Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 4 novembro 2024 editado
    É tão lindo plantar direitos numa constituição.
    Concordam com este comentário: manelvc, Carvai
    • Dias12
    Colocado por: AMG1Para mim isto foi só mais um episódio triste de como os politicos menores quiserem cavalgar a onda que os tumultos levantaram, colocando-se do lado que percecionaram ser melhor para a sua imagem.

Acho que foi mais um episódio triste que mostra que a nossa constituição está desatualizada face aos tempos atuais.
    Se em 1976 era importante garantir muitos direitos que o comum cidadão nem sonhava existir durante a ditadura não discordo. Agora ficarmos fixos a um documento escrito naquelas circunstancias há quase 50 anos acho que é ridículo.
    Já parecemos os americanos e a sua defesa acérrima do direito às armas porque está escrito num papelinho com 200 e tal anos quando as pessoas tinham o vizinho mais próximo a 5 km de distância (ou mais).

É alguma desta inflexibilidade constitucional que leva muitas pessoas a votar no Chega.
    Concordam com este comentário: Carvai, eu
  1. Colocado por: manelvcPor falar em direitos, onde está o direito á educação com as sucessivas greves?
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Carvai

Que eu saiba o direito á educação não é suspenso … aquando de uma greve esporádica.

Não sejamos radicais nas interpretações…
    • eu
    • 4 novembro 2024
    Colocado por: Solivagreve esporádica.

Mais grave que as greves (que não são tão esporádicas como isso) é a falta de professores durante meses a fio.
  2. Colocado por: Dias12mostra que a nossa constituição está desatualizada face aos tempos atuais.

Concordo plenamente com o que diz … deveria haver uma revisão constitucional periodicamente e não esporadicamente.
    Concordam com este comentário: Dias12
  3. Colocado por: Soliva

Que eu saiba o direito á educação não é suspenso … aquando de uma greve esporádica.

Não sejamos radicais nas interpretações…

Por falar em greves, este fim de semana tive uma interação engraçada com o meu sobrinho de 5 anos.

Tio, quando for fim de semana, feriado ou dia de greve podes ir comigo passear de trator?

Fiquei de boca aberta com a inclusão daquelas 3 palavras num pedido tão inocente.
    A greve já faz parte da rotina de muitos alunos e isso não devia acontecer.
    Foram 2/3 anos de greves de professores, agora serão mais 2/3 anos de auxiliares. No fundo vai dar ao mesmo. Uma inteira geração mais despreparada que a anterior.
    Concordam com este comentário: HAL_9000, Carvai, eu
  4. Colocado por: Soliva
    Concordo plenamente com o que diz … deveria haver uma revisão constitucional periodicamente e não esporadicamente.
    Concordam com este comentário:Dias12

Acho que se fosse periodicamente revista era o melhor porque essa revisão não ficava cunhada a determinado partido.
    Se de 20 em 20 anos (ou outro intervalo) fosse obrigatório fazer uma revisão, todos os partidos poderiam apresentar medidas e moldar a Constituição à passagem do tempo.
  5. A despreparacão não advém de greves esporádicas … mas sim de um desinvestimento brutal na educação e de um ignorar perpétuo das classes educativas.

Faz pior um professor /auxiliar desmotivado e mal pago que um dia de greve por mês …
    Concordam com este comentário: Dias12
  6. Colocado por: Solivadiga-me que tem noção que o artigo 65° não se refere a que o estado tenha de providenciar habitação para todo e qualquer português …
    Óbvio que tenho noção, por isso mesmo entre o estado providenciar habitação a um criminoso condenado ou a um não criminoso, eu por mim nem tenho dúvidas nenhumas onde era melhor empregue o erário público.

Por exemplo o estado também dá bolsa de estudos aos alunos carenciados, mas se os gajos andarem lá só a passar tempo e não transitarem de ano, o estado corta a bolsa. Será que as pessoas com maiores dificuldades de aprendizagem também não têm direito a estudar?

Colocado por: SolivaSe é precária não está de acordo com o artigo 65°
    Precisamente. O direito constitucional dessa família está a ser violado. Ora a câmara até poderia ajudar, mas nesse caso não pode porque está a dar habitação a gajos que andam a incendiar contentores e autocarros, a traficar droga ou a vender nas feiras sem pagar impostos.

