Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: N Miguel OliveiraDeixe de nos responder aqui no fórum :)
    E depois ia chatear a cabeça de quem? Da mulher? Ela matava-me.
    O forum tem o seu propósito.

De QQ maneira falava em falta de tempo em casa durante a semana para experimentar pratos. Penso que é comum, quando se entra na rotina, acaba também por fazer as mesmas receitas de forma cíclica.
  2. Colocado por: Nostradamus
    Na zona de Lisboa há bons restaurantes que permite explorar algumas cozinhas do levante muito à base da cozinha vegetariana. Ainda este fim de semana vi uma reportagem com a minha companheira, e já me esta a chatear a cabeça para irmosaqui
    por aqui a esposa também é aficionada de restaurantes, eu é que bem por isso.

Mas aqui está um bom programa para fugir da rotina um dia destes e ainda escapamos ao trânsito da ponte em h de ponta.
  3. Restaurante o Artur, Carviçais.
    Normalmente ao domingo tem bacalhau, categoria 👌
    10€ incluí sobremesa e café 👌✌️
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
    • AMG1
    • 5 novembro 2024
    Mudando para um tema mais próximo do tópico.
    Acabei de passar no centro de Sacramento, num local de voto onde vi uma fila com mais de umas 200 pessoas para votar. Perguntei o que se passava, resposta: "é normal e cada vez é pior. Cada pessoa leva uns 10 minutos para votar e o próximo local fica a 4 quarteirões".
    Parece que o sistema eleitoral americano não é só estranho na concepção e ineficiente no apuramento, também é pouco simpático para quem quer votar.
    Em Portugal com 50 anos de eleicoes livres já achamos que o sistema tem todos os problemas do mundo, estes nos ultimos 150 anos não mudaram quase nada, até a data das eleições ainda continua alinhada com o calendário das actividades agrícolas e religiosas.
  4. Por acaso essa zona não é de maioria imigrantes?
    Pode ser uma "tática" para haver menos votos de certas franjas de população.
    • AMG1
    • 5 novembro 2024
    Colocado por: Dias12Por acaso essa zona não é de maioria imigrantes?
    Pode ser uma "tática" para haver menos votos de certas franjas de população.

Imigrantes há muitos, mas não creio que seja essa a razão. Trata-se do centro da cidade, ainda por cima num estado onde o vito democrata é largamente maioritario, mesmo entre os tais "latinos" que embora ja cá possam estar há várias gerações ainda não ganharam.o estatuto de americanos.
  5. Colocado por: HAL_9000durante a semana para experimentar pratos.

Tem que ver no acto de cozinhar uma oportunidade para dar largas à imaginação.
    Como que se fosse uma terapia, um momento para sí, ou em família. Ânimo nisso!
  6. Colocado por: AMG1no centro de Sacramento

A verdade é que o voto californiano é o que menos vale para as presidênciais.
    A questão do tempo da fila, dever-se-á muito provavelmente às outras votações que estão a decorrer.
    Pelo menos em San Jose, há várias propostas a votar. Com um "folheto" explicativo do que implica votar sim ou não nesta ou naquela proposta. Esse folheto, é do tamanho duma revista... pelo que para votar informado, precisa de bastante tempo para ler aquilo tudo...
    Sendo que muitas das propostas são estatais, o mesmo acontecerá em Sacramento.

Aproveite bem este final de tarde nessa bonita cidade AMG1, é tempo duma cervejinha com vistas para a Sierra Nevada e as árvores de Outono.

Colocado por: Dias12Por acaso essa zona não é de maioria imigrantes?

Isso imigrantes são quase todos, de 1ª, 2ª, 5ª geração...
    Geralmente o Golden State é pró-imigrante. Fizeram parte do México a dada altura... e costumam acolher bem quem não nasceu ali, apesar de que é também verdade o que escreveu o AMG1.
  7. Colocado por: AMG1Em Portugal com 50 anos de eleicoes livres já achamos que o sistema tem todos os problemas do mundo,

Por acaso eu acho que uma democracia representativa como a que temos, ainda é o melhor sistema que Portugal pode ter, apesar de todos os problemas e queixas.
    Concordam com este comentário: Dias12, fadadolar
    • AMG1
    • 6 novembro 2024
    Colocado por: N Miguel Oliveira
    Aproveite bem este final de tarde nessa bonita cidade AMG1, é tempo duma cervejinha com vistas para a Sierra Nevada e as árvores de Outono.

