Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: J.FernandesO número só por si não diz nada de facto, mas deveria servir para não dizer disparates como afirmar que os fumadores deveriam pagar pela despesa que causam no SNS, sem antes saber se já a pagam.

Mas esse é precisamente o meu ponto, eu não sei se pagam.

Do mesmo modo que não sei se o tipo baleado já tem a despesa no hospital paga quando o velhote comprou as balas.
  2. Colocado por: N Miguel OliveiraDo mesmo modo que não sei se o tipo baleado já tem a despesa no hospital paga quando o velhote comprou as balas.

Que eu saiba não existe um imposto especial sobre as balas, apenas pagam IVA.

O que parece que você ainda não percebeu, é que há um imposto especial sobre o tabaco, criado com os pretextos da luta antitabágica e das despesas médicas que o tabagismo faz aumentar. O tabaco paga IVA como todos os bens à venda e paga mais o imposto sobre o tabaco, resultando numa taxa de tributação de mais de 80%.
  3. Colocado por: J.FernandesQue eu saiba não existe um imposto especial sobre as balas, apenas pagam IVA.

O que parece que você ainda não percebeu, é que há um imposto especial sobre o tabaco, criado com os pretextos da luta antitabágica e das despesas médicas que o tabagismo faz aumentar. O tabaco paga IVA como todos os bens à venda e paga mais o imposto sobre o tabaco, resultando numa taxa de tributação de mais de 80%.

Outra vez arroz?
    Sim, eu sei que paga imposto extra... como certos productos alimentares daninhos.
    E sei que a ideia, é que as verbas sirvam para campanhas de prevenção e afins.
    O que eu não sei, é se esse imposto paga todos os problemas ligados ao SNS.

Quando uma mãe fuma durante a gravidez, entendo que os filhos não tenham culpa pelos danos causados no seu próprio corpo e pelas despesas que dêm ao SNS durante a sua vida. Para mim a situação é óbvia, não têm culpa.
    Outra bem diferente, é que essa mãe massacre constantemente os serviços achando que já estão pagos, pelo que pagou de imposto extra. Eu não tenho essa percepção. Esse imposto que ela pagou, paga também pela despesa que dão os filhos? É que se eles não são fumadores, como pagam pelos serviços? Idem para os fumadores passivos e afins...

E quando o tabaco é contra-feito? Como é que paga o imposto?

Além da questão do preço... temos profissionais alocados a tarefas nos hospitais perfeitamente evitáveis, que não advêm dum acidente, desastre natural, puro azar com alguma doença, etc...

Basicamente, seguir um bocado a lógica dos seguros. Se corre um risco desnecessário, há uma contrapartida monetária.
  4. A alternativa é simples: cada um paga o seu seguro de saúde, que, naturalmente, terá um prémio mais caro ou mais barato de acordo com o risco do cliente; e o estado de deixa de cobrar impostos ad-hoc com o pretexto da saúde pública.

Não se pode é taxar certos produtos que têm impacto na saúde pública e depois, com a mesma cara, vir reclamar que essas pessoas que pagam esses impostos extra, devem ainda ser discriminadas na hora de acederem ao SNS.
  5. Colocado por: J.FernandesA alternativa é simples: cada um paga o seu seguro de saúde, que, naturalmente, terá um prémio mais caro ou mais barato de acordo com o risco do cliente; e o estado de deixa de cobrar impostos ad-hoc com o pretexto da saúde pública.

Não faltam bons exemplos.

Colocado por: J.FernandesNão se pode é taxar certos produtos que têm impacto na saúde pública e depois, com a mesma cara, vir reclamar que essas pessoas que pagam esses impostos extra, devem ainda ser discriminadas na hora de acederem ao SNS.

Depende se esses impostos pagam tudo isso ou não.
    Porque muitas dessas consequências não são fáceis de medir, como o caso da mãe fumadora por exemplo, fumadores passivos, etc.
  6. Colocado por: N Miguel OliveiraE quando o tabaco é contra-feito? Como é que paga o imposto?