Colocado por: SolivaEsta frase vai contra a sua interpretação do artigo 65°…para que alguém há-de comprar habitação se seguindo o seu raciocínio há o “direito á habitação “ …
    Não vai nada. Eu não disse que o estado tem de dar casa a toda gente. Mas a ter de conceder esse direito a alguns, ao menos que seja a quem merece e precisa.
    Já o Soliva, acha que todos sós criminosos são fofinhos porque são pobres. Não partilho dessa visão. A pobreza não faz de ninguém criminoso. Caso contrário metade da população portuguesa era criminosa.
    Acredito que existam muitas famílias por esse país fora, que no fim de pagar todas as suas obrigações, cheguem ao fim do mês com menos dinheiro que muitos dos coitadinhos que se dedicam a atos ilícitos

Soliva
    Colocado por: HAL_9000A constituição também diz que “todos têm direito, para si e para a sua família, a uma habitação de dimensão adequada, em condições de higiene e conforto e que preserve a intimidade pessoal e a privacidade familiar.»

Por favor diga-me que tem noção que o artigo 65° não se refere a que o estado tenha de providenciar habitação para todo e qualquer português …

Colocado por: HAL_9000para respeitar o direito do criminoso e da sua família, vai condenar uma das famílias que estão na fila de espera a uma habitação precária, ou à rua, o que também é inconstitucional.

Se é precária não está de acordo com o artigo 65°

Colocado por: HAL_9000

Lamento …mas podem inventar mil situações hipotéticas… será sempre ! Inconstitucional…

Bem sei, bem sei. Simplesmente estava a expressar a minha opinião relativamente ao assunto. Tendo a concordar com a sugestão.

Também sei que provavelmente ele só fez esse discurso porque temos autárquicas para o ano e isso lhe traz votos. Mas sendo assim, não se está a discutir o foco da questão. Porque que esse discurso lhe traz votos em Loures? Querem ver que a maioria da população de Loures não quer que a cama gaste os seus recursos com criminosos quanto tem imensas famílias pobres em igual necessidade?
    • Soliva
    Colocado por: HAL_9000Já o Soliva, acha que todos sós criminosos são fofinhos porque são pobres

Perdeu-me aqui .., nunca me viu a defender criminosos … mas sim a família destes cuja maioria é tão vítima como os outros .
    Extremismos não é para mim…

Até lhe dou um exemplo : No prédio dos meus pais há uma velhota quase 90 anos … dia sim, dia não, é preciso chamar a polícia pois o filho delinquente a mete na rua , (as vezes até em camisa de dormir ás 4 da manhã ) quando lhe apetece ou tá sob o efeito de drogas
    Já esteve preso , já cumpriu pena mas há uns anos que tem sido esperto e apesar dos roubos não é apanhado.
    A Casa onde reside é da Gebalis ( a única que não foi comprada ) …

Acha que a solução para ele parar a vida de crime é por a coitada da velhota na rua ???
    A velhota que não tem mais familiares , a assistente social é incapaz de resolver por não haver vagas em lares , a velhota claramente vítima de violência doméstica e que a polícia diz nada poder fazer …a não ser ameaçar o gajo para este deixar entrar a mãe em casa …que claramente não vai estar melhor lá dentro .

Obviamente este um caso entre muitos …mas a sua solução é retirar a casa á mulher ??
    Haja noção !

O problema é a Justiça … não é o acesso a habitação social .
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  7. Colocado por: SolivaQue eu saiba o direito á educação não é suspenso … aquando de uma greve esporádica.
    Pelo menos nos dias de greve é suspenso.

E a longo prazo pode comprometer o direito a uma educação de qualidade.
    Concordam com este comentário: Carvai
  8. Colocado por: Solivamas sim de um desinvestimento brutal na educação e de um ignorar perpétuo das classes educativas.

Faz pior um professor /auxiliar desmotivado e mal pago que um dia de greve por mês …
    Qual é a classe profissional que é bem paga em Portugal? É que para pagar melhor a uns, tem de tirar a outros.
    Concordam com este comentário: Carvai
  9. Colocado por: SolivaAcha que a solução para ele parar a vida de crime é por a coitada da velhota na rua ???
    A renda está em nome de quem? É que se estiver no nome do criminoso, é passar o contrato para o nome da velhota. Não parece ser muito complicado de resolver. Estará assim ela legitimada para chamar a policia e colocar o delinquente fora de casa.

