Colocado por: N Miguel OliveiraEu não sei se só acordou agora, mas é precisamente isso que aos poucos vai acontecendo por todo o mundo, desde há umas valentes décadas a esta parte. O êxodo do campo para a cidade, em que a familia deixa de ter o quintal e o galinheiro, para que actividades agricolas sejam industrializadas... ao passo que as pessoas se deslocam menos até ao trabalho ou até ao café. Chegamos ao ponto de inclusive milhares de pessoas trabalharem de modo remoto... e que só vão ao escritório 1 ou 2 vezes por mês.
Colocado por: AMG1Manter este orçamento ainda teria a vantagem de facilitar a discussão na especialidade, o PS não deveria levantar problemas, até porque iria votar sempre contra na votação final global.
Colocado por: marteloescoproGoverno de direita? Mudem o título do tópico.
Chega - direita
AD - esquerda
PS - extrema-esquerda
BE, PCP, LIVRE - anarquistas terroristas antidemocráticos
Colocado por: marteloescoproOs imigrantes ilegais sobrecarregam o SNS e a habitação.
Colocado por: marteloescoproA cortina de fumo que utilizam para desviar as atenções é apontar o dedo ao AL, a atividade que estimula a reabilitação do nosso parque habitacional e gera riqueza associada ao principal setor do nosso GDP: o turismo.
Colocado por: marteloescoproSolução da esquerdalha caviar: mandem vir mais.
Colocado por: marteloescoproA esquerdalha quer destruir a identidade e cultura do nosso povo. A direita quer salvar.
Colocado por: regNão sei de que país fala mas em Portugal com certeza não acontece.
Talvez queria dizer na China ou EAU?
Colocado por: N Miguel Oliveira
Basta andar na rua no centro do Porto, Braga, Lisboa, etc... e perguntar às pessoas onde é que nasceram.
Verá que muitas dessas pessoas vieram do campo, da periferia, da aldeia.
Os que lhe disserem que são dali mesmo, terão eventualmente raízes, pais, avós, etc... que vieram da terrinha.
Pelo não tendo existido esse êxodo campo-cidade dos ascendentes, o tipo teria nascido na terrinha também.
É assim em Portugal e em quase todo o mundo. Não percebo qual o espanto. No fundo, isso até é bom, torna as coisas mais eficientes, acessíveis e disponiveis. O que estraga tudo é precisamente termos um tecido urbano difuso.
Quanto ao trabalho remoto, óbvio que depende muito da profissão que se tem.
Se não conhece ninguém assim, é uma pena. Mas não quer dizer que não existam.
Colocado por: regÉ precisamente por causa desse pensamento é que o interior é abandonado. Constroem hospitais novos em Lisboa, quando não era urgente e havia certamente mais urgência noutros locais. Nem vou dizer mais nada.
Colocado por: N Miguel Oliveira
Olhe, sinceramente eu acho melhor que as pessoas se concentrem na sede de concelho ou na sede de distrito, tendo cidades maiores, e depois enormes franjas de terreno livres de construção. Nós humanos somos uma praga do catano com este tecido urbano difuso e muito pouco denso.
Basicamente, era seguir a lógica que o Urbanismo nos ensinou durante séculos e séculos, lógica essa que teimámos em desafiar quando construímos uma simples casa em 2000m2 de terra sem sermos agricultores.
Eu percebo perfeitamente a comichão com os "hospitais de Lisboa"... a sério que percebo. O meu ponto é precisamente o de ter uma Guarda com a malta dos seus arredores, sendo assim maior e que justifique um Hospital com todas as especialidades em permanência, melhores transportes, trajectos mais curtos... enfim, acho que dá para perceber. Imagine que em vez de ter 300 câmaras municipais, tinha apenas 18, uma por distrito? Não seria tudo mais eficiente? Vá, que fossem 3 ou 4... Barcelos tem 89 freguesias! Não seria tudo mais simples se tudo estivesse mais concentrado? Junto onde estão os empregos, os serviços, o comercio?
Esse "pensamento" que você põe em causa começou à uns milhares de anos duma terra chamada Urbino, daí as palavras Urbano, Urbanismo, Urbanidade... Não é nada novo.
O tecido urbano difuso só funciona enquando plantamos o que comemos, temos gado, e passamos todo o dia na propriedade pois esse é também o nosso local de trabalho. Desde de que isso acabou, deixou de fazer sentido...
Colocado por: regEm que mundo o senhor vive? Com os preços atuais acha mesmo que todos poderíamos viver em grandes cidades? Ou acha mesmo que a malta vai para aldeias só porque gosta?
Tem a sua opinião mas impor aos outros isso já cheira a facho ou comuna, como preferir.
Colocado por: N Miguel OliveiraClaro que se isso significa "arrebentar com tudo" por causa do lítio, temos que ver outras alternativas.
Colocado por: N Miguel OliveiraJá em Portugal, o "progresso" tem sido este:
Colocado por: regO problema em Portugal é que não existe espaço para dois partidos supostamente social-democratas. O PSD para ser de direita o Chega e IL têm de desaparecer, para ser do centro-esquerda, o PS tem de fazer o mesmo.
Colocado por: AMG1Obviamente que o André não está preocupado com crise politica nenhuma, está mesmo é preocupado com o resultado de eventuais eleições, porque sabe que o PSD só cresce se for à conta dele.
Colocado por: marteloescoproBE, PCP, LIVRE - anarquistas terroristas antidemocráticos
Colocado por: SolivaOE está aprovadissimo …!
Quem governa é o PS … com LM a dar a cara.
Colocado por: N Miguel OliveiraBasta andar na rua no centro do Porto, Braga, Lisboa, etc... e perguntar às pessoas onde é que nasceram.
Colocado por: dmanteigasO grande problema dos carros eletricos nao e esse. E que os 'residuos' do petroleo sao libertados para a atmosfera. O que vamos fazer aos milhoes de baterias usadas que vao aparecer daqui a 100 anos? :D
Alem de que comprar um carro eletrico para o carregar com eletricidade produzida atraves de combustiveis fosseis...
Os carros eletricos tiveram foi um excelente lobby ambiental para ajudar a vender esta industria e por arrasto a 'destruir' a industria europeia mais forte. Com o patrocinio da propria Comissao Europeia.
Colocado por: HFSF
As baterias dos carros eletricos não acabam simplesmente em aterros.
Quando a bateria deixa de ter a capacidade necessária para um EV pode ser transformada numa bateria para casa onde há mais espaço para a guardar. 80% de uma bateria de EV é ainda muita capacidade.
Não digo transformações DIY, já há empresas a fazer isto.
Colocado por: Dias12Falam das baterias como se fosse material radioativo acabadinho de sair dum reator nuclear.