Colocado por: dmanteigas
....
Eu tenho policias na familia, e a historia e sempre a mesma. Com 20 anos tu achas que vais mudar o mundo, com 40 ja sabes que o mundo nao muda e que o que 'ganhas' e trabalho, chamadas a tribunais fora do horario laboral, e em meios pequenos ate podes colocar a familia em risco. Como tal e mais facil fechar os olhos que exercer uma autoridade pifia.
Colocado por: desofiapedroAi senhora santissima. Foram os moradores que arrombaram a porta pra encrencar com a policia quer ver? Olhe eu também não vi o Salgado roubar o dinheiro dos contribuintes, secalhar não aconteceu, a Valentina também não há de ter sido a madrasta e o pai que assassinaram a pequena, o outro que espetou 8 facadas à muloher enquanto dormia, não foi ele, afinal não há videos... mas pessoas como você também não são propriamente o tipo que me dê ao trabalho de debater seja o que for, acredite no que quiser.
Colocado por: AMG1Ninguém deve ser desresponsabilizado dos seus actos e das consequências desses actos. O cidadao que morreu, muito provavelmente é o primeiro responsável por desencadear os eventos que levaram a sua morte, mas isso não tem de significar que ninguém mais é responsavel pela proporção que esses eventos tomaram.
Colocado por: AMG1Isto é um retrato da policia, que me parece alarmante. Espero que a maioria dos policias não tenha esta atitude, senão estamos muito mal.
Colocado por: justmeNo entanto também vejo dezenas de telemóveis a filmar, o que me espanta nenhum daqueles telemóveis tenha conseguido filmar os policias a arrombar a porta e a entrar no apartamento!
Colocado por: AMG1Isto é um retrato da policia, que me parece alarmante. Espero que a maioria dos policias não tenha esta atitude, senão estamos muito mal.Ouço exatamente o mesmo relato de familiares meus na PSP ha mais de 10 anos. Quando há confusão em "zonas problemáticas", o ideal é atrasar a ação e chegar lá apenas a tempo de fazer o auto. Nem estão para se chatear.
Colocado por: dmanteigas
Isto cada um acredita no que quer... malta que tira o telemovel para filmar tudo, nao tirava o tlm logo mal aparece a policia?
Foi como a noticia que saiu no expresso que disse que a policia tinha agredido um dos familiares com cacetete. No entanto ninguem chamou o Inem nem apresentou queixa.
Realmente se a policia andasse com camaras, dava para desmistificar muitos destes casos onde se acha que a policia atua em Portugal como nos US. Que entra, da umas bastonadas, duas caralhadas, parte tudo e vai a sua vida sem consequencias.
Colocado por: euTenho sabido de muitas situações em que cidadãos em perigo chamam a polícia, e eles dizem que não têm meios ou não têm viatura, e só aparecem horas depois.
Colocado por: dmanteigas
O que tenho assistido sistematicamente e uma total desculpabilizacao de tudo o que se passou a seguir, com todos os 'especialistas' a concluirem que no fundo no fundo a culpa e de toda a gente (policia, estado, municipes) menos dos vandalos.
O Odair nao morreu numa situacao que nao tenha sido inicialmente provocada por ele. Quem le as noticias, pensa que foi um caso onde a Policia chegou e disparou a matar sem qq consideracao e que a Policia sempre que entra naqueles bairros e para matar. Ou ate que temos uma policia violenta, quando nos ultimos 8 anos morreram 13 pessoas as maos da policia. Por comparacao, em 2022 reportava-se que nos 3 anos anteriores que ate apanham a pandemia, 3000 policias ficaram feridos e 4 morreram em servico. Olhando para os dados, e completamente falso achar que ha um problema de uso de excesso de forca sistematico por parte da policia. Nem sequer da justica, pois o policia em causa ate foi constituido arguido como deve ser.
https://www.publico.pt/2022/12/08/sociedade/noticia/3000-policias-feridos-quatro-mortos-servico-ultimos-tres-anos-2030687
Nao aceito a ninguem que venha dizer que 'justifica' ou 'compreende' os atos vandalos dos ultimos dias. Esses atos nao tem qq justicacao. Nao e um falhanco do estado, nao e a acao da policia, e apenas a acao de uma minoria de criminosos cujo unico objetivo e criar o caos, retaliar contra as forcas de inseguraca e criar um clima de medo dentro da propria policia como 'aviso' para futuras acoes policiais.
