Iniciar sessão ou registar-se
    • reg
    • 9 outubro 2024

# 1

Colocado por: N Miguel OliveiraEu não sei se só acordou agora, mas é precisamente isso que aos poucos vai acontecendo por todo o mundo, desde há umas valentes décadas a esta parte. O êxodo do campo para a cidade, em que a familia deixa de ter o quintal e o galinheiro, para que actividades agricolas sejam industrializadas... ao passo que as pessoas se deslocam menos até ao trabalho ou até ao café. Chegamos ao ponto de inclusive milhares de pessoas trabalharem de modo remoto... e que só vão ao escritório 1 ou 2 vezes por mês.

Não sei de que país fala mas em Portugal com certeza não acontece.
    Talvez queria dizer na China ou EAU?
    • reg
    • 9 outubro 2024

# 2

Colocado por: AMG1Manter este orçamento ainda teria a vantagem de facilitar a discussão na especialidade, o PS não deveria levantar problemas, até porque iria votar sempre contra na votação final global.

Eu prevejo o OE ser aprovado e completamente alterado pela oposição. Não percebo qual é a cena do PM. Vai ter de governar com o OE da oposição, é a vida.
  1.  # 3

Governo de direita? Mudem o título do tópico.

Chega - direita
    AD - esquerda
    PS - extrema-esquerda
    BE, PCP, LIVRE - anarquistas terroristas antidemocráticos
    Concordam com este comentário: reg, justme, FFAD
  2.  # 4

Os imigrantes ilegais sobrecarregam o SNS e a habitação.

Solução da esquerdalha caviar: mandem vir mais. É normal: os filhos estudam no colégio privado, vivem em condomínios exclusivos, são tratados na clínica privada. O povão é que mama com a criminalidade deles.

A cortina de fumo que utilizam para desviar as atenções é apontar o dedo ao AL, a atividade que estimula a reabilitação do nosso parque habitacional e gera riqueza associada ao principal setor do nosso GDP: o turismo.

A esquerdalha quer destruir a identidade e cultura do nosso povo. A direita quer salvar.
  3.  # 5

Seja como for ,depois de tanta desilusão com os outros partidos agora ´CHEGA"
    • reg
    • 9 outubro 2024

# 6

Colocado por: marteloescoproGoverno de direita? Mudem o título do tópico.

Chega - direita
    AD - esquerda
    PS - extrema-esquerda
    BE, PCP, LIVRE - anarquistas terroristas antidemocráticos

Ora nem mais
  4.  # 7

Para que servem as novelas se temos a vida política portuguesa.

OE está aprovadissimo …!
    Quem governa é o PS … com LM a dar a cara.

Venha a temporada das autárquicas para desenjoar um pouco, tenho saudades da comédia das arruadas, abraços e copos de vinho … e dos outros que dizem tudo e o seu contrário.
    • Soliva
    • 9 outubro 2024 editado

# 8

Colocado por: marteloescoproOs imigrantes ilegais sobrecarregam o SNS e a habitação.

Essa frase chavão já foi tão desmantelada que já enjoa .
    Colocado por: marteloescoproA cortina de fumo que utilizam para desviar as atenções é apontar o dedo ao AL, a atividade que estimula a reabilitação do nosso parque habitacional e gera riqueza associada ao principal setor do nosso GDP: o turismo.

Esse AL que nada sobrecarga a habitação… e por agora convém esquecer a indignação do turismo ao SNS que tanto choram …
    Sobrecarrega nada
    Colocado por: marteloescoproSolução da esquerdalha caviar: mandem vir mais.

Atao mas quer mais imigrantes ou não ?
    Ah esquece só quer os “imigrantes turistas”, aqueles com 5€ no bolso e meio morenos é que não interessam.
    Colocado por: marteloescoproA esquerdalha quer destruir a identidade e cultura do nosso povo. A direita quer salvar.

Se os vir a destruir é chamar a polícia … de preferência a GNR que anda aí nuns acordos com o 1143.

