Colocado por: HAL_9000Que era preferívei deixar fugir do que "atirar a matar" ninguém questiona. Questiono sim, se a intenção do agente ao disparar seria a de matar.
Agora, imagine que essa pessoa que deixaram fugir, até levava alguém escondido na mala que mais tarde acabaria por matar. Ou que transportava droga, droga essa que mais tarde iria prvocar uma overdose em um qualquer consumidor. Acha que a polícia fez bem em deixar seguir?
Existe uma operação stop. O condutor tem de parar. Se não parar, tem de ser intercetado e detido. O problema nesta situação surge no momento da detenção, que por algum motivo se descontrolou. Mas isso em momento algum justifica que, em situações futuras, a atitude correta a adoptar pela polícia seja "deixar seguir". Se não isso passa a ser válido para qualquer crime que a polícia presencie.
Colocado por: HAL_9000
...
Existe uma operação stop. O condutor tem de parar. Se não parar, tem de ser intercetado e detido. O problema nesta situação surge no momento da detenção, que por algum motivo se descontrolou. Mas isso em momento algum justifica que, em situações futuras, a atitude correta a adoptar pela polícia seja "deixar seguir". Se não isso passa a ser válido para qualquer crime que a polícia presencie.
Colocado por: RcrdPrnt
Sem entrar em discussão...
o porquê de diferenciar esse bairro de outros, se calhar o problema está nos bairros...
assim tiro conclusão tem tem bairros "perigosos"....ect...e se são assim, porque os são??
claro nem todos são iguais(indivíduos)...
Colocado por: HAL_9000Do que eu li nas notícias, a própria PSP negou categoricamente a invasão. Não é que não tenham dado informações falsas antes. Mas até por isso mesmo, seria uma estupidez se o voltassem a fazer.
Colocado por: N Miguel OliveiraComo escrevi antes, o "e se" não existe.Por isso mesmo é que disse que perante uma ordem de paragem não acatada, a polícia tem sempre de intervir e não "deixar passar". Caso contrário o sentimento de impunidade cresce e com isso a criminalidade.
Todos têm regras a respeitar, entre os quais o tipo que fugiu, a policia, os juízes, o primeiro ministro, etc...
Colocado por: N Miguel OliveiraA menos que a vida do Polícia ou doutra pessoa estivesse em causa ali e naquele momento, deveria ter deixado fugir sim por contraponto ao atirar a matar.
Colocado por: AMG1Nos não sabemos o que aconteceu, nem sequer o contexto existente. Afinal o homem foi mandado parar no decurso de uma operação stop, ou por cruzar um traco contínuo?ok, ok, ok. Escrevi operação stop, como força de expressão, porque mandaram parar um carro. A minha intenção não era sugerir de facto que de uma verdadeira operação stop se tratasse. Para o efeito vale o mesmo. A polícia mandou parar um carro, eventualmente numa patrulha de rotina. O condutor não acatou a ordem.
Colocado por: desofiapedroHá vídeos da situação a acontecer, e relatos diretos de quem conheço que estava presente, a primeira invasão porque viram muita gente na porta e acharam que o ajuntamento era para vandalizar coisas (nao sei se sabem, mas para nós negros o velório começa em casa, com familia, amigos e afins a irem cumprimentar a familia enlutada, os choros são canticos dolorosos e caracteristicos, tratando-se de um senhor de 43 anos com uma morte repentina deve ter sido um cenário ainda pior; juntam-se tbm pessoas para cozinhar para que quem visita coma qualquer coisa na casa do falecido ou de quem está a acolher o velório, é cultural pelo menos nos paises da CPLP) e depois a segunda quando voltaram dizendo que pagariam a porta de casa que rebentaram à viuva, aqui já a advogada da viuva estava presente... as noticias dizem muito, mas às vezes confuso, e infelizmente nem sempre voltam atrás para corrigir o que disseram. Depois deste acto a vandalização em geral aumentou e escalou pra outras zonas (nao justifico nem concordo, mas percebi porque foi)Na generalidade foi essa versão que li nas notícias. Depoi disso a PSP veio desmentir ter arrombado a porta e invadido a casa.
Colocado por: HAL_9000Na generalidade foi essa versão que li nas notícias. Depoi disso a PSP veio desmentir ter arrombado a porta e invadido a casa.
Se o fizeram e negaram, é uma estupidez de todo o tamanho que não prestigia em nada a instituição.
Entretanto também li que vai ser apresentada uma queixa crime contra a PSP por causa do arrombamento. Para quem olha apenas de fora, tudo isto parece uma confusão tremenda com imensas versões. O facto de a comunicação social estar a explorar isto 24/7 também não ajuda muito.
Só espero que tudo isto se esclareça o mais rapidamente possível.
Colocado por: HAL_9000o N Miguel Oliveira terá noção que a opção de nada fazer é muitas vezes adotada por polícias que não estão para se chatear. Sinceramente é uma opção errada. Por ventuda o crime não consegue ser erradicado de determinadas zonas precisamente porque a polícia opta em muitas situações por "fechar os olhos".
