Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 881

Colocado por: N Miguel Oliveira

Mas então, qual o interesse desse episódio ser mencionado? À parte da "nacionalidade" do conductor?

Houve um tipo que estacionou no lugar de cargas e descargas!
    "Informação dramática!" É o fim do mundo!
    Pena perpétua pa esse tipo!
    :)

Pelo espírito do tópico, eram os TVDE, atualmente serem piores na estrada, regras de trânsito, civismo, etc., que os taxistas.
  2.  # 882

Colocado por: AMG1As politicas de imigração têm evidentemente de estar alinhadas com as necessidades da economia
    Neste momento existe algum alinhamento?

Basicamente o que nós temos é uma economia arregimentada aos baixos salários, e que assim se irá mantendo enquanto houver quem os aceite.

Dizia-se que a razão do atraso português, no que à economia diz respeito, estava intimamente ligado com as baixas qualificações da sua mão de obra. Não consigo mesmo vislumbrar como vamos recuperar desse atraso, se a aposta continua a ser a mão de obra com baixas qualificações e baixos salários.... ao mesmo tempo que gastamos rios de dinheiro a qualificar mão de obra para exportar.

Colocado por: AMG1Mas isso terá pouco que ver com as pessoas em causa. Elas são o que são e vieram porque as deixaram vir e estão cá a trabalhar no que conseguem. Porque razão tem de ser elas e os seus diferentes hábitos e costumes o alvo da revolta?
    Não faço ideia, imagino eu que se houver a perceção que o povo português não está disposto a integrar estes imigrantes, o governo perceba a necessidade de calibrar as politicas de imigração. Obviamente que os imigrantes não devem em circunstância alguma ser o alvo da revolta, mas se o “povo” estiver descontente, vai fabricar um culpado para arcar com as culpas. Devem existir estudos sociológicos que expliquem o fenómeno.
    Concordam com este comentário: reg, Dias12
    • Soliva
    • 17 setembro 2024 editado

# 883

Colocado por: HAL_9000se eu disser abertamente que na minha opinião portugal não deveria aceitar imigrantes afegãos se eles não estiverem dispostos a aculturar-se ao nosso país, estou a ser racista, ou apenas defender o direito das mulheres em Portugal de poderem falar em público?

Nem é preciso pensar muito na resposta , pois o conceito se racismo está implícito quando se atribui a uma raça , etnia , nacionalidade específica um comportamento diferenciado … no seu caso/exemplo … os imigrantes afegãos.

Até porque já temos cá bastantes e ainda não vi uma mulher portuguesa proibida de falar em público … pelo menos pelos afegãos … anda recentemente muito gajo branco que de repente no séc XXI acha que a mulher está abaixo dele e deve permanecer de cabeça baixa e caladinha… senão …

Alias se anda tão preocupado com os direitos das mulheres … a ponto de se preocupar com a imigração afegã … questiono-me por onde andou quando apareceram os evangélicos/mormons … ou os judeus ortodoxos .

Mas a questão aqui não é, nem nunca foi os “direitos das mulheres falarem em público “… 😏
    • AMG1
    • 17 setembro 2024

# 884

Colocado por: HAL_9000

Por exemplo, se eu disser abertamente que na minha opinião portugal não deveria aceitar imigrantes afegãos se eles não estiverem dispostos a aculturar-se ao nosso país, estou a ser racista, ou apenas defender o direito das mulheres em Portugal de poderem falar em público?
    Concordam com este comentário:Dias12

Mas que absurdo. Você deve estar a referir-se a talibas e não a afegãos, que evidentemente nem todos são talibas.
    Alguém que perfilhe a ideologia taliba, não deverá ter muita vontade de vir para cá entregar comida ou vergar a mola nas estufas. Esses preferem estar lá a tirar dividendos do trabalho de mulheres crianças e os lucros do negocio da papoula.
    Depois, independentemente do local donde venham, para viverem entre nós não podem ter comportamentos que contrariem os nossos valores. Tão simples quanto isso!
    Se um português bate na mulher deve ir para a pildra, o mesmo deve acontecer ao imigrante. Nos temos leis que preconizam a igualdade de género, que devem ser respeitadas e cumpridas por todos os que aqui vivam, sejam nativos ou não. O problema é que mesmo entre nós somos pouco amigos de cumprir muitas dessas leis, como é que vamos fazer com que os outros as cumpram?
    Mas não confunda com tretas de descriminação positiva e outras palermices do género, porque isso também não leva a lado nenhum.
    Diz-se que a melhor forma de educar é pelo exemplo, só que nessa matéria, nós também não somos o melhor exemplo.
    Hal, ninguém nega que em certos contextos seja dificil a convivência com pessoas muito diferentes de nós, cujos hábitos não percebemos, nem eles percebem os nossos, mas o caminho não é estigmatizar, mas procurar integrar.
    A integração não é uma lei, mas um conjunto de regras que todos temos de pôr em prática. O estado nas suas multiplas vertentes, nós e os imigrantes. Se não se desenvolver esse espirito, esqueça a integração porque o que vai ter são acantonamentos dos dois lados sempre prontos para apontar o dedo um ao outro e depois quem sabe se apontar também uma arma.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  3.  # 885

