Colocado por: N Miguel OliveiraOutro dado para pôr as coisas em perspectiva... e eventualmente entender o porquê de vermos tanta malta da Índia e arredores:Fonix. Não há preservativos na Índia?
Colocado por: HAL_9000Não há preservativos na Índia?
Colocado por: SolivaMaria João Avilez estava a mexer-me com os nervos …tb a mim, mas ele não lhe deu grande margem para falar muito.
Colocado por: N Miguel OliveiraPor outro lado...Isto é com base em que dados ao certo? Consumo?
Colocado por: HAL_9000Entretanto estou a ver a entrevista do nosso primeiro em diferido e ele descobriu a formula para acabar com a nossa crónica falta de mão de obra qualificada:
- como não conseguimos reter os nossos jovens no país, vamos atrair imigrantes que venham a Portugal para se formar nas universidades portuguesas.
Lol, a não ser que lhes bloqueiem o acesso a nacionalidade, o que vai acontecer é que passamos a exportar mão de obra qualificada mais multicultural. Que comédia.
O homem nem se está a sair mal, mas aqui parecia uma tirada de um sketch humorístico
Colocado por: HAL_9000Isto é com base em que dados ao certo? Consumo?
Ia jurar que li em vários sítios que a Índia era um dos países mais poluídos do mundo, nomeadamente no que a qualidade do ar diz respeito
Colocado por: HAL_9000Entretanto estou a ver a entrevista do nosso primeiro em diferido e ele descobriu a formula para acabar com a nossa crónica falta de mão de obra qualificada:
- como não conseguimos reter os nossos jovens no país, vamos atrair imigrantes que venham a Portugal para se formar nas universidades portuguesas.
Colocado por: Dias12Ou seja, quando diz que se fôssemos como a india significa que estamos a consumir menos recursos num ano do que o planeta regenera.
Colocado por: dmanteigasJa ha 200 anos que se achava que tinhamos pessoas a mais para os recursos que produziamos. Entretanto a populacao cresceu a um ritmo exponencial... e por ca continuamos.
Colocado por: ClioIIRevolução industrial e adubos. Passamos "todos" a ter comida (que era o grande problema há 200 anos).
Só que agora queremos muito mais para além de comida.
Colocado por: dmanteigas
Comida, roupa, carros, casas...
Como vamos continuar a ter, pois na estamos parados no tempo.
Colocado por: ClioIIClaro. Como é evidente e legítimo que as pessoas aspirem a mais.
Colocado por: ClioII
Claro. Como é evidente e legítimo que as pessoas aspirem a mais.
A população há 200 anos era de 1000 milhões de pessoas, hoje são 8000 milhões de pessoas.
Mas a necessidade de recursos não cresceu 8 vezes, cresceu muito mais porque exigimos mais.
Se hoje um indivíduo gasta 50x mais recursos do que há 200 anos (estou a atirar por baixo) então a necessidade cresceu 400x.
Colocado por: reg
Ora precisamente por causa disso é que os carros elétricos são uma utopia. Se toda a gente no mundo tivesse um, recursos não chegariam, pura e simplesmente. Podemos falar sobre as alterações climáticas sim, mas o futuro não são carros elétricos.
Outro exemplo, Portugal anda a fechar centrais térmicas para depois importar eletricidade produzida nessas mesmas centrais.
Tudo porque não se pode fazer transição por decreto.
Colocado por: HFSFAspirar por mais é diferente de ter mais "entulho" que não se usa
Colocado por: Dias12
Então e se toda a gente do mundo tiver um ICE, já há recursos que cheguem para todos?
O futuro devia passar por menos carros individuais e mais transporte coletivo. De preferencia eletrico.
É verdade que fechamos centrais térmicas, mas ao mesmo tempo a nossa rede eletrica tem vindo a ficar mais "limpa":
2017 - 469 gCO2eq/kWh
2018 - 389 gCO2eq/kWh
2019 - 308 gCO2eq/kWh
2020 - 242 gCO2eq/kWh
2021 - 205 gCO2eq/kWh
2022 - 223 gCO2eq/kWh
2023 - 154 gCO2eq/kWh
O que mais importamos de espanha é bastante energia solar durante o dia. De noite as nossas barragens estão a dar conta do recado.
Aliás, precisamente agora estamos a exportar para Espanha fruto dos efeitos do Kirk que provocou uma excelente produção eólica.
Colocado por: regOra precisamente por causa disso é que os carros elétricos são uma utopia. Se toda a gente no mundo tivesse um, recursos não chegariam, pura e simplesmente.
Colocado por: Vítor Magalhães
Em meados dos anos 80 andava eu na escola primária e no livro de Meio Físico e Social referiam que só existia petróleo para mais 30 anos...
Colocado por: Vítor MagalhãesEm meados dos anos 80 andava eu na escola primária e no livro de Meio Físico e Social referiam que só existia petróleo para mais 30 anos...