Depois da paródia vou dormir que a mudança está a dar cabo de mim 🤣
  5.  # 9

Colocado por: regNão sei de que país fala mas em Portugal com certeza não acontece.
    Talvez queria dizer na China ou EAU?

Basta andar na rua no centro do Porto, Braga, Lisboa, etc... e perguntar às pessoas onde é que nasceram.
    Verá que muitas dessas pessoas vieram do campo, da periferia, da aldeia.
    Os que lhe disserem que são dali mesmo, terão eventualmente raízes, pais, avós, etc... que vieram da terrinha.
    Pelo não tendo existido esse êxodo campo-cidade dos ascendentes, o tipo teria nascido na terrinha também.
    É assim em Portugal e em quase todo o mundo. Não percebo qual o espanto. No fundo, isso até é bom, torna as coisas mais eficientes, acessíveis e disponiveis. O que estraga tudo é precisamente termos um tecido urbano difuso.

Quanto ao trabalho remoto, óbvio que depende muito da profissão que se tem.
    Se não conhece ninguém assim, é uma pena. Mas não quer dizer que não existam.
    • reg
    • 10 outubro 2024

# 10

Colocado por: N Miguel Oliveira

Basta andar na rua no centro do Porto, Braga, Lisboa, etc... e perguntar às pessoas onde é que nasceram.
    Verá que muitas dessas pessoas vieram do campo, da periferia, da aldeia.
    Os que lhe disserem que são dali mesmo, terão eventualmente raízes, pais, avós, etc... que vieram da terrinha.
    Pelo não tendo existido esse êxodo campo-cidade dos ascendentes, o tipo teria nascido na terrinha também.
    É assim em Portugal e em quase todo o mundo. Não percebo qual o espanto. No fundo, isso até é bom, torna as coisas mais eficientes, acessíveis e disponiveis. O que estraga tudo é precisamente termos um tecido urbano difuso.

Quanto ao trabalho remoto, óbvio que depende muito da profissão que se tem.
    Se não conhece ninguém assim, é uma pena. Mas não quer dizer que não existam.

É precisamente por causa desse pensamento é que o interior é abandonado. Constroem hospitais novos em Lisboa, quando não era urgente e havia certamente mais urgência noutros locais. Nem vou dizer mais nada.
  6.  # 11

Colocado por: regÉ precisamente por causa desse pensamento é que o interior é abandonado. Constroem hospitais novos em Lisboa, quando não era urgente e havia certamente mais urgência noutros locais. Nem vou dizer mais nada.

Olhe, sinceramente eu acho melhor que as pessoas se concentrem na sede de concelho ou na sede de distrito, tendo cidades maiores, e depois enormes franjas de terreno livres de construção. Nós humanos somos uma praga do catano com este tecido urbano difuso e muito pouco denso.

Basicamente, era seguir a lógica que o Urbanismo nos ensinou durante séculos e séculos, lógica essa que teimámos em desafiar quando construímos uma simples casa em 2000m2 de terra sem sermos agricultores.
    Eu percebo perfeitamente a comichão com os "hospitais de Lisboa"... a sério que percebo. O meu ponto é precisamente o de ter uma Guarda com a malta dos seus arredores, sendo assim maior e que justifique um Hospital com todas as especialidades em permanência, melhores transportes, trajectos mais curtos... enfim, acho que dá para perceber. Imagine que em vez de ter 300 câmaras municipais, tinha apenas 18, uma por distrito? Não seria tudo mais eficiente? Vá, que fossem 3 ou 4... Barcelos tem 89 freguesias! Não seria tudo mais simples se tudo estivesse mais concentrado? Junto onde estão os empregos, os serviços, o comercio?

Esse "pensamento" que você põe em causa começou à uns milhares de anos duma terra chamada Urbino, daí as palavras Urbano, Urbanismo, Urbanidade... Não é nada novo.