Colocado por: AMG1Mas que absurdo. Você deve estar a referir-se a talibas e não a afegãos, que evidentemente nem todos são talibas.
    Obviamente que me referia ao Afegão talibã. É um facto que nem todos os afegãos são Talibãs, mas tb é um facto que não ofereceram grande resistência quando os talibãs recuperaram o controlo do país.

Mas poderia usar um outro exemplo mais "próximo": se eu criticar abertamente um individuo da comunidade cigana, porque este obriga o/a filho(a) menor a casar. As minhas motivações serão racistas ou estarei apenas defender o direito das crianças em Portugal a serem crianças?

O meu ponto é, que há alguns choques culturais, que motivam parte das críticas.

Não me considero racista, sempre trabalhei em ambientes multiculturais, que me recorde nunca desrespeitei um imigrante fosse ele rico ou pobre.
    O meu problema com a imigração é só um. Não considero que a imigração que atraímos seja a resposta que Portugal precisa. E enquanto persistirmos nesta política migratória, não vamos sair da cepa torta.

Agora...tenho alguns preconceitos, e não serei hipócrita ao ponto de dizer que não os tenho. Alguns deles motivados por situações reais, outros tantos por questões culturais (estes últimos bem menos enraizados). Acho muito difícil alguém não os ter.
    Ora se esses preconceitos em alturas de pujança económica, elevado poder de compra, etc tendem a ser minimizados, numa situação contrária tendem a ser exacerbados.
    Ora, a solução para uma boa integração dos imigrantes é a população começar a sentir no bolso os efeitos do crescimento da economia.
    Concordam com este comentário: reg
    • Soliva

# 886

4.  # 887

Colocado por: SolivaSe parece disparate é porque é …
    Há semanas que andam aí umas notícias, que ao início me pareceram um mito urbano, sobre o desaparecimento de gatos no barreiro.

https://cnnportugal.iol.pt/gatos/barreiro/alguem-anda-a-raptar-gatos-no-barreiro-e-ninguem-sabe-porque-centenas-ja-desapareceram/20240625/667b014fd34e049892225ddd

https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/investigado-rapto-de-duas-centenas-de-gatos-da-rua-na-margem-sul-do-tejo

https://www.jn.pt/7570123919/autoridades-estao-a-investigar-raptos-de-gatos-no-barreiro/

Pelo que eu já estava à espera que o Chega viesse cavalgar mais esse populismo.
    • reg
    • 17 setembro 2024

# 888

Colocado por: HAL_9000Há semanas que andam aí umas notícias, que ao início me pareceram um mito urbano, sobre o desaparecimento de gatos no barreiro.

https://cnnportugal.iol.pt/gatos/barreiro/alguem-anda-a-raptar-gatos-no-barreiro-e-ninguem-sabe-porque-centenas-ja-desapareceram/20240625/667b014fd34e049892225ddd

https://www.cmjornal.pt/sociedade/detalhe/investigado-rapto-de-duas-centenas-de-gatos-da-rua-na-margem-sul-do-tejo

https://www.jn.pt/7570123919/autoridades-estao-a-investigar-raptos-de-gatos-no-barreiro/

Pelo que eu já estava à espera que o Chega viesse cavalgar mais esse populismo.

Totalmente expectável. Eles aproveitam todo o lixo da sociedade a começar pelos políticos que temos.
    • AMG1
    • 17 setembro 2024

# 889

Colocado por: HAL_9000Neste momento existe algum alinhamento?

Basicamente o que nós temos é uma economia arregimentada aos baixos salários, e que assim se irá mantendo enquanto houver quem os aceite.

Dizia-se que a razão do atraso português, no que à economia diz respeito, estava intimamente ligado com as baixas qualificações da sua mão de obra. Não consigo mesmo vislumbrar como vamos recuperar desse atraso, se a aposta continua a ser a mão de obra com baixas qualificações e baixos salários.... ao mesmo tempo que gastamos rios de dinheiro a qualificar mão de obra para exportar.
    ...
    Não faço ideia, imagino eu que se houver a perceção que o povo português não está disposto a integrar estes imigrantes, o governo perceba a necessidade de calibrar as politicas de imigração. Obviamente que os imigrantes não devem em circunstância alguma ser o alvo da revolta, mas se o “povo” estiver descontente, vai fabricar um culpado para arcar com as culpas. Devem existir estudos sociológicos que expliquem o fenómeno.

