Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: Soliva

Não … a formação insuficiente que referi é uma referência ao tempo de formação das nossas polícias e o seu currículo.
    É público é consultar… se acha que 9 meses é suficiente para formar um agente e pô-lo apto para policiar bairros como o do local em questão ..,é uma opinião sua .

Verdade … Mandela , MLK , Rosa Parks , André Ventura … tudo condenado ou preso …caramba até Cristo foi preso … eternos criminosos .

Antes do 25A tinha 18 anos e fui para a tropa. Em 9 meses recebi a formação necessária para ir para África onde os bandidos não andavam de faca mas de Kalshinikov.
    Vamos aguardar pelo inquérito mas por alguma experiencia neste tipo de incidentes qo que se passou foi algo simples que depois descambou.
    O tal Odair vinha de uma festa perto da Cova da Moura e vinha com uns copos a mais. Os Policias que iam a passar lá perto (não estavam dentro do Bairro) viram o carro a ter um comportamento errático e mandaram parar. Como habitual em situações de excesso de álcool tentou a fuga para dentro do Bairro pois a Policia normalmente não entra lá sozinha. Mas teve azar e bateu noutros carros. Sai do carro de forma intempestiva e aparentemente trazia uma bolsa á cintura onde alegadamente tinha uma faca. O Policia ao ver este gesto não esperou para ver se era uma faca, um garfo ou uma pistola, e disparou 1º para o ar e depois contra o fulano. De noite, a mais de 5 metros e com uma pistola a dar um tiro instintivo só nos filmes acerta numa parte não letal. Todos sabemos que o álcool não afeta só a condução mas também o discernimento das pessoas.
  2. Colocado por: SolivaO que não falta por aqui é opiniões extremadas em que o “outro lado é que é o mau “ .

Estava a faltar cá a opinião do militante do BE... se não é, então deve ser apenas coincidência, é que os discursos são igualzinhos.

Colocado por: Soliva...mas ele tinha cadastro e apesar de já ter cumprido a sua pena será para sempre um marginal que aparentemente por algumas opiniões não se pode ser criminoso e ao mesmo tempo bom pai de família.

Se pratica o crime de desobediência (ao fugir) para com as forças de autoridade, então aos meus olhos passa a ser um "criminoso", até podia ser o padre da paróquia, mas se pratica algum crime, então passa a ser um criminoso, independentemente do seu passado.
    Lógico que aos seus olhos ele é apenas um bom pai de família, honesto e cumpridor, mesmo fugindo às autoridades, quem não tem nada a esconder, não precisa fugir. Não sei, eu costumo ir pela lógica, mas posso ser eu que estou errado.

Colocado por: SolivaVamos concordar que não há aqui ninguém que saiba o que de facto sucedeu …

Para variar um agente com clara formação insuficiente foi condenado em praça pública em simultâneo com um civil que até agora não se provou que tenha algo que justificasse a sua morte ( contrariamente á opinião de alguns … lamento mas em lado algum a lei portuguesa justifica desobediência ou comportamento suspeito como justificação para morte )

Se não há ninguém que sabe o que de facto sucedeu, porque raio você fala como se soubesse realmente o que sucedeu, ao acusar os agentes de formação insuficiente e de incompetência? Estava lá para saber se o "bom pai de família" foi incorrectamente abordado e se não foi cumprida a lei?
    A questão da justificação para a morte é muito relativa, basta o "bom pai de família" ter tido a brilhante ideia de fugir às autoridades, para o risco de morte passar a estar presente, pois a partir daí o risco de algo correr muito mal passou a ser elevado.
    Pessoas normais e civilizadas cumprem com as ordens das forças de segurança, que é o meu caso e nunca tive problemas com eles, acredite que não foi pela cor da minha pele, mas sim por eu os respeitar.

Colocado por: SolivaQualquer cidadão vê uma ordem de paragem pela polícia como uma afronta á sua liberdade de circulação ou expressão, este tipo de comportamento leva a confrontos e fugas desnecessários que com as circunstâncias dos momentos pode escalar a um ponto que alguém perde a vida.

Desculpe? É sério que li isto?
    Qualquer cidadão?! Então eu não devo ser cidadão, porque esse tipo de atitude não faz parte do meu comportamento, talvez por isso nunca tive nenhum conflito com as autoridades.
    Se acredita mesmo nisso que escreveu, então muita coisa passou a estar explicada.

