Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: SolivaEm Kiev, existe igualmente , mas há uns anos para cá que eles falam numa maior liberdade


    Deve estar a referir/se aos milhares de mortos Russos pelos Ucranianos apos o Maidan concerteza.

    Colocado por: SolivaJá vi que o trekker é daqueles que a gente aponta para uma laranja e ele diz … mas já viste as maçãs …

    Porque tenho uma narrativa diferente da sua? Seja. Mas apresentei alguns dados e voce diz que disse...ao qual tb refiro que trabalho com Ucranianos, trabalhei com Russos, ja vivi em Kiev e tenho esta perspectiva diferente da sua. Vale tanto, pelo menos, ou sera que a sua valera mais?

    JA viveu em algum daqueles paises e viveu entre eles ou mais uma vez a narrativa do CM e MAria?
  2.  # 2

    Colocado por: treker666

    https://www.intellinews.com/russia-overtakes-germany-to-become-fifth-biggest-economy-in-the-world-in-gdp-on-a-ppp-basis-286944/

    Aqui igualmente de 2022 sem os dados de 2023 o qual as noticias fazem referencia.https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_countries_by_GDP_(PPP)

    Mas ha mais indicadores. POdera haver discrepancias em funcao dos dados utilizados e se estiver errado, lamento.


    Obrigado por partilhar esse artigo.
    Veio reforçar a minha ideia que o ocidente (e mais ainda portugal) está a tornar.se muito dependente do setor dos serviços o que vejo como um erro.
    Também concordo que as sanções em pouco vão influenciar a vida "normal" dos russos.
    Aquele país tem tudo. Tem todos os recursos (elementos químicos) e materias primas para produzir o que quiser. Basicamente só importava tecnologia do ocidente. Se fizermos sanções eles estão a marimbar... nós é que ficamos a arder com a falta do trigo deles, do gás deles, do ferro deles, do petróleo, etc. etc.
  3.  # 3

    Recomendo alguma cautela na apreciação da evolução recente da economia russa. Estamos perante aquilo que podemos considerar uma economia de guerra, boa parte da maquina produtiva russa está focada no esforço de guerra, os numeros actuais dificilmente podem ser utilizados para qualquer comparação credível.
    Concordam com este comentário: treker666
  4.  # 4

    Colocado por: Soliva

    Quanto aos EUA … infelizmente aquele país é nada mais que uma experiência falhada.
    O Governo ( seja democrata ou repúblicano ) está cada vez mais extremado para tudo e o sonho americano morreu faz décadas.


    Acha mesmo que os EUA são "uma experiência falhada?
    Estamos a falar de um pais independente há menos de 250 anos, que tem a primeira economia do mundo, uma força militar sem paralelo, o mais inovador (numero de patentes), o sistema universitário mais prestigiado do mundo e podíamos continuar por ai fora.
    Claro que os EUA têm problemas para resolver, alguns mesmo muito graves, e se não os resolver até pode vir a pôr em risco essa posição de liderança, mas dizer que é um pais falhado, vai desculpar-me, mas não faz qualquer sentido.
    Eu não sou de todo um adepto do modelo económico do USA, mas a avaliar pelo resultado, só podemos concluir que ele funciona.
    Claro que em boa parte funciona assente numa brutal desigualdade de rendimentos e na consequente sujeição de muitos milhões aos interesses de muito poucos, mas isso faz, sempre fez, parte da essência do modelo. Mesmo na época do tal sonho americano, que na verdade, sempre foi mais uma miragem do que uma realidade para a grande maioria da população americana.
    O que vimos hoje na sociedade americana, porventura ampliada pela dimensão e algumas características especificas, não é mais do que também se pode observar p.e. na europa.
    Os modelos tradicionais de distribuição das economias liberais estão a mostrar-se incapazes de lidar com a brutal concentração de riqueza que se tem verificado nos últimos 30 anos. Alterar essa situação e amenizar os seus efeitos, sobretudo quanto à destruição generalizada das antigas classes médias constitui um desafio enorme, mas nada pressupõe que nem os EUA ou a Europa não o consigam resolver.
    Por muito mal que se viva nos EUA ou na Europa, convém ter presente que continua a ser nesse "mundo", que também inclui outros, que melhor se vive.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, treker666
  5.  # 5

    Colocado por: AMG1Recomendo alguma cautela na apreciação da evolução recente da economia russa. Estamos perante aquilo que podemos considerar uma economia de guerra, boa parte da maquina produtiva russa está focada no esforço de guerra, os numeros actuais dificilmente podem ser utilizados para qualquer comparação credível.

