Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: sousa80Eu não fui à tropa e não tenho menos caracter, espirito de equipa e respeito pelos outros que muita gente que conheço que passou por lá. Aliás, quando é "necessário" ir á tropa para melhorar/desenvolver certos valores/qualidades (e não estou certo que isso resulte) é porque algo está a falhar na estrutura familiar...

    Só faltou a palavra tradicional para concordar, e bem, com o que defende a direita.
  2.  # 2

    Colocado por: Soliva

    Sou só a favor do SM … dispenso o O .
    Acho que são precisas outras soluções …
    Concordam com este comentário:sousa80

    Apresente soluções.
    Não basta dizer que está errado.
  3.  # 3

    Colocado por: Solivapois a meu ver o problema está na falta de condições das nossas forças armadas que simplesmente não atraiem ninguém.
    Oficiais pelos vistos atrai muitos. Temos 230 generais quando 10 eram mais que suficientes para o número de efectivos nas FA que temos.
    Não atrai é praças. Não será isso que queria dizer?
  4.  # 4

    Quanto ao SMO, uma vez que o mesmo me foi dispensado não me sinto capacitado para concordar que o mesmo seja imposto a ninguém.

    Contudo o SM poderia ter mais incentivos de modo a que um jovem de 18 anos sinta vontade de o fazer. Agora se o SM representar um entrave ou um atraso quer nos estudos, quer na atividade profissional,é normal que muito pouca gente o queira fazer voluntariamente.
    Concordam com este comentário: desofiapedro
  5.  # 5

    Colocado por: HAL_9000Temos 230 generais


    Os generais é a ponta do iceberg.

    A quantidade de oficiais contratados, que acabam o curso de 5 anos e vão para a marinha ou força aérea coçar os colhõ*s, também é alarmante. Para fazer o quê? Distribuir papéis nas escolas secundarias "o exercito conta contigo"?

    Conheço 2 engenheiros que acabam o curso superior e estão há 10 anos como oficiais contratados a mamar + 2000 limpos. Nem fizeram academia militar nem nada, e passam o dia a jogar candy crush. E gabam-se disto.

    Pagamos 5 anos de estudos a estes gajos para depois não produzirem absolutamente nada na sociedade.

    Os generais de vez em quando vão aparecendo na RTP e fazem uns episódios de comédia. Sempre dá para rir.
    Concordam com este comentário: Carvai, HAL_9000, monicaM
    • sisu
    • 11 abril 2024

     # 6

    Colocado por: Vítor Magalhães

    Certo. Mas repare que o quando terminou o SMO o Soliva ainda mal sabia andar sequer. Isto do fazer ou não sentido é muito bonito mas é quem passa por elas e não o diz que disse ou ouviu dizer. Não estou a pôr em causa a sua opinião, mas é isso mesmo, uma opinião.



    Assim como a sua.. também é apenas uma opinião.. são duas opiniões diferentes e ambas com a mesma validade..

    Agora o pressuposto de que 'se passei por uma situação difícil e dura todos os outros deviam passar pelo mesmo' demonstra bem o grau de maturidade de algumas pessoas..
    Concordam com este comentário: desofiapedro, monicaM
  6.  # 7

    Colocado por: sisu


    Assim como a sua.. também é apenas uma opinião.. são duas opiniões diferentes e ambas com a mesma validade..

    Agora o pressuposto de que 'se passei por uma situação difícil e dura todos os outros deviam passar pelo mesmo' demonstra bem o grau de maturidade de algumas pessoas..

    Não é só a minha opinião mas também a daqueles que eu conheço, a diferença é que eu escrevo com conhecimento de causa. Quanto ao "seu" pressuposto, é a sua opinião e pode ou não fundamentar a mesma.

    A minha experiência da tropa foi de alguém que foi obrigado e muito contrariado a fazê-lo, e uma das coisas que descobri que o "um por todos e todos por um" não é apenas uma frase feita que fica bem atualmente num vídeo rançoso das redes sociais.
  7.  # 8

    Colocado por: HAL_9000Quanto ao SMO, uma vez que o mesmo me foi dispensado não me sinto capacitado para concordar que o mesmo seja imposto a ninguém.

    Contudo o SM poderia ter mais incentivos de modo a que um jovem de 18 anos sinta vontade de o fazer. Agora se o SM representar um entrave ou um atraso quer nos estudos, quer na atividade profissional,é normal que muito pouca gente o queira fazer voluntariamente.



    no meu tempo ainda era obrigatório, mas fui adiando a inspecção devido aos estudos, pelo que quando lá fui, já tinha um curso superior e passei logo para a reserva.

    mas partilho da opinião que seria melhor dar melhores condições aos praças do que instituir o SMO.