Colocado por: desofiapedroDizer que não aconteceu, quando há videos de agentes com capacete e escudo, dentro do prédio, à frente da porta cujas aduelas até saltaram com a agressividade... quando havia advogado no local... epah.Apesar de tudo dentro do prédio, não é dentro da casa. Se é o video que estou a pensar, não vi agressividade nem de uma parte nem de outra, apesar das vestimentas mais musculadas. De facto não faz grande sentido negarem um arrombamento se de facto o fizeram, até porque já se viu que a mentira tem perna muito curta.
Colocado por: HAL_9000Apesar de tudo dentro do prédio, não é dentro da casa. Se é o video que estou a pensar, não vi agressividade nem de uma parte nem de outra, apesar das vestimentas mais musculadas. De facto não faz grande sentido negarem um arrombamento se de facto o fizeram, até porque já se viu que a mentira tem perna muito curta.
Agora para atirar mais areia para a engrenagem, e se percebi bem, o advogado do policia vem dizer que o seu cliente continua a sustentar a informação inicial quanto à arma branca, quando as noticias indicam que segudo a PJ ele admitiu uma versão diferente.
O que se pode dizer para já é que a comunicação da PSP é um desastre.
Colocado por: HAL_9000O que se pode dizer para já é que a comunicação da PSP é um desastre.
Colocado por: dmanteigasTem a certeza?É a impressão que tenho, uma vez que a comunicação da PSP, ou a ausência dela, deu demasiada margem para especulações.
Colocado por: desofiapedroHá vídeos da situação a acontecer, e relatos diretos de quem conheço que estava presente, a primeira invasão porque viram muita gente na porta e acharam que o ajuntamento era para vandalizar coisas
Colocado por: dmanteigasO que e um desastre e a nossa comunicacao social que consegue em 3/4 dias publicar noticias com tudo e o seu contrario.
Colocado por: dmanteigasBem, todos vieram com a ladainha do costume que eu tendo o 'defeito' de ser branco, heterossexual e cidadao portugues (que por acaso fisicamente ate nao parece e e facilmente confundido com malta do leste) nao sei o que e 'ser discriminado pela policia' e ate ignoraram por completo aquilo que eu escrevi la atras:
'E ja tive uma situacao onde abusaram e bem da sua autoridade. E mesmo assim, ninguem me alvejou, porque eu decidi nao resistir. E bem, porque usando os meios do estado de direito, fez-se a justica que tinha que fazer.'
Sem querer entrar em grandes detalhes sobre a minha vida pessoal, ja lidei de muito perto com situacoes onde a PSP exerce o seu poder com excesso de musculo. E sem qualquer discriminacao por o visado ser branco, preto, amarelo, portugues ou indiano, sempre levamos todos por igual. E agora com a devida distancia e mais maturidade percebo que ha muitas situacoes que, infelizmente, nao se resolvem com falinhas mansas. Se calhar se a policia fizesse aquilo que muitos defendem, o meu percurso e de outros teria sido totalmente diferente para muito pior pois muitas vezes e o receio da autoridade que endireita muito jovem.
Obviamente que na policia como na populacao ha policias racistas, xenofobos, homofobicos... mas nao sao claramente a maioria. E como disse, um policia arrogante e mal educado, com o rei na barriga, nao muda de atitude mediante a cor da pele da pessoa com que lida. Esse tipo de discurso e o que perpetua o discurso de vitimizacao que tambem existe em muitos desses bairros, onde se responsabiliza o estado e nunca o individuo. Mesmo quando dentro do mesmo bairro ha cidadaos que fazem a sua vida normal e alguns que ate aproveitam o elevador social.
Colocado por: justme
Coloque aqui esses vídeos da situação a acontecer... e dos policias dentro do apartamento.
Já que diz existir vídeos, penso que será muito fácil provar o que diz.
Ou é mais uma das muitas histórias que se diz que existe provas de tudo, mas depois não aparece nada?
Que os policias estiveram no hall de entrada da escada do prédio sei eu e vi essas imagens, também vi as imagens da porta arrombada, mas daí a dizer que foi a policia que a arrombou e entrou no apartamento vai algum distanciamento.
Podem ter ido lá precisamente por alguém os ter alertado que alguém tinha arrombado a porta do apartamento e eles foram ver o que tinha acontecido, daí haver apenas imagens deles na entrada do prédio.
Se eles o fizeram e não admitem, sim é algo que não prestigia em nada as forças de segurança.
Mas se é só mais uma história "fabricada" de vitimização daquele povo para vincular noticias falsas e assim justificar as ações de vandalismo pelo país, perdem toda a razão.
Agora dizer que aconteceu, só porque ouviu o amigo da prima da vizinha falar, por favor.
Coloque aqui um dos vídeos que diz existirem, onde se vê os policias a arrombar a porta e a entrar no apartamento e darei-lhe toda a razão.
Colocado por: HAL_9000O que se pode dizer para já é que a comunicação da PSP é um desastre.
Colocado por: desofiapedroAi senhora santissima. Foram os moradores que arrombaram a porta pra encrencar com a policia quer ver? Olhe eu também não vi o Salgado roubar o dinheiro dos contribuintes, secalhar não aconteceu, a Valentina também não há de ter sido a madrasta e o pai que assassinaram a pequena, o outro que espetou 8 facadas à muloher enquanto dormia, não foi ele, afinal não há videos... mas pessoas como você também não são propriamente o tipo que me dê ao trabalho de debater seja o que for, acredite no que quiser.