Portanto os baixos salários paraticados em Portugal, que são quase tão velhos quanto a minha "avó torta" (já não dizia isto há anos), agora também são responsabilidade dos imigrantes. Você acredita mesmo nisso, depois de tudo o que aqui tem dito sobre a prevalência desses baixos salários mesmo nos sectores onde não existem imigrantes?

Uma economia mais desenvolvida e sofisticada precisa de mão de obra também qualificada e aparentemente esse designio até foi atingido. Passámos a ter jovens mais qualificados, que as nossas empresas muito pura e simplesmente, não precisam, não querem ou não podem ou querem pagar o mesmo que ele podem ganhar em qualquer outro pais para onde podem ir nas calmas.
    E então, agora o que temos de fazer?
    Ja sei, culpar o paquistanês ou o indiano, por causa dos seus habitos de higiene.
    Quanto ao povo e ao seu descontentamento, se em vez de virar esse descontentamento para quem deve, se se deixar instrumentalizar por um qualquer artista e fabricar um culpado que ainda está pior do que ele, quase de certeza que esse povo também vai acabar por ter o que merece. Não faltam estudos sociologicos e compêndios de história a demonstrar isso mesmo.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    • AMG1
    • 17 setembro 2024

# 890

Colocado por: HAL_9000
    O meu problema com a imigração é só um. Não considero que a imigração que atraímos seja a resposta que Portugal precisa. E enquanto persistirmos nesta política migratória, não vamos sair da cepa torta.

Nisto estamos de acordo, só que eu diria de outra forma:
    A economia que temos não é a resposta que Portugal precisa. Enquanto persistirmos nesta economia não vamos sair da cepa torta...nem teremos outra imigração!

Percebe a diferença?
    Concordam com este comentário: Dias12
    • reg
    • 17 setembro 2024

# 891

Colocado por: AMG1

Portanto os baixos salários paraticados em Portugal, que são quase tão velhos quanto a minha "avó torta" (já não dizia isto há anos), agora também são responsabilidade dos imigrantes. Você acredita mesmo nisso, depois de tudo o que aqui tem dito sobre a prevalência desses baixos salários mesmo nos sectores onde não existem imigrantes?

Uma economia mais desenvolvida e sofisticada precisa de mão de obra também qualificada e aparentemente esse designio até foi atingido. Passámos a ter jovens mais qualificados, que as nossas empresas muito pura e simplesmente, não precisam, não querem ou não podem ou querem pagar o mesmo que ele podem ganhar em qualquer outro pais para onde podem ir nas calmas.
    E então, agora o que temos de fazer?
    Ja sei, culpar o paquistanês ou o indiano, por causa dos seus habitos de higiene.
    Quanto ao povo e ao seu descontentamento, se em vez de virar esse descontentamento para quem deve, se se deixar instrumentalizar por um qualquer artista e fabricar um culpado que ainda está pior do que ele, quase de certeza que esse povo também vai acabar por ter o que merece. Não faltam estudos sociologicos e compêndios de história a demonstrar isso mesmo.

Nunca visitou a Índia?
  5.  # 892

Colocado por: AMG1agora também são responsabilidade dos imigrantes.
    Onde é que eu disse que era responsabilidade dos imigrantes?

O que eu sempre disse, e digo, é que com a imigração que atraímos (logo culpa é da nossa política de migrações e não dos imigrantes), não vamos sair da cepa torta.
    Concordam com este comentário: Dias12
  6.  # 893

Colocado por: AMG1Enquanto persistirmos nesta economia não vamos sair da cepa torta
    Com vai transformar a economia para aquela que precisa, se exporta a mão de obra que o poderia possibilitar e importa mão de obra que apenas permite fazer a manutenção da economia que temos é que não é a resposta que Portugal precisa?
  7.  # 894

Colocado por: AMG1E então, agora o que temos de fazer?
    Quanto ao povo e ao seu descontentamento, se em vez de virar esse descontentamento para quem deve,
    Uma coisa é dizermos o que seria a situação ideal. Outra coisa é comentar o que realmente acontece. Estes fenómenos sociais não se mudam apenas por decreto.

Aliás, se vir pela Europa fora, o povo nativo europeu esta a virar esse descontentamento para “quem deve” ou para os imigrantes?

Simplesmente estava a comentar o que observo, não quero com isto dizer que concorde, ou sequer que ache aceitável.
    • AMG1
    • 17 setembro 2024

# 895

Colocado por: reg

Totalmente expectável. Eles aproveitam todo o lixo da sociedade a começar pelos políticos que temos.

