Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos.

    Estou a (tentar) construir uma moradia e neste momento já tenho projeto de arquitetura aprovado e projeto de especialidades submetido (falta o mapa de quantidades e decoração de interiores).

    Estou então na fase de pedir orçamentos e já percebi que à partida seria mais vantajoso economicamente ter um empreiteiro para o grosso e outro para o fino.

    A minha questão é: tendo em conta que vou necessitar de empréstimo bancário para financiar quer o grosso, quer o fino e recheio e tendo em conta que parece ser a prática habitual em que o empreiteiro do fino apenas apresente orçamento depois do grosso estar concluído, o mais vantajoso será pedir um empréstimo para o grosso e quando este estiver concluído pedir outro empréstimo para o fino e recheio? Ou haverão outras opções?

    Obrigado pelo vosso tempo
  2.  # 2

    Colocado por: pedrosimoes79vou necessitar de empréstimo bancário para financiar quer o grosso, quer o fino e recheio


    Vai para ai alguma confusão.

    O que entende como recheio? Mobília? O crédito de habitação não é para isso. Não desbloqueiam dinheiro para ir ao Ikea comprar sofás.

    Como é que quer definir a taxa de esforço e o até onde pode ir, se não tiver já um orçamento rigoroso do "grosso e fino"?

    Um banco empresta-lhe dinheiro em função de um orçamento de uma casa construida e das suas capacidades financeiras. Vai desbloqueando tranches em função do avanço das obras.

    Fazer como quer fazer, não tendo capitais próprios, é meio caminho para ficar com a estrutura erguida para os pombos.
    Concordam com este comentário: rcd2023, Pickaxe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedrosimoes79
  3.  # 3

    Sim, mobília. Apesar de não estar descriminado como tal nos orçamentos, o objetivo é que o dinheiro financiado sirva para cobrir essas coisas e como tal obviamente que os orçamentos vão ter que ser superiores para cobrir essa parte.

    Eu não quero nada a não ser que me ajudem a ficar esclarecido 🙂 A taxa de esforço é calculada de acordo com o montante pedido e condições pedidas. Entendo que talvez não fosse muito diferente ter 2 empréstimos de 150k ou 1 de 300k a esse nível. A minha questão é se isso é possível sequer.

    Sobre a questão do que influencia o banco me emprestar o dinheiro e como vai sendo solto o dinheiro eu já estou informado 👌
  4.  # 4

    E não consegue arranjar um orçamento para toda a construção e pedir logo de uma vez o capital todo?
  5.  # 5

    Colocado por: primaveraE não consegue arranjar um orçamento para toda a construção e pedir logo de uma vez o capital todo?


    Creio que será difícil. Pelo menos a primeira abordagem é que tal não seria possivel pq o empreiteiro do "fino" só daria o orçamento quando a parte do "grosso" tivesse pronta. A minha dúvida é se efetivamente esta "posição" é comum, ou se a maior parte dos empreiteiros costumam fazer orçamentos mesmo que seja para começar só daqui a 4/5/6 meses?
    • EFHV
    • 15 abril 2024

     # 6

    Colocado por: pedrosimoes79Sim, mobília. Apesar de não estar descriminado como tal nos orçamentos, o objetivo é que o dinheiro financiado sirva para cobrir essas coisas e como tal obviamente que os orçamentos vão ter que ser superiores para cobrir essa parte.

    Eu não quero nada a não ser que me ajudem a ficar esclarecido 🙂 A taxa de esforço é calculada de acordo com o montante pedido e condições pedidas. Entendo que talvez não fosse muito diferente ter 2 empréstimos de 150k ou 1 de 300k a esse nível. A minha questão é se isso é possível sequer.

    Sobre a questão do que influencia o banco me emprestar o dinheiro e como vai sendo solto o dinheiro eu já estou informado 👌


    O dinheiro vai sendo "solto" através de autos de medição confirmados em obra pelo Banco, e cada visita do Banco à obra em tempos custava uns 150-300 eur, dependendo do banco. Não estou a ver como vai incluir aí a mobília... Isso, já foi tempo nos empréstimos à habitação. Nos empréstimos à construção, não se consta que tal fosse feito, e olhe que é bem capaz de apanhar uma grande decepção se está a contar com isso.

    A modalidade de pedir 2 empréstimos também é a primeira vez que leio tal.. Normalmente os Bancos fazem empréstimos intercalares em que aprovam uma primeira tranche numa data e depois outra mais à frente. Já se informou com o Banco/Bancos? Até tenho curiosidade...
    Boa sorte!
    Concordam com este comentário: rcd2023
  6.  # 7

    Depende de quanto vai gastar na construção e de quanto possui.

    Se pedir 300k emprestados e gastar apenas 250k na construção, sobram 50k... tem é de ter orçamento de construção na ordem dos 330k... e possuir os 30k...

    O Banco empresta tendo em conta o orçamento de construção, a previsão da "avaliação" da obra terminada e a taxa de esforço.

    Se tudo conjugado der, muito bem.
  7.  # 8

    Já esclareci a questão. Aparentemente o banco não pode efetivamente fazer um empréstimo sem o orçamento a conjugar tudo. Independentemente de quantos empreiteiros são responsáveis pelo orçamento total, o orçamento apresentado na totalidade. Sobre a mobília é fácil. Se a obra custa 250, pede-se 300 e gasta-se os 50 na mobília, etc... Desde que o banco ache que tenho condições para pagar...

    Podem fechar o tópico
  8.  # 9

    pedro, o tópico não é fechado, serve para esclarecer outras pessoas do mesmo.
    Concordam com este comentário: humarkx
 
0.0132 seg. NEW