Colocado por: SolivaDepois temos uma segunda tragédia… a evidente falta de formação nas nossas forças policiais que não conseguem ensinar e incutir formas de dissuasão e paragem de indivíduos confrontativos que não seja o recurso á arma de fogo.
    O uso de Taser e BodyCam era para ontem … graças ao desinvestimento na polícia ainda se patrulha como há 20 anos …

Como é que sabe que se patrulha como há 20 anos? Anda a acompanhar os agentes? Tem formação nesse sentido para saber como deveria ser feito? Como quer parar um "bandido" de noite no escuro, sem saber se ele está armado ou não? Aproxima-se de taser em punho quando pode surgir uma arma de fogo a qualquer momento do outro lado? Se não estiver preparado com o dedo no gatilho, para qualquer movimento suspeito, pode ser o seu fim. É muito fácil falar, mas todos aqueles que criticam porque não se candidatam para a PSP ou GNR e vão patrulhar ruas e bairros problemáticos? tinha realmente curiosidade de ver como iriam actuar.

Colocado por: SolivaE finalmente… a gestão das nossas polícias … quem no seu perfeito juízo , colocou um polícia com 1 ano de serviço acompanhado com um colega com mais 2 anos que ele a patrulhar um dos bairros mais “difíceis “ da cidade Lisboa , deveria ser alvo de um processo disciplinar e consequentemente despedido.

Mas quem lhe disse que eles estavam a patrulhar o bairro? Não foi você que falou lá atrás que ninguém sabe nada do que sucedeu? Afinal você tem muitas certezas sobre tudo, principalmente para acusar a policia.
    Do que eu entendi eles não patrulhavam o bairro, cruzaram de carro com o "bom pai de família" e tentaram ordenar a paragem do mesmo, ele teve a "brilhante" ideia de fugir (para o bairro) e foi já no bairro que ele se despistou e abalroou uns quantos veículos (tudo coisas que um bom pai de família faz), foi assim que foram parar ao bairro, eles não estavam a patrulhar o bairro.
    No entanto pela sua lógica os agentes como eram "inexperientes" ao verem que ele estava a entrar no bairro, tinham desistido da perseguição e contribuíam assim para mais uma situação de sentimento de impunidade da parte do "bom pai de família" lol

Colocado por: SolivaNinguém tem o direito de chamar racista a um polícia e ninguém tem o direito de chamar criminoso a alguém que já cumpriu a sua pena perante a sociedade.

Haja bom senso, respeito … e acima de tudo que se faça justiça para ambas as vítimas … um civil e um agente da polícia .

Neste caso o bom senso passou muito longe do seu comentário.
    • SrR
    • 28 outubro 2024
    Bem ja só nos falta um 6 de Janeiro como nos states ou um 8 de Janeiro do Brasil a divisão ja está cá!
  3. justme … opiniões isentissímas sobre tudo e todos …
    Tenha um bom dia
    • justme
    • 28 outubro 2024 editado
    Colocado por: desofiapedroE antes que me tirem de contexto pra dizer o que querem, que é o que mais gostam de fazer, Odair estava desarmado. Obviamente que os agentes não vão usar armas não letais contra um palhaço com uma shotgun na mão.

Provas disso? Você tem? Se tiver agradeço.
    Eu até posso lhe dar razão mas com provas, porque já se falou de tudo, A própria SIC e CNN divulgaram até a noticia falsa de que os próprios policias tinham dito que ele não tinha nenhuma faca, teve de ser outro canal de TV a denunciar que essa informação é falsa.
    • Soliva
    • 28 outubro 2024 editado
    Colocado por: SrRBem ja só nos falta um 6 de Janeiro como nos states ou um 8 de Janeiro do Brasil a divisão ja está cá!

Não acho que divisão seja má, aliás a democracia nasceu da divisão de opiniões .
    O pensamento extremista é que é falacioso e perigoso.

( cada vez que se dirigem a mim, é dizer bom dia e deixá-los a falar para a parede )
  4. Colocado por: SolivaNão acho que divisão seja má, aliás a democracia nasceu da divisão de opiniões .
    O pensamento extremista é que é falacioso e perigoso.

Curioso que os seus comentários são eles próprios muitas vezes também extremistas :)
    E escusa de tentar negar... assim como acha os comentários dos outros extremistas, os outros acham o mesmo dos seus.
    • reg
    • 28 outubro 2024
    Colocado por: luisrdsUm policia foi condenado por matar uma criança,ao dar um tiro numa carrinha, que, acompanhava escondida, o seu pai nuns assaltos. Foi condenado, preso e obrigado a pagar indemnização. Que acontecerá agora?