O tecido urbano difuso só funciona enquando plantamos o que comemos, temos gado, e passamos todo o dia na propriedade pois esse é também o nosso local de trabalho. Desde de que isso acabou, deixou de fazer sentido...
    • reg
    • 10 outubro 2024

# 12

Colocado por: N Miguel Oliveira

Olhe, sinceramente eu acho melhor que as pessoas se concentrem na sede de concelho ou na sede de distrito, tendo cidades maiores, e depois enormes franjas de terreno livres de construção. Nós humanos somos uma praga do catano com este tecido urbano difuso e muito pouco denso.

Basicamente, era seguir a lógica que o Urbanismo nos ensinou durante séculos e séculos, lógica essa que teimámos em desafiar quando construímos uma simples casa em 2000m2 de terra sem sermos agricultores.
    Eu percebo perfeitamente a comichão com os "hospitais de Lisboa"... a sério que percebo. O meu ponto é precisamente o de ter uma Guarda com a malta dos seus arredores, sendo assim maior e que justifique um Hospital com todas as especialidades em permanência, melhores transportes, trajectos mais curtos... enfim, acho que dá para perceber. Imagine que em vez de ter 300 câmaras municipais, tinha apenas 18, uma por distrito? Não seria tudo mais eficiente? Vá, que fossem 3 ou 4... Barcelos tem 89 freguesias! Não seria tudo mais simples se tudo estivesse mais concentrado? Junto onde estão os empregos, os serviços, o comercio?

Esse "pensamento" que você põe em causa começou à uns milhares de anos duma terra chamada Urbino, daí as palavras Urbano, Urbanismo, Urbanidade... Não é nada novo.

O tecido urbano difuso só funciona enquando plantamos o que comemos, temos gado, e passamos todo o dia na propriedade pois esse é também o nosso local de trabalho. Desde de que isso acabou, deixou de fazer sentido...

Em que mundo o senhor vive? Com os preços atuais acha mesmo que todos poderíamos viver em grandes cidades? Ou acha mesmo que a malta vai para aldeias só porque gosta?

Tem a sua opinião mas impor aos outros isso já cheira a facho ou comuna, como preferir.
  7.  # 13

Colocado por: regEm que mundo o senhor vive? Com os preços atuais acha mesmo que todos poderíamos viver em grandes cidades? Ou acha mesmo que a malta vai para aldeias só porque gosta?

Tem a sua opinião mas impor aos outros isso já cheira a facho ou comuna, como preferir.

Mas bateu com a cabeça ou é de fabrico?

Eu não imponho absolutamente nada a ninguém.
    Apenas lhe explico a sí, que parece um completo ignorante na matéria, algo de História e noções básicas do Urbanismo caso tenha interesse em aprender alguma coisa. Não é nenhuma opinião minha que tento impor, é o que é. Aliás, impor o quê? É como eu dizer-lhe "que hoje está sol" e você achar que isso é uma opinião ou sugestão. É o que é. Tendo sido o que tem sido, nada mais.

O que sim é opinião minha é que acredito que era melhor seguir a lógica do Urbanismo, em vez de desafiá-la. Sobretudo para não fazermos má figura. Se isso é facho ou comuna, também não lhe sei dizer nem sei que tem isso que ver.

As pessoas vão para a cidade desde sempre, porque é lá que se concentra o emprego, as oportunidades, os serviços, o comercio, não é para a aldeia. Saem da aldeia para ir para a cidade. Você já está é todo trocado das ideias.

Agora se não distingue campo ou aldeia, da periferia duma cidade... é lá consigo.

Portugal é pouco productivo também devido ao tecido urbano disperso que temos. Quer você queira quer não, a população portuguesa, europeia, mundial tenderá cada vez mais a viver em cidades, e isso não é propriamente mau. Aliás, isso é apenas mais um sinal de eficiência. Mas pronto, já vi que não chega lá...
    • HFSF
    • 10 outubro 2024

# 14

Barcelos tinha 89 freguesias agora muitas já se juntaram.

Claro que se virmos apenas a questão financeira toda a gende viveria em predios com 60 andares.
    Não vê os problemas atuais das megapolis? NYC, Londres, moscovo todas com um monte de problemas graves.

