Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 18 setembro 2024

# 961

Colocado por: dmanteigas

Na realidade ate sao voces que costumam negar as evidencias dos numeros oficiais... :)

Mas este forum e uma 'ilha' naquilo que e o consenso na sociedade portuguesa. A maioria dos portugueses esta realmente preocupada com o volume massivo de imigracao (300 mil + ano) e ja era tempo de o governo dar ouvidos as pessoas e nao as associacoes patronais. E nao e com medidas pifias com um impacto e alcance super reduzidos, como a manifestacao de interesse.

https://observador.pt/2024/09/17/maioria-dos-portugueses-quer-menos-imigrantes-e-emigrantes/

Quando eu era miudo e me dirigia ao meu pai com um "vocês", a resposta invariável era esta:
    "vocês é muita gente e tu estas a falar comigo", portanto...". Ora então diga lá onde é que eu neguei "as evidencias dos numeros oficias", ou outros vindos de fontes aceites comummente como fidedignas?

Fico sem saber o objectivo do estudo publicado pelo observador sobre o que pensam os portugueses sobre a imigração e a emigração. Saber que 70% dos portugueses entende que temos imigrantes a mais, não me surpreende mesmo nada. Eu não sei e era importanta saber, como a questão foi formulada, mas nem sequer me choca que dada a forma como este tema é tratado no espaco publico, até talvez estivesse nos outros 30%. Nada de mais, o unanimismo sempre me arrepiou e depois temos direito a ter opinião, se é maioritaria ou minoritaria isso para mim é muito pouco relevante.
    Acho que não vale a pena repetir, mas como por vezes parece que nem repetindo, por isso aqui vai: eu sou adepto que qualquer pais, incluindo obviamente Portugal, tenha politicas de imigração que decorram de critérios definidos de acordo com as suas necessidades e nunca disse o contrário disto.
    • reg
    • 18 setembro 2024

# 962

Colocado por: AMG1Mas concordo consigo que será muito mais simples integrar 40 mil angolanos do que 40 mil nepaleses.

O mais curioso aqui é que os nepaleses na sua maioria não se integram de forma nenhuma na sociedade, e muito provavelmente depois de conseguir a nacionalidade vão se embora. Tal como por exemplo chineses não têm hábito de se misturar muito.
    • AMG1
    • 18 setembro 2024

# 963

Colocado por: reg
    ...o SEF já estava mal mas o indiano deixou um belo presente ao país.

Esta frase resume muito do que por aqui tem sido escrito nos ultimos dias.
    O "indiano", nasceu em Lisboa, filho de pais portugueses, embora um deles tenha nascido em Goa, quando esse território era uma colónia portuguesa. Porque será "o indiano"?
    Será que os provaveis já milhões de portugueses nascidos em Portugal, mas filhos de portugueses nascidos p.e. em Angola ou Moçambique, afinal também serão angolanos ou moçambicanos?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: palmstroke, Dias12
    • AMG1
    • 18 setembro 2024

# 964

O acordo ou pelo menos parte dele é público e todos sabemos à que levou. Por pouco Portugal não foi suspenso do espaço Schengen.

Eu jao disse que não era público, mas que não o conhecia. Essa é a razão pela qual não me ponho a largar posta de pescada sobre algo que não conheço.
    • reg
    • 18 setembro 2024

# 965

Colocado por: AMG1O "indiano", nasceu em Lisboa, filho de pais portugueses, embora um deles tenha nascido em Goa, quando esse território era uma colónia portuguesa. Porque será "o indiano"?

E depois? A origem dele é indiana, ou já agora chamar de indiano é algum insulto?
    • AMG1
    • 18 setembro 2024

# 966

Colocado por: HAL_9000Eu não faço ideia, apenas questionei, pois pode estar aí a resposta ao: "cuja dimensão não parece condizer com muito do que se vai por aí ouvindo e lendo."

Eu resido em duas áreas, por assim dizer: a AML e uma zona mais rural do centro de Portugal. Em ambas, a comunidade asiática está representada em dimensão significativa. Se isso é mais ou do que se vai ouvindo e lendo....

