Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde

    Tenho na casa onde estou a viver um sistema de AQS que funciona com resistência elétrica, solar (1 painel) e com o aquecimento central que é feito com recuperador de calor a lenha.

    Nestes dias de mais calor tenho notado que a temperatura do painel solar não sobe (em comparação com o sistema do meu pai) e que o termoacumulador acaba por ligar a resistência elétrica para aquecer a água, mesmo com o recuperador de calor nunca sobe acima dos 40/45 ºC.

    Eu não percebo muito disto, mas pelo que percebo está aqui uma instalação com alguns problemas (tenho agua quente quando abro a água fria, o radiador do quarto que fica logo acima do termoacumulador fica quente no verão, penso que por convecção) e queria saber se algum de vocês me consegue ajudar a parametrizar melhor a controladora do solar para conseguir ter algum proveito do sol.

    Deixo fotografias para vossa analise:
      Captura de ecrã 2024-04-13 141956.png
      Captura de ecrã 2024-04-13 141950.png
      Captura de ecrã 2024-04-13 141944.png
  2.  # 2

    mais fotos
      Captura de ecrã 2024-04-13 142004.png
      Captura de ecrã 2024-04-13 142021.png
      Captura de ecrã 2024-04-13 142029.png
    • SrR
    • 13 abril 2024 editado

     # 3

    Deve estar a perder temperatura por termossifao quase de certeza, e para alem disso deve estar a precisar de alguma regulação de parâmetros, caudais etc
  3.  # 4

    Conseguem-me orientar nos parâmetros?
    O que é perder temperatura por termossifão?
    • SrR
    • 13 abril 2024

     # 5

    Colocado por: tiagodiafque é perder temperatura por termossifão?


    Colocado por: tiagodiafradiador do quarto que fica logo acima do termoacumulador fica quente no verão
    por ex
  4.  # 6

    Se é isso eu concordo, aquilo dá sensação que o termo acumulador é que aquece o painel.
    O que se pode fazer neste caso, além de chamar quem sabe, já pedi ao senhorio mas é sempre uma eternidade até vir cá alguém.
    • SrR
    • 14 abril 2024

     # 7

    Colocado por: tiagodiafSe é isso eu concordo, aquilo dá sensação que o termo acumulador é que aquece o painel.
    O que se pode fazer neste caso, além de chamar quem sabe, já pedi ao senhorio mas é sempre uma eternidade até vir cá alguém.
    uma das coisas que pode fazer é fechar o circuito do recuperador que vai ao depósito, o ideal seria rever a instalação e verificar por onde o calor "foge" que olhando para as fotos poderá ser pelo circuito solar, pelo circuito de aquecimento e pelo circuito das aqs.
  5.  # 8

    Vou tentar fechar o circuito do recuperador a ver se faz diferença
    • SrR
    • 14 abril 2024 editado

     # 9

    Colocado por: tiagodiafVou tentar fechar o circuito do recuperador a ver se faz diferença
    fechar junto ao depósito, mas o correcto seria ir alguem aí que perceba da poda.
  6.  # 10

    Estou a espera que esse alguém cá venha, o senhorio só cá manda "artistas"
 
0.0133 seg. NEW