Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Neste momento encontro-me em Portugal e vendi uma alfaia agrícola que era do meu falecido marido por 7.000 euros.
    Acordamos que ontem o comprador viesse buscar a alfaia.
    No momento em que estava para a carregar no camião disse que só a levava se eu passasse fatura mesmo que ele tivesse de pagar o IVA, na empresa dele não entra nada sem fatura.
    Eu não tenho nenhuma atividade aberta em Portugal, nem sou vendedor de alfaias, vendi uma usada que era do meu marido.Como faço para lhe passar uma fatura válida?
  2.  # 2

    Olá Miquelina, quando a nossa mãe faleceu e vendemos alguns artigos para profissionais, acrescentámos o CAE47790 (comércio a retalho de artigos em segunda mão).

    Verifique junto de alguém que tenha conhecimento, quais são as implicações financeiras de passar um recibo único desse valor (na eventualidade de abrir e fechar actividade), uma vez que pelo que percebi reside no estrangeiro e poderá obter algum tipo de rendimento desse país (o sr parece-me que só está a ver o lado dele)

    No entanto se o sr pondera pagar 8.610€ a pronto, em vez dos 7K acordados, porque não tentar encontrar outro comprador pelos 7 e que não lhe complique tanto o negócio?!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nostradamus
  3.  # 3

    Tem NIF (está registrada nas finanças) aqui em Portugal?
  4.  # 4

    Faz um ato isolado
  5.  # 5

    O que já aprendi hoje .
    Então posso vender um produto usado e passar uma fatura de venda ?
    Já vi que há também um CAE47790 (comércio a retalho de artigos em segunda mão).

    Daqui a pouco também sou obrigado a dar garantia?
  6.  # 6

    Não precisa de passar fatura nenhuma. Faz uma declaração que vendeu o artigo tal á empresa X e isenta de IVA. Tal como fazem milhares de pessoas quando vendem carros ou motas usadas.
  7.  # 7

    Ou então vende por uma plataforma tipo ebay e o comprador fica com um documento comprovativo da compra.
    E se pagar com paypal ainda fica com dois. :)
    Concordam com este comentário: marize
  8.  # 8

    Colocado por: RicardoPortoFaz um ato isolado


    tinha a ideia que o ato isolado era mais aplicado a serviços.

    agora é estúpido abrir uma atividade para vender um artigo usado e o comprador, sendo uma empresa deveria saber dar a volta ao problema, ou não sabendo, perguntar primeiro ao contabilista dele de como deveria proceder.

    ou será que quem vende casas usadas tb tem de passar uma fatura? acho que não
    ou será que quem vende carros usados tb tem de passar uma fatura? tb acho que não
  9.  # 9

    Callinas | Mesmo na grande possibilidade de estar a ser irónico, passo a contextualizar um pouco mais para alguém que eventualmente tenha interesse.

    Essa alfaia teria de ser considerada "antiguidade".
    Na altura procedemos assim com venda de alguns artigos eletricos, eletrodomésticos, mobiliário, etc.

    Inclusivamente em um dos artigos (um rádio/aparador) fizemos uma declaração assinada por ambas as partes, em que não prestávamos qualquer tipo de garantia, nem aceitávamos devolução.

    Como sugeri à Miquelina, idealmente deve aconselhar-se junto de um profissional.


    "CAE 47790 - COMÉRCIO A RETALHO DE ARTIGOS EM SEGUNDA MÃO, EM ESTABELECIMENTOS ESPECIALIZADOS
    Compreende o comércio a retalho de bens em segunda mão (livros, mobiliário, vestuário, etc.). Inclui o comércio a retalho de antiguidades e objectos de arte antigos, não efectuado em galerias de arte comerciais"

    Colocado por: callinasO que já aprendi hoje .
    Então posso vender um produto usado e passar uma fatura de venda ?
    Já vi que há também um CAE47790 (comércio a retalho de artigos em segunda mão).