Eu, tal como o HAL_9000, também não sei a dimensão da imigração ilegal proveniente da Ásia e também tal como o HAL_9000 divido o meu tempo em Portugal entre Lisboa e o interior centro do país e também me parece óbvio que temos hoje mais gente dessa proveniencua do que tinhamos há três ou quatro anos, mas como não ando a perguntar-lhes se são ilegais, nem tenho dados que me permitam perceber isso, o que faço é dizer que "parece" haver mais fumo do que fogo, já o HAL_9000 parece não ter dúvidas. Diferentes pessoas diferentes posições sobre a mesma realidade, nada de mais natural e nem sequer sao completamente contraditórias, não são é coincidentes.
    • Soliva
    • 18 setembro 2024 editado

# 967

E depois? A origem dele é indiana, ou já agora chamar de indiano é algum insulto?

De facto sim… é ! e você sabe-o bem daí o motivo de o usar como forma pejorativa.
    Aliás a origem “dele” não é indiana, é portuguesa !
    Nascido em Portugal , descendente de um gões ( português) e de uma francesa.

Mas na realidade você nem quer saber disso …
    Na realidade o que pretende é atenção e uma plataforma para lançar ao vento quaisquer ofensa pejorativa, copiada e adaptada de um guião muito específico que há anos se espalhou no nosso país.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, AMG1, Dias12
  1.  # 968

Colocado por: regO mais curioso aqui é que os nepaleses na sua maioria não se integram de forma nenhuma na sociedade, e muito provavelmente depois de conseguir a nacionalidade vão se embora. Tal como por exemplo chineses não têm hábito de se misturar muito.

Curioso porquê?
    Se boa parte dos portugueses os tratar como você, porque razão se iriam misturar?

A "maioria dos nepaleses"? Donde saiu este dado? Do "ouvi dizer"?
    Alguma vez conviveu de perto com algum nepalês ou chinês?
    O que considera estar integrado? Ir à bola e à missa ao Domingo?

E com o seu vizinho do lado que é português? Costuma misturar-se muito?

Isulto ao "indiano"? Então não?
    No contexto da sua frase, creio que estava longe de estar a elogiá-lo... aí era o "indiano".
    Ao CR7, também o refere como "aquele madeirense"?

Qual a necessidade de ir buscar a origem dum dos progenitores do A. Costa, quando Gôa, à época, até era território português?
    Para quem trazia uns laivos de colonialista ainda há uns posts atrás... parece desprezar esses mesmos territórios.

Tal como você bem disse, até parece que é algum insulto chamar Indiano a alguém. Mas para quê puxou por essa característica então?
    Podia ter dito: "aquele tipo de óculos e cabelo branco"... ou "o tipo que diz sempre - vamos lá ver"...

E se os nepaleses depois vão embora, qual é o seu "problema" mesmo?
    Se não gosta de os ver por Portugal... acabam por fazer-lhe a vontade, já reparou?
    Concordam com este comentário: AMG1, Soliva
    • AMG1
    • 18 setembro 2024

# 969

Como não foi insulto. Então admito que tambem chame aos outros que mencionei angolanos ou moçambicanos, ou será que se forem negros, o assunto fica arrumado por aí mesmo?
    Você sabe perfeitamente que nem sequer formalmente as origens dele são indianas, o pai dele nasceu em territorio português, sera que você que até defende referendos nas ex-colonias para o reagrupamento do império colonial não sabe isso.
    Depois será que se o homem fosse mais parecido com a mãe do que com o pai, também seria tratado por indiano.
    Sim, chamar indiano a alguem, dependo do contexto, pode muito bem ser um insulto e, a meu ver, foi o que você fez, basta ver o resto do texto para perceber que lhe está a chamar incompetente ou incapaz e resumiu ou sublinhou no "indiano".
    Mas deixe lá ele até costuma ser apelidado de coisas mais estranhas, p.e. "chamuca" era bastante frequente, até aqui no fórum. Nada de mais, ate porque isso não são insultos.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Soliva
  2.  # 970

Colocado por: AMG1já o HAL_9000 parece não ter dúvidas.
    Não tenho dúvidas sobre o que? Agora perdi-me.

Na minha opinião esta não é a maoão de obra que precisamos, ja deixei isso bem claro.
    Julgo que não vai encontrar em nenhum dos meus posts a menção ao facto de os imigrantes do subcontinente asiático serem demasiados apenas pelo facto de serem asiáticos. Critico sim o facto de não serem qualificados.

Isso e os hábitos de higiene. Mas aí eu tb n me interessa se são indianos, angolanos ou portugueses, etc. Discrimino todos da mesma maneira.