    Sejamos sinceros, em caso de guerra em que a nossa soberania esteja ameaçada não são as nossas forças armadas que irão defender a soberania nacional. Mais certo o povo se unir numa guerra de guerrilha do que outra coisa. No entanto precisamos de umas forças armadas capazes de representar o país em outros cenários e a falta de praças afecta seriamente isso.

    se aumentassem o ordenados dos praças para o dobro teriam filas nos quarteis para se inscreverem.
  8.  # 9

    Colocado por: pauloagsantosse aumentassem o ordenados dos praças para o dobro teriam filas nos quarteis para se inscreverem.
    É isto. E cortar no número (não na remuneração) dos oficiais para ajudar a equilibrar as contas. Chegamos ao ridiculo de ter 1 general para cada 15 praças.
  9.  # 10

    Colocado por: HAL_9000É isto. E cortar no número (não na remuneração) dos oficiais para ajudar a equilibrar as contas. Chegamos ao ridiculo de ter 1 general para cada 15 praças.


    Não me parece que essas contas estejam certas.
    Em 2020 o Poligrafo "As Forças Armadas têm 220 generais, dos quais 114 estão na situação de reserva"

    Segundo o Diario de Noticias "Contas feitas a 31 de dezembro de 2021: para o Ministério da Defesa são 27 741; para a Direção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) são 26 130; para a Pordata/INE são 26 600 e para o Estado-Maior-General das Forças Armadas (EMGFA) que junta Exército, Força Aérea e Marinha, são 23 347."

    Portanto 106 generais num total de 23 241 militares (o numero mais pequeno apresentado e descontados os generais), o que dá 1 General para cada 219 militares, portanto voce quer que a malta acredite que 15 praças, logo 204 oficiais e Sargentos?

    Se temos generais a mais? concordo, mas tambem não desvirtuemos as contas.

    Já para não dizer que se dobrassem o ordenado do praça, provavelmente ficava a ganhar mais que um oficial subalterno (e que todos os sargentos)... convêm no mínimo olhar as tabelas remuneratórias dos mesmos, antes de atirar palpites
  10.  # 11

    Colocado por: diouf_matosPortanto 106 generais
    220* (como muito bem indicou acima. Para o caso interessa-me pouco se estão na reserva ou não. Não estando reformados são generais das FA. Ainda assim importa salientar que no poligrafo que referenciou : "Aos 106 generais em efetividade de funções, acrescem, segundo o Ministério da Defesa, 114 generais na reserva, dos quais 40 estão na efetividade de serviço. Ou seja, exercem funções”).

    "Atualmente, as Forças Armadas Portuguesas têm 5653 oficiais para 9820 praças, ou seja, cada oficial não chega a ter dois praças para comandar. Quanto aos sargentos, são 13.527." Dados de 2021
    https://expresso.pt/sociedade/2022-01-11-numero-de-efetivos-nas-forcas-armadas-volta-a-cair-em-2021-ha-menos-401-militares

    Efectivamente os meus cálculos de cima não estão certos. Usei erradamente os número de praças do exército (3985) em vez do número de praças das FA, por isso aceito a sua crítica.

    Ainda assim dá 1 general para cada 45 praças (9820 praças das FA/220 generais das FA). O rídiculo da situação não melhora muito, não acha?

    Repare no que a própria notícia do expresso refere: "Desde 2016, registou-se uma diminuição de 8% do efetivo nos três Ramos (Exército, Força Aérea e Marinha). O destaque vai para o número de praças, que caiu cerca de 20%. Nos sargentos, a queda foi de 1,1%. Pelo contrário, o número de oficiais aumentou 9% (mais 515). Atualmente, as Forças Armadas Portuguesas têm 5653 oficiais para 9820 praças, ou seja, cada oficial não chega a ter dois praças para comandar."



    Colocado por: diouf_matosJá para não dizer que se dobrassem o ordenado do praça, provavelmente ficava a ganhar mais que um oficial subalterno (e que todos os sargentos)... convêm no mínimo olhar as tabelas remuneratórias dos mesmos, antes de atirar palpites
    Por acaso, apenas concordei que os ordenados deveriam subir, não propriamente com o "dobro". Mas e depois? o que nos diz o mercado? Neste momento o pessoal de IT é tão bem pago porquê? Porque falta mão de obra qualificada nessa área, certo?

    Seguindo a mesma lógica, neste momento faltam praças, ou oficiais nas FA?
  11.  # 12

    Colocado por: HAL_9000220* (como muito bem indicou em cima, para o acso interessa-me pouco se estão na reserva ou não. Não estando reformados são generais das FA. Ainda assim importa salientar que no poligrafo que referenciou : "Aos 106 generais em efetividade de funções, acrescem, segundo o Ministério da Defesa, 114 generais na reserva, dos quais 40 estão na efetividade de serviço. Ou seja, exercem funções”).

