Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Vítor Magalhães
    Em meados dos anos 80 andava eu na escola primária e no livro de Meio Físico e Social referiam que só existia petróleo para mais 30 anos...
    Concordam com este comentário:Nostradamus


    Tem graça. Entrei para a primaria em 2000 e também falavam em 30 anos para o petróleo e depois quando descobri a fusão nuclear (2010-2012) "estava a 10 anos de distância". lol
  2. *Fusão a frio
  3. Colocado por: HAL_9000Isto é com base em que dados ao certo? Consumo?

    Ia jurar que li em vários sítios que a Índia era um dos países mais poluídos do mundo, nomeadamente no que a qualidade do ar diz respeito


    Estes gráficos são sobre os recursos necessários à população. E não tanto sobre poluíção.

    Quanto à poluíção, a qualidade do ar em cidades muito grandes é geralmente muito má. Contudo, isso não significa que esse local seja mais poluente per capita. Eu até diria que é ao contrário. (Não tenho dados sobre isso)...

    Eu suponho que Lisboa seja a cidade com pior qualidade do ar. Por simples estatistica. Contudo, acho que o que poluí um cidadão que vive na AML há-de ser inferior ao que poluí um tipo que vive numa aldeia qualquer "onde se respira ar puro"... porque esse tipo faz 30kms para ir trabalhar, faz 3 ou 4kms para ir comprar pão, uns 5 ou 6 para ir ao posto médico, etc etc... além de que caso tenha infrastrutura, seja saneamento, abastecimento de água, luz, telefone, etc... esta sai muito mais cara e ambientalmente mais prejudicial por causa do tecido urbano disperso, que numa cidade, onde está tudo ali ao pé.

    Daí, não achar surpreendente que nos locais com maior poluíção seja ao mesmo tempo, onde menos se poluí individualmente.

    Mesmo para a fauna e flora, parece-me mais acertada a centralização da população num sitio, deixando bastas areas sem rasto humano.
    No fundo, o nosso tecido urbano disperso, é o pior que podiamos ter em termos de eficiência e respeito pelo ambiente. Acho eu.

    Quanto aos recursos dos indianos. Não surpreende muito. Poucos serão os que têm carros... e mesmo a alimentação assenta muito na comida vegetariana. E todos sabemos, suponho, o que contamina o sector da carne, e o que implica a nivel de recursos naturais.
  4. Colocado por: N Miguel OliveiraEu suponho que Lisboa seja a cidade com pior qualidade do ar. Por simples estatistica. Contudo, acho que o que poluí um cidadão que vive na AML há-de ser inferior ao que poluí um tipo que vive numa aldeia qualquer "onde se respira ar puro"... porque esse tipo faz 30kms para ir trabalhar, faz 3 ou 4kms para ir comprar pão, uns 5 ou 6 para ir ao posto médico, etc etc...
    Isso seria verdade se o pessoal em Lisboa deixasse a porcaria do carro em casa.

    Ainda ha dias um colega meu se queixava que para fazer 7Km de casa até ao trabalho demorou 40 min. Só lhe respondi: puto se viesses de metro eram 10 min.


    De qualquer maneira percebi o conceito do estudo. Ainda assim, sendo a India um país cuja indústria está a crescer, e tanto quando li, assente em combustíveis fósseis, com 1,4 biliões de pessoas, não me surpreenderia se que nos próximos anos cair uns lugares nesse ranking.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  5. Colocado por: HAL_90007Km de casa até ao trabalho demorou 40 min. Só lhe respondi: puto se viesses de metro eram 10 min.


    7kms em 40min até fazia a correr ao a passo acelerado se fosse preciso.
  6. Colocado por: HAL_9000um colega meu se queixava que para fazer 7Km de casa até ao trabalho demorou 40 min.


    Santa paciência … o comodismo é tal que até se esquece para que servem as pernas …
    • reg
    • 9 outubro 2024
    Colocado por: Dias12Então e se toda a gente do mundo tiver um ICE, já há recursos que cheguem para todos?


