Colocado por: dmanteigas
Na realidade ate sao voces que costumam negar as evidencias dos numeros oficiais... :)
Mas este forum e uma 'ilha' naquilo que e o consenso na sociedade portuguesa. A maioria dos portugueses esta realmente preocupada com o volume massivo de imigracao (300 mil + ano) e ja era tempo de o governo dar ouvidos as pessoas e nao as associacoes patronais. E nao e com medidas pifias com um impacto e alcance super reduzidos, como a manifestacao de interesse.
https://observador.pt/2024/09/17/maioria-dos-portugueses-quer-menos-imigrantes-e-emigrantes/
Colocado por: AMG1Mas concordo consigo que será muito mais simples integrar 40 mil angolanos do que 40 mil nepaleses.
Colocado por: reg
...o SEF já estava mal mas o indiano deixou um belo presente ao país.
O acordo ou pelo menos parte dele é público e todos sabemos à que levou. Por pouco Portugal não foi suspenso do espaço Schengen.
Colocado por: AMG1O "indiano", nasceu em Lisboa, filho de pais portugueses, embora um deles tenha nascido em Goa, quando esse território era uma colónia portuguesa. Porque será "o indiano"?
Colocado por: HAL_9000Eu não faço ideia, apenas questionei, pois pode estar aí a resposta ao: "cuja dimensão não parece condizer com muito do que se vai por aí ouvindo e lendo."
Eu resido em duas áreas, por assim dizer: a AML e uma zona mais rural do centro de Portugal. Em ambas, a comunidade asiática está representada em dimensão significativa. Se isso é mais ou do que se vai ouvindo e lendo....
E depois? A origem dele é indiana, ou já agora chamar de indiano é algum insulto?
Colocado por: regO mais curioso aqui é que os nepaleses na sua maioria não se integram de forma nenhuma na sociedade, e muito provavelmente depois de conseguir a nacionalidade vão se embora. Tal como por exemplo chineses não têm hábito de se misturar muito.
E depois? A origem dele é indiana, ou já agora chamar de indiano é algum insulto?
Colocado por: AMG1já o HAL_9000 parece não ter dúvidas.Não tenho dúvidas sobre o que? Agora perdi-me.
Colocado por: HAL_9000Nos meios que me movimento, há de facto muitos, não sei ao certo a sua expressão, mas parece-me significativa.
Se falei dos imigrantes ilegais (o documentados) foi porque venho notícias e vejo as filas da AIMA. Porque vejo notícias e ouço falar das redes de tráfico. Porque vejo notícias e ouço falar de aldeias do Alentejo cheias de imigrantes sem ocupação aparente.
Colocado por: SolivaA direita está neste momento a governar em minoria e em poucas semanas o país vê-se de novo a debater temas do passado como:enfim... que conversa da treta
- serviço militar obrigatório
- bandeira
- família
- igualdade de género
-aborto
- eutanásia
Pessoalmente isto é um claro reflexo que direita, cada vez mais conservadora teima em não avançar em relação á religião / estado.
Em pleno séc XXI, teima-se em afirmar que as mulheres nunca foram oprimidas , até porque nunca se queixaram.
Esquecendo-se que há pouco atrás , estavam proibidas de votar , ter uma conta bancária e forçadas a reconhecer o marido como autoridade superior ( onde já eu ouvi isto … )
Questões como aborto e eutanásia , trouxeram a eterna luta do direito á vida, que por algum motivo acham que está acima do direito de escolha, com mais uns pózinhos de religião á mistura.
A questão da família tradicional … que pasmem-se , pai solteiro é mau …e uma criança só cresce saudável e feliz se tiver papá e mamã… enfim.
E depois o SMO, em que admito que temos de rever a nossa visão de defesa , mas a obrigatoriedade é me complicada de aceitar, pois a meu ver o problema está na falta de condições das nossas forças armadas que simplesmente não atraiem ninguém.
Para não falar na inexistência de explicação dos direitos e deveres de um cidadão na nossa educação.
Pior de tudo … nada disto resolve os problemas dos portugueses.
Colocado por: HAL_9000Não tenho dúvidas sobre o que? Agora perdi-me
Colocado por: AMG1senão falou nisso porquê?Como disse, vejo e leio notícias:
Colocado por: AMG1Tal como os filhos deles também não saberiam português e iriam ocupar vagas nas escolas onde andam os filhos dos portuguesesVolte a ler o que eu escrevi relativamente a isto. O meu ponto em nada tinha a ver com ocuparem as vagas, mas sim com a possibilidade de uma turma com muitos alunos que não falam português poder atrasar a normal evolução das aulas num sistema de ensino que já tem inúmeras insuficiências.