    "Atualmente, as Forças Armadas Portuguesas têm 5653 oficiais para 9820 praças, ou seja, cada oficial não chega a ter dois praças para comandar. Quanto aos sargentos, são 13.527." Dados de 2021
    https://expresso.pt/sociedade/2022-01-11-numero-de-efetivos-nas-forcas-armadas-volta-a-cair-em-2021-ha-menos-401-militares

    Nos meus cálculos de cima usei erradamente os número de praças do exército (3985) em vez do número de praças das FA. Ainda assim dá 1 general para cada 45 praças (9820/220). O rídiculo da situação não melhora muito.
    Repare no que a própria notícia do expresso refere: "cada oficial não chega a ter dois praças para comandar".



    Por acaso, apenas concordei que os ordenados deveriam subir, não propriamente com o "dobro". Mas e depois? o que nos diz o mercado? Neste momento o pessoal de IT é tão bem pago porquê? Porque falta mão de obra qualificada nessa área, certo?
    Neste momento faltam praças, ou oficiais nas FA?


    Não lhe interessa mas devia, pois na reserva é porque na grande maioria já não trabalham é uma das "benesses" para atrair pessoal, isso não funciona apenas para os generais, mas para todos os militares.

    Se os praças ganharem mais que sargentos e oficiais, acha que vai tem quem os coordene, ou seja vai ter quem queira assumir o trabalho de responsabilidade, ganhando menos que os que apenas executam, digo-lhe já que não e por isso existem hoje muitos elementos a prescindir das promoções (deve ser porque são muito boas)?

    Comparou com IT, entao pode comparar isso com a Força Aerea e não com a generalidade das FA, talvez essa relação que mencionou faça sentido, pois como sao trabalhos com formação, a necessidade de praças é muito curta.

    Parte do problema do exercito é que tinha tem Quadro Permanente de Oficiais e Sargentos e não tinha de Praças (julgo que já criaram, imitando a Marinha), isso resolve parte do problema, mas não todo.

    Aumentar o vencimento vai ajudar mas na vai resolver, pelo menos a mim, nao me atraía entrar para as Forças Armadas aos 18/26 e 6 anos depois ir para o olho da rua.

    Antes dava porque havia SMO, porque se tiravam muitas formações dentro das FA que depois eram reconhecidas cá fora (mais-valias) e a maioria disso acabou.

    PS: Um oficial das Forças de Segurança que acabam por ser equivalentes aos das FA, nos últimos 14 anos, perderam 25% de poder de compra (se olharmos à inflação e aos "aumentos de vencimento")... um agente, praça, terá perdido cerca de 10% (tem conseguido subir à conta do aumento do ordenado mínimo)
  12.  # 13

    Colocado por: diouf_matosé uma das "benesses" para atrair pessoal, isso não funciona apenas para os generais,
    Mas no caso não me parece ser necessária essa benesse para atrair generais. Para todos os efeitos as FA têm 220 generais uma vez que pagam salário a 220 generais (penso que este número entretanto deve rondar os 200).

    Colocado por: diouf_matosParte do problema do exercito é que tinha tem Quadro Permanente de Oficiais e Sargentos e não tinha de Praças (julgo que já criaram, imitando a Marinha), isso resolve parte do problema, mas não todo.

    Tenho dificuldade é em perceber como é que o senhor tem opiniao sobre tudo, desconhecendo grande parte das questões que estão por trás dos problemas.
    Por acaso em algum lado eu manifestei que estava contra à criação do quadro permanente de praças?

    Também nunca me fez sentido o ter de sair das FA ao fim x anos, da mesma maneira que não me faz sentido nenhum ter o actual numero de oficiais para as FA que temos.

    O diouf_matos pode-me criticar de falta de conhecimento de causa, mas ainda estou à espera dos argumentos que justifiquem o número de oficiais que temos. Sobretudo se compararmos com os exércitos de outros países da UE.

    Se nos quiser elucidar, eu pelo menos agradeço.

    Colocado por: diouf_matosSe os praças ganharem mais que sargentos e oficiais, acha que vai tem quem os coordene, ou seja vai ter quem queira assumir o trabalho de responsabilidade, ganhando menos que os que apenas executam,
    Em jeito de brincadeira, era uma boa maneira de reequilibrar o número de oficiais/praças dentro das FA.
  13.  # 14

    Colocado por: Soliva- serviço militar obrigatório
    - bandeira
    - família
    - igualdade de género
    - aborto
    - eutanásia


    Olá,
    Onde é que o Governo mencionou estes temas?
    Poderá ter-me escapado.