Obrigado!
    Como a tarde ficou um bocado fresca e ventosa, não foi uma cerveja mas foi um belíssimo capuccino, bem cremoso, num parque já perto da ponte, enquanto o meu neto "emborcava" uma chavena cheia de espuma de leite, com uns pozinhos de chocolate por cima, a pensar que estava a beber o mesmo que o avô.
    Quando eles são assim pequenos, até dá pena engana-los.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, desofiapedro
    • AMG1
    • 6 novembro 2024
    Colocado por: N Miguel Oliveira

Por acaso eu acho que uma democracia representativa como a que temos, ainda é o melhor sistema que Portugal pode ter, apesar de todos os problemas e queixas.

Eu também concordo. Mas o problema dos USA nem é a representatividade, mas o arcaismo do sistema eleitoral, que pode distorcer o voto popular, sobretudo nas eleições presidenciais.
    Mas ha sinais de que pode estar em curso um processo que atenua a disparidade entre o voto popular e o colégio eleitoral. A regra de quem ganha ter todos os grandes eleitores, que vigora na esmagadora maioria dos estados pode ter o fim anunciado, mas vai ser um processo que durará varios anos e que implica colocar 48 estados de acordo, o que não será nada simples, mas quase metade já aceitaram o pacto.
    E ainda há quem se queixe da dificuldade em rever a constituição portuguesa.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Dias12
  8. Colocado por: AMG1E ainda há quem se queixe da dificuldade em rever a constituição portuguesa.

Eu entretanto deixei de comparar USA-PT.
    USA tem a complexidade duma UE.
    e PT a dum Estado qualquer dos USA.

Até no Urbanismo vejo isso...
    Se em Portugal tenho que lidar com as regras nacionais e as municipais...
    Num estado como aquele onde você está, além do Estado e da Cidade, ainda tem o County, com legislação própria também.
    A legislação urbanística é tipo uma cebola, com muitas capas.

E a prova disso, é que hoje ninguém votou no presidente X ou Y. Votaram no partido que representa o Estado de grosso modo.
    Ainda assim, e apesar do arcaico que é o sistema, agora acho que é um país extraordinário. Há de tudo.
    • eu
    • 6 novembro 2024
    Colocado por: AMG1A regra de quem ganha ter todos os grandes eleitores

É uma coisa completamente absurda, indigna em democracia representativa.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  9. Colocado por: N Miguel OliveiraEu entretanto deixei de comparar USA-PT.
    USA tem a complexidade duma UE.
    e PT a dum Estado qualquer dos USA.

Colocado por: Vítor MagalhãesAcabei de passar no centro de Sacramento

Na vossa opinião, que conhecem o EUA fruto de vivência real, quais foram as principais motivações dos eleitores que deram a vitória a Trump?

Visto do lado de cá e via TV, parece-me que sejam fatores económicos. Ou seja os eleitores são muito mais sensíveis à perda real de poder de compra do que ao "discurso fofinho" de direitos humanos, democracia, decência, etc... Todos esses temas penetram muito melhor no eleitorado quando o mesmo se encontra financeiramenete bem.

Falo aqui em discurso fofinho, porque estou a fazer um paralelo com a europa. Continua-se a descurar a perda de poder de compra dos europeus, e a Extrema direita lá vai fazendo o seu caminho.

Porém posso ter uma perceção profundamente errada, daí perguntar, qual a vossa perceção in loco.
  10. Colocado por: eu

É uma coisa completamente absurda, indigna em democracia representativa.

Lá está...
    Mais uma coisa que fazia sentido há 200 anos atrás, mas que na era dos aviões e automóveis já é completamente ridícula.
    Mas como ia mexer com os 2 partidos do poder, nem um nem o outro quer mexer.

Por cá também temos mais ou menos a mesma coisa, não tão grave - os milhares de votos inúteis em certos distritos.
    Concordam com este comentário: eu, N Miguel Oliveira
  11. não é preciso grandes "perceções" para perceber que as pessoas se fartaram de andar a colar a porcelana eternamente com cola tudo.
    talvez ao partir a loiça de vez se inicie no reino da selva uma nova ordem mais clara, agressiva e violenta mas definidora e percetível.
  12. Colocado por: N Miguel Oliveira

Concordo com a ideia no abstracto. Mas o grande problemas destas ideias na prática, assim como com os subsidios, é que fomenta:
    - é melhor continuar a ganhar pouco, porque no final, junto casa e subsidio, ajuda fiscal, etc... e sai melhor ganhar menos;
    - fuga ao fisco, trabalhar ao negro, para que no papel, não ultrupasse o mínimo

isto é absolutamente verdade, e ao longo da vida tenho conhecido boa gente com esse deifeitozinho de preferir viver nas sombras para poder usufruir da mama do estado - portugueses-portugueses por acaso.
    • Dias12
    • 6 novembro 2024 editado
    Colocado por: palmstroke

isto é absolutamente verdade, e ao longo da vida tenho conhecido boa gente com esse deifeitozinho de preferir viver nas sombras para poder usufruir da mama do estado - portugueses-portugueses por acaso.

