Colocado por: HAL_9000Ao receber 300 mil imigrantes por ano, Portugal tem um desafio enorme para os integrar, sem que isso cause tumulto social. Isso só é possível se esses imigrantes vierem dispostos a aculturar-se a Portugal. Se quiserem manter os hábitos e cultura do país de origem, vai sempre gerar problemas de aceitação entre a população de origem. Isso é verdade aqui e na Suecia. O país deve promover a aculturação desde o primeiro momento.
Colocado por: dmanteigasPortugal nao consegue integrar 300 mil imigrantes por ano nem que estes sejam todos engenheiros, medicos, informaticos e venham cheios de vontade de se tornar portugueses.
Colocado por: reg
Pelos vistos todas as responsabilidades do SEF foram passadas para todos menos o AIMA, a tal agência fantasma. Até a renovação das residências foi passada para o IRN. SEF já estava mal mas o indiano deixou um belo presente ao país. Quem se **** no fim são os imigrantes que eles dizem que tanto precisamos.
Colocado por: dmanteigasNao e possivel integrar 300 mil imigrantes por ano. E muita gente.
Colocado por: N Miguel OliveiraComo lidam diariamente com populações imigrantes acima dos 15-20% na Suíça, Holanda, Luxemburgo, UK, Alemanha, etc?
Colocado por: Vítor Magalhães
Esta é fácil, os imigrantes nesses países adaptam-se. Por cá temos sido nós a adaptar-nos.
Concordo que não estejamos preparados para receber 300K imigrantes todos os anos, mas aí o problema não é dos imigrantes, é só nosso pois os nossos serviços públicos não conseguem sequer dar conta dos nacionais. Depois existe ainda uma série de fatores que convidam apenas à fixação no litoral já alvo de forte pressão habitacional.
Colocado por: N Miguel OliveiraCreio que todos estes comentários se resumem nesta frase. Com base em quê se afirma isto ou o seu contrário? São sempre opiniões de ambos os lados, não são factos ou dados objectivos. São percepções. Perguntei-lhe qual é o numero mágico e fiquei sem resposta.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão é rocketscience.Rocket science pode não ser, mas é certamente uma empreitada dificil. Qual seria o pais europeu que deviamos usar como modelo de integração?
Colocado por: N Miguel OliveiraUK, Alemanha, etc?Lidam mal.
Colocado por: N Miguel Oliveiraas percepções divergem na mesma em função da realidade que cada um de nós vive.É um facto. Geralmente quem melhor aceita a actual politica de imigração, é quem menos convive diariamente com a população imigrante, contactando com eles apenas em contexto laboral. Quem partilha os bairros, quem tem uma vivência social diária com as grandes comunidades de imigrantes, tende a ser mais critico da nossa politica de imigração.
Colocado por: N Miguel Oliveiraé precisamente isso que temos vindo a dizer, "não sei, não tenho dados para chegar à mesma conclusão que você"Mais ou menos, tiram também muitas conclusões sem qualquer dados que as sustentes, e que tender a ser contrárias ás conclusões que rebatem. O mais certo é que as perceções de ambos os lados sejam opostas.
Colocado por: Vítor MagalhãesConcordo que não estejamos preparados para receber 300K imigrantes todos os anos, mas aí o problema não é dos imigrantes, é só nosso pois os nossos serviços públicos não conseguem sequer dar conta dos nacionais.
Colocado por: Vítor MagalhãesEsta é fácil, os imigrantes nesses países adaptam-se. Por cá temos sido nós a adaptar-nos.
Colocado por: dmanteigas300 mil pessoas sao 3% da nossa populacao. Eu vou colocar isto em outros termos: Os 300 mil imigrantes que entraram o ano passado em Portugal, se criassem um municipio seriam o 4o municipio mais populoso de Portugal.
Colocado por: dmanteigasAcha que temos capacidade de integrar estas pessoas?
Colocado por: HAL_9000Rocket science pode não ser, mas é certamente uma empreitada dificil. Qual seria o pais europeu que deviamos usar como modelo de integração?
Colocado por: dmanteigasSe mantivermos o ritmo, no final de 2025 sao 900 mil pessoas em 3 anos.
Colocado por: HAL_9000É um facto. Geralmente quem melhor aceita a actual politica de imigração, é quem menos convive diariamente com a população imigrante, contactando com eles apenas em contexto laboral. Quem partilha os bairros, quem tem uma vivência social diária com as grandes comunidades de imigrantes, tende a ser mais critico da nossa politica de imigração.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão é marginalizá-los ou isolá-los em grupos porque "não conseguem acompanhar".
Colocado por: HAL_9000tiram também muitas conclusões sem qualquer dados que as sustentes
Colocado por: HAL_9000Lidam mal.
Colocado por: regIsto já acontece quem vive nos bairros sociais. Maioria não tem condições para não ser marginalizado.
Colocado por: N Miguel OliveiraPrecisamente, e não só com imigrantes, como sobretudo com os nativos...