Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: HAL_9000Com o mesmo desiderato

O mesmo?
    Que a criminalidade subiu em 8 e desceu em 6, dum total de 14 concelhos?
    Que tem que ver com a imigração?
    Se tivesse subido em 6 e descido em 8, qual seria a conclusão?
  2. Colocado por: AMG1Sem querer reeditar uma discussão estafada e inútil, mas apenas para partilhar informação que pode ser útil para quem se interesse por ter uma opinião informada.

Eu pensava que toda a gente sabia disto, mas claramente estava enganado... aparentemente é mais fácil culpar uma comunidade por ser diferente. Em que basta um fazer asneira, que padecem todos. O que é tremendamente injusto para uma comunidade que geralmente foca-se no trabalho e a poupar qualquer tostão para ajudar a familia através das remessas. Esta é a regra, não a excepção, diria eu.

Além do tipico, se há um crime que tenha um imigrante involucrado... nada mais importa para a propaganda, mesmo que tenha sido o imigrante a vítima ou testemunha... Em vez de se focarem em quem abusa deles.
    Concordam com este comentário: AMG1
  3. Colocado por: N Miguel Oliveira

O mesmo?
    Que a criminalidade subiu em 8 e desceu em 6, dum total de 14 concelhos?
    Se tivesse subido em 6 e descido em 8, qual seria a conclusão?

Enfim…
  4. Colocado por: N Miguel OliveiraO mesmo?
    Exatamente, o de "partilhar informação que pode ser útil para quem se interesse por ter uma opinião informada."

Não me viu em momento algum a associar diretamente a imigração com aumento de criminalidade, mas também não sou obrigado a ser doutrinado por estudos encomendados, em que do pouco que li, me parece ter premissas totalmente erradas.

Colocado por: N Miguel OliveiraQue a criminalidade subiu em 8 e desceu em 6, dum total de 14 concelhos?

A notícia refere que “O rácio de crimes registados pelas autoridades policiais por total de residentes mostra que Odemira tem, ao longo da última década, uma menor proporção de crimes do que o verificado para o total do país, distanciando-se também da proporção de crimes registados por total de residentes em Lisboa e Porto”

Pergunto eu: O que tem isto a ver com a imigração? Comparar Odemira com Lisboa e Porto?

Se é assim, eu também tiro já aqui um estudo do bolso: tendo em conta que a aldeia dos meus pais tem 0 crimes reportados nos últimos 10 anos, e zero imigrantes, podemos concluir que o rácio de crimes registados pelas autoridades policiais por total de residentes mostra que a aldeia dos meus pais tem, ao longo da última década, uma menor proporção de crimes do que o verificado para Odemira que tem 41,8% de imigrantes?

Se ela queria estudar o efeito da imigração no rácio de crimes registados pelas autoridades policiais por total de residentes, tinha de comparar a evolução desse rácio em casa município/localidade. Coisa que até fez, mas a conclusão e no mínimo dúbia:

“Em Odemira, em dez anos, a proporção de crimes por habitantes praticamente nãosubiu quando a imigração disparou: era de 3,2 crimes por cada 100 residentes em 2011,foi descendo nos anos seguintes em que se verificou um aumento da imigração, e era de3,5 crimes por 100 residentes em 2023.” Desceu e depois subiu? Existe algum gráfico que relacione a evolução da criminalidade vs % de imigrantes a casa ano?

Podemos Olhar para dados concretos e públicos:
    1 - Crimes participados em Odemira/ano
    2018 – 756
    2019 – 773
    2020 – 705 (ano Covid)
    2021 – 788
    2022 – 1014
    2023 – 1160
    Fonte: Relatórios Anuais de Segurança Interna de 2018 a 2023. O periodo de 5 anos foi escolhido tendo em conta que quem tem mais de 18 anos (ou for emancipado segundo a lei portuguesa) e reside legalmente em Portugal há, pelo menos, 5 anos, pode adquirir a nacionalidade portuguesa, logo eu assumo que deixará de contar para as estatísticas como imigrante.

