Colocado por: HAL_9000Com o mesmo desiderato
Colocado por: AMG1Sem querer reeditar uma discussão estafada e inútil, mas apenas para partilhar informação que pode ser útil para quem se interesse por ter uma opinião informada.
Colocado por: N Miguel Oliveira
O mesmo?
Que a criminalidade subiu em 8 e desceu em 6, dum total de 14 concelhos?
Que tem que ver com a imigração?
Se tivesse subido em 6 e descido em 8, qual seria a conclusão?
Colocado por: N Miguel OliveiraO mesmo?Exatamente, o de "partilhar informação que pode ser útil para quem se interesse por ter uma opinião informada."
Colocado por: N Miguel OliveiraQue a criminalidade subiu em 8 e desceu em 6, dum total de 14 concelhos?
Que tem que ver com a imigração?
Colocado por: N Miguel OliveiraQue a criminalidade subiu em 8 e desceu em 6, dum total de 14 concelhos?
Colocado por: AMG1No distrito de Beja, a tipologia de crime mais participado (+/- 10% do total) é a condução sob o efeito de álcool, será que este é um tipo de crime associavel de imediato a imigrantes probres que trabalharem na agricultura?Eu diria que nao, mas lá está, não sabemos.
Colocado por: AMG1representavam mais de 40% da população residente no concelho de Odemira. Nesse concelho o racio de criminalidade (n° de crimes por cada 100 hab) é exactamente igual (3,5) ao observado no pais, em que apenas entre 10 a 15% dos residentes serao estrangeiros.E contudo seria interessante saber qual o racio de criminalidade (n° de crimes por cada 100 hab) em Odemira quando a % de imigrantes era substancialmente inferior. Não acha que seria uma maneira mais eficaz para verificar se existe alguma causalidade entre imigração e criminalidade?
Não sendo nenhum entendido em coisa nenhuma, parece-me sensato concluir que a população residente no Conselho de Odemira, em que 41,8% são imigrantes, tem a mesma propensão para o crime do que o resto do pais.
Colocado por: HAL_9000Com estes dados, o que sabemos é que a criminalidade subiu 53,4% de 2018 a 2023, ao mesmo tempo a população estrangeira comestatuto legalsubiu 16,9%. Mesmo assim eu não corelaciono à partida uma coisa com a outra, mas também acho difícil tirar as mesmas conclusões que a Catarina Reis Oliveira.
Colocado por: Dias12Mas a população imigrante não cresceu 16,9 %. Se em 2018 eram 24,9 % e em 2023 41,8 %, o aumento foi de 68 % e não os 16,9.Tem razão, misturei variação absoluta com relativa. A população imigrante aumentou 16,9 pontos percentuais, mas a variação relativa foi de facto os 68%.
Colocado por: N Miguel OliveiraEm que basta um fazer asneira, que padecem todos. O que é tremendamente injusto para uma comunidade que geralmente foca-se no trabalho e a poupar qualquer tostão para ajudar a familia através das remessas.
Colocado por: J.Fernandes
Se bem percebi, na sua perspetiva é injusto generalizar se for para os acusar de cometerem crimes, mas é justo generalizar se for para dizer que são uns tipos que só pensam em trabalho e poupança.
Colocado por: HAL_9000Eu diria que nao, mas lá está, não sabemos.
Mas não devemos esquecer que o crime violento também aumentou.
Colocado por: HAL_9000Exatamente, o de "partilhar informação que pode ser útil para quem se interesse por ter uma opinião informada."
Não me viu em momento algum a associar diretamente a imigração com aumento de criminalidade, mas também não sou obrigado a ser doutrinado por estudos encomendados, em que do pouco que li, me parece ter premissas totalmente erradas.
Colocado por: HAL_9000No entanto é importante ter uma visão mais ampla e ver a evolução desde 2014, tanto a criminalidade, como a criminalidade violenta aumentaram nos últimos anos, depois de anos de estagnação e até de descidas.
Colocado por: J.FernandesSe bem percebi, na sua perspetiva é injusto generalizar se for para os acusar de cometerem crimes, mas é justo generalizar se for para dizer que são uns tipos que só pensam em trabalho e poupança.
Colocado por: AMG1O meu raciocínio é muito simples, tal como os nacionais que cometem crimes são uma minoria, o mais provavel será que com os estrangeiros seja +/- a mesma coisa. Mas provavelmente estou enganado e conheço mal quer uns quer outros.
Colocado por: N Miguel OliveiraGeneralizar traz sempre erros associados. Nada mais normal. É um pouco como o "é inocente até se provar o contrário". Mas já vi que para você "é culpado até se provar o contrário".
Colocado por: J.FernandesQuanto à relação entre imigrantes e crime, tenho uma opinião muito simples: se recebermos milhares de imigrantes de sociedades e culturas onde há mais crime, isso acabará por se refletir negativamente na nossa taxa de crime; se por outro lado recebermos milhares de imigrantes de sociedades e culturas com menos crime, isso acabará por ter um contributo positivo na nossa taxa de crime.
E o que é verdade para o crime também o será para os outros aspetos da vida: é de crer que hoje se encontrem em Portugal melhores chamuças que há 20 anos atrás e que se encontrem melhores imitações do Caetano Veloso nas ruas e bares do País.
Colocado por: N Miguel OliveiraEu pelo que vejo, a maioria dos imigrantes, tal como a maioria dos nacionais, querem é cuidar da sua vida e é boa gente.