Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: N Miguel OliveiraOutro dado para pôr as coisas em perspectiva... e eventualmente entender o porquê de vermos tanta malta da Índia e arredores:
    Fonix. Não há preservativos na Índia?
  2. Entretanto estou a ver a entrevista do nosso primeiro em diferido e ele descobriu a formula para acabar com a nossa crónica falta de mão de obra qualificada:
    - como não conseguimos reter os nossos jovens no país, vamos atrair imigrantes que venham a Portugal para se formar nas universidades portuguesas.

Lol, a não ser que lhes bloqueiem o acesso a nacionalidade, o que vai acontecer é que passamos a exportar mão de obra qualificada mais multicultural. Que comédia.

O homem nem se está a sair mal, mas aqui parecia uma tirada de um sketch humorístico
  3. Confesso que nem consegui ver …a Maria João Avilez estava a mexer-me com os nervos …
    Concordam com este comentário: Dias12
  4. Colocado por: HAL_9000Não há preservativos na Índia?

Por outro lado...
      FB_IMG_1728425835313.jpg
  5. Colocado por: SolivaMaria João Avilez estava a mexer-me com os nervos …
    tb a mim, mas ele não lhe deu grande margem para falar muito.

Colocado por: N Miguel OliveiraPor outro lado...
    Isto é com base em que dados ao certo? Consumo?

Ia jurar que li em vários sítios que a Índia era um dos países mais poluídos do mundo, nomeadamente no que a qualidade do ar diz respeito
    • reg
    • 9 outubro 2024
    Colocado por: HAL_9000Entretanto estou a ver a entrevista do nosso primeiro em diferido e ele descobriu a formula para acabar com a nossa crónica falta de mão de obra qualificada:
    - como não conseguimos reter os nossos jovens no país, vamos atrair imigrantes que venham a Portugal para se formar nas universidades portuguesas.

Lol, a não ser que lhes bloqueiem o acesso a nacionalidade, o que vai acontecer é que passamos a exportar mão de obra qualificada mais multicultural. Que comédia.

O homem nem se está a sair mal, mas aqui parecia uma tirada de um sketch humorístico

Lol mão de obra que mal fala português.
    • Dias12
    • 9 outubro 2024 editado
    Colocado por: HAL_9000Isto é com base em que dados ao certo? Consumo?

Ia jurar que li em vários sítios que a Índia era um dos países mais poluídos do mundo, nomeadamente no que a qualidade do ar diz respeito

Este indicador pouco tem a ver com a poluição.
    É um indicador da quantidade de recursos vs capacidade do planeta os produzir naturalmente.
    Ou seja, quando diz que se fôssemos como a india significa que estamos a consumir menos recursos num ano do que o planeta regenera.

Este indicador é tipo aquele em que diz "até ao dia de hoje trabalhaste só para os impostos".
  6. Colocado por: HAL_9000Entretanto estou a ver a entrevista do nosso primeiro em diferido e ele descobriu a formula para acabar com a nossa crónica falta de mão de obra qualificada:

Isto aconteceu mesmo??
    Que comedia...

Colocado por: Dias12Ou seja, quando diz que se fôssemos como a india significa que estamos a consumir menos recursos num ano do que o planeta regenera.

E uma interpretacao malthusiana dos recursos. Nao e 'nada de novo'. Ja ha 200 anos que se achava que tinhamos pessoas a mais para os recursos que produziamos. Entretanto a populacao cresceu a um ritmo exponencial... e por ca continuamos.
    Como dizia o mitico... 'Gaspar, tudo se arranja, ve la se a gorda quer uma canja'
  7. Colocado por: dmanteigasJa ha 200 anos que se achava que tinhamos pessoas a mais para os recursos que produziamos. Entretanto a populacao cresceu a um ritmo exponencial... e por ca continuamos.

Revolução industrial e adubos. Passamos "todos" a ter comida (que era o grande problema há 200 anos).

Só que agora queremos muito mais para além de comida.
  8. Colocado por: ClioIIRevolução industrial e adubos. Passamos "todos" a ter comida (que era o grande problema há 200 anos).

Só que agora queremos muito mais para além de comida.

Comida, roupa, carros, casas...

Como vamos continuar a ter, pois na estamos parados no tempo.
  9. Colocado por: dmanteigas

Comida, roupa, carros, casas...

Como vamos continuar a ter, pois na estamos parados no tempo.

Claro. Como é evidente e legítimo que as pessoas aspirem a mais.

A população há 200 anos era de 1000 milhões de pessoas, hoje são 8000 milhões de pessoas.

Mas a necessidade de recursos não cresceu 8 vezes, cresceu muito mais porque exigimos mais.

Se hoje um indivíduo gasta 50x mais recursos do que há 200 anos (estou a atirar por baixo) então a necessidade cresceu 400x.
    • HFSF
    • 9 outubro 2024
    Com tanta informação fidedigna e de diferentes fontes ainda se questiona a necessidade da transição climatica?

Colocado por: ClioIIClaro. Como é evidente e legítimo que as pessoas aspirem a mais.

Legitimo ter roupa que não se usa?
    O que me faz ainda mais confusão é ter colegas em empregos bem pagos em portugal que chegam ao final do mês a verem quando lhes cai o dinheiro na conta porque entretanto foram comprar mais umas sapatilhas.