Quem nunca teve colegas na escola a chegar de BMW e Mercedes mas tinha escalão A, não pagava as refeições e recebia abono que atire o primeiro talher.
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães, HAL_9000, Carvai, N Miguel Oliveira
  13. Colocado por: Dias12

Quem nunca teve um colega na escola a chegar de BM e Mercedes mas tinha escalão A, não pagava as refeições e recebia abono que atire o primeiro talher.

falo de coisas mais absurdas.
    tinha uma amiga que estudou contabilidade e vivia em Chelas. ao terminar os estudos comecou a trabalhar mas nunca com bom salario. emigrou 3 anos para a Irlanda. o nosso grupo da altura decidiu fazer uma viagem low-cost de 4 dias à Irlanda onde nos encontramos com ela algumas vezes, para descobrir que trabalhava como babysitter e pagavam-lhe em dinheiro vivo, nem sequer tinha uma conta bancaria lá. depois voltou. e num dos jantares de amigos, já de volta, comentou que os pais tinham sido convidados a comprar o apartamento onde vivíam em Chelas à CML por um preço muito muito simpático, e tinham recusado.
  14. Colocado por: HAL_9000Na vossa opinião, que conhecem o EUA fruto de vivência real, quais foram as principais motivações dos eleitores que deram a vitória a Trump?

Visto do lado de cá e via TV, parece-me que sejam fatores económicos. Ou seja os eleitores são muito mais sensíveis à perda real de poder de compra do que ao "discurso fofinho" de direitos humanos, democracia, decência, etc... Todos esses temas penetram muito melhor no eleitorado quando o mesmo se encontra financeiramenete bem.

Falo aqui em discurso fofinho, porque estou a fazer um paralelo com a europa. Continua-se a descurar a perda de poder de compra dos europeus, e a Extrema direita lá vai fazendo o seu caminho.

Porém posso ter uma perceção profundamente errada, daí perguntar, qual a vossa perceção in loco.

Lamento defraudá-lo HAL, a minha opinião de pouco serve.
    Dos estados que visitei, é dificil opinar porque nunca deu tempo para discutir política com os locais.
    Quanto há vivência no county de residência (Santa Clara, o tal "Silicon Valley"), é tudo extramamente azul, com os counties à volta a registar por vezes 75-80% na Kamala (imagens anexas) tipo San Francisco, Oakland (terra da Kamala), etc. Ou seja, é-me dificil dizer o que pensa o típico americano, se é que isso existe. É como na UE, cada país tem as suas próprias convições.

Ainda assim, diria que o HAL tem razão na sua aposta. Eu diria que sim, o primeiro factor para um americano pensar na politica é o poder de compra. Se o preço da gasolina está melhor que há quatro anos, se calhar vota no mesmo. Inflação, juros bancários (bastante importante num povo que vive de crédito), contas da luz, gás, internet, viagens, etc...

Ao passo, que um europeu, dá mais atenção ao sensionalismo do "eles andam a comer animais nas ruas", ou aos tiroteios, ao tipo que chamou Puerto Rico uma ilha de lixo, etc... E ao "problema" que o Trump nos pode trazer, pelo modo como vê a Europa, a NATO, etc... E aos temas ligados à imigração... porque na Europa é o tema do momento. Já nos USA, a imigração é a base fundadora do país.

Acrescentaria ainda outro detalhe... a hipocrisia dos Estados Democratas quanto ao tema da habitação.
    Têm um discurso politico que depois não se traduz na prática. Curiosamente, ou não, é nos Estados azuis que há um problema de falta de "housing" maior e mais visível. Acho que há boas ideias de ambos os lados... mas é complicado gerir os interesses de pessoas ou entidades com capacidade financeira muito díspares.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: HAL_9000, fadadolar
      ww.JPG
      ca.JPG
      FB_IMG_1730827651980.jpg

0.3963 seg. NEW