Ha claramente muita discussao a ser feita relativamente a estes bairros. Agora comecar sob a premissao de que o unico contacto com o estado e com a policia, ou que a policia e racista (quando ate devem existir mais brancos que negros nesses bairros), usa forca em excesso, etc e meio caminho andado para nao se sair da cepa torta.
...
Pelos vistos e o retrato que muitos aqui defendem como correto, ja que vi muitas vezes o argumento de que com um policia mais velho esta situacao nao tinha ocorrido. Precisamente porque o policia mais velho ia ignorar a situacao. Afinal meter-se em trabalhos para que? Para ir parar as estatisticas dos 1000 feridos e 1 morto em media por ano?
Colocado por: dmanteigasObviamente que na policia como na populacao ha policias racistas, xenofobos, homofobicos... mas nao sao claramente a maioria. E como disse, um policia arrogante e mal educado, com o rei na barriga, nao muda de atitude mediante a cor da pele da pessoa com que lida.
Colocado por: N Miguel OliveiraSe esse agente em concreto (racista, xenofobo, homofóbico) interage com um negro, imigrante ou homosexual, você acha mesmo que não muda de actitude?
Colocado por: dmanteigasAcho. Mas como disse, e uma minoria irrelevante.
Colocado por: dmanteigasUm problema muito maior tem a ver com a classe social. Um Policia trata de forma completamente diferente um homem de fato num BMW serie 7 que um Ze da Esquina num Fiat Punto de 98. Isto e muitissimo mais relevante para a atuacao policiar que a cor da pele ou a nacionalidade. E isto acontece de forma sistematica, mas como nao permite vender teorias de '-ismos' nem sequer entra nestas discussoes.
Colocado por: HAL_9000Ouço exatamente o mesmo relato de familiares meus na PSP ha mais de 10 anos. Quando há confusão em "zonas problemáticas", o ideal é atrasar a ação e chegar lá apenas a tempo de fazer o auto. Nem estão para se chatear.
Colocado por: CarvaiEu fico é admirado de a Policia ainda se chatear com estas miudezas como queimar vivo um motorista da Carris - de nome Tiago - e depois apreendem os isqueiros. Limitem-se a passar multas aos condutores que parem e aceitem serem multados.
https://executivedigest.sapo.pt/noticias/morte-de-odair-moniz-22-detidos-por-violencia-e-tumultos-acabam-libertados-psp-fala-em-humilhacao/?utm_source=SAPO_HP&utm_medium=web&utm_campaign=destaques
Colocado por: HAL_9000Ouço exatamente o mesmo relato de familiares meus na PSP ha mais de 10 anos. Quando há confusão em "zonas problemáticas", o ideal é atrasar a ação e chegar lá apenas a tempo de fazer o auto. Nem estão para se chatear.
Colocado por: dmanteigas
Acho. Mas como disse, e uma minoria irrelevante.
Um problema muito maior tem a ver com a classe social. Um Policia trata de forma completamente diferente um homem de fato num BMW serie 7 que um Ze da Esquina num Fiat Punto de 98. Isto e muitissimo mais relevante para a atuacao policiar que a cor da pele ou a nacionalidade. E isto acontece de forma sistematica, mas como nao permite vender teorias de '-ismos' nem sequer entra nestas discussoes.
Colocado por: N Miguel OliveiraEra preferível deixar fugir por não parar numa operação stop, que atirar a matar, na minha opinião.
Colocado por: J.FernandesOs polícias têm que cumprir o seu dever