2- População estrangeira com estatuto legal de residente em percentagem da população residente
    2016 – 17%
    2017 - 19,8 %
    2018 – 24,9%
    2019 – 33,1%
    2020 – 39%
    2021 – 36,7%
    2022 – 39%
    2023 – 41,8%
    Fonte: Observatório das Migrações. Indicadores de Integração de Imigrantes- Relatório estatístico anual. By Catarina Reis Oliveira

Com estes dados, o que sabemos é que a criminalidade subiu 53,4% de 2018 a 2023, ao mesmo tempo a população estrangeira com estatuto legal subiu 16,9%. Mesmo assim eu não corelaciono à partida uma coisa com a outra, mas também acho difícil tirar as mesmas conclusões que a Catarina Reis Oliveira.
    Concordam com este comentário: Dias12
  5. Colocado por: N Miguel OliveiraQue a criminalidade subiu em 8 e desceu em 6, dum total de 14 concelhos?

No entanto é importante ter uma visão mais ampla e ver a evolução desde 2014, tanto a criminalidade, como a criminalidade violenta aumentaram nos últimos anos, depois de anos de estagnação e até de descidas.
      fdc criminalidade.png
    • AMG1
    • 29 setembro 2024
    Em 2023, os estrangeiros, quase todos imigrantes económicos, maioritariamente oriundos da asia, representavam mais de 40% da população residente no concelho de Odemira. Nesse concelho o racio de criminalidade (n° de crimes por cada 100 hab) é exactamente igual (3,5) ao observado no pais, em que apenas entre 10 a 15% dos residentes serao estrangeiros.
    Não sendo nenhum entendido em coisa nenhuma, parece-me sensato concluir que a população residente no Conselho de Odemira, em que 41,8% são imigrantes, tem a mesma propensão para o crime do que o resto do pais.
    Claro que nos falta o dado mágico que é a nacionalidade de quem cometeu os crimes, porque até podem ter sido todos cometidos por imigrantes. Contudo, o relatório agora publicado tem um dado interessante. No distrito de Beja, a tipologia de crime mais participado (+/- 10% do total) é a condução sob o efeito de álcool, será que este é um tipo de crime associavel de imediato a imigrantes probres que trabalharem na agricultura?
  6. Colocado por: AMG1No distrito de Beja, a tipologia de crime mais participado (+/- 10% do total) é a condução sob o efeito de álcool, será que este é um tipo de crime associavel de imediato a imigrantes probres que trabalharem na agricultura?
    Eu diria que nao, mas lá está, não sabemos.

Mas não devemos esquecer que o crime violento também aumentou.

Colocado por: AMG1representavam mais de 40% da população residente no concelho de Odemira. Nesse concelho o racio de criminalidade (n° de crimes por cada 100 hab) é exactamente igual (3,5) ao observado no pais, em que apenas entre 10 a 15% dos residentes serao estrangeiros.
    Não sendo nenhum entendido em coisa nenhuma, parece-me sensato concluir que a população residente no Conselho de Odemira, em que 41,8% são imigrantes, tem a mesma propensão para o crime do que o resto do pais.
    E contudo seria interessante saber qual o racio de criminalidade (n° de crimes por cada 100 hab) em Odemira quando a % de imigrantes era substancialmente inferior. Não acha que seria uma maneira mais eficaz para verificar se existe alguma causalidade entre imigração e criminalidade?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
  7. Colocado por: HAL_9000Com estes dados, o que sabemos é que a criminalidade subiu 53,4% de 2018 a 2023, ao mesmo tempo a população estrangeira comestatuto legalsubiu 16,9%. Mesmo assim eu não corelaciono à partida uma coisa com a outra, mas também acho difícil tirar as mesmas conclusões que a Catarina Reis Oliveira.

HAL, não desvalorizando a sua analize, acho que está a errar.
    A criminalidade segundo você aumentou 53,4 %. Valor que concordo. Passou de 756 para 1160.
    Mas a população imigrante não cresceu 16,9 %. Se em 2018 eram 24,9 % e em 2023 41,8 %, o aumento foi de 68 % e não os 16,9.
  8. Colocado por: Dias12Mas a população imigrante não cresceu 16,9 %. Se em 2018 eram 24,9 % e em 2023 41,8 %, o aumento foi de 68 % e não os 16,9.
    Tem razão, misturei variação absoluta com relativa. A população imigrante aumentou 16,9 pontos percentuais, mas a variação relativa foi de facto os 68%.