    A questão é que precisamos de deitar fora todo o parque para substituir por elétrico. Ou seja puro consumismo.
    E essa de transportes coletivos foi para rir certo? Agora nem transportes poluentes temos como deve ser quanto mais elétricos.
    • reg
    • 9 outubro 2024
    Colocado por: Vítor Magalhães
    Em meados dos anos 80 andava eu na escola primária e no livro de Meio Físico e Social referiam que só existia petróleo para mais 30 anos...
    Concordam com este comentário:Nostradamus,21papaleguas


    Claro, sempre disseram isso, no entanto cá estamos, e se não fossem regulamentos apertados os carros custavam muito menos, coisa que nos elétricos nunca poderá acontecer. Porque quanto mais produzirem mais baterias vão precisar, logo fica tudo caro. Quantos rins vamos precisar de vender para comprar um?
    • reg
    • 9 outubro 2024
    Colocado por: ClioII

    E que a fusão nuclear está a 10 anos de distância.

    Hoje diz-se rigorosamente o mesmo! :D
    Concordam com este comentário:Dias12


    Se formos ver até carros elétricos têm dois séculos. Portanto nada de novo. Curiosamente sempre foi a guerra que deu um grande impulso na inovação.
    • reg
    • 9 outubro 2024
    Colocado por: HAL_9000Ainda assim, sendo a India um país cuja indústria está a crescer, e tanto quando li, assente em combustíveis fósseis, com 1,4 biliões de pessoas, não me surpreenderia se que nos próximos anos cair uns lugares nesse ranking.


    E na europa a fechar. O que está acontecer é que está a acontecer a transferência da indústria pesada e poluidora para fora do mundo mais desenvolvido. A China ainda gaba-se que é segunda economia mundial, mas a que custo?
    Concordam com este comentário: Dias12
    • reg
    • 9 outubro 2024
    Entretanto voltando ao assunto, governo acaba de anunciar que deixa cair a descida futura do IRC. Tirando uma coisa ou outra, este governo é basicamente PS 2.0. Nunca pensei que o LM fosse um socialista envergonhado.
  7. Colocado por: regEntretanto voltando ao assunto, governo acaba de anunciar que deixa cair a descida futura do IRC. Tirando uma coisa ou outra, este governo é basicamente PS 2.0. Nunca pensei que o LM fosse um socialista envergonhado.


    Bem, eles ja ha uns anos que andam com dificuldades em dizer que sao 'de direita'.

    Mas isto e essencialmente estrategia politica. Estao a fazer 'gestao corrente' no proximo ano e meio para depois cairem, irem a eleicoes, e puxarem do argumento 'queremos uma maioria para poder governar a nossa maneira'.
    Nao vao ter e sorte.
  8. Colocado por: regE na europa a fechar. O que está acontecer é que está a acontecer a transferência da indústria pesada e poluidora para fora do mundo mais desenvolvido. A China ainda gaba-se que é segunda economia mundial, mas a que custo?


    Eventualmente ao preço que a Europa e EUA impuseram ao mundo nas ultimas décadas.
    Óbvio que "trocarmos todos de carro para um elétrico" não é solução.
    Nem estou a ver quem é que defende isso.

    A solução não é trocar de carro, é simplesmente não ter nenhum. Não necessitar dele, tendo transporte público adequado, sistema de partilha tipo as trotinetas, etc. Mas uma vez mais, isto tem que ir de mão dada com um eficiente Ordenamento do Território. Coisa estranha em Portugal...
    O facto de que não o tenhámos hoje em dia, não significa que não possámos "aspirar" a tê-lo.
    Se a solução é desistir porque não nos sabemos organizar, triste futuro nos espera de facto.

    Agora, na inevitabilidade de termos que produzir automóveis, porque não tentar fabricar uns que consumam menos, que tenham menos potência, que ocupem menos espaço, que sejam mais leves? Claro que se isso significa "arrebentar com tudo" por causa do lítio, temos que ver outras alternativas. Agora "arrentar com tudo" por causa do petróleo já se viu que cria efeitos nefastos para o ecossistema do planeta. Vamos insistir nisso?