Colocado por: AMG1também existiriam, porventura numa escala mais pequena, mesmo se a emigração fosse mais qualificada..E contudo se atraissemos imigrantes mais qualificados a aculturação ao nosso país,e consequentemente a sua integração, seria bastante mais facilitada.
Colocado por: AMG1Eu optei por não participar desse debate, mas não foi por já não ter filhos em idade escolar, mas porque fui uma dessas crianças e vi o quão sortudo fui em não ter passado por isso aqui.Se não estou em erro o AMG1 viveu isso num pais que a determinada altura permitiu a existência de escolas que segregavam rapazes e raparigas, ou que chegou a criar horários especiais, só para mulheres, em algumas piscinas municipais. Realmente que bom exemplo, quem bem que tem estado a correr a integração dos imigrantes na Suécia.
Colocado por: HAL_9000Como disse, vejo e leio notícias:
https://cnnportugal.iol.pt/policia-judiciaria/pj/megaoperacao-pj-trava-rede-que-faz-circular-milhares-de-migrantes-ilegais-na-europa-gracas-a-uma-lei-portuguesa/20230717/64b4ed6dd34e72171a0b3cd9
“ Portugal não sabe quantos imigrantes estão no país, não sabe em que condições vivem. Está a dizer às redes, temos aqui um negócio espetacular para vocês" Ana Rita Gil, professora da faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, que foi relatora da Comissão e do Parlamento Europeu para as Migrações.
In
https://www.dn.pt/sociedade/portugal-esta-a-dizer-as-redes-de-imigracao-ilegal-temos-aqui-um-negocio-espetacular-16066715.html/
https://www.publico.pt/2024/07/17/local/noticia/detectados-66-imigrantes-irregulares-operacao-gnr-aima-odemira-2097981
Etc
Colocado por: AMG1Isto é o que é seguro dizer sem mais informação.Certíssimo. Daí que a minha pergunta tenha sido se nesse relatório (uma vez que o AMG1 o tinha lido por alto) estavam contabilizados os imigrantes ilegais. Tão somente isso.
Colocado por: HAL_9000Se não estou em erro o AMG1 viveu isso num pais que a determinada altura permitiu a existência de escolas que segregavam rapazes e raparigas, ou que chegou a criar horários especiais, só para mulheres, em algumas piscinas municipais. Realmente que bom exemplo, quem bem que tem estado a correr a integração dos imigrantes na Suécia.
Colocado por: AMG1HAL, eu por vezes posso ser um bocado troca tintas e até dizer, neste caso escrever, o que não devo e ser injustosl para com outros, mas apontar aos outros aquilo que sei eles não serem, isso nunca fiz e nem sequer estou disposto a que o facam comigo.Caro AMG1, peço desculpa se o ofendi, não era essa a intenção. Quis dizer somente uma coisa: mesmo o país que o AMG1 estava a dar como exemplo de integração, cometeu erros. Perante a situação actual, será que pode mesmo ser usado como um exemplo do que deve ser feito? Foi tão somente isso.
Boa noite!
Colocado por: AMG1Acho que não vale a pena repetir, mas como por vezes parece que nem repetindo, por isso aqui vai: eu sou adepto que qualquer pais, incluindo obviamente Portugal, tenha politicas de imigração que decorram de critérios definidos de acordo com as suas necessidades e nunca disse o contrário disto.
Colocado por: AMG1Eu jao disse que não era público, mas que não o conhecia.
Colocado por: regE depois? A origem dele é indiana, ou já agora chamar de indiano é algum insulto?
Colocado por: AMG1Quanto ao resto, não precisa de se repetir, eu pelo menos, ja percebi que o Hal gostava de ter imigrantes engenheiros, electricistas e por aí fora, mas o facto é que não temos e disso haverá culpas para distribuir a muita gente, mas nenhuma a estes imigrantes, venham eles donde vierem.
Colocado por: AMG1Tal como os filhos deles também não saberiam português e iriam ocupar vagas nas escolas onde andam os filhos dos portugueses e por aí fora. Em resumo boa parte das "dificuldades" de que aqui se fala sobre estes imigrantes, também existiriam, porventura numa escala mais pequena, mesmo se a emigração fosse mais qualificada.
Colocado por: HAL_9000Ao receber 300 mil imigrantes por ano, Portugal tem um desafio enorme para os integrar, sem que isso cause tumulto social. Isso só é possível se esses imigrantes vierem dispostos a aculturar-se a Portugal. Se quiserem manter os hábitos e cultura do país de origem, vai sempre gerar problemas de aceitação entre a população de origem. Isso é verdade aqui e na Suecia. O país deve promover a aculturação desde o primeiro momento.