Nos meios que me movimento, há de facto muitos, não sei ao certo a sua expressão, mas parece-me significativa.
    Se falei dos imigrantes ilegais (o documentados) foi porque venho notícias e vejo as filas da AIMA. Porque vejo notícias e ouço falar das redes de tráfico. Porque vejo notícias e ouço falar de aldeias do Alentejo cheias de imigrantes sem ocupação aparente.
    • reg
    • 18 setembro 2024

# 971

Colocado por: HAL_9000Nos meios que me movimento, há de facto muitos, não sei ao certo a sua expressão, mas parece-me significativa.
    Se falei dos imigrantes ilegais (o documentados) foi porque venho notícias e vejo as filas da AIMA. Porque vejo notícias e ouço falar das redes de tráfico. Porque vejo notícias e ouço falar de aldeias do Alentejo cheias de imigrantes sem ocupação aparente.

Isto é um facto. E não apenas AIMA. IRN, lojas de cidadão...
    • Zarb
    • 19 setembro 2024 editado

# 972

Colocado por: SolivaA direita está neste momento a governar em minoria e em poucas semanas o país vê-se de novo a debater temas do passado como:

- serviço militar obrigatório
    - bandeira
    - família
    - igualdade de género
    -aborto
    - eutanásia

Pessoalmente isto é um claro reflexo que direita, cada vez mais conservadora teima em não avançar em relação á religião / estado.

Em pleno séc XXI, teima-se em afirmar que as mulheres nunca foram oprimidas , até porque nunca se queixaram.
    Esquecendo-se que há pouco atrás , estavam proibidas de votar , ter uma conta bancária e forçadas a reconhecer o marido como autoridade superior ( onde já eu ouvi isto … )
    Questões como aborto e eutanásia , trouxeram a eterna luta do direito á vida, que por algum motivo acham que está acima do direito de escolha, com mais uns pózinhos de religião á mistura.
    A questão da família tradicional … que pasmem-se , pai solteiro é mau …e uma criança só cresce saudável e feliz se tiver papá e mamã… enfim.
    E depois o SMO, em que admito que temos de rever a nossa visão de defesa , mas a obrigatoriedade é me complicada de aceitar, pois a meu ver o problema está na falta de condições das nossas forças armadas que simplesmente não atraiem ninguém.
    Para não falar na inexistência de explicação dos direitos e deveres de um cidadão na nossa educação.

Pior de tudo … nada disto resolve os problemas dos portugueses.
    enfim... que conversa da treta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
    • AMG1
    • 19 setembro 2024

# 973

Colocado por: HAL_9000Não tenho dúvidas sobre o que? Agora perdi-me

Nao falávamos de imigração ilegal?
    Eu não sei se os asiáticos que vejo por aí estão ilegais ou não, mas o Hal, tanto quanto percebi, acha que sim, senão falou nisso porquê?

Quanto ao resto, não precisa de se repetir, eu pelo menos, ja percebi que o Hal gostava de ter imigrantes engenheiros, electricistas e por aí fora, mas o facto é que não temos e disso haverá culpas para distribuir a muita gente, mas nenhuma a estes imigrantes, venham eles donde vierem.
    Mesmo quanto aos habitos de higiene, eu percebo que não goste, tal como eu também nao gosto, mas se apenas fossem portugueses não vejo que isso fosse tema de conversa neste tópico.
    A questão é que os imigrantes, independentemente da profissao ou da formação que tenham, tambem terão sempre caracteristicas, sobretudo culturais, diferentes das nossas podem é ser-nos mais próximas ou distantes.
    Tal como os filhos deles também não saberiam português e iriam ocupar vagas nas escolas onde andam os filhos dos portugueses e por aí fora. Em resumo boa parte das "dificuldades" de que aqui se fala sobre estes imigrantes, também existiriam, porventura numa escala mais pequena, mesmo se a emigração fosse mais qualificada.
    Como acabou por se concluir p.e. sobre as escolas, o problema não está nas caracteristicas das crianças, mas na ausência de estruturas e na indisponibilidade de todos para as acolher. Nesse debate ninguém se lembrou de pensar como se sentem e vivem essa situação, as outras crianças, afinal elas também são filhas de alguém, que está tão preocupado com elas quanto vocês estão com os vossos filhos.
    Eu optei por não participar desse debate, mas não foi por já não ter filhos em idade escolar, mas porque fui uma dessas crianças e vi o quão sortudo fui em não ter passado por isso aqui.
  3.  # 974

