Colocado por: Soliva
Não … a formação insuficiente que referi é uma referência ao tempo de formação das nossas polícias e o seu currículo.
É público é consultar… se acha que 9 meses é suficiente para formar um agente e pô-lo apto para policiar bairros como o do local em questão ..,é uma opinião sua .
Verdade … Mandela , MLK , Rosa Parks , André Ventura … tudo condenado ou preso …caramba até Cristo foi preso … eternos criminosos .
Colocado por: SolivaO que não falta por aqui é opiniões extremadas em que o “outro lado é que é o mau “ .
Colocado por: Soliva...mas ele tinha cadastro e apesar de já ter cumprido a sua pena será para sempre um marginal que aparentemente por algumas opiniões não se pode ser criminoso e ao mesmo tempo bom pai de família.
Colocado por: SolivaVamos concordar que não há aqui ninguém que saiba o que de facto sucedeu …
Para variar um agente com clara formação insuficiente foi condenado em praça pública em simultâneo com um civil que até agora não se provou que tenha algo que justificasse a sua morte ( contrariamente á opinião de alguns … lamento mas em lado algum a lei portuguesa justifica desobediência ou comportamento suspeito como justificação para morte )
Colocado por: SolivaQualquer cidadão vê uma ordem de paragem pela polícia como uma afronta á sua liberdade de circulação ou expressão, este tipo de comportamento leva a confrontos e fugas desnecessários que com as circunstâncias dos momentos pode escalar a um ponto que alguém perde a vida.
Colocado por: SolivaDepois temos uma segunda tragédia… a evidente falta de formação nas nossas forças policiais que não conseguem ensinar e incutir formas de dissuasão e paragem de indivíduos confrontativos que não seja o recurso á arma de fogo.
O uso de Taser e BodyCam era para ontem … graças ao desinvestimento na polícia ainda se patrulha como há 20 anos …
Colocado por: SolivaE finalmente… a gestão das nossas polícias … quem no seu perfeito juízo , colocou um polícia com 1 ano de serviço acompanhado com um colega com mais 2 anos que ele a patrulhar um dos bairros mais “difíceis “ da cidade Lisboa , deveria ser alvo de um processo disciplinar e consequentemente despedido.
Colocado por: SolivaNinguém tem o direito de chamar racista a um polícia e ninguém tem o direito de chamar criminoso a alguém que já cumpriu a sua pena perante a sociedade.
Haja bom senso, respeito … e acima de tudo que se faça justiça para ambas as vítimas … um civil e um agente da polícia .
Colocado por: desofiapedroE antes que me tirem de contexto pra dizer o que querem, que é o que mais gostam de fazer, Odair estava desarmado. Obviamente que os agentes não vão usar armas não letais contra um palhaço com uma shotgun na mão.
Colocado por: SrRBem ja só nos falta um 6 de Janeiro como nos states ou um 8 de Janeiro do Brasil a divisão ja está cá!
Colocado por: SolivaNão acho que divisão seja má, aliás a democracia nasceu da divisão de opiniões .
O pensamento extremista é que é falacioso e perigoso.
Colocado por: luisrdsUm policia foi condenado por matar uma criança,ao dar um tiro numa carrinha, que, acompanhava escondida, o seu pai nuns assaltos. Foi condenado, preso e obrigado a pagar indemnização. Que acontecerá agora?
Colocado por: SolivaPara variar um agente com clara formação insuficiente
Colocado por: desofiapedroEstamos fartos, principalmente muitos dos que vivemos nos bairros críticos, de levar porrada na carrinha pelos juízes de farda azul só porque não achamos por bem ter que ser revistado pela 3a vez na semana porque estão a fazer "uma operação" na zona.
Colocado por: regE onde é que o agente iria ganhar a tal experiência? Na esquadra não é de certeza. A morte foi infeliz mas era preferível o agente simplesmente fechar os olhos e deixar fugir?
Colocado por: N Miguel OliveiraAgora, claro que é fácil dizer que "se tivesse atirado a um joelho"... o homem seguiria vivo e não teria fugido. Teria sido o ideal. Mas isso não aconteceu. Esse argumento não existe. Pelo que, sabendo que o homem terminou morto naquele caso, sim, era preferível ter fechado os olhos sim.
Colocado por: N Miguel OliveiraMas dá para prevenir casos futuros, com outro tipo de armas e meios por exemplo...
Colocado por: regPois é, e depois andamos nós a criticar polícia por deixar fugir os bandidos só porque tribunais depois os deixam sair na mesma.
Colocado por: regNão pode esquecer que os criminosos também têm direitos, e depois de levar com o tal taser, o gajo sai e ainda processa o agente.
Colocado por: N Miguel OliveiraAinda bem que têm direitos... e que têm oportunidade de se defender... Afinal isto não é o Yemen...
Colocado por: regSó que em Portugal muitas vezes nem é preciso ter advogado pra ser libertado. Mas claramente o problema é do legislador como diz, então concorda que temos leis cheias de buracos?
Quanto à justiça, vou lhe dar outro exemplo, a justiça fiscal, que trata todos por culpados até ser provado o contrário, acha isso normal?
Colocado por: N Miguel Oliveiraé preciso averiguar todos os factos, e não apenas ler a manchete do jornal.
Colocado por: SolivaE finalmente… a gestão das nossas polícias … quem no seu perfeito juízo , colocou um polícia com 1 ano de serviço acompanhado com um colega com mais 2 anos que ele a patrulhar um dos bairros mais “difíceis “ da cidade Lisboa , deveria ser alvo de um processo disciplinar e consequentemente despedido.Quem é que quer ir para esses bairros fazer patrulha? Só para lá vai quem a isso é obrigado : Agentes acabadinhos de sair da formação. Mal possam também eles se põem a andar para um local mais calmo. O mais certo é o agente que disparou estar "borrado de medo" por estar a tentar fazer uma detenção num bairro problemático. Esse medo levou-o a tomar uma péssima decisão. Agora teremos de esperar pela investigação para ver se existem algumas atenuantes.
Colocado por: desofiapedroEu sei por fontes seguras a informação certa acerca desse assunto, então queria perceber de onde veio essa info.Do que eu li nas notícias, a própria PSP negou categoricamente a invasão. Não é que não tenham dado informações falsas antes. Mas até por isso mesmo, seria uma estupidez se o voltassem a fazer.
Colocado por: N Miguel OliveiraEra preferível deixar fugir por não parar numa operação stop, que atirar a matar, na minha opinião.Que era preferívei deixar fugir do que "atirar a matar" ninguém questiona. Questiono sim, se a intenção do agente ao disparar seria a de matar.