chorar.

Tenho uma colega, com formação superior, nos seus 50-55 anos, que confunde sistemáticamente Portugal com Porto Rico.
    Portugal é conhecido pelo sol e praias também... a juntar ao nome que é parecido...

Já sobre onde fica ou o que faz/exporta uma Suíça, Taiwan, etc... poucos têm dúvidas...
    Concordam com este comentário: Soliva
  2.  # 682

• Soliva
    • 6 setembro 2024 editado

# 683

Colocado por: Dias12https://www.portugalresident.com/portugal-is-largest-manufacturer-of-bicycles-in-europe/

Vá... somos os maiores a fazer bicicletas...

“According to RTP news” … 😂😂😂
    Nisto até a Alemanha nos ganha .
    • Dias12

# 684

Colocado por: Soliva

“According to RTP news” … 😂😂😂
    Nisto até a Alemanha nos ganha .

https://ec.europa.eu/eurostat/web/products-eurostat-news/-/ddn-20200813-2

Acho que nisto ainda podemos ficar contentes.
    Mas pô-mos o quê? 50/100 euros de valor acrescentado em cada uma??
    • Soliva

# 685

Colocado por: Dias12

https://ec.europa.eu/eurostat/web/products-eurostat-news/-/ddn-20200813-2

Acho que nisto ainda podemos ficar contentes.
    Mas pô-mos o quê? 50/100 euros de valor acrescentado em cada uma??

Eu não fico contente de certeza …
    O pico foi em 2015 mas sim … mais IVA … imagine-se o valor …

Agora vamos ver onde andam essas bicicletas made in Portugal … pois o Tuga comum não as compra de certeza …
    • Dias12

# 686

É pah... agora fiquei espantado.

Ainda fazemos qualquer coisita.

Ano 2022
    https://www.agi.global/news/what-are-the-top-10-portuguese-exports
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
      Screenshot_20240906_203336_Chrome.jpg
    • Soliva

# 687

Uau … chegamos aos 10% do total da exportação … de veículos ( provavelmente as tais bicicletas de 3000€).
    Enfim … agora sim … é que o país anda pra frente , com tanta exportação e na vanguarda da inovação .

Andamos atrás de todos e na “fruta”’do costume.
    • AMG1
    • 6 setembro 2024

# 688

Colocado por: Dias12É pah... agora fiquei espantado.

Ainda fazemos qualquer coisita.
      Screenshot_20240906_203336_Chrome.jpg

Não se iluda. O principal exportador é a auto europa, daí o primeiro lugar nos veículos, em segundo os produtos refinados da Galp. Muitos dos noutros gandes numeros também são produzidos por multinacionais, uma enorme fatia d8 resultado disso não fica em Portugal.
    Precisamos de ter ID e capital e gestão nacional, no limite, muito do fabrico nem precisa estar em Portugal.
    Precisamos de 10 ou 20 como BIAL, p.e., mas em vários sectores. Os principais nomes dessas listas tem de passar a ser portugueses, sem isso não vamos lá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Dias12
  3.  # 689

Colocado por: Dias12Ainda fazemos qualquer coisita.

Isso são bens materiais.

E nos serviços?

Se pensarmos bem, Silicon Valley também "só" vende alho e amêndoa...
  4.  # 690

Há uns meses li um artigo sobre como Portugal poderia estar na vanguarda da exportação de cânhamo a nível europeu e competir a nível mundial.
    Confesso que na altura fiquei impressionado…, projecto pioneiro , com relevância transformadora em várias indústrias , relevante num período de adaptação a fontes renováveis e podia de facto lançar o nosso país para uma posição confortável como maior exportador de um produto que poderia competir directamente com o betão.

Até mais tarde ler que os projectos eram chumbados para dar lugar a estufas intermináveis … de abacates !
    🤦🏽
  5.  # 691

Colocado por: AMG1Não se iluda

Sim sim. Sei bem disso.
    Basta uma manutenção mais prolongada na refinaria de sines e lá se vão as exportações.
    Um fecho de turno na autoeuropa por falta de peças e outro trambolhão.
    Aposto que a galp e a autoeuropa são também os nossos maiores importadores.
    • AMG1
    • 6 setembro 2024

# 692

Colocado por: Dias12

Sim sim. Sei bem disso.
    Basta uma manutenção mais prolongada na refinaria de sines e lá se vão as exportações.
    Um fecho de turno na autoeuropa por falta de peças e outro trambolhão.
    Aposto que a galp e a autoeuropa são também os nossos maiores importadores.