    Curioso que menciona a China... Tem sido brutal o desenvolvimento desse país ao nível da sustentabilidade nos ultimos 5-10 anos. Ou pelo menos, vontade parece que não lhes falta. Há uns tempos li um artigo interessante sobre a Tesla na China... Com a mania de copiar tudo, os chineses criaram um sem número de marcas de veículos elétricos inspirados na Tesla. Esses carros nacionais suplantaram massivamente o mercado de importação europeia. O grupo Volkswagen levou uma paulada de tal ordem, com a falta de encomenda chinesa, que nem é bom pensar...

    No México por exemplo, apesar de não terem marcas nacionais relevantes, têm um sector fortíssimo no fabrico automotriz, sobretudo de marcas norteamericanas. Ainda assim, sempre gostaram de importar muito da Alemanha, Japão e Coreia do Sul. Pois bem, nestes últimos 3, 4 anos... devem ter entrado no mercado azteca umas 15-20 marcas chinesas, desde hibridos a eletricos. O parque automóvel mudou radicalmente. Quem sabe o impacto ecológico que esses carros provocaram no seu fabrico na China... mas para cidades com muita população e altamente poluídas como o são algumas cidades mexicanas, chinesas, etc, diria que estes carros são de facto uma mais valia. Suponho que a China ande a explorar minas na Bolivia, Chile, ou em muitos lugares em África para obter os componentes necessários. Ora, não foi isso que fizemos nós europeus durante uns quantos séculos também?

    Já em Portugal, o "progresso" tem sido este:
      FB_IMG_1728425575778.jpg
  9. Colocado por: regA questão é que precisamos de deitar fora todo o parque para substituir por elétrico. Ou seja puro consumismo.


    Ainda não vi nenhuma lei a proibir os ICE de existir.
    • AMG1
    • 9 outubro 2024
    Colocado por: regEntretanto voltando ao assunto, governo acaba de anunciar que deixa cair a descida futura do IRC. Tirando uma coisa ou outra, este governo é basicamente PS 2.0. Nunca pensei que o LM fosse um socialista envergonhado.


    Acho que está a ser demasido duro com o LM. Primeiro porque o significado prático e imediato dessa decisão pode ser-lhe benéfica, porque talvez veja o orcamento aprovado sem precisar do chega para nada. Depois no próximo ano se quiser continuar a baixar o IRC, é só bater a porta do André que ele esta disponível para o que for preciso, como se viu nestes ultimos dias. Embora eu ache que no proximo ano o LM já se esta borrifando para o orçamento de 2026, esse ano pode ser passado com duodécimos, porque vem aí novo PR e logo veremos quem será.
    Agora eu até acho que o LM e o Sarmento já perceberam que uma coisa era poderem baixar de uma só vez 4 pontos no IRC, outra é fazer isso a conta gotas durante 4 anos, o custo para o futuro acabava por ser o mesmo, mas o eventual impacto positivo, em termos de crescimento económico, seria sempre muito menor.
    Ainda assim, o que o governo fez foi retirar a referencia a futuras baixas, enquanto que a exigência do PS era que o governo se comprometesse que não iria fazer descidas em 2026 e 2027. Ou seja, o PS se quiser até pode continuar a manter a posição de não deixar passar o orcamento. Como o LM ja tem a aprovação garantida pelo Chega, se o PS votasse contra, isso até pode ser entendido como uma vitoria politica do LM. O mote seria +/- assim: tinha cedido em tudo, a bem do país e, mesmo assim, o PS apenas preocupado com os seus interesses, não se deu por satisfeito.
    O mais curioso é que eu já começo a achar que ainda vai ser isso que vai acontecer: o PSD negoceia e quase consensualiza com o PS um orçamento que depois aprova com o Chega. Tinha a sua piada assistir a isso.
    • reg
    • 9 outubro 2024
    Colocado por: dmanteigas

    Bem, eles ja ha uns anos que andam com dificuldades em dizer que sao 'de direita'.