Colocado por: AMG1senão falou nisso porquê?
    Como disse, vejo e leio notícias:

https://cnnportugal.iol.pt/policia-judiciaria/pj/megaoperacao-pj-trava-rede-que-faz-circular-milhares-de-migrantes-ilegais-na-europa-gracas-a-uma-lei-portuguesa/20230717/64b4ed6dd34e72171a0b3cd9

“ Portugal não sabe quantos imigrantes estão no país, não sabe em que condições vivem. Está a dizer às redes, temos aqui um negócio espetacular para vocês" Ana Rita Gil, professora da faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que foi relatora da Comissão e do Parlamento Europeu para as Migrações.
    In
    https://www.dn.pt/sociedade/portugal-esta-a-dizer-as-redes-de-imigracao-ilegal-temos-aqui-um-negocio-espetacular-16066715.html/

https://www.publico.pt/2024/07/17/local/noticia/detectados-66-imigrantes-irregulares-operacao-gnr-aima-odemira-2097981

Etc

Mas o AMG1 dúvida que estejam em Portugal imigrantes ilegais (ou não documentados) é isso?
    Concordam com este comentário: reg
  4.  # 975

Colocado por: AMG1Tal como os filhos deles também não saberiam português e iriam ocupar vagas nas escolas onde andam os filhos dos portugueses
    Volte a ler o que eu escrevi relativamente a isto. O meu ponto em nada tinha a ver com ocuparem as vagas, mas sim com a possibilidade de uma turma com muitos alunos que não falam português poder atrasar a normal evolução das aulas num sistema de ensino que já tem inúmeras insuficiências.

Colocado por: AMG1também existiriam, porventura numa escala mais pequena, mesmo se a emigração fosse mais qualificada.
    .E contudo se atraissemos imigrantes mais qualificados a aculturação ao nosso país,e consequentemente a sua integração, seria bastante mais facilitada.

Colocado por: AMG1Eu optei por não participar desse debate, mas não foi por já não ter filhos em idade escolar, mas porque fui uma dessas crianças e vi o quão sortudo fui em não ter passado por isso aqui.
    Se não estou em erro o AMG1 viveu isso num pais que a determinada altura permitiu a existência de escolas que segregavam rapazes e raparigas, ou que chegou a criar horários especiais, só para mulheres, em algumas piscinas municipais. Realmente que bom exemplo, quem bem que tem estado a correr a integração dos imigrantes na Suécia.

Ainda que nesse debate das escolas eu pensasse sobretudo numa decisão pessoal que vou ter de tomar daqui a algum tempo, a verdade é que se o sistema de ensino ficar pior do que aquilo que já está, será mão para todos os alunos sejam eles portugueses se origem ou imigrantes.
    • AMG1
    • 19 setembro 2024

# 976

Colocado por: HAL_9000Como disse, vejo e leio notícias:

https://cnnportugal.iol.pt/policia-judiciaria/pj/megaoperacao-pj-trava-rede-que-faz-circular-milhares-de-migrantes-ilegais-na-europa-gracas-a-uma-lei-portuguesa/20230717/64b4ed6dd34e72171a0b3cd9

“ Portugal não sabe quantos imigrantes estão no país, não sabe em que condições vivem. Está a dizer às redes, temos aqui um negócio espetacular para vocês" Ana Rita Gil, professora da faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que foi relatora da Comissão e do Parlamento Europeu para as Migrações.
    In
    https://www.dn.pt/sociedade/portugal-esta-a-dizer-as-redes-de-imigracao-ilegal-temos-aqui-um-negocio-espetacular-16066715.html/

https://www.publico.pt/2024/07/17/local/noticia/detectados-66-imigrantes-irregulares-operacao-gnr-aima-odemira-2097981

Etc

Mas qual é a dúvida de que existem imigrantes ilegais, qual é o país que não os tem?
    A questão é saber quantos são, se forem , 50 mil o impacto será um, se forem 500 mil será outro. Ora, eu não sei e julgo que o HAL_9000 apesar de ser um homem preocupado em se informar sobre o assunto, parece que também nao sabe e o mesmo acontece com os autores das noticias que aqui colocou. O desconhecimento da dimensão desse contingente de pessoas parece ser mesmo a única coisa que têm em comum. Com base nisto cada um pode dizer o que entender porque tanto pode estar certo ou errado.
    Todos sabemos que existem, mas ninguém sabe qual é a expressão quantitativa nem as origens dessas pessoas. Isto é o que é seguro dizer sem mais informação.
  5.  # 977

Colocado por: AMG1Isto é o que é seguro dizer sem mais informação.
    Certíssimo. Daí que a minha pergunta tenha sido se nesse relatório (uma vez que o AMG1 o tinha lido por alto) estavam contabilizados os imigrantes ilegais. Tão somente isso.
    • AMG1
    • 19 setembro 2024

# 978

Colocado por: HAL_9000Se não estou em erro o AMG1 viveu isso num pais que a determinada altura permitiu a existência de escolas que segregavam rapazes e raparigas, ou que chegou a criar horários especiais, só para mulheres, em algumas piscinas municipais. Realmente que bom exemplo, quem bem que tem estado a correr a integração dos imigrantes na Suécia.