No fundo isso não altera o que eu tinha dito. Sem dados adicionais eu não estabeleço causalidade entre estas variações, mas também acho muito dificil tirar as mesmas conclusões que a Catarina Reis Oliveira
  9. Colocado por: N Miguel OliveiraEm que basta um fazer asneira, que padecem todos. O que é tremendamente injusto para uma comunidade que geralmente foca-se no trabalho e a poupar qualquer tostão para ajudar a familia através das remessas.

Se bem percebi, na sua perspetiva é injusto generalizar se for para os acusar de cometerem crimes, mas é justo generalizar se for para dizer que são uns tipos que só pensam em trabalho e poupança.
    • AMG1
    • 29 setembro 2024
    Colocado por: J.Fernandes
    Se bem percebi, na sua perspetiva é injusto generalizar se for para os acusar de cometerem crimes, mas é justo generalizar se for para dizer que são uns tipos que só pensam em trabalho e poupança.

Eu não tenho qualquer dificuldade em assumir que a generalidade dos nossos compatriotas estão muito mais preocupados em seguir as suas vidas o melhor que podem, do que em roubar ou fazer mal a quem quer que seja. E também não tenho qualquer dificuldade em estender esse entendimento a generalidade dos imigrantes, estarei enganado ao fazer estas generalizações?
    O meu raciocínio é muito simples, tal como os nacionais que cometem crimes são uma minoria, o mais provavel será que com os estrangeiros seja +/- a mesma coisa. Mas provavelmente estou enganado e conheço mal quer uns quer outros.
    • AMG1
    • 29 setembro 2024
    Colocado por: HAL_9000Eu diria que nao, mas lá está, não sabemos.

Mas não devemos esquecer que o crime violento também aumentou.

Eu também não sei, por isso parto do principio que mais provavel será o que parece a todos verosímil e não o contrário.

É certo que o crime violento.no distrito de Beja aumentou imenso em 2023. Só que +80% desse crime é de um unico tipo, o "crime de coação sobre funcionario", o que muito sinceramente não faco ideia do que seja, você sabe?
  10. Colocado por: HAL_9000Exatamente, o de "partilhar informação que pode ser útil para quem se interesse por ter uma opinião informada."

Não me viu em momento algum a associar diretamente a imigração com aumento de criminalidade, mas também não sou obrigado a ser doutrinado por estudos encomendados, em que do pouco que li, me parece ter premissas totalmente erradas.

Claro, só não me pareceu vir no mesmo âmbito do comentário do AMG1, pois na informação que você colocou não há nenhuma associação com a imigração patente nesses numeros. É mera especulação.
    Por outro lado, entendo que prefira comparar o mesmo sítio ao longo do tempo para ver a evolução. Mas acho que aí perde-se um pouco a noção das coisas, como que o mundo, a economia, e modo de vida de 2014 ou 2018 fossem inertes e se mantivessem os mesmíssimos em 2024. Comparar sitios diferentes permite manter essa variável (do tempo) na comparação.
  11. Colocado por: HAL_9000No entanto é importante ter uma visão mais ampla e ver a evolução desde 2014, tanto a criminalidade, como a criminalidade violenta aumentaram nos últimos anos, depois de anos de estagnação e até de descidas.

Havendo mais gente, haverá mais de tudo digo eu. Não percebi ainda é como é que se associa tão facilmente uma coisa à outra sem dados sobre isso.
  12. Colocado por: J.FernandesSe bem percebi, na sua perspetiva é injusto generalizar se for para os acusar de cometerem crimes, mas é justo generalizar se for para dizer que são uns tipos que só pensam em trabalho e poupança.

Generalizar traz sempre erros associados. Nada mais normal. É um pouco como o "é inocente até se provar o contrário". Mas já vi que para você "é culpado até se provar o contrário".