Imagino que quem vai atrás destas pantominices sem trambelho nenhum, não seja lixo. Provavelmente são os tais portugueses de bem!
    • Soliva

# 896

Colocado por: HAL_9000Há semanas que andam aí umas notícias, que ao início me pareceram um mito urbano, sobre o desaparecimento de gatos no barreiro.

Não me admira nada que apimentem a história com esses “contos de fada “

Lembro-me bem de quando essas notícias começaram a aparecer e á minha cabeça veio logo o pensamento … “autarquias a limpar colónias de gatos, na calada da noite, escondidos dos militantes do PAN … vai dar 💩 “
    Imagino que os fornos do canil andaram ocupados nessas semanas …
    É tão comum acontecer ( tal como o milho que aparece ocasionalmente em pontos críticos de ajuntamento de pombos em Lisboa e dias depois denota-se uma redução da população ) … que não sei como ninguém falou nisso a altura .

Enfim … Não há unicórnio que estes gajos não cavalguem
    • AMG1
    • 17 setembro 2024

# 897

Colocado por: HAL_9000Com vai transformar a economia para aquela que precisa, se exporta a mão de obra que o poderia possibilitar e importa mão de obra que apenas permite fazer a manutenção da economia que temos é que não é a resposta que Portugal precisa?

Ja lhe fiz aqui o desafio, o estado português pode deixar de receber estes imigrantes e cancelar as autorizações de residencia aos que cá estão.
    No dia seguinte os jovens engenheiros portugueses que podem ir tabalhar para a Alemanha ganhar tres ou quatro vezes mais do que ganham cá, vão passar a ficar cá porquê, porque não temos imigrantes para entregar comida, ou porque os rsstaurantes precisam de empregados de mesa, ou as estufas de quem apanhe os legumes?
    As empresas e os sectores que empregam esta mão de obra imigrante não são as mesmas que podem criar os postos de trabalho para os jovens qualificados. Essas empresas tem de ser primeiro criadas e seguramente que não serão pelos mesmos empresários que hoje empregam esta mão de obra.
    A casa não se começa pelo telhado. Primeiro tem de criar a necessidade da mão de obra qualificada, enquanto não criar essa necessidade, de nada lhe serve tê-la disponível.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Dias12
    • AMG1
    • 17 setembro 2024

# 898

Colocado por: Soliva

Enfim … Não há unicórnio que estes gajos não cavalguem

Enquanto houver compradores, vão sempre existir vendedores.
  8.  # 899

Colocado por: AMG1Quem vive mal com a imigração e os imigrantes, convido a ler este pequeno texto da FEP sobre a inevitabilidade que temos de manter a recepção e integração de imigrantes.

Se mantivermos o saldo migratorio atual, a nossa populacao nao vai decrescer 5 mas aumentar 12 a 15% em apenas 10 anos.
    Como disse, nao e conviver mal ou bem, pois um pais no mercado global nao pode fechar portas, mas tambem nao as pode escancarar.

E achar que 'criar riqueza' e exportar engenheiros para importar condutores de Uber e uma visao muito pobre da sociedade. Ate porque nao e inteiramente verdade que ficamos mais pobres com a diminuicao da populacao. Alias, pode ate acontecer o oposto, que e a populacao crescer e ficarmos mais pobres. O ficar mais rico ou mais pobre tem a ver com a produtividade e se essa nao aumenta, nao e Portugal torna-se em Cancun da Europa que nos vai enriquecer.

Colocado por: AMG1Para mim, a ideia de de raça para diferenciar a humanidade já é um absurdo.

Entao acha que nao devemos tratar de forma diferenciada um individuo de raca negra vs um caucasiano so porque e absurdo diferenciar a humanidade pela raca, mesmo sabendo que a eficacia e seguranca de certos medicamentos varia consoante a raca e mesmo certas doencas sao mais ou menos prevalentes mediante a raca?

Colocado por: AMG1As empresas e os sectores que empregam esta mão de obra imigrante não são as mesmas que podem criar os postos de trabalho para os jovens qualificados.

Pois nao, mas podiam pagar melhor a quem ja ca esta, incluindo desempregados e inativos, para fazer esses trabalhos
  9.  # 900

Colocado por: dmanteigasEntao acha que nao devemos tratar de forma diferenciada um individuo de raca negra vs um caucasiano so porque e absurdo diferenciar a humanidade pela raca, mesmo sabendo que a eficacia e seguranca de certos medicamentos varia consoante a raca e mesmo certas doencas sao mais ou menos prevalentes mediante a raca?

É neste tipo de comentários que vejo quão longe alguém pode chegar …. Vale tudo para mostrar um ponto de vista … até confundir /misturar comportamento sociocultural com biológico .

0.2933 seg. NEW