Colocado por: regApenas existe essa alternativa? Nem imagina, mas existe outra alternativa que não está representada nem no governo nem no parlamento.
Colocado por: regNisso podemos concordar, apenas posso acrescentar que tal como acontece em alguns países europeus, o comunismo devia estar equiparado ao fascismo e ser banido da sociedade.
Colocado por: N Miguel OliveiraEstado após 1974.
Colocado por: N Miguel OliveiraQue o digam os argentinos
Estão muito melhor agora :)
Só que não...
Colocado por: regNisso podemos concordar, apenas posso acrescentar que tal como acontece em alguns países europeus, o comunismo devia estar equiparado ao fascismo e ser banido da sociedade.
Colocado por: N Miguel OliveiraDo socialismo pouco, mas algumas coisas fazem sentido. Como o SNS, ou a escola pública, por exemplo.
Colocado por: dmanteigas
Porque?
Eu nao acho que se deva 'banir' nada. Incluindo visoes fascistas da sociedade. E que a malta tende a associar o fascismo aos crimes contra a humanidade dos Nazis. Mas o fascismo existe enquanto ideologia politica e nem e assim tao diferente do comunismo. Autoritarismo, Centralismo, Economia planificada... se retirarmos a unica diferenca entre fascismo e comunismo, que e uns acreditarem numa sociedade hierarquizada e outros numa sociedade nao hierarquizada (excepto para a elite reinante), sao exatamente a mesma coisa. Quem tem este tipo de ideias, devia ter toda a liberdade de as levar a votos em democracia. E se for essa a vontade da maioria do povo... implementa-las. Agora e obvio que estas ideias bacocas nao tem lugar no sec XXI. Portanto mais do que 'bani-las', o ideal e deixa-las ir a votos e terem os votos que merecem. Como o Ergue-te por exemplo.
Colocado por: dmanteigas
Atribuir isso ao socialismo e um stretch. O estado social nao e um conceito puramente socialista. Pelo contrario... a unica diferenca e a forma como se encara o estado social. No socialismo, a economia planifica-se a partir do estado social. 'Investe-se' no estado social como meio de crescimento e prosperidade. Como estamos no forum da casa... e o mesmo achar que se comeca a fazer uma casa pelo telhado. Na versao mais social-democrata ou ate liberal social, foca-se em promover o crescimento economico para sustentar um estado social.
A bem da verdade em Portugal ate ao PS do PNS, com a Alexandra Leita como figura de proa, nunca tivemos um verdadeiro partido socialista no sentido de achar que o Estado Social e o fim e o principo de qualquer politica. Por isso e que eu acho que vivemos tempos bastante perigosos na atualidade. Porque o PS atual e provavelmente o mais radical pelo menos desde Guterres.
Colocado por: N Miguel OliveiraExacto.
Basta ver Cuba, Venezuela, Rússia, etc.
Colocado por: N Miguel OliveiraBasta ter experimentado viver em lugares onde isso não funciona assim... para ver que nem tudo é mau em Portugal. Se podemos melhorar, concerteza. Mas não é a destruir, estilo a motossera do Milei, que vamos lá tampouco.
Colocado por: dmanteigasEu nao acho que se deva 'banir' nada. Incluindo visoes fascistas da sociedade. E que a malta tende a associar o fascismo aos crimes contra a humanidade dos Nazis.
Colocado por: dmanteigasAtribuir isso ao socialismo e um stretch. O estado social nao e um conceito puramente socialista.
Colocado por: SquireO que o dmanteigas está a querer dizer é que o povo deve ter o poder de escolher um regime fascista. Isto é, o povo escolhe livremente deixar de viver em democracia, de ter poder de escolha.
Colocado por: reg
Foi assim que aconteceu na Alemanha e recentemente na Rússia. Pessoas escolheram ditaduras.
Colocado por: regNão percebi onde quer chegar
Colocado por: regQuando o estado do país está onde está, a única solução é dar um reboot.
Colocado por: dmanteigasDisclaimer... eu acho o Milei um maluco!
Mas ha que ter calma nas avaliacoes... nao tenho acompanhado ao detalhe o que se passa la, mas o Milei nao ia em 6 meses resolver o que os outros estragaram durante decadas. Dar tempo ao tempo e ver como corre.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Estava a concordar consigo :)
Basta ver os efeitos que o comunismo teve na Venezuela ou em Cuba... Uma desgraça.
Colocado por: N Miguel OliveiraCortou muito do gasto público, basicamente foi buscar isso às reformas dos idosos... que aos 80-90 anos voltaram para o mercado de trabalho...
Colocado por: N Miguel Oliveira
Para já, vai sendo um carnificina.
Já conseguiu ultrapassar o Haiti quanto à inflação...
Cortou muito do gasto público, basicamente foi buscar isso às reformas dos idosos... que aos 80-90 anos voltaram para o mercado de trabalho... após a votação, convidou os 87(?) deputados que votaram a favor para uma jantarada em que não faltou de nada...
Mas concordo, deixemos o tempo passar, para ver a gravidade do resultado...
Colocado por: SquireO que o dmanteigas está a querer dizer é que o povo deve ter o poder de escolher um regime fascista. Isto é, o povo escolhe livremente deixar de viver em democracia, de ter poder de escolha.
Colocado por: Squire"No socialismo, a economia planifica-se a partir do estado social". Socialismo é uma ideologia que defende a implementação do Estado Socialista onde os meios de produção de uma sociedade são públicos, ou tendencialmente públicos.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas concordo, deixemos o tempo passar, para ver a gravidade do resultado...
Colocado por: dmanteigasAlias... mesmo a democracia atual tem o peso que tem. O atual governo nao teve sequer 2 milhoes de votos, para governar um pais de 10 milhoes de habitantes e 12 ou 13 milhoes de pessoas com nacionalidade portuguesa.
Colocado por: dmanteigas
E se for essa a vontade do povo, devemos nega-la? Eu percebo perfeitamente o paradoxo de ter o povo em democracia a votar por ter uma ditadura. E como disse, e algo que em pleno sec. XXI nunca vai acontecer. Nao acho e que se deve negar essa possibilidade de escolha ao 'banir' quem se apresenta a eleicoes com essas ideias.
Alias... mesmo a democracia atual tem o peso que tem. O atual governo nao teve sequer 2 milhoes de votos, para governar um pais de 10 milhoes de habitantes e 12 ou 13 milhoes de pessoas com nacionalidade portuguesa. As altas taxas de abstencao sao ja em si um sinal que para uma fatia muito grande da populacao, nao faz assim tanta diferenca quem os governa.
O que diz muito da qualidade dos governantes.