Essa condenação foi a maior piada, isto é como condenar a humanidade porque andamos a destruir o mundo.
  5. Não é certo mas é bem provável que se o homem tem respeitado a ordem de paragem por muito má que a situação fosse o pior que podia passar era ser detido e os filhos dele ainda teriam pai e nos estaríamos a falar do OE...
    Concordam com este comentário: Dias12
    • reg
    • 28 outubro 2024
    Colocado por: SolivaPara variar um agente com clara formação insuficiente

E onde é que o agente iria ganhar a tal experiência? Na esquadra não é de certeza. A morte foi infeliz mas era preferível o agente simplesmente fechar os olhos e deixar fugir?
    • reg
    • 28 outubro 2024
    Colocado por: desofiapedroEstamos fartos, principalmente muitos dos que vivemos nos bairros críticos, de levar porrada na carrinha pelos juízes de farda azul só porque não achamos por bem ter que ser revistado pela 3a vez na semana porque estão a fazer "uma operação" na zona.

A malta apanha por causa de uns bandidos que vivem na mesma zona, é tão simples quanto isso. Não basta estar farto, é correr com eles.
  6. Colocado por: regE onde é que o agente iria ganhar a tal experiência? Na esquadra não é de certeza. A morte foi infeliz mas era preferível o agente simplesmente fechar os olhos e deixar fugir?

Óbvio que para todos nós é muito fácil atirar umas postas de pescada no conforto do lar. Eu incluído.

O "e se" é algo que não existe. ("el hubiera no existe", é um sábio provérvio na língua de Cervantes).

Mas respondendo à sua pergunta, sim. Era preferível deixar fugir por não parar numa operação stop, que atirar a matar, na minha opinião.
    Visto que não existe pena de morte em Portugal. Nem cabe ao agente fazer o trabalho dum juíz, setenciando-o à pena mais grave, que nem sequer está vigente no país.

Agora, claro que é fácil dizer que "se tivesse atirado a um joelho"... o homem seguiria vivo e não teria fugido. Teria sido o ideal. Mas isso não aconteceu. Esse argumento não existe. Pelo que, sabendo que o homem terminou morto naquele caso, sim, era preferível ter fechado os olhos sim.

Aconteceu, pronto, não dá para mudar o passado... Mas dá para prevenir casos futuros, com outro tipo de armas e meios por exemplo... e lá está, refletindo melhor sobre o OT.

Não convém é esquecer que o Polícia foi sobretudo uma vítima também. Esperemos que não desanime.
    Pode ter cometido algum erro ao serviço. Isso acontece em qualquer outra profissão e com qualquer pessoa.
    Certamente não teria nenhuma indicação "para atirar a matar" quando alguém não parar numa operação STOP.
    A sentença pela desobediência é um juíz que a dita.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • reg
    • 28 outubro 2024
    Colocado por: N Miguel OliveiraAgora, claro que é fácil dizer que "se tivesse atirado a um joelho"... o homem seguiria vivo e não teria fugido. Teria sido o ideal. Mas isso não aconteceu. Esse argumento não existe. Pelo que, sabendo que o homem terminou morto naquele caso, sim, era preferível ter fechado os olhos sim.

Pois é, e depois andamos nós a criticar polícia por deixar fugir os bandidos só porque tribunais depois os deixam sair na mesma. "Justiça" assim, não obrigado. Acho que podemos concordar numa coisa, Portugal chegou ao ponto de rotura, e que se até agora as coisas não têm funcionado, como será daqui para a frente?
    Concordam com este comentário: Gabinete OP
    • reg
    • 28 outubro 2024
    Colocado por: N Miguel OliveiraMas dá para prevenir casos futuros, com outro tipo de armas e meios por exemplo...

Não pode esquecer que os criminosos também têm direitos, e depois de levar com o tal taser, o gajo sai e ainda processa o agente.
  7. Colocado por: regPois é, e depois andamos nós a criticar polícia por deixar fugir os bandidos só porque tribunais depois os deixam sair na mesma.

Que nó foi este?

Você critica a Polícia, pela azelhice dum tribunal?
    Olhe, eu não.

Se o réu chega a tribunal, é porque foi preso e não acabou na morgue.
    A meu ver, o serviço da Polícia foi exemplar nesse caso.