    Daqui a pouco também sou obrigado a dar garantia?
  10.  # 10

    Cheira me a esquema,
  11.  # 11

    O pessoal ligou o complicador...
    Concordam com este comentário: marize
  12.  # 12

    Quer comprar coisa usada a particular pelo OLX e ainda quer fatura de venda. Se ainda tivesse garantia de fábrica...
    Concordam com este comentário: desofiapedro
    • hangas
    • 11 abril 2024 editado

     # 13

    Colocado por: pedrodmsousaQuer comprar coisa usada a particular pelo OLX e ainda quer fatura de venda.


    Não será tanto pela garantia, mas talvez pela contabilidade.
    Como é que uma empresa justifica a saida de 7000€ sem um documento qualquer que convença a AT?
    7K é um bocado de mais para o saco azul...
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  13.  # 14

    Colocado por: hangas

    Não será tanto pela garantia, mas talvez pela contabilidade.
    Como é que uma empresa justifica a saida de 7000€ sem um documento qualquer que convença a AT?
    7K é um bocado de mais para o saco azul...


    Que não compre a particulares e se desloque a profissionais...
    Aposto que 90% de vendas de OLX são bens em 2ª mão que obviamente não vão ser faturados.
  14.  # 15

    Sem perceber nada de contabilidades e afins, e não querendo ser advogado do Diabo, acho que ele quer a factura para poder fazer a transacção de compra através dos fundos da empresa dele... como justifica ele a saída de 7000€?
    Concordam com este comentário: marize
    • hangas
    • 11 abril 2024 editado

     # 16

    Colocado por: pedrodmsousaQue não compre a particulares e se desloque a profissionais...


    Ora essa. Não sabemos que alfaia é, nem quanto custa uma nova. Mas nem todas as empresas são a Sonae.
    Um pequeno agricultor agora não pode aproveitar um bom negocio com um particular por causa disso?

    O que a AT/ contabilidade precisa é de uma justificação valida para a saida do dinheiro.
    Para coisas pequenas a AT aceita os recibos das platformas, quando a venda se concretize por lá.

    Mas se o comprador quer uma factura acho que pode fazer auto-faturação por uma coisa chamada regime de margem.
    Mas isso o comprador pode ver com o contabilista dele. O maximo que o vendedor pode fazer na altura, e assinar uma declaração de venda "Eu X vendi a Y o artigo Z pelo valor W"

    https://startandgo.pt/article/1123/regime-especial-de-tributacao-de-bens-em-segunda-mao-objectos-de-arte-de-coleccao-e-antiguidades-b
    Concordam com este comentário: Dias12
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize
  15.  # 17

    Colocado por: R3volutionSem perceber nada de contabilidades e afins, e não querendo ser advogado do Diabo, acho que ele quer a factura para poder fazer a transacção de compra através dos fundos da empresa dele... como justifica ele a saída de 7000€?

    Como fazem dezenas de Concessionários automóveis quando recebem uma retoma. Uma carta assinada pelo cliente a dizer que recebeu esse valor. Não existe IVA para artigos usados de particulares. Não percebo tanta complicação.
    Concordam com este comentário: hangas, desofiapedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: R3volution
  16.  # 18

    Também me parece que se está a complicar muito o assunto. Não faz sentido falar em CAE quando provavelmente a utilizadora não tem atividade registada, nem é profissional.
    Eu explorava a hipótese de ato isolado, ou então o comprador (como empresa) procure saber se pode fazer autoliquidação do IVA, como se verifica em outras atividades relacionadas com a agricultura, como se faz com a venda de cortiça por parte de particulares, por exemplo.
  17.  # 19

    Não existe IVA sobre artigos usados a não ser que sejam importados. No caso de venda por uma empresa o IVA só incide sobre a margem.
  18.  # 20

    ARTIGO 8º - Isenções
    1 – As transmissões de bens em segunda mão, de objectos de arte, de colecção ou de antiguidades, sujeitas ao regime especial de tributação da margem, são isentas de imposto, quando efectuadas nos termos do artigo 14º do Código do Imposto sobre o Valor Acrescentado.
 
0.0197 seg. NEW