No caso da Galp sim. Na auto europa é um pouco diferente, a fileira automóvel já tem alguma expressão, mas genericamente padece do mesmo problema, tem pouco capital nacional.
    Na industria ainda não nos libertamos do padrão tradicional em que ficamos com a fatia menos interessante do resultado: o valor do trabalho.
    Nos serviços é diferente, mas a expressão também.
    A mudança a sério dificilmente virá dos sectores tradicionais. Temos de apanhar o comboio das novas indústrias, que precisam menos de braços e mais de cabecas e capital.
    A baixa de IRC que o governo se prepara para fazer, em vez de ser uma geraldina por todo o gato sapato, devia conventrar-se naqueles que vale a pena e aí ser mesmo a sério. Dois tostoes a cada um, não vai resolver nada.
    • AMG1
    • 6 setembro 2024

# 693

Entretanto e voltando ao tema do tópico.
    Pelo que percebi, na documentação que o governo distribuiu hoje aos partidos, no quadro macro economico que servirá de base ao orcamento está previsto um aumento da despesa particularmente com salario, o que ja se previa. O que não era expectável era um aumento da eeceita fiscal quase da mesma ordem. Das duas uma, ou vem aí um crescimento económico "à la chinês", ou alguém vai pagar mais impostos. Agora se todos vão descer...
    Qual é o milagre?
  6.  # 694

Quero tanto ver esse milagre da multiplicação…
  7.  # 695

Colocado por: N Miguel Oliveiraexcluindo assim todos aqueles com jeito para a informática e afins...
    A única questão com a imigração é que destes não conseguimos atrair nenhum.

Colocado por: Solivaneste preciso momento tem de voltar todos os portugueses naturais de Portugal ( excluindo luso descendentes ) … TODOS … os 2.3 milhões que se encontram lá fora .
    Na sua opinião isso seria negativo? Tendo em conta o perfil dos nossos emigrantes, eu diria: tomara o país que eles quisessem voltar.
  8.  # 696

Colocado por: Solivaque o raio da imigração tem a ver com o facto de o nosso país não se ter modificado tecnologicamente e socioeconomicamente em NADA …!!
    O nosso saldo migratório, basicamente deixa-nos sem mão de obra para fazer essa transformação tecnológica e socioeconomica.

Colocado por: Solivaporque fomos mal governados .
    penso que ninguém discorda disso. Aliás se reparar os eleitores estão a deixar de votar sempre nos mesmos.
    • Soliva
    • 7 setembro 2024 editado

# 697

Colocado por: HAL_9000Tendo em conta o perfil dos nossos emigrantes, eu diria: tomara o país que eles quisessem voltar.

Não teria assim tanta certeza …
    Quem o ouvir falar até parece que os nossos emigrantes são perfeitos , todos excepcionalmente qualificados , sendo a última bolacha do pacote que vai mudar o país …
    No meio das maçãs brilhantes e verdinhas … o cesto da fruta tem muita fruta podre.
    Mas há quem tenha a ilusão que os portugueses lá fora são perfeitos seres humanos por serem … portugueses.

Colocado por: HAL_9000O nosso saldo migratório, basicamente deixa-nos sem mão de obra para fazer essa transformação tecnológica e socioeconomica.

Discordo … a culpa não é do saldo migratório … mas sim das condições ( ou falta delas ) que deram origem a tal fenómeno.
    Depois obviamente é um ciclo vicioso.
    • AMG1
    • 7 setembro 2024

# 698

Colocado por: HAL_9000O nosso saldo migratório, basicamente deixa-nos sem mão de obra para fazer essa transformação tecnológica e socioeconomica.

...

penso que ninguém discorda disso. Aliás se reparar os eleitores estão a deixar de votar sempre nos mesmos.

Quanto a primeira questão você tem toda a razão e ate pode rapiamente transformar esse saldo. A unica solução administrativa que tem ao seu alcance é fechar a porta aos que entram, acha que isso é suficiente para reter os que estão a sair?

Quanto a segunda, de facto, a maioria dos eleitores que resolveu não votar "nos do costume", sem duvida que escolheu votar em quem tem soluções para tudo isto, só não diz é quais são.
    • AMG1
    • 7 setembro 2024

# 699

Colocado por: Soliva
    Não teria assim tanta certeza …
    Quem o ouvir falar até parece que os nossos emigrantes são perfeitos , todos excepcionalmente qualificados , sendo a última bolacha do pacote que vai mudar o país …
    No meio das maçãs brilhantes e verdinhas … o cesto da fruta tem muita fruta podre.
    Mas há quem tenha a ilusão que os portugueses lá fora são perfeitos seres humanos por serem … portugueses.

E normal que seja assim, só as historias de sucesso é que são noticia, as outras não vendem...mas existem!
  9.  # 700

Colocado por: SolivaQuem o ouvir falar até parece que os nossos emigrantes são perfeitos ,
    óbvio que não, mas em grande parte é mão de obra em cuja formação o país investiu e da qual poderia estar a tirar proveito se a estratégia económica do pais tivesse sido outra...aliás se tivesse sequer havido uma estratégia.
    Concordam com este comentário: Dias12

0.2330 seg. NEW