Se quiser mais perto convido-o a ir viver para o meu antigo apartamento em Braga desde que o vizinho de cima mudou :)
    E chamar a policia? Desenhas de vezes!

Com isto dito claro que concordo que deva haver mais ordenamento do territorio, não faz sentido uma aldeia ter casas de uma ponta à outra com campos no meio e com sorte ainda desflorestar para construir mais.
    Ninguém pede favores ao estado para ligações de água, luz e saneamento. Elas são pagas (e bem pagas) se tiver de as fazer por vários metros. Em barcelos por exemplo a água é caríssima e saneamento não existe em metade do concelho.

E também não acho que todos os pontos da freguesia tenham de ter autocarros constantemente para a cidade nem acho que alguém que vive na aldeia acha. Mas não acho que fique assim tão caro passar 1 autocarro de hora em hora no centro das freguesias a 10 minutos da cidade.

Juntar tudo só serve para centralizar o poder e essa centralização também está vista no que dá. Porque não fiscalizamos mais e melhor em vez de centralizar?
  8.  # 15

Colocado por: N Miguel OliveiraClaro que se isso significa "arrebentar com tudo" por causa do lítio, temos que ver outras alternativas.

O grande problema dos carros eletricos nao e esse. E que os 'residuos' do petroleo sao libertados para a atmosfera. O que vamos fazer aos milhoes de baterias usadas que vao aparecer daqui a 100 anos? :D
    Alem de que comprar um carro eletrico para o carregar com eletricidade produzida atraves de combustiveis fosseis...
    Os carros eletricos tiveram foi um excelente lobby ambiental para ajudar a vender esta industria e por arrasto a 'destruir' a industria europeia mais forte. Com o patrocinio da propria Comissao Europeia.

Colocado por: N Miguel OliveiraJá em Portugal, o "progresso" tem sido este:

E provavelmente ate desconhece... mas sabia que Viseu e a maior cidade europeia sem linha ferroviaria??

Colocado por: regO problema em Portugal é que não existe espaço para dois partidos supostamente social-democratas. O PSD para ser de direita o Chega e IL têm de desaparecer, para ser do centro-esquerda, o PS tem de fazer o mesmo.

O PSD sempre foi um partido de direita. O Cavaco era direita. O Barroso era direita. O Passos era direita. Chegamos a 2024, e o Montenegro agora afinal e de esquerda.
    O PSD esta a atravessar uma crise de identidade. A partir de 2019 viu aparecerem 2 novos partidos a sua direita e achou que a solucao era tornar-se de esquerda. Mas este novo 'fenomeno' que andam todos a combater fortemente que se chama 'ascencao da extrema direita' nao se combate ao abandonar as politicas de direita e 'saltar' para a esquerda. Isso so abre o espaco para o crescimento de quem nao tem pudores em afirmar-se de direita. O grande responsavel do crescimento do Chega em Portugal foi o PSD, principalmente o Rui Rio, quando chegaram e negaram a identidade do PSD.

Colocado por: AMG1Obviamente que o André não está preocupado com crise politica nenhuma, está mesmo é preocupado com o resultado de eventuais eleições, porque sabe que o PSD só cresce se for à conta dele.

Eu vejo muito essa ideia de que o Chega nao quer eleicoes porque ia perder deputados... mas vamos a 'factos'. O que e que o governo do LM tem feito para 'agradar' ao eleitorado do Chega? Ate agora o LM tem governado essencialmente para agradar ao eleitorado do PS. Numas eventuais eleicoes, eu era bem capaz de apostar que os resultados se mantinham exatamente iguais ao que foram nas ultimas eleicoes. O PSD nao tem margem para crescer pois nao fez nada para cativar o eleitorado de direita, e o PS nao tem margem para crescer porque o PSD esta a governar como o PS.

Colocado por: marteloescoproBE, PCP, LIVRE - anarquistas terroristas antidemocráticos

Eu percebi a piada, mas o engracado e que tirando o LIVRE dessa equacao, o BE e o PCP sao realmente partidos antidemocraticos.