    De resto, concordo consigo, nada disso é essencial nesta altura.
    Já agora, o que queria dizer com "bandeira"?
    E "família"?
  14.  # 15

    Colocado por: diouf_matosPS: Um oficial das Forças de Segurança que acabam por ser equivalentes aos das FA, nos últimos 14 anos, perderam 25% de poder de compra (se olharmos à inflação e aos "aumentos de vencimento")... um agente, praça, terá perdido cerca de 10% (tem conseguido subir à conta do aumento do ordenado mínimo)
    Não contesto isso, eu também sou bastante critico da promoção dessa perda de poder de compra. Daí eu ter dito acima não defendia cortes nas remunerações.

    O meu problema é tão somente com o número de oficiais e não com o nivel salaria de cada categoria em si. Ou seja não considero que pagar 6K a um general seja desajustado, mas acho desajustado ter 220 pessoas a ganhar esse valor uma vez que não há funções efectivas para todos eles. É um exemplo de má gestão do dinheiro público. É o mesmo que o estado colocar 200 técnicos num organismo público quando na verdade só há trabalho para 20.
  15.  # 16

    HAL_9000 você tem os oficiais previstos nos Quadros Orgânicos, tal como os Sargentos, não têm é os Praças, porque os lugares não são preenchidos e não são por muitos motivos, já identifiquei alguns.

    Volto a dizer que concordo que há generais a mais, se bem que parte deles, trabalham e não é nas Forças Armadas, mas vão ser sempre contabilizados na mesma.

    É necessário tornar toda a carreira atrativa, se apenas melhorar a parte de baixo, terá o problema invertido (pode considerar que é melhor, talvez, não sei).

    Será necessário que seja uma carreira e não apenas um part-time (contratos de 6 anos).
    Será necessário aumentar vencimentos.
    Será necessário melhorar as condições de trabalho.
    Seria necessário que as pessoas de forma geral tivessem melhor condição física, se não estou em erro, já nem se fazem provas para entrar, mas sim no final do curso (porque a maioria, nem os minimos para entrar (que são uma vergonha) conseguiam cumprir).
    Será necessário divulgar o trabalho que fazem, para que a população os possa reconhecer como uma mais-valia e não apenas como alguém que não faz nenhum e ganha ao final do mês.
    Etc, Etc, não me compete a mim, encontrar a solução ou alias as soluções, porque só uma não vai resolver a coisa.
  16.  # 17

    Colocado por: diouf_matosHAL_9000 você tem os oficiais previstos nos Quadros Orgânicos,
    Esses numeros estão adapatados à realidade actual das FA? ou a umas forças armadas modernas? Por estarem previstos não quer dizer que sejam os correctos, muito menos quando os oficiais previstos não têm homens para comandar.
    Quando foram revistos a última vez esses números? Por exemplo este número de generais até se poderia justificar no periodo da Guerra colonial, mas nunca na realidade actual.


    Colocado por: diouf_matosSerá necessário divulgar o trabalho que fazem, para que a população os possa reconhecer como uma mais-valia e não apenas como alguém que não faz nenhum e ganha ao final do mês.
    Quanto a isto concordo. Contudo, leu o relado do Nostradamus acima? Eu também tenho amigos nas FA, e o relato não é muito diferente (exeptuando os periodos em que estão em missão).
    Acredito que mais pessoas ouçam relatos semelhantes daí que se tenha criado a ideia de "alguém que não faz nenhum e ganha ao final do mês", ainda que a realidade não seja exatamente essa.
  17.  # 18

    Sr.(a) Soliva,

    Levantar questões políticas neste fórum, a que propósito?

    Considero que existem muitos tópicos que não deveriam ser abertos aqui, porque estão certamente fora do âmbito deste fórum. Mas como são assuntos inócuos são perfeitamente aceitáveis.

    Agora Política?

    Francamente, fiquei incomodado por encontrar este tópico aqui.

    Para quando o debate futebolístico?

    (adianto que só li o post inicial, não li os comentários subsequentes)
    Concordam com este comentário: Pickaxe
  18.  # 19

    HAL_9000 diria que depende do objetivo.

    Se for reduzir as FA concordo, que os oficiais devem reduzir, se o objetivo for completar os Quadros, nao me parece que a solução passe por reduzir os Quadros de Oficiais até que o de Praças encha...

    Resumindo, depende da Estratégia que o Governo quer seguir... continuamos muito abaixo dos 2% do PIB com que nos comprometemos ao entrar na OTAN...
  19.  # 20

    Colocado por: diouf_matosSe for reduzir as FA concordo, que os oficiais devem reduzir, se o objetivo for completar os Quadros, nao me parece que a solução passe por reduzir os Quadros de Oficiais até que o de Praças encha...
    Como comparam os nossos quadros de oficiais com os demais exércitos europeus? Não tenho presente os números concretos, mas a ideia que tenho é que o nosso número de generais é ridiculamente alto quando comparado com França, Espanha, Alemanha, etc...etc.

    Penso que ainda há pouco tempo foi feito um estudo qualquer sobre o tema. Se o encontrar, colocarei a referência aqui.
 
0.0299 seg. NEW