Aspirar por mais é diferente de ter mais "entulho" que não se usa
    Concordam com este comentário: 21papaleguas, Dias12, Vítor Magalhães
    • reg
    • 9 outubro 2024
    Colocado por: ClioII

Claro. Como é evidente e legítimo que as pessoas aspirem a mais.

A população há 200 anos era de 1000 milhões de pessoas, hoje são 8000 milhões de pessoas.

Mas a necessidade de recursos não cresceu 8 vezes, cresceu muito mais porque exigimos mais.

Se hoje um indivíduo gasta 50x mais recursos do que há 200 anos (estou a atirar por baixo) então a necessidade cresceu 400x.

Ora precisamente por causa disso é que os carros elétricos são uma utopia. Se toda a gente no mundo tivesse um, recursos não chegariam, pura e simplesmente. Podemos falar sobre as alterações climáticas sim, mas o futuro não são carros elétricos.
    Outro exemplo, Portugal anda a fechar centrais térmicas para depois importar eletricidade produzida nessas mesmas centrais.

Tudo porque não se pode fazer transição por decreto.
    • Dias12
    • 9 outubro 2024 editado
    Colocado por: reg

Ora precisamente por causa disso é que os carros elétricos são uma utopia. Se toda a gente no mundo tivesse um, recursos não chegariam, pura e simplesmente. Podemos falar sobre as alterações climáticas sim, mas o futuro não são carros elétricos.
    Outro exemplo, Portugal anda a fechar centrais térmicas para depois importar eletricidade produzida nessas mesmas centrais.

Tudo porque não se pode fazer transição por decreto.

Então e se toda a gente do mundo tiver um ICE, já há recursos que cheguem para todos?
    O futuro devia passar por menos carros individuais e mais transporte coletivo. De preferencia eletrico.

É verdade que fechamos centrais térmicas, mas ao mesmo tempo a nossa rede eletrica tem vindo a ficar mais "limpa":
    2017 - 469 gCO2eq/kWh
    2018 - 389 gCO2eq/kWh
    2019 - 308 gCO2eq/kWh
    2020 - 242 gCO2eq/kWh
    2021 - 205 gCO2eq/kWh
    2022 - 223 gCO2eq/kWh
    2023 - 154 gCO2eq/kWh

O que mais importamos de espanha é bastante energia solar durante o dia. De noite as nossas barragens estão a dar conta do recado.
    Aliás, precisamente agora estamos a exportar para Espanha fruto dos efeitos do Kirk que provocou uma excelente produção eólica.
  10. Colocado por: HFSFAspirar por mais é diferente de ter mais "entulho" que não se usa

Totalmente de acordo, julgo que vc nem percebeu o que eu escrevi, mas eu repito:
    A necessidade de recursos está a crescer muito mais depressa que a população e isso é um problema.
    • SrR
    • 9 outubro 2024
    Colocado por: Dias12

Então e se toda a gente do mundo tiver um ICE, já há recursos que cheguem para todos?
    O futuro devia passar por menos carros individuais e mais transporte coletivo. De preferencia eletrico.

É verdade que fechamos centrais térmicas, mas ao mesmo tempo a nossa rede eletrica tem vindo a ficar mais "limpa":
    2017 - 469 gCO2eq/kWh
    2018 - 389 gCO2eq/kWh
    2019 - 308 gCO2eq/kWh
    2020 - 242 gCO2eq/kWh
    2021 - 205 gCO2eq/kWh
    2022 - 223 gCO2eq/kWh
    2023 - 154 gCO2eq/kWh

O que mais importamos de espanha é bastante energia solar durante o dia. De noite as nossas barragens estão a dar conta do recado.
    Aliás, precisamente agora estamos a exportar para Espanha fruto dos efeitos do Kirk que provocou uma excelente produção eólica.

Estes produzem energia limpa em demasia

https://br.ign.com/tech/130553/news/o-numero-de-australianos-com-paineis-solares-em-casa-e-tao-grande-que-rede-eletrica-do-pais-esta-a-b
  11. Um problema para resolver com várias soluções já estudadas.
    Apesar de não ser um defensor do hidrogénio, vejo nele a solução para esse problema de excesso de produção elétrica pelo solar.
    Nos picos de produção, é usar o excedente elétrico na produção de hidrogénio para a indústria.
  12. Colocado por: regOra precisamente por causa disso é que os carros elétricos são uma utopia. Se toda a gente no mundo tivesse um, recursos não chegariam, pura e simplesmente.

Em meados dos anos 80 andava eu na escola primária e no livro de Meio Físico e Social referiam que só existia petróleo para mais 30 anos...
    Concordam com este comentário: Nostradamus, 21papaleguas
  13. Colocado por: Vítor Magalhães
    Em meados dos anos 80 andava eu na escola primária e no livro de Meio Físico e Social referiam que só existia petróleo para mais 30 anos...

E que a fusão nuclear está a 10 anos de distância.

Hoje diz-se rigorosamente o mesmo! :D
    Concordam com este comentário: Dias12
  14. Colocado por: Vítor MagalhãesEm meados dos anos 80 andava eu na escola primária e no livro de Meio Físico e Social referiam que só existia petróleo para mais 30 anos...

Eish... ja nem me lembrava disso!

0.0298 seg. NEW