    Concerteza, mas como referiu, aquele pais tem tudo,este tudo claro que com " " mas de um modo geral e muito mais self suficient que a grande maioria dos paises Europeus. Sem contar que as suas financas publicas estao bem mais controladas, com menos de 20% de divida publica em relacao ao PIB. As coisas podem mudar? Claro que sim mas aplica-se a qualquer outro pais neste mundo.



    Colocado por: AMG1dizer que é um pais falhado, vai desculpar-me, mas não faz qualquer sentido.

    Por muito que me custe a encaixar a politica externa daquele pessoal, tenho de concordar consigo, nao faz sentido dizer que e um pais falhado neste momento.
  6.  # 6

    Os assassinos dos russos têm que ser parados, caso contrario acabaremos a viver como eles ou pior.
    Quem defende a russia para mim é desprezo total e a unica coisa que me alegra é que são mesmo muito poucos neste país.

    Ou as democracias europeias se unem ou então isto vai acabar mal para os nossos filhos daqui a poucos anos. Trump veio demonstrar que são os europeus que têm que se defender e não colocar a sua defesa nos US.
  7.  # 7

    Provavelmente a expressão “falhado” é demais … admito .

    No entanto , os EUA já não são o projecto idílico que era suposto ser, o extremismo da direita á esquerda tomou conta do país e os valores morais que fundaram o pais foram esquecidos .
    Um país onde cada estado tem a sua lei que por vezes parecem , principados.
    Onde a polícia não serve a população e por vezes age como se fossem pequenos exércitos à ordem dos seus governadores.

    Estado laico … é uma ilusão. Lobby’s religiosos controlam o governo.

    Um país onde os direitos dos trabalhadores são superados pelo corporativismo, trabalha-se 2 e 3 empregos e mesmo assim o dinheiro mal chega ao final do mês.
    Onde as “gorjetas” tem de ser consideradas “salário”
    Uma disparidade abismal entre as classes, em que as oportunidades se baseiam em “crédito”

    Onde existe 0 saúde para quem nasce nas classes médias / baixas.

    Onde existem problemas de saúde enormes, muito devido á falta de regulamentação alimentar.
    Água da torneira é de fugir , tudo para comer é em modo xxl com um infinito número de corantes , adulcorantes , espessantes etc
    Um simples pão , já não é só água e farinha …caramba até pesticidas leva.

    Direitos civis e humanos são opcionais e altamente maleáveis ao sabor do governo.

    Não somos de todo um país perfeito , temos muito a andar …mas se compararmos… meu rico Portugal, minha rica Europa.
    Concordam com este comentário: Dias12, monicaM
  8.  # 8

    Os EUA são mesmo um território selvagem. Se não fossem os muros erguidos pelo Trump milhares de pessoas fugiam de lá diariamente...
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Pickaxe
  9.  # 9

    Com tanto defeito, nem percebo como há milhões de pessoas nas fronteiras a tentar entrar.
  10.  # 10

    Colocado por: rjmsilvaCom tanto defeito, nem percebo como há milhões de pessoas nas fronteiras a tentar entrar.