Mais uma classe que você deve incluir nas pessoas a quem deve ser apresentada conta no hospital: gente que foge aos impostos.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  7. Colocado por: J.Fernandesgente que foge aos impostos

Sobretudo esses.
  8. Já agora mais alguns grupos que encaixam nessa sua tese tonta: gente que pratica paraquedismo ou outros desportos radicais e parte ossos, motociclistas que se estampam e que deveriam andar de carro que é mais seguro, diabéticos apanhados na pastelaria com uma bola de berlim na boca, etc., etc.
  9. Colocado por: J.FernandesJá agora mais alguns grupos que encaixam nessa sua tese tonta: gente que pratica paraquedismo ou outros desportos radicais e parte ossos, motociclistas que se estampam e que deveriam andar de carro que é mais seguro, diabéticos apanhados na pastelaria com uma bola de berlim na boca, etc., etc.

Sim, todos esses.
    Mas não precisa de fazer patrulha, os médicos bem sabem como aparecem certas coisas.
    Assim como a polícia para os acidentados, baleados, etc...
    Até para fazer um simples futsal, paga seguro ao alugar o campo. Deve ser o seguro a pagar todas as despesas num acidente assim, e não o Estado.
    Isso não é tão tonto como parece, é assim que funcionam os seguros ou serviços de saúde privados ou semi-privados.

Mas como disse na primeira frase e repeti até, "irresponsabilidades em que é possível provar", mas parece ter-lhe passado ao lado.
    Há casos em que não o é... como há uns em que é bem fácil.
  10. Colocado por: N Miguel Oliveira"irresponsabilidades em que é possível provar"

Ou seja, eu parto uma perna, chego ao hospital e se disser que foi a fazer montanhismo pago a conta, se disser que foi num acidente de carro em que ia no lugar do pendura, logo sem responsabilidade minha, não pago, é isso?
  11. Colocado por: J.FernandesJá agora mais alguns grupos que encaixam nessa sua tese tonta: gente que pratica paraquedismo ou outros desportos radicais e parte ossos, motociclistas que se estampam e que deveriam andar de carro que é mais seguro, diabéticos apanhados na pastelaria com uma bola de berlim na boca, etc., etc.

Pois, mas não é bem assim. Os Paraquedistas pagam um Seguro Desportivo de quase 200€, o seguro das motas cobre o condutor tal como nos carros, só as bolas de Berlim é que não têm seguro...
  12. Colocado por: N Miguel OliveiraIsso não é tão tonto como parece, é assim que funcionam os seguros ou serviços de saúde privados ou semi-privados.

Tonto é o que alguns fazem à segunda-feira, que é defender a existência de um SNS universal e tendencialmente gratuito e às terças defenderem a discriminação dos utentes pelo seu grau de santidade sanitária.
  13. Colocado por: CarvaiPois, mas não é bem assim. Os Paraquedistas pagam um Seguro Desportivo de quase 200€, o seguro das motas cobre o condutor tal como nos carros, só as bolas de Berlim é que não têm seguro...

Seguro é uma coisa, direito de ser tratado no SNS, é outra.
    Se nesses casos as pessoas não tiverem seguro e precisarem de tratamento no SNS, este deve prestá-lo sem custos, como em outra situação qualquer, ou não? isso é que está em discussão.
  14. Colocado por: J.FernandesOu seja, eu parto uma perna, chego ao hospital e se disser que foi a fazer montanhismo pago a conta, se disser que foi num acidente de carro em que ia no lugar do pendura, logo sem responsabilidade minha, não pago, é isso?

Bem já chega... na próxima escrevo em português que assim está dificil.
    Você não paga a conta nunca. Se se provar que é por culpa sua, passam factura.
    Você pode dizer o que bem lhe apetecer, depois tem a polícia e os médicos que não andam a comer do sono.

