Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    bem, se a medida for para este ano eu pertencerei aos favorecidos na construção do meu “castelo”.

    E como o caso é de que tenho orçamento sem IVA já adjudicado, facilmente percebo o que pagarei a menos
  2.  # 22

    Esta medida, quer queiram ou não, poderá ser a reviravolta para quem não conseguia construir, passa a poder.

    Sempre esteve na cara que o iva a 23% era e é um roubo.

    Muitos de nós que aqui andam neste fórum, certamente podem olhar com mais folga para soluções melhores, sem estarem sempre a fazerem contas ao custo e IVA.
    Concordam com este comentário: rguerreiro79, Dias12, pmfgomes1
  3.  # 23

    e provavelmente a 6% ninguém vai fugir e no total o estado ainda é capaz de ir buscar mais receita. Win win para os 2 lados
    Concordam com este comentário: LX_2509, nunocoelho88
    • Dias12
    • 10 abril 2024 editado

     # 24

    Colocado por: rguerreiro79e provavelmente a 6% ninguém vai fugir e no total o estado ainda é capaz de ir buscar mais receita. Win win para os 2 lados


    Talvez com mais faturação pelas casa a coisa fique equilibrada.
    Mas onde pode vir a ganhar é nos pagamentos dos empreiteiros aos funcionarios por baixo da mesa.
    Com mais faturas, mais movimentação de dinheiro declarado, logo mais receitas para o empreiteiro e menos dinheiro "fora do sistema" para pagar por fora. Vai ter tudo de passar pelo recibo de vencimento e levar os respetivos descontos.
    Concordam com este comentário: luissilvestre
  4.  # 25

    Colocado por: pedrodmsousaSe os construtores tivessem acesso a iva de 6% será que os valores baixavam o correspondente ou mamavam e absorviam essa margem? :) Fica a questão no ar. Já se viu como isso funciona no IVA 0% na comida e na gasolina...
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio


    Para o Zé da carrinha vai ficar complicado.
    Pagar materiais a 23 % e faturar ao DO a 6 % vai ser preciso alguma solidez de tesouraria para fazer os encontros de IVA ao estado.
    Mas se começar a faturar as parcelas que recebia sem fatura pode ser que a coisa equilibre entre valor a pagar de IVA aos fornecedores e valor a receber de IVA do DO.
  5.  # 26

    Dias12
    tem informação que já se conhece? já saiu alguma normativa para esta medida?
    onde está que os empreiteiros vão pagar os materiais a 23% ?
  6.  # 27

    O Montenegro já testou esta solução na casa dele :) Funciona, conseguiu construir uma bela casa ;)
  7.  # 28

    Não é a taxa que pagam agora?
    Eu fiz o exercício a pensar que só vão alterar nas faturas finais aos DOs como acontece atualmente nas ARUs, certo???
    Ou então vão alterar e muito o sistema para toda a cadeia relativa à construção civil mudar de taxa.
    A pedreira à fábrica de transformação, a fábrica ao distribuido, o distribuidor ao empreiteiro e por fim o empreiteiro ao DO.
    Vão mudar a faturação a todas estas empresas??
  8.  # 29

    Colocado por: marco1onde está que os empreiteiros vão pagar os materiais a 23% ?

    Isso é certo, os empreiteiros pagam os materiais com 23% de IVA, depois fazem o acerto com as finanças
  9.  # 30

    Colocado por: Dias12Com mais faturas, mais movimentação de dinheiro declarado, logo mais receitas para o empreiteiro e menos dinheiro "fora do sistema" para pagar por fora. Vai ter tudo de passar pelo recibo de vencimento e levar os respetivos descontos.

    E como nem o empreiteiro nem os seus funcionários vão querer receber menos, lá vai o dono de obra ter que pagar mais, e se calhar o que poupa com o IVA, gasta com o empreiteiro.
    Concordam com este comentário: Dias12
    • Dias12
    • 10 abril 2024 editado

     # 31

    Colocado por: Pickaxe
    E como nem o empreiteiro nem os seus funcionários vão querer receber menos, lá vai o dono de obra ter que pagar mais, e se calhar o que poupa com o IVA, gasta com o empreiteiro.
    Concordam com este comentário:Dias12


    Pois, à medida que ia escrevendo o comentário anterior mais fui percebendo onde a "legalidade" iria afetar o preço final.
    Pior ainda vão fazer, vão calcular o custo da obra com IVA, aplicam a margem em cima desse valor e depois apresentam esse valor sem IVA ao DO para o mesmo ainda ter de somar os 6 %.

