Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Qual a melhor forma com melhor custo-beneficio para impermeabilização e corte térmico em pala que é varanda? De baixo para cima: pendente - tela (qual? betuminosa colada a quente como nas coberturas?) - XPS (cobrindo as frinchas com espuma de poliuretano para melhor estanqueidade?) - ceramica ?

    Agradeço as V. sugestões.
  2.  # 2

    essa varanda é uma marquise?
  3.  # 3

    casa

    É uma varanda aberta na frente.
  4.  # 4

    tem de pedir uma soluçao aos tecnicos de projecto.
  5.  # 5

    Caro Pedro, os "técnicos de projeto", infelizmente, há muito que foram relegados para segundo plano por diversos motivos.

    De qualquer forma, talvez devesse pensar o porquê de andar num fórum desta índole, na medida em que metade das suas respostas são desse teor.
    O intuito de um fórum é ajudar, esclarecer, orientar. Façamos o paralelo: alguma vez passou num fórum de informática? Alguma vez alguém, nesses fóruns, admitiu uma resposta "tem de pedir uma solução aos seus técnicos de informática"? Nunca, porque tal não é o espírito dos mesmos.
    É que assim fica-se com a impressão que pretende parecer mais esperto que os seus colegas e arranjar meia dúzia de clientes. É pena, porque tem o efeito contrário. Eu próprio já contratei profissionais deste fórum porque o conteúdo das suas resposta atestou a sua competência.
    Concordam com este comentário: rpmmsantos
  6.  # 6

    Colocado por: glorifiedg(cobrindo as frinchas com espuma de poliuretano para melhor estanqueidade?)
    eu esta parte nao entendo bem embora ha uns tempos tenha sido sugeridonpor alguém fazer o mesmo numa cobertura…
    Entao se tornar o XPS quase estanque como é que a agua se escoa da cobertura?
    Eu preferia colocar o isolamento por baixo das telas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: glorifiedg
  7.  # 7

    Ora, vou então ajudá-lo no que toca a este assunto que atirou para a mesa.

    O seu post está mal conduzido.
    Abra uma nova discussão, contextualize a fase de projecto, partilhe que está despernado a nível técnico, ponha algumas imagens e não vão faltar novas soluções apresentadas.


    Entretanto como muitas das/dos DO que já beneficiou (e muito) com opiniões bem contextualizadas de profissionais como o Pedro, vou esclarecê-lo que o seu comentário em relação a este arquitecto em particular é totalmente despropositado.
    A sua conta foi criada em janeiro de 2023 e a do Pedro Barradas em 2007, sendo um dos profissionais (e administrador) do Forum, que mais apoio dá e sente-se o sr na titularidade de comentar "metade das suas respostas", só porque não recebeu a empatia que expectava.


    Agora concluindo, segue a orientação que pediu, passando-lhe a batata quente a si!
    Se calhar devesse pensar o porquê de avançar com um projecto da envergadura do que aqui está a mostrar e porque é que em vez de gastar umas boas centenas de euros a se posicionar perante os diversos motivos que o fizeram relegar para segundo plano quem deveria ser o seu braço direito, veio para aqui fazer perguntas sobre custo benefício para impermeabilizações e cortes térmicos.
    Entendo que esteja frustrado, mas acredite que esse vai ser o menor dos seus problemas!

    Agora por gentileza entenda que a sua postura pode ser diferente em foruns de informática, mas não tem autoridade para dizer aos outros como devem proceder probono.

    Desejo-lhe a melhor das sortes da resolução desse e demais desafios na aventura de construção.
  8.  # 8

    Como não há receitas milagrosas.
    O ideal é contratar novos profissionais, seja aqui, seja noutro local qualquer para o acessorarem convenientemente face a sua realidade de obra e projecto.

    Relativamente à comparação com a informática .... Se tem técnicos responsáveis de projecto e ainda para a obra,obrigatorios, com responsabilidades profissionais e civis inerentes. Quer comparar!? A minha resposta foi mais que legítima. Ainda para mais sem ter havido qualquer tipo enquadramento da situação.