Colocado por: SolivaOE está aprovadissimo …!
    Quem governa é o PS … com LM a dar a cara.

Que a confirmar-se sera a pior solucao de todas.
    O Pais em Marco deu uma indicacao eleitoral clara. Quer uma viragem politica a direita. Se o PSD governa a esquerda nunca vai conseguir recuperar os votos da direita mais radical para uma direita mais moderada.

Colocado por: N Miguel OliveiraBasta andar na rua no centro do Porto, Braga, Lisboa, etc... e perguntar às pessoas onde é que nasceram.

Se me permite a piada... provavelmente muitos vao responder que nasceram no Ceara ou em Bangalore :D
    • HFSF
    • 10 outubro 2024

# 16

Colocado por: dmanteigasO grande problema dos carros eletricos nao e esse. E que os 'residuos' do petroleo sao libertados para a atmosfera. O que vamos fazer aos milhoes de baterias usadas que vao aparecer daqui a 100 anos? :D
    Alem de que comprar um carro eletrico para o carregar com eletricidade produzida atraves de combustiveis fosseis...
    Os carros eletricos tiveram foi um excelente lobby ambiental para ajudar a vender esta industria e por arrasto a 'destruir' a industria europeia mais forte. Com o patrocinio da propria Comissao Europeia.

As baterias dos carros eletricos não acabam simplesmente em aterros.
    Quando a bateria deixa de ter a capacidade necessária para um EV pode ser transformada numa bateria para casa onde há mais espaço para a guardar. 80% de uma bateria de EV é ainda muita capacidade.

Não digo transformações DIY, já há empresas a fazer isto.
    Concordam com este comentário: Dias12, N Miguel Oliveira
  9.  # 17

dmanteigas

Não esquecer que o LIVRE esteve ligado ao pessoal que era da Stasi, de democrático tem pouco
  10.  # 18

Colocado por: HFSF

As baterias dos carros eletricos não acabam simplesmente em aterros.
    Quando a bateria deixa de ter a capacidade necessária para um EV pode ser transformada numa bateria para casa onde há mais espaço para a guardar. 80% de uma bateria de EV é ainda muita capacidade.

Não digo transformações DIY, já há empresas a fazer isto.
    Concordam com este comentário:Dias12

E depois, ainda pode ser toda reciclada.
    Falam das baterias como se fosse material radioativo acabadinho de sair dum reator nuclear.
    Se até esse material radioativo pode ser reprocessado e/ou enterrado para sempre, porque razão uma massa de metais e plásticos não pode ser reaproveitada e/ou reciclada??

Deixem o preço do lítio voltar a subir que até as vão desenterrar nos supostos "aterros de baterias".
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira
  11.  # 19

Colocado por: Dias12Falam das baterias como se fosse material radioativo acabadinho de sair dum reator nuclear.

Nao e... mas vamos comparar a dimensao?

Temos sempre a solucao de pegar nas baterias, meter num foguetao e deixar a marinar algures no espaco. Mas e o preco desta solucao?

E que nao estamos a falar de 100kg de residuos. Daqui a 100 anos se movessemos tudo para eletricos, estavamos a falar de milhoes de toneladas de baterias. Claro que a reciclagem e sempre uma opcao, mas tecnicamente tenho a ideia que ainda estamos bastante longe de isso servir como um processo 'eficiente' ou sequer proximo dos 100%.
  12.  # 20

Mandar para o espaço??

Também mandamos a sucata metálica dos carro para o espaço ou fazemos novos carros e produtos com ela?
    Tecnicamente já conseguimos reciclar 95 % das baterias.
    Agora falta a parte económica da coisa. Deixa o preço do lítio subir que vais ver se estamos longe ou perto.

E claro, nisto a China já se mexeu.
    https://www.statista.com/statistics/1333941/worldwide-ev-battery-recycling-capacity-by-country/
    China 500.000 ton
    USA 200.000 ton
    EU 200.000 ton

Estou mais preocupado com os painéis solares daqui a uns anos que com as baterias.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira

0.3768 seg. NEW