Exemplo simples.
    Fiquei internado uma vez na vida, 11 anos depois de entrar no mercado de trabalho e pagar impostos, tive uma apendicite.
    No quarto eramos quatro tipos.
    1- Eu, dificil de provar que a apendicite foi culpa minha. Ainda hoje não sei como se apanha isso. Passei lá uma noite.
    2- Um tipo que teve um acidente porque confundiu a medicação, lavagem de estômago, etc... Acontece, azelhice mas pronto. Levava uma semana ali.
    3- Outro, cancro de pulmão, fumador há 40 anos, nunca quis saber. levava semanas por lá.
    4- Outro fumador, superou cancro do pulmão depois de meses no hospital, tinha uma protese no esofago, disseram que não podia comer picante com aquilo ao ter alta, admitiu que foi a primeira coisa que fez mal saiu do hospital, uma francesinha! Regressou por deslocar a protese por causa de desrespeitar o que lhe disseram.

Paguei 40 paus pela brincadeira (até me ri)... Eu imagino o encargo que dei ao hospital com a minha intervenção e a noite que passei lá. Agora imagino a despesa que deram os outros três... que ocuparam camas e recursos ao longo de semanas e meses.

Por mim, acho que isto nunca vai a lado nenhum quando nenhum "pagou" extra pela despesa que deu ao Estado, quando uns estavam lá por acidente ou por ser simplesmente estúpido. Todos tratados por igual.
    Não é com o imposto sobre o tabaco ou o picante da francesinha, que eu vou ter uma cama livre no hospital, quando metade delas andam ocupadas por irresponsabilidades destas... Só quando chega uma conta de 20 ou 30mil paus é que a malta pensa melhor nas coisas... não é por pagar 6 ou 7€ num maço de tabaco.
    Concordam com este comentário: reg
  15. Colocado por: J.FernandesTonto é o que alguns fazem à segunda-feira, que é defender a existência de um SNS universal e tendencialmente gratuito e às terças defenderem a discriminação dos utentes pelo seu grau de santidade sanitária.

A expressão-chave aqui é "tendencialmente gratuito".
    O SNS é provavelmente a coisa mais espectacular que temos a par da educação grátis, mas paradoxalmente passamos a vida a queixarmo-nos daquela unidade que fechou, da greve ali, da falta de médicos ou axiliares de limpeza acolá... de que não há determinada especialidade num hospital duma capital de distrito, etc...

Não é com impostos sobre o tabaco, açucar, etc... que vamos lá. Ajuda, mas não acho suficiente. Afinal, os utentes por essa via vão chegando e ocupando camas na mesma. Acho que muitas vezes queixamo-nos de barriga cheia sinceramente. Depois de passar por diversos sistemas, público (Portugal), privado (USA, México) e semi-privado (Suíça), não tenho dúvidas das vantagens do nosso SNS, mas tem que haver maior responsabilidade por quem o usa sem "contra-partidas".

Tratar sempre quem chega a pedir ajuda. Mas haver por detrás, uma política de que não se "aceite a despesa" sem discutir e acabou o assunto. Ou seja, ser "tendencialmente gratuito mas..."
    Concordam com este comentário: reg
  16. Colocado por: N Miguel OliveiraA expressão-chave aqui é "tendencialmente gratuito".

Não é nenhuma expressão chave, é apenas um eufemismo para lembrar a alguns deslumbrados que isso da gratuidade não existe.

Colocado por: N Miguel OliveiraPaguei 40 paus pela brincadeira (até me ri)... Eu imagino o encargo que dei ao hospital com a minha intervenção e a noite que passei lá. Agora imagino a despesa que deram os outros três... que ocuparam camas e recursos ao longo de semanas e meses.
    .
    Não, você não pagou 40 paus. Pagou, paga neste momento e pagará no futuro, muitos milhares de euros.

Colocado por: N Miguel OliveiraO SNS é provavelmente a coisa mais espectacular que temos a par da educação grátis,

Não, o SNS não é espectacular e, "breaking news", a educação não é grátis.

Das duas uma, ou se defende o SNS tal como está ou se defende que cada um deverá pagar de acordo com o seu grau de responsabilidade na doença ou no acidente que o leva ao hospital, não se pode é defender as duas ao mesmo tempo, porque são incompatíveis.
  17. Colocado por: J.Fernandesincompatíveis

Imcompativel o quê? Saber a causa duma entrada nas urgências? O tipo que foi baleado, sabe porque foi baleado. Até eu sei veja lá. O tipo que se esbarrou por ir a 180? O fumador?