    Não percebe ?
    O lixo de uns é o tesouro de outros , o que não falta no continente americano é miséria … há é graus de miséria …
    Certamente não vê milhões de europeus a tentar entrar.
  11.  # 11

    Colocado por: Soliva

    Não percebe ?
    O lixo de uns é o tesouro de outros , o que não falta no continente americano é miséria … há é graus de miséria …

    Os EUA são um bom país para quem quer trabalhar. Quem quer coçar a micose ou viver à custa do Estado, passa a miseravel.
    Concordam com este comentário: palmstroke
  12.  # 12

    Colocado por: Sirruper
    Os EUA são um bom país para quem quer trabalhar. Quem quer coçar a micose ou viver à custa do Estado, passa a miseravel.


    Diga isso na cara de uma pessoa que sai de casa de manhã e entra á noite com 2 ou 3 trabalhos, praticamente escravizado para continuar a viver marginalizado e a contar tostões.
    Sem direito a baixas ou licenças de maternidade.
    Sem regulação de condições de trabalho
    Sabendo que se ficar doente , não pode trabalhar , perde o direito ao seguro de saúde e entra num loop burocrático imoral em que tem de escolher saúde ou trabalho.

    Desculpe mas essa frase é um perfeito disparate.
  13.  # 13

    Colocado por: Soliva

    Diga isso na cara de uma pessoa que sai de casa de manhã e entra á noite com 2 ou 3 trabalhos, praticamente escravizado para continuar a viver marginalizado e a contar tostões.
    Sem direito a baixas ou licenças de maternidade.
    Sem regulação de condições de trabalho
    Sabendo que se ficar doente , não pode trabalhar , perde o direito ao seguro de saúde e entra num loop burocrático imoral em que tem de escolher saúde ou trabalho.

    Desculpe mas essa frase é um perfeito disparate.

    Entao concorda comigo. Para quem quer trabalhar.
  14.  # 14

    Colocado por: Sirruper
    Entao concorda comigo. Para quem quer trabalhar.


    Não … julgo que deve reler o que eu escrevi.
  15.  # 15

    Colocado por: Soliva

    Não … julgo que deve reler o que eu escrevi.

    Os portugueses vão para Suíça, França, Alemanha e tambem têm 2 e 3 trabalhos. Porque se tiverem só 1 nao chega. Só se forem doutores ou enhenheiros ou professores.
  16.  # 16

    A sério que está a comparar as condições salariais e trabalho alemãs , suíças , francesas etc … com as americanas … enfim…
  17.  # 17

    Ainda vamos chegar à conclusão que Portugal é muito melhor que os EUA.
  18.  # 18

    Como disse anteriormente, o nosso país e o continente europeu apresenta várias dificuldades, lacunas e aspectos que precisam de reestruturação ( especialmente na sua dependência energética e militar ) e até uma nova política financeira.
    Não. … não é perfeito e precisa de se adaptar a novas realidades, num constante equilíbrio entre crescimento económico e estado social .

    Cada um chega á conclusão que entender , na minha opinião o meu país já o é em muitos aspectos.
  19.  # 19

    Colocado por: rjmsilvaAinda vamos chegar à conclusão que Portugal é muito melhor que os EUA.


    Interessante esta questão. Não tenha a minima dúvida de que em certos aspectos a vida em Portugal é bem melhorer do que nos EUA.
    Os EUA têm uma dimensão e uma diversidade que qualquer comparação com Portugal será sempre absurda, mas não tenha dúvidas de que em muitos aspectos o modelo social europeu, que Portugal persegue (muito lentamente e alguma distância) dá as populações em geral uma qualidade de vida que a grande maioria dos americanos não consegue.
    Um rico vive bem em qualquer lado, a grande diferença está nos que estão na base da pirâmide ou pouco mais acima, a quem o modelo europeu consegue, apesar de todas as dificuldades, dar algum conforto e segurança e que nos EUA não existe de todo para essas pessoas.
    Deixe-me dar-lhe dois exemplos para ver se ilustro o que quero dizer.
    Em Portugal, qualquer jovem que provenha de uma familia sem posses, se tiver capacidade e vontade, em absoluto, não depende da capacidade económica da sua familia para poder chegar a universidade, o que está mesmo muito longe de ocorrer nos EUA.
    Na saúde p.e.. nos EUA existem talvez os melhores hospitais do mundo, mas de que serve isso a 80% da população, talvez mais, cujos seguros não lhes permite a dua utilização. O que dizer dos milhões que nem seguro têm e que quando ficam doentes têm de recorrer a alternativas mais próprias do terceiro mundo do que a maior economia do mundo.
    Podia continuar a dar-lhe exemplos destes, ou do seu contrário, porque também existem, apesar dos detratores dos EUA acharem que não.
    Quem só quiser olhar para o que está mal nos EUA, não lhe falta para onde olhar, mas para quem queira fazer o contrário também tem muito para ver e aprender.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, Soliva, psergio57
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
  20.  # 20