    Mas isto e essencialmente estrategia politica. Estao a fazer 'gestao corrente' no proximo ano e meio para depois cairem, irem a eleicoes, e puxarem do argumento 'queremos uma maioria para poder governar a nossa maneira'.
    Nao vao ter e sorte.


    O problema em Portugal é que não existe espaço para dois partidos supostamente social-democratas. O PSD para ser de direita o Chega e IL têm de desaparecer, para ser do centro-esquerda, o PS tem de fazer o mesmo.
    • reg
    • 9 outubro 2024
    Colocado por: N Miguel OliveiraA solução não é trocar de carro, é simplesmente não ter nenhum.


    Ya e para isto acontecer teríamos de viver numa distopia. Tipo daquelas mega cidades.
    • reg
    • 9 outubro 2024
    Colocado por: AMG1o PSD negoceia e quase consensualiza com o PS um orçamento que depois aprova com o Chega. Tinha a sua piada assistir a isso.


    Então mas se o PS votar contra, mais vale voltar ao OE original não?
  10. Colocado por: regYa e para isto acontecer teríamos de viver numa distopia. Tipo daquelas mega cidades.


    Eu não sei se só acordou agora, mas é precisamente isso que aos poucos vai acontecendo por todo o mundo, desde há umas valentes décadas a esta parte. O êxodo do campo para a cidade, em que a familia deixa de ter o quintal e o galinheiro, para que actividades agricolas sejam industrializadas... ao passo que as pessoas se deslocam menos até ao trabalho ou até ao café. Chegamos ao ponto de inclusive milhares de pessoas trabalharem de modo remoto... e que só vão ao escritório 1 ou 2 vezes por mês.

    Eu neste preciso momento vivo numa mega cidade de 23 milhões de pessoas. Havendo transporte não preciso de carro.
    Mas isso era válido também noutras onde vivi, onde não usava o carro para nada ou quase nada, tipo Matosinhos, Porto, Barcelona ou Friburgo na Suíça. Pelo que, acho que isso não tem tanto que ver com o tamanho de ser mega cidade ou vilazita. Tendo transporte razoável e um bom conjunto de serviços naquele local, o uso do carro é sobretudo uma questão de mentalidade e comodismo. Como o caso do colega do Hal que demora 40min para fazer 7kms de carro quando podia usar o metro, assim de simples. Não é distopia nenhuma, é uma questão de hábitos.

    Claro que muitos dirão, "mas com crianças é complicado". Pois, o que menos faltam são bicicletas com acessórios para levar a canalha na bicicleta. Tudo depende das distâncias e da força de vontade. O clima não é desculpa, veja-se o que fazem os holandeses, belgas, suíços, alemães, etc.. no que ao uso de bicicletas diz respeito. Aliás, numa cidade, é bastante comum ser-se mais rápido usando uma bicicleta que um carro.

    Agora também é perfeitamente normal que muitos não se dêem na cidade, pois se necessitam de 1000 ou 2000m2 para viver, é normal que não seja possível viver muito próximo da câmara municipal ou do hospital.
    • AMG1
    • 9 outubro 2024
    Colocado por: reg

    Então mas se o PS votar contra, mais vale voltar ao OE original não?


    Ou, não. O LM ainda ontem disse que o IRS jovem tinha ficado muito melhor, nesta nova formulação. Manter este orçamento ainda teria a vantagem de facilitar a discussão na especialidade, o PS não deveria levantar problemas, até porque iria votar sempre contra na votação final global.
    A chave aqui era o comportamento do Ventura, se ele estiver disponível, como parece, para "fazer o que for preciso para evitar uma crise politica", como ele diz, então não haveria problema nenhum.
    Obviamente que o André não está preocupado com crise politica nenhuma, está mesmo é preocupado com o resultado de eventuais eleições, porque sabe que o PSD só cresce se for à conta dele. Também haverá perdas do PS, mas o raciocínio daquela malta deve ser que não ficarão muito pior do que estão.
    Mas eu continuo a achar que o mais certo será mesmo o PS passar adiante e abster-se até porque o compromisso do PSD quanto ao IRC no futuro, não vale objectivamente nada.
 
0.5446 seg. NEW