Até estou para saber como faz a seguradora... hmmm... bola de cristal? Para que servem os relatórios médicos, autos da polícia, etc?

Na educação idem.

Ou seja, à priori não paga mas...
    É tendencialmente gratuito mas...

Acho que estes temas é como qualquer outra coisa na vida, nem 8 nem 80. Nem precisa de ser 100% privado, nem 100% público à vontadinha...

O Estado deve proteger, abrigar, dar apoio, etc... mas o utilizador tem um crédito, o beneficio da dúvida. Quando está clarinho como água que pisou o risco, para mim salta fora do sistema e paga à parte.
    Os impostos são para manter o barco à tona, não é para dar infinitas oportunidades a quem se porta mal...

Colocado por: J.FernandesPagou, paga neste momento e pagará no futuro, muitos milhares de euros

Isto não pode ser desculpa para tudo. Sobretudo quando pago os meus impostos e fico sem cama no hospital porque a malta não teve o menor cuidado com eles próprios...

Também atira lixo para o chão? Afinal você paga impostos para pagar o salário a quem limpe a rua. Não pode ver as coisas assim, na minha opinião.
  18. Colocado por: N Miguel OliveiraOs impostos são para manter o barco à tona, não é para dar infinitas oportunidades a quem se porta mal...

Isso é tudo muito bonito mas a realidade é esta : O Presidente da Camara de Loures foi crucificado até pelo próprio Partido PS porque quer retirar as casa do Estado a criminosos e traficantes de droga.
    • Soliva
    • 2 novembro 2024 editado
    Colocado por: Carvai
    Isso é tudo muito bonito mas a realidade é esta : O Presidente da Camara de Loures foi crucificado até pelo próprio Partido PS porque quer retirar as casa do Estado a criminosos e traficantes de droga.

E vamos a pensar seriamente … não pode !

É inconstitucional e anti-ético .

Por partes : Anti -Ético … Um criminoso e traficante de drogas que tem uma casa que pertence ao estado.
    A família deve também ser castigada e cumprir pena porque um membro do agregado é criminoso ?
    Os seus pais colocados na rua , quando eles mesmo sofrem pela situação em que se encontram ou desconhecem sequer a vida do seu filho ?
    Os seus filhos ?
    Punição colectiva ? … Não faz qualquer sentido.
    Olhe-se para Gaza , onde uma organização terrorista cometeu um crime e todo um povo sofre e está a ser literalmente apagado.

Anticonstitucional:
    O princípio non bis in idem ou ne bis in idem significa que ninguém pode ser julgado mais do que uma vez pela prática do mesmo crime.
    Trata-se de um princípio de Direito Constitucional Penal que configura um direito subjectivo fundamental, enunciado no n.º 5 do art.º 29.º da Constituição da República Portuguesa (CRP), para não falar do art.º 47º-7. do Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos de 1966 e do artigo 4.º do protocolo n.° 7 da Convenção Europeia dos Direitos do Homem.
    Em que um cidadão vê garantido o seu direito a não ser julgado mais de uma vez pela prática do mesmo facto punível, defendendo-se contenciosamente contra atos públicos violadores desse direito. Resulta, igualmente, que o legislador deve impedir a possibilidade de as mesmas pessoas serem submetidas a mais do que um julgamento pelo mesmo facto.

A sede de vingança em praça público, castigos colectivos e continuos pertence a sociedades ditatoriais .

Haja bom senso.
    Esse homem deve ser julgado e detido pelos seus crimes de acordo com a justiça .
    Melhore-se o sistema judiciário e prisional não castiguemos 2x e 3x .
    Ao fazer o que se sugere , não seríamos melhores que uma Coreia do Norte que as penas envolvem gerações inteiras .
    Lamento mas o Presidente da Câmara foi infeliz nessa afirmação, digna de um Chega ou um PCP.
  19. Ninguém falou em condenar 2 vezes.
    Tem a ver com regras de acesso.
    E o estado/câmaras podem regular o acesso às infraestruturas de apoio social pelo cadastro

0.8862 seg. NEW