Eu pelo que vejo, a maioria dos imigrantes, tal como a maioria dos nacionais, querem é cuidar da sua vida e é boa gente.
  13. No que toca a imigração, pessoalmente não correlaciono com o aumento da criminalidade, até porque todas as outras variáveis de toda a nossa sociedade não estão isoladas. Logo é muito dificil retirar essas conclusões.

Agora acho que todo o processo de imigração para Portugal, pelo menos na ultima década não tem sido controlado de forma eficiente, e acho que nos últimos anos tendeu a piorar muito com a entrada de asiáticos sem qualquer tipo de controlo dessa mesma entrada.

Acho que o acumular desta situação pelo menos analizando a uma década tem piorado a olhos vistos...

Na minha ótica concordo muito com a imigração, mas como regras muito bem definidas e com o controlo adequado das autoridades.
  14. Colocado por: AMG1O meu raciocínio é muito simples, tal como os nacionais que cometem crimes são uma minoria, o mais provavel será que com os estrangeiros seja +/- a mesma coisa. Mas provavelmente estou enganado e conheço mal quer uns quer outros.

Colocado por: N Miguel OliveiraGeneralizar traz sempre erros associados. Nada mais normal. É um pouco como o "é inocente até se provar o contrário". Mas já vi que para você "é culpado até se provar o contrário".

Ninguém me viu aqui defender, a priori e sem dados que o sustentem, que mais imigrantes = mais crime.
    O que eu criticava anteriormente é que numa frase alguém se insurja contra as generalizações - e bem - e acabe a frase com uma.
  15. Quanto à relação entre imigrantes e crime, tenho uma opinião muito simples: se recebermos milhares de imigrantes de sociedades e culturas onde há mais crime, isso acabará por se refletir negativamente na nossa taxa de crime; se por outro lado recebermos milhares de imigrantes de sociedades e culturas com menos crime, isso acabará por ter um contributo positivo na nossa taxa de crime.

E o que é verdade para o crime também o será para os outros aspetos da vida: é de crer que hoje se encontrem em Portugal melhores chamuças que há 20 anos atrás e que se encontrem melhores imitações do Caetano Veloso nas ruas e bares do País.
    Concordam com este comentário: Dias12
  16. Colocado por: J.FernandesQuanto à relação entre imigrantes e crime, tenho uma opinião muito simples: se recebermos milhares de imigrantes de sociedades e culturas onde há mais crime, isso acabará por se refletir negativamente na nossa taxa de crime; se por outro lado recebermos milhares de imigrantes de sociedades e culturas com menos crime, isso acabará por ter um contributo positivo na nossa taxa de crime.

E o que é verdade para o crime também o será para os outros aspetos da vida: é de crer que hoje se encontrem em Portugal melhores chamuças que há 20 anos atrás e que se encontrem melhores imitações do Caetano Veloso nas ruas e bares do País.

Sobre esta questão da criminalidade aumentar se vierem imigrantes de locais com maior taxas de criminalidade bem como o contrário é muito relativo.

Pois não é liquido que isso é assim, imagine que eventualmente quem vem são familias que nunca tiveram histórico algum de criminalidade, provavelmente o índice até baixará eventualmente.

Agora o que deverá ser feito é um controlo total sobre quem entra no nosso país de acordo com a legislação em vigor, e acima de tudo é crucial que exista fiscalização.

Um grande exemplo são aqueles que entram como turistas e por cá ficam, sabe-se lá a fazer o quê... outros bem sabemos que arranjam empregos e legalizam-se.

Mas lá está a fiscalização é fundamental.
  17. Colocado por: N Miguel OliveiraEu pelo que vejo, a maioria dos imigrantes, tal como a maioria dos nacionais, querem é cuidar da sua vida e é boa gente.

Isso aplica-se a todas as pessoas e a todas as sociedades do mundo. Mesmo num país como a Jamaica que tem a maior taxa de assassinatos do mundo, "apenas" estamos a falar de 53 mortes por 100000 habitantes, isto é, a esmagadora maioria da população não é assassina, nem vítima de assassinato, mas estamos a falar de uma probabilidade de ser vítima de um crime desses superior a mais de 20 vezes em relação a Portugal.

0.5361 seg. NEW