    Aconteceu uma coisa parecida numa encomenda que fiz com um fornecedor em que como era mercadoria que a minha empresa ia exportar (sem IVA) pedimos para comprar ao fornecedor isento de IVA ao abrigo dum dos artigos do código do IVA. Tudo legal e que faço com muitos dos nossos fornecedores.
    Resposta do fornecedor (administrador de uma empresa reconhecida): "se fosse para vender sem IVA tinha orçamentado mais valor"
    A nossa gerente ficou incrédula
  10.  # 32

    Uma coisa interessante vai ser saber se se aplica a todas as facturas a partir de uma certa data.

    Isto porque estou curioso em saber o que acontece a quem tem em curso um contrato de empreitada, como é o meu caso...
  11.  # 33

    Colocado por: rcd2023Uma coisa interessante vai ser saber se se aplica a todas as facturas a partir de uma certa data.

    Isto porque estou curioso em saber o que acontece a quem tem em curso um contrato de empreitada, como é o meu caso...

    Se a lei entrar em vigor, aplica-se a todas as faturas emitidas depois da entrada da lei em vigor.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rcd2023
  12.  # 34

    e aquelas situações em que o DO compra o material e só paga a mão de obra? ou algo que seja um componente da sua obra para HPP que esteja fora da empreitada geral? paga que % de iva?
    para mim enquanto não houver um iva igual para tudo vai ser sempre mau.
  13.  # 35

    Colocado por: marco1e aquelas situações em que o DO compra o material e só paga a mão de obra? ou algo que seja um componente da sua obra para HPP que esteja fora da empreitada geral? paga que % de iva?

    Paga o IVA dos materiais a 23%, é como numa obra em ARU
    Concordam com este comentário: rcd2023
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  14.  # 36

    Colocado por: marco1depois apos a construção por motivos vários tem que ir para outra região ou pais vai poder vender a casa?

    Vai. Paga o resto do iva ate os 23%
    Tb a iva de material para trabalho como independente e se fecharc atividade tenho k devolver iva
  15.  # 37

    Colocado por: marco1pois concordo, em parte, mas penso que se deveria previligiar construção feita por promotores, garantindo mais economia de escala e por consequencia mais oferta e racionalização de processos ao inves de em cada "buraco" haja um proprietário a construir o seu castelo.
    Concordam com este comentário:tiagodiaf


    Para isso o governou preparou outras medidas! Não é só os 6%.
    - Programa de Parcerias Público-Privadas para a construção e reabilitação em larga
    escala, quer de habitação geral quer de alojamento para estudantes;
    - Estímulo e facilitação de novos conceitos de alojamento no mercado português,
    incluindo com regulatory sand box (build to rent, mixed housing com bónus de
    densidade urbanística para habitação a custos moderados, co-living , habitação
    modular, cooperativas de habitação, utilização flexível dual das residências de
    estudantes);

    Por isso, para mim os 6% apenas para HPP faz todo o sentido!!
    Na minha zona o que estou a reparar é que os empreiteiros estão quase todos a optar por fazer para vender, o que faz com que as casas tenham um preço elevado, e depois dizem que não têm tempo para fazer as obras para nós DO!
  16.  # 38

    Colocado por: pedrodmsousaSe os construtores tivessem acesso a iva de 6% será que os valores baixavam o correspondente ou mamavam e absorviam essa margem? :) Fica a questão no ar. Já se viu como isso funciona no IVA 0% na comida e na gasolina...
    Concordam com este comentário:jorgemlflorencio,LX_2509


    Ora nem mais!! Por isso é que acho esta medida muito boa! E não faz sentido dizerem que não se trabalha a habitação em geral pois também está previsto outras medidas para isso!
  17.  # 39

    Colocado por: Pickaxe
    É isso, o custo da construção desce aumentando os custos aos construtores


    Explique lá onde é que o custo do construtor sobe?
  18.  # 40

    Assim por alto, quando será que esta medida entrará em vigor? Se estão a anunciar agora, mais tempo de discussão, talvez Outono?
 
0.0225 seg. NEW