Meu caro,
    Eu não estranho wue cada um queira o melhor para os seus filhos, eu também quiz o mesmo!
    Agora quanto a transcrição que está ai acima, vai ter de me desculpar, mas tenho de lhe dizer com toda a veemência que está a ser intelectualmente bastante desonesto. Se recorda o que eu disse sobre as escolas suecas, então também se devia lembrar que eu o disse para condenar esses procedimentos e como exemplo do que não se deve fazer.
    Depois o meu caso foi há quase 60 anos, altura em que nenhuma dessas modernices palermas tinha sido implementada, ou sequer pensada.
    HAL, eu por vezes posso ser um bocado troca tintas e até dizer, neste caso escrever, o que não devo e ser injustosl para com outros, mas apontar aos outros aquilo que sei eles não serem, isso nunca fiz e nem sequer estou disposto a que o facam comigo.
    Boa noite!
  6.  # 979

Colocado por: AMG1HAL, eu por vezes posso ser um bocado troca tintas e até dizer, neste caso escrever, o que não devo e ser injustosl para com outros, mas apontar aos outros aquilo que sei eles não serem, isso nunca fiz e nem sequer estou disposto a que o facam comigo.
    Boa noite!
    Caro AMG1, peço desculpa se o ofendi, não era essa a intenção. Quis dizer somente uma coisa: mesmo o país que o AMG1 estava a dar como exemplo de integração, cometeu erros. Perante a situação actual, será que pode mesmo ser usado como um exemplo do que deve ser feito? Foi tão somente isso.

Bem sei que no seu tempo, não havia quase nada dessas modernices, como disse. Mas a cisão na sociedade Sueca entre os Suecos de origem e os imigrantes, também não se criou apenas nos últimos anos.

Ao receber 300 mil imigrantes por ano, Portugal tem um desafio enorme para os integrar, sem que isso cause tumulto social. Isso só é possível se esses imigrantes vierem dispostos a aculturar-se a Portugal. Se quiserem manter os hábitos e cultura do país de origem, vai sempre gerar problemas de aceitação entre a população de origem. Isso é verdade aqui e na Suecia. O país deve promover a aculturação desde o primeiro momento.
    Concordam com este comentário: Dias12, Caravelle
  7.  # 980

Colocado por: AMG1Acho que não vale a pena repetir, mas como por vezes parece que nem repetindo, por isso aqui vai: eu sou adepto que qualquer pais, incluindo obviamente Portugal, tenha politicas de imigração que decorram de critérios definidos de acordo com as suas necessidades e nunca disse o contrário disto.

Entao nao percebo tanta discussao relativamente aquilo que tenho escrito, porque eu tenho sido bem claro desde o inicio que eu nao sou contra a imigracao, sou contra a politica de imigracao atual onde em 2023 deixamos entrar 300 mil imigrantes. 3% da nossa populacao. Num ano.

Todos os meus argumentos seguintes so tiveram isto por base. Um numero absurdo de imigrantes que nao conseguimos integrar, so vem trazer pobreza e agravar problemas ja existentes. Dumping salarial, qualidade de servicos publicos, etc.

Voces (refiro-me a si e os restantes que me respondem em oposicao ao que digo) e que contra-argumentam com acusacoes de xenofobia, que os problemas ja existiam e nao sao culpa dos imigrantes e nem agravados por estes, e todo o bla bla bla do costume de quem coloca rotulos a alguem que, sendo moderado, admite que existe um problema.

Colocado por: AMG1Eu jao disse que não era público, mas que não o conhecia.