Colocado por: regNão pode esquecer que os criminosos também têm direitos, e depois de levar com o tal taser, o gajo sai e ainda processa o agente.

Se o tribunal o deixa sair, é preciso averiguar todos os factos, e não apenas ler a manchete do jornal.
    De qualquer modo, a minha critica iria para o legislador, e não para os que andam no terreno (Polícia).

Ainda bem que têm direitos... e que têm oportunidade de se defender... Afinal isto não é o Yemen...

Muitos problemas tem a Justiça... mas eliminar todos os direitos do réu só ajudaria a acabar com ela mais cedo.
    PIDE versão 2024? Não, deixe estar...
    • reg
    • 28 outubro 2024
    Colocado por: N Miguel OliveiraAinda bem que têm direitos... e que têm oportunidade de se defender... Afinal isto não é o Yemen...

Só que em Portugal muitas vezes nem é preciso ter advogado pra ser libertado. Mas claramente o problema é do legislador como diz, então concorda que temos leis cheias de buracos?

Quanto à justiça, vou lhe dar outro exemplo, a justiça fiscal, que trata todos por culpados até ser provado o contrário, acha isso normal?
  8. Colocado por: regSó que em Portugal muitas vezes nem é preciso ter advogado pra ser libertado. Mas claramente o problema é do legislador como diz, então concorda que temos leis cheias de buracos?

Quanto à justiça, vou lhe dar outro exemplo, a justiça fiscal, que trata todos por culpados até ser provado o contrário, acha isso normal?

...
    Colocado por: N Miguel Oliveiraé preciso averiguar todos os factos, e não apenas ler a manchete do jornal.
  9. Colocado por: SolivaE finalmente… a gestão das nossas polícias … quem no seu perfeito juízo , colocou um polícia com 1 ano de serviço acompanhado com um colega com mais 2 anos que ele a patrulhar um dos bairros mais “difíceis “ da cidade Lisboa , deveria ser alvo de um processo disciplinar e consequentemente despedido.
    Quem é que quer ir para esses bairros fazer patrulha? Só para lá vai quem a isso é obrigado : Agentes acabadinhos de sair da formação. Mal possam também eles se põem a andar para um local mais calmo. O mais certo é o agente que disparou estar "borrado de medo" por estar a tentar fazer uma detenção num bairro problemático. Esse medo levou-o a tomar uma péssima decisão. Agora teremos de esperar pela investigação para ver se existem algumas atenuantes.

O mal disto tudo é darem exatamento o mesmo subsídio de risco aos polícias que patrulham estes bairros, como dão àqueles que patrulham um bairro qualquer chique em cascais, aqueles que apenas fazem tranalho de secretária em que o maior risco que correm é o de ganhar colesterol.

O subsídio de risco, deveria servir para fazer alguma distinção e assim estabilizar equipas policiais afetas a determinadas zonas, e como tal criar o tal policiamento de proximidade feito por equipas experientes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: desofiapedro
  10. Colocado por: desofiapedroEu sei por fontes seguras a informação certa acerca desse assunto, então queria perceber de onde veio essa info.
    Do que eu li nas notícias, a própria PSP negou categoricamente a invasão. Não é que não tenham dado informações falsas antes. Mas até por isso mesmo, seria uma estupidez se o voltassem a fazer.
  11. Colocado por: N Miguel OliveiraEra preferível deixar fugir por não parar numa operação stop, que atirar a matar, na minha opinião.
    Que era preferívei deixar fugir do que "atirar a matar" ninguém questiona. Questiono sim, se a intenção do agente ao disparar seria a de matar.

Agora, imagine que essa pessoa que deixaram fugir, até levava alguém escondido na mala que mais tarde acabaria por matar. Ou que transportava droga, droga essa que mais tarde iria prvocar uma overdose em um qualquer consumidor. Acha que a polícia fez bem em deixar seguir?

Existe uma operação stop. O condutor tem de parar. Se não parar, tem de ser intercetado e detido. O problema nesta situação surge no momento da detenção, que por algum motivo se descontrolou. Mas isso em momento algum justifica que, em situações futuras, a atitude correta a adoptar pela polícia seja "deixar seguir". Se não isso passa a ser válido para qualquer crime que a polícia presencie.
    Concordam com este comentário: Gabinete OP, Dias12, RcrdPrnt

0.6779 seg. NEW