    O seu comentário, é no mínimo infeliz.
    Boa sorte.
    Concordam com este comentário: marize, pfov
  9.  # 9

    Espero, sinceramente, ter sido injusto com o comentário, porque de facto é o ambiente que tenho percebido ao longo de horas e horas a ler este fórum.
    O Pedro Barradas, como outros que por aqui andam, ainda não perceberam algo fundamental, e que só perceberão quando saírem do caixote: quem faz uma casa rodeia-se de técnicos que acha competentes e paga-lhes de acordo. Mas um DO não possui ab initio, regra geral, a capacidade para avaliar o trabalho técnico de quem contrata. É como ir ao médico: um tipo vai a X ou Y porque ouviu falar mas isso não é garante de que ele seja realmente bom, na medida em que quem lá foi se baseia apenas numa experiência limitadíssima e num conhecimento ainda mais limitado.
    A questão da responsabilidade civil é engraçada, no papel, na prática sabemos bem que é uma treta. E aqui até o paralelo é válido...
  10.  # 10

    glorifiedg
    a ver se percebi:
    por alguma razão desvinculou-se do seu arquiteto e por arrasto o coordenador de projeto e restantes técnicos, e o projeto não tinha esta questão da impermeabilização resolvida e agora pretende indicações nesse sentido, correto?
    ora o que o arq. Pedro lhe quis fazer ver é que numa questão tão técnica que tem a ver com questões quer construtivas e termicas terá que se socorrer de outros técnicos mas de uma forma mais vinculativa do que uma opinião ou outra sem o contexto completo que aqui lhe possam dar.
    comece por descrever o que foi preconizado, isto se foi, e com mais dados e assim por aqui poderá ser que se consiga dizer algo mais util.
    de resto não me parece muito aconselhável ir partir para obra sem ter a seu lado realmente alguem que lhe possa dar mais apoio técnico para alem do empreiteiro.
    Concordam com este comentário: marize
  11.  # 11

    Podemos adicionar o empreiteiro ao rol.
    O projeto não prevê qualquer correção de pontes térmicas nas palas, platibandas, fundações... Resumidamente o projeto térmico no que a isto diz respeito, é EPS de 8cm sem densidade especificada na cobertura e paredes.
    • pfov
    • 14 abril 2024

     # 12

    Como é que vai executar o projeto? Com os técnicos e empreiteiro em que deposita desconfiança? Ou ainda vai a tempo de se munir de uma equipa que o ajude a executar de acordo com as suas expectativas?
  12.  # 13

    Gerir esse projeto sem apoio de uma equipa competente e com desconfiança em relação ao empreiteiro é como ter na mão uma granada sem cavilha.
    Mais tarde ou mais cedo vai dar fezes.
    Em que fase está o processo/obra?
    Concordam com este comentário: marize
  13.  # 14

    bolas o projeto mesmo que de licenciamento não tinha um pormenor da fachada a passar pelas varandas e platibanda?
    estamos nisto, um 3D bonitinho e toca a despachar o peixe :(
    Concordam com este comentário: marize
  14.  # 15

    Ja agora permita me dizer que acho que o 3D esta muito bonito, contudo sem uma meia duzia de pormenores e um ou outro cuidado na execução da obra pode ficar apenas uma caricatura do que se esperava, espero que não.
  15.  # 16

    Colocado por: pfovComo é que vai executar o projeto? Com os técnicos e empreiteiro em que deposita desconfiança? Ou ainda vai a tempo de se munir de uma equipa que o ajude a executar de acordo com as suas expectativas?


    Depois da fase de estrutura, contratei fiscalização ao zedasilva para verificação de patologias. Corrigi todas as que eram possíveis. Desde então tenho adjudicado individualmente a quem confio e estudando o que está ao meu alcance, seja aqui, manuais técnicos, youtube das marcas... Tem sido muito difícil.
  16.  # 17

    Colocado por: glorifiedg

    Depois da fase de estrutura, contratei fiscalização ao zedasilva para verificação de patologias. Corrigi todas as que eram possíveis. Desde então tenho adjudicado individualmente a quem confio e estudando o que está ao meu alcance, seja aqui, manuais técnicos, youtube das marcas... Tem sido muito difícil.

    Agora reconheço a obra.
    Isso ainda não está terminado?
  17.  # 18

    Lá para 2034 por este andar. Está a ser finalizada a parte elétrica, deverá ser rebocada no exterior nas próximas 2 semanas.
  18.  # 19

    Se bem me lembro, havia o problema da falta de pé direito não era?
    Isso em princípio condicionará a solução de isolamento e impermeabilização da zona da varanda
  19.  # 20

    Sim, era (é) um dos problemas que se conseguiu, na medida do possível, contornar.
    Tenho 7cm finais no interior. Pendentes + tela + cerâmica, deve sobrar para 2cm de XPS.
 
0.0240 seg. NEW