Colocado por: HAL_9000E contudo seria interessante saber qual o racio de criminalidade (n° de crimes por cada 100 hab) em Odemira quando a % de imigrantes era substancialmente inferior. Não acha que seria uma maneira mais eficaz para verificar se existe alguma causalidade entre imigração e criminalidade?
Colocado por: N Miguel OliveiraComparar sitios diferentes permite manter essa variável (do tempo) na comparação.De facto comparar Lisboa com odemira, deve ter menos variáveis que comparar Odemira de 2018 com a de 2024.
Colocado por: AMG1mas se vir mesmo dentro do distrito de Beja, o concelho em que se verificou a maior subida % da criminalidade também foi no mais populoso (Beja) e não no que tem mais imigrantes (Odemira).Por isso mesmo é que não faz sentido comparar uma cidade do tamanho de Lisboa com uma vila do Alentejo.
Colocado por: N Miguel OliveiraNão percebi ainda é como é que se associa tão facilmente uma coisa à outra sem dados sobre isso.Eu não associei nada. Só apontei dados que mostram que a conclusão sensasionalista da Catarina Oliveira pode ser no mínimo abusiva.
Colocado por: HAL_9000Por isso mesmo é que não faz sentido comparar uma cidade do tamanho de Lisboa com uma vila do Alentejo.
Como disse antes seria o mesmo que eu comparar a aldeia beirã dos meus pais com Odemira.
Ou seja a tese dessa senhora, não é tese nenhuma, é só uma agenda.
Colocado por: AMG1mas não vejo qual é vantagem em desvalorizar informação objectiva e confirmavel,Mas qual é a informação objetiva e confirmavel que eu desvalorizei? Que Odemira tem menor criminalidade que Lisboa ou porto?
Colocado por: HAL_9000...Só apontei dados que mostram que a conclusão sensasionalista da Catarina Oliveira pode ser no mínimo abusiva.
Colocado por: HAL_9000Mas qual é a informação objetiva e confirmavel que eu desvalorizei? Que Odemira tem menor criminalidade que Lisboa ou porto?
Desculpe, mas se ela baseia as conclusões neste tipo de comparações, não faz qualquer sentido.
Colocado por: AMG1A tese da senhora é que em Odemira apesar do numero de imigrantes ser maior do que a media nacional o racio de criminalidade é igual ao verificado no resto do pais e bem menor do que nas duas maiores cidades.
Colocado por: AMG1e a tese da senhora tal como eu a entendo é de que a criminalidade poderá estar mais relacionada com a dimensão da comunidade observada do que com a dimensão da população imigração nessa comunidade,
Colocado por: AMG1O essencial da tese dela é que em Odemira apesar da população imigrante ser bem mais expressiva do que no resto do pais, o racio de criminalidade não o é.A tese desta senhora no essencial é o que ela (ou a jornalista) decidiram plasmar no título: "Municípios com maior peso de imigrantes têm menos criminalidade" sugerindo ao leitor que que a menor criminalidade verificada nesses municipios (face à media nacional) esta relacionada com o "maior peso de imigrantes", ou no limite que não existe qualquer relação entre o peso da população de imigrantes e o racio de criminalidade.
Colocado por: AMG1Isto é factual e comprovavelComo é factual e comprovável que a aldeia dos meus pais tem um rácio de criminalidade bastante inferior ao de Odemira e tem 0% de população imigrante. Daqui eu posso conluir que "A ideia de que o aumento da imigração traz mais criminalidade é de facto verdadeira"? Não posso, da mesma maneira que ela não pode concluir que é um mito.
Colocado por: J.Fernandes
Ou seja, usando o raciocínio da autora, podemos então contrapor que 1000 ou 2000 vilas e aldeias de Portugal que têm taxa de crime e percentagem de imigrantes mais baixas que Lisboa e Porto, provam que há uma correlação entre crime e imigração? E que Odemira é apenas uma exceção à regra geral?
Colocado por: HAL_9000...Como é factual e comprovável que a aldeia dos meus pais tem um rácio de criminalidade bastante inferior ao de Odemira e tem 0% de população imigrante. Daqui eu posso conluir que "A ideia de que o aumento da imigração traz mais criminalidade é de facto verdadeira"? Não posso, da mesma maneira que ela não pode concluir que é um mito.
Colocado por: AMG1Agora os factos que ela elenca e que são unica coisa a que me tenho referido são falsos?Nunca disse que eram falsos. As concusões que tira com base nesses factos é que são abusivas.
Colocado por: AMG1A forma como volta como exemplo da aldeia dos seus pais, sinceramente não o percebo.Não perceb? O meu ponto é simples, ela quis comparar Odemira com Lisboa e Porto, porque quer "fundamentar" uma conclusão. O que eu pergunto é, porque não compara com a aldeia dos meus pais? Não lhe permitia fundamentart a mesma conclusão?
Colocado por: AMG1Quase parece que a autora ou a jornalista afirmam ou dão a entender nalgum momento que o facto do indice de criminalidade de Odemira ser igual ao registado no pais, se deve ao facto do concelho ter 40% de população imigrante.O que ela afirma é muito simples: "A ideia de que o aumento da imigração traz mais criminalidade é um mito". Eu não percebo como é que ela concluiu isso.
Colocado por: HAL_9000Nunca disse que eram falsos. As concusões que tira com base nesses factos é que são...
Colocado por: AMG1O facto é que aquela realidade contraria a narrativa de que existe uma relação directa entre imigração e criminalidade.pois na verdade eu não sei como é que chega à conclusão que contraria essa narrativa quando:
Colocado por: AMG1Em 2023, os estrangeiros, quase todos imigrantes económicos, maioritariamente oriundos da asia, representavam mais de 40% da população residente no concelho de Odemira. Nesse concelho o racio de criminalidade (n° de crimes por cada 100 hab) é exactamente igual (3,5) ao observado no pais, em que apenas entre 10 a 15% dos residentes serao estrangeiros.
Colocado por: J.FernandesNinguém me viu aqui defender, a priori e sem dados que o sustentem, que mais imigrantes = mais crime.
Colocado por: J.FernandesO que eu criticava anteriormente é que numa frase alguém se insurja contra as generalizações - e bem - e acabe a frase com uma.
Colocado por: J.Fernandes53 mortes por 100000 habitantes,
Colocado por: HAL_9000Por haver varias variáveis é que disse que nem eu podia concluir nada, nem a tal socióloga pode fazer as conclusões que fez.