Colocado por: N Miguel OliveiraA "conclusão" que tirei do artigo é precisamente a de que não se pode concluir que uma coisa coisa esteja ligada à outra.Essa é a conclusão correta, mas não é bem isso que ela conclui . A sociologa conclui que uma coisa não está relacionada com a outra - "A ideia de que o aumento da imigração traz mais criminalidade é um mito". A minha tese é que ela não pode concluir isso quando compara diferentes municipios.
Colocado por: N Miguel Oliveirahouvesse uma percentagem maior de crimes onde há mais imigrantes. E parece que tal não se verificou.Não se verificou em comparação com o quê? Odemira com Lisboa? Sim não se verificou. Odemira de 2018 com Odemira de 2023? já não é bem assim.
Colocado por: N Miguel OliveiraPrecisamente o mesmo se passou com a informação que o Hal publicou. Não há dados suficientes, não há conclusão.Exato. Mas a autora do estudo e a jornalista estavam efetivamente a tirar conclusões, no meu entender abusivas.
Colocado por: N Miguel OliveiraO que se expõe é precisamente isso, que é preciso mais dados, e que a explicação deve ser procurada noutros factores também, além da questão da imigraçãoCerto, certo, só que ela tirava a questão da imigração como um dos factores, e com os dados que apresentou, não o poderia fazer.
Colocado por: HAL_9000mas não é bem isso que ela conclui . A sociologa conclui que uma coisa não está relacionada com a outra - "A ideia de que o aumento da imigração traz mais criminalidade é um mito". A minha tese é que ela não pode concluir isso quando compara diferentes municipios.
Colocado por: HAL_9000Exato. Mas a autora do estudo e a jornalista estavam efetivamente a tirar conclusões, no meu entender abusivas.
Ela diz coisas como;
"Em municípios onde a população estrangeira não aumentou, a criminalidade cresceu. Em contraste,em lugares como Odemira, onde o peso dos imigrantes é muito maior, “a criminalidade mantém-se estável e abaixo da média nacional”.
Mas deliberadamente omite que a criminalidade em Odemira também aumentou e que se aproximou da média nacional, quando em 2011 estava bem abaixo da mesma.
Colocado por: N Miguel OliveiraEu não vejo do que se queixa, se o Hal faz a mesma coisa.A diferença é que eu não tirei conclusão nenhuma. E além disso apenas quis mostrar que os dados podiam ser lidos de outra maneira
O seu Odemira 2018 vs Odemira 2023 tampouco permite chegar a nenhuma conclusão.
Colocado por: N Miguel OliveiraTal como a do Hal de que Odemira 2018 era mais segura. E?E que em "contraste,em lugares como Odemira, onde o peso dos imigrantes é muito maior, " a criminalidade também cresceu. Qual o objetivo de dizer que "Em municípios onde a população estrangeira não aumentou, a criminalidade cresceu" mas no caso de Odemira comparar com a média nacional, ou omitir todos os municípios onde "a população estrangeira não aumentou" e a criminalidade desceu ou manteve-se?
Colocado por: N Miguel OliveiraEla compara terras diferentes na mesma época.o que não faz sentido. Porque comparar ela Odemira com Lisboa, e não com outra vila de dimensão semelhante a Odemira, mas com outra expressão de população imigrante?
Colocado por: N Miguel OliveiraAgora pode tentar ligar isso à imigração ou não, faça como achar melhor.Eu não ligo. Mas também não desligo. Enquanto não revelarem a nacionalidade de quem cometeu os crimes, não podemos concluir nada
Colocado por: HAL_9000A diferença é que eu não tirei conclusão nenhuma.
Colocado por: N Miguel OliveiraClaro que se pegar em 100 000, como fez e bem, corre um risco de errar também... mas diria que pela amostra ser maior,
Colocado por: J.FernandesEsses 100000 não são nenhuma amostra. Os 53 por 100000 habitantes são o número exato de assassinatos ocorridos na Jamaica em 2023 a dividir pelo número de habitantes, é apenas uma forma diferente de dizer 0,0053%.
Colocado por: dmanteigasPara aqueles que acreditam que e possivel acolher o atual ritmo de imigracao (300 mil ano), fica aqui um artigo com o bom exemplo das consequencias destas politicas num pais que esta '10 anos a frente'. A politica de imigracao atual so vai servir para nos deixar todos mais pobres, refens dos populistas que sao os unicos que reconhecem o problema, e fazer com que num futuro proximo as politicas de imigracao passem do porta escancarada para porta encerrada, saltando por completo o meio termo que nos beneficia a nos e a quem vem para ca.
https://www.cnbc.com/2024/10/07/swedens-immigration-stance-has-changed-radically-over-the-last-decade.html
Colocado por: SolivaEsta é para mim a parte mais importante que resume tudo o que já foi dito por aqui … ou seja … nada de novo.
Colocado por: dmanteigasvai bem contra a narrativa vigente que de 'a economia precisa de imigracao' ou que so existem coisas positivas na imigracao.
Colocado por: N Miguel OliveiraOutro dado para pôr as coisas em perspectiva... e eventualmente entender o porquê de vermos tanta malta da Índia e arredores:
Colocado por: regcomo se as alterações climáticas fossem o único problema
Colocado por: regDito isto, vai chegar o dia em que a Europa será forçada a fechar fronteiras para sempre ou será o seu fim.
Colocado por: N Miguel OliveiraPor vezes, fico sem perceber o que raio queremos afinal...