Pois, o vosso problema do que tenho visto e que relativamente a imigracao comentam muito sem 'conhecerem' nada. O visto de residencia CPLP e publico, esta descrito no ePortugal para qualquer um ver e nao deixa margem para duvidas. De uma forma simplista, permite a qualquer residente da CPLP obter visto temporario de residencia durante 5 anos e permanente apos isso sem quaisquer 'complicacoes'. Por exemplo, nao e sequer necessaria fazer prova de capacidade de subsistencia desde que alguem ca se responsabilize por isso. Ou seja, e possivel vir para ca um brasileiro com uma mao atras e outra a frente, sem residencia, sem trabalho assegurado, sem nada desde que tenha ca alguem que se responsabilize (que acaba a dar 'negocio' a muita gente tambem). E a tal 'imigracao escrava' que falava.
    Sabendo isto, voce concorda com uma politica de imigracao onde aceitamos a entrada de pessoas (nao refugiados) que nao tem casa, trabalho ou dinheiro para se sustentar, dando-lhes um visto temporario de 1 ano? Visto esse renovavel nas mesmas condicoes?

Colocado por: regE depois? A origem dele é indiana, ou já agora chamar de indiano é algum insulto?

Eu nao acho que seja um insulto, mas para efeitos da discussao e completamente indiferente a origem do ex-PM. Portanto acaba a ser desnecessario e a levar a discussao para um assunto que nao interessa a ninguem.

Colocado por: AMG1Quanto ao resto, não precisa de se repetir, eu pelo menos, ja percebi que o Hal gostava de ter imigrantes engenheiros, electricistas e por aí fora, mas o facto é que não temos e disso haverá culpas para distribuir a muita gente, mas nenhuma a estes imigrantes, venham eles donde vierem.

Mais uma vez... nem eu nem creio que o HAL em algum motivo andamos a culpar os imigrantes do que quer que seja. Repare numa coisa - se eu critico a politica de imigracao, a palavra politica nao esta la por acaso. A culpa e dos politicos que a criaram. Quem se 'aproveita' dela nao tem qualquer responsabilidade. E como discordar do RSI e atacar quem o recebe. E estupido.

Colocado por: AMG1Tal como os filhos deles também não saberiam português e iriam ocupar vagas nas escolas onde andam os filhos dos portugueses e por aí fora. Em resumo boa parte das "dificuldades" de que aqui se fala sobre estes imigrantes, também existiriam, porventura numa escala mais pequena, mesmo se a emigração fosse mais qualificada.

Obviamente. Dai a politica de imigracao ter de se focar no tipo e na quantidade, nao so num ou outro. No caso atual, nao se foca em nenhum. A politica de imigracao deve ser como um funil. Atualmente e um simples cano.

Colocado por: HAL_9000Ao receber 300 mil imigrantes por ano, Portugal tem um desafio enorme para os integrar, sem que isso cause tumulto social. Isso só é possível se esses imigrantes vierem dispostos a aculturar-se a Portugal. Se quiserem manter os hábitos e cultura do país de origem, vai sempre gerar problemas de aceitação entre a população de origem. Isso é verdade aqui e na Suecia. O país deve promover a aculturação desde o primeiro momento.

Eu sinceramente acho que este tipo de raciocinio e que torna a discussao errada. Aqui nao e colocar o enfase nos imigrantes. Nao e eles quererem ou nao integrar-se. Nao e possivel integrar 300 mil imigrantes por ano. E muita gente. A unica coisa que se vai criar e guetizacao e criacao de comunidades imigrantes completamente a margem das comunidades nativas. E basta uma pequena pesquisa nos facebooks para ver grupos 'Brasileiros em Barca D'Alva' (exemplo ficticio) para perceber. Os US sao o Pais com mais imigrantes do mundo. A populacao deles inclui cerca de 14% de imigrantes (excluindo aqueles que entretanto se naturalizaram ou ja passaram a ter estatuto de residente). O ano passado atribuiram 10 milhoes de temporary visas, que inclui turismo, estudantes, trabalhadores, etc. isto da sensivelmente 3% da populacao. Nao encontrei o numero de visas para imigracao apenas, mas vi que para trabalho foram cerca de 1.3. Ou seja... em %, Portugal acolheu muito mais imigrantes que os US em 2023. Os imigrantes ja representam uma % semelhante da populacao aos US. A continuar assim, vamos ate supera-los. E Portugal para todos os efeitos nao e os US. A nossa capacidade de integracao e muito mais limitada.
    Portugal nao consegue integrar 300 mil imigrantes por ano nem que estes sejam todos engenheiros, medicos, informaticos e venham cheios de vontade de se tornar portugueses.
    Concordam com este comentário: reg

0.3203 seg. NEW