    Colocado por: Sirruper
    Os EUA são um bom país para quem quer trabalhar. Quem quer coçar a micose ou viver à custa do Estado, passa a miseravel.


    Colocado por: SolivaProvavelmente a expressão “falhado” é demais … admito .

    No entanto , os EUA já não são o projecto idílico que era suposto ser, o extremismo da direita á esquerda tomou conta do país e os valores morais que fundaram o pais foram esquecidos .
    Um país onde cada estado tem a sua lei que por vezes parecem , principados.
    Onde a polícia não serve a população e por vezes age como se fossem pequenos exércitos à ordem dos seus governadores.

    Estado laico … é uma ilusão. Lobby’s religiosos controlam o governo.

    Um país onde os direitos dos trabalhadores são superados pelo corporativismo, trabalha-se 2 e 3 empregos e mesmo assim o dinheiro mal chega ao final do mês.
    Onde as “gorjetas” tem de ser consideradas “salário”
    Uma disparidade abismal entre as classes, em que as oportunidades se baseiam em “crédito”

    Onde existe 0 saúde para quem nasce nas classes médias / baixas.

    Onde existem problemas de saúde enormes, muito devido á falta de regulamentação alimentar.
    Água da torneira é de fugir , tudo para comer é em modo xxl com um infinito número de corantes , adulcorantes , espessantes etc
    Um simples pão , já não é só água e farinha …caramba até pesticidas leva.

    Direitos civis e humanos são opcionais e altamente maleáveis ao sabor do governo.

    Não somos de todo um país perfeito , temos muito a andar …mas se compararmos… meu rico Portugal, minha rica Europa.
    Concordam com este comentário:Dias12


    Confesso que até gostava de rebater quase todas as afirmações que faz, nalguns casos nem sequer estão completamente desfasadas da realidade, mas quase tudo tende a ser bem mais complexo do que esta visão absolutamente demoníaca da vida nos EUA, quando muitas dessas situações que aponta coexistem com outras que podem apontar em sentido completamente oposto.
    Vou só dar-lhe um exemplo. O que menciona relativamente a segurança alimentar é factual, talvez um pouco exagerada, mas ainda assim é absolutamente certo que esses aspectos são muito melhor tratados na europa do que nos EUA, o problema é que na europa por vezes leva-se esse controlo a um nível que acaba por ser prejudicial, se virmos o impacto dessa regulamentação nas restantes esferas da vida.
    Ou seja, se eu quiser ser um purista na saude alimentar, tenho de ter em conta que digicilmente terei um sector agrícola muito pujante, ou seja, não há hipotese de ter o sol na eira e a chuva no nabal. A europa só consegue implementar toda essa regulamentação, porque enche os agricultores de subsididios, senão o que eles produzem nem metade da população europeia podia comprar.
    Mas desenganem-se os que pensam que os agricultores americanos também não tem ajudas do estado, porque as têm, embora incomparáveis com as europeias.
    Como diz um amigo, a realidade nunca é a preto e branco, ela distingue-se sobretudo pelos múltiplos tons de cinzento. Mas como vivemos num mundo em que tudo o que se diz tem de ser absoluto e acentuar o que de pior e mais extremo que existe, isso faz-nos passar mais tempo a efabular do que a descrever e debater a realidade.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: N Miguel Oliveira
 
0.0633 seg. NEW