E se ele for efetivamente criminoso, ceder-lhe habitação num outro estabelecimento com horários regulados.

Colocado por: SolivaA Casa onde reside é da Gebalis ( a única que não foi comprada ) …
    Outra estupidez, andou o estado a vender casas por 20 e 30 K, para agora serem colocadas á venda por 200 e 300k. Uma habitação pública deve servir para arrendamento. Nunca, mas nunca deveria ter sido alienadas.

É isso e as rendas sociais irrisórias, eternizarem-se. As habitações sociais e essas rendas deveriam servir para ajudar familias em momentos económicos dificieis, mas após um periodo razoavél o valor da renda deveria ser ajustado para uma renda real. Caso contrário é impossivel fazer a manutenção da habitação. Agora pessoal que toda a vida tem uma renda de 10 ou 20 euros, e nem assim a pagam? Isso não faz sentido nenhum.

Colocado por: SolivaAcha que a solução para ele parar a vida de crime é por a coitada da velhota na rua ???

Colocado por: SolivaO problema é a Justiça … não é o acesso a habitação social .

Imagine que o Soliva vive com a sua mãe velhota e os seus filhos numa casa que comprou e paga prestação ao banco. É polícia e comete um erro de julgamento e mata uma pessoa em serviço. Provada a sua culpa, vai preso, e como tal o agregado familiar deixa de conseguir pagar a prestação. O banco põe a família na rua.
    Neste caso a familía já tem de sofrer pagar pelo erro deste criminoso? Pela sua lógica O estado não deveria pensar na família também e assumir as prestações?
    • Soliva
    Colocado por: HAL_9000Pelo menos nos dias de greve é suspenso.

Errado …,
    Um deles é que há de ser constrangido, na medida em que o direito à greve é indiscutível e o direito à educação também
    • Soliva
    Colocado por: HAL_9000Não parece ser muito complicado de resolver.

O problema é esse … para si tudo se resolve facilmente… só que não!
    No seu discurso você consegue saltar entre extrema-direita na forma de “vamos retirar a casa ás pessoas “ e extrema-esquerda com o estado a ter de ser papá e mamã dos portugueses.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  10. Colocado por: SolivaO problema é esse … para si tudo se resolve facilmente… só que não!
    Qual é a dificuldade, se o regulamento de acesso à habitação social previsse que o cometimento de crimes com moldura penal fizesse cessar o direito À mesma? Afinal para ter direito há que ter deveres.

Colocado por: SolivaErrado …,
    Um deles é que há de ser constrangido, na medida em que o direito à greve é indiscutível e o direito à educação também
    Factualmente o direto à educação já está comprometido em muitas escolas por esse país fora. Seja por greves, seja por falta de professores.

Pode alegar os diretos que quizer, não pode é negar os factos. Pode-me dizer que as crianças ,mantêm intacto o seu direto de frequentar uma escola e a ter "uma educação". Aí concordo. Mas isso não quer dizer que tenham efectivamente direito a uma boa educação, que seria o significado objetivo do direito plasmado na constituição.
  11. Colocado por: Solivae extrema-esquerda com o estado a ter de ser papá e mamã dos portugueses.
    Onde é que eu disse que o estado tinha de ser papá ou mamã?

Já no seu discurso, o estado tem de ser papá e mamã de alguns portugueses, geralmente os que não querem saber dos deveres, mas apenas dos direitos, e ao mesmo tempo alegar responsabilidade individual a todos aqueles que zelam por cumprir com os seus deveres quando pretendem usufruir de algum direito.
    • Soliva
    Colocado por: HAL_9000Pode alegar os diretos que quizer, não pode é negar os factos.

Então mas é exactamente isso que você está a fazer … há dias que anda a negar o facto da existência da Constituição Portuguesa…
    • Soliva
    Colocado por: HAL_9000isso não quer dizer que tenham efectivamente direito a uma boa educação, que seria o significado objetivo do direito plasmado na constituição.

E a greve a que se refere nada tem a ver com isso …
    • reg
    • 4 novembro 2024
    Colocado por: HAL_9000Factualmente o direto à educação já está comprometido

Até ter médico de família é um direito constitucional, nenhuma criança pode ficar sem. Existe tanta coisa em Portugal inconstitucional, ninguém quer saber.

0.6045 seg. NEW