Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá a todos,
    Antes de mais sou um completo desconhecedor do tema e desculpem se algum vocábulo não seja o mais preciso.
    Resido numa moradia com uma potencia contratada de 6,9Kva. Contactei o meu fornecedor energético para aumentar a potência para 10,35Kva, e foi-me transmitido que tem de ser feito o pedido à E-redes uma vez que o ramal só está aprovado para 6,9Kva (assumo que isto seja a rua e não a moradia). Até aqui tudo bem, mas a E-redes necessita que eu junte ao processo uma ficha Electrotecnica, que tem de ser preenchida e assinada por Técnico Responsável, inscrito na DGEG. O problema é que eu nem sei como iniciar este processo.
    Tenho que contratar um eletricista para ele avaliar a instalação da rua? Ainda entendia se fosse a minha própria moradia, mas não é o caso.
    Alguém tem experiência na área que me possa dar umas dicas no caminho a seguir?
    Obrigado
  2.  # 2

Eu assumo é que a moradia é que tem uma PMA de 6.9kva.
  3.  # 3

Posso ter entendido mal, mas o distribuir foi bastante especifico em dizer que não poderiam aumentar a potência acima de 6.9Kva porque o ramal da rua não estava aprovado para potencias superiores a 6.9Kva
  4.  # 4

começe a pesquisar nesta lista por uma empresa da sua zona. Fale com eles, diga o que precisa que eles fazem o resto.

Mesmo que vá falar com outro electricista, no final vai sempre precisar de uma empresa certificada pela e-redes.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: b.maia81
  5.  # 5

O comercializador não tem acesso aos ramais, só aos CPE's.

Portanto a potência máxima nesse CPE são 6.9kva e carece de certificação para aumento da PMA.

Se para aumentar para 10.35kva, têm de alterar o ramal, são outros quinhentos.

Primeiro tem de arranjar técnico credenciado, empresas de ramais é só no final, caso seja necessário mexer no ramal.
  6.  # 6

Colocado por: b.maia81aumentar a potência para 10,35Kva
    E precisa mesmo dessa potência?
    10,35kVA trifásico são 15A por fase, precisa mesmo de trifásico?
  7.  # 7

Colocado por: mafgodE precisa mesmo dessa potência?
    10,35kVA trifásico são 15A por fase, precisa mesmo de trifásico?

Não falou em trifásico, 10.35kva monofásico certamente.
    Concordam com este comentário: mafgod
  8.  # 8

Colocado por: VarejoteNão falou em trifásico, 10.35kva monofásico certamente.
    Tem razão :-) ... e será que precisa mesmo de 45A monofásico?
  9.  # 9

Aproveito o tópico.. terminei agora a minha obra e estou com potência 17,25Kva trifasico.
    Quero agora alegrar para consumo familiar, duas questões:
    1 - Posso simplesmente efetuar a alteração via aplicação da EDP, ou tenho que aguardar pelo eletricista, pelas certificações, licença de utilizaçãoetc etc. Neste momento ainda tenho licença de obras.

2 - para evitar situações como o user do tópico, devo reduzir para 10,35Kva monofásico (caso reduza 6,9, posso depois ter dificuldade caso pretenda aumentar?)

Obrigado
  10.  # 10

Depende da secção dos cabos instalados.

Se tiver condutores de 6mm, para 17,25kva trifásico.
    Para 10.35kva em mono, não.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Bragas V
  11.  # 11

Obrigado pelos comentários. Enviei email para uma empresa da minha zona.
    Em relação à potencia, o aumento deve-se ao facto de carregamento de veiculo electrico em que a só a wallbox tem uma potencia de 7.4 Kva monofasico.
  12.  # 12

Colocado por: b.maia81Em relação à potencia, o aumento deve-se ao facto de carregamento de veiculo electrico em que a só a wallbox tem uma potencia de 7.4 Kva monofasico
    Ok, e qual a autonomia que precisa diariamente?
    Essa wallbox não permite regular para menos?

Tenho 3 VEs, potência contratada de 25A (5,75kVA) monofásicos, tudo elétrico e chega!
    Diariamente faço em média uns 100km em todos os VEs... o que corresponde a cerca de 4h a 16A.
    Claro que só carrego um de cada vez, mas quando carrego, carrego a 10 ou 16A.

Se precisares de mais alguma informação envia mensagem privada ou email :-)

NOTA: vários recém chegados à mobilidade elétrica querem carregar o mais rápido possível mas, é como tudo, o bom é inimigo do óptimo, e se a autonomia necessária diariamente for moderada, carregar a 16A numa tomada elétrica é mais que o suficiente, evitando custos acrescidos em aumentos de potência e alterações contratuais que nem sempre é possivel ou barato.
    Concordam com este comentário: Dias12
  13.  # 13

O meu pensamento para o aumento de potência seria devido a dois factores.
    - São 2 VE que teriam de ser carregados diariamente.
    - Fazê-lo no menor tempo possível por uma questão de comodidade, para não ter de ter atenção a se a arca está a trabalhar, placa, fogão, etc. (por exemplo ao fim de semana).
    Assumindo que não teria um aumento de custo em termos de obras, ramal etc. Seria com o objectivo de carregar no máximo da velocidade que a wallbox permite, dividindo pelos dois carros, e não arrastar o carregamento pela noite dentro.
    O acréscimo mensal na factura seriam 5euros.

PS: Tenho duvidas que mesmo limitando a wall box a 5,75Kva tenha margem para tudo o resto que esta a funcionar ao mesmo tempo para a potencia contratada de 6.9Kva.
  14.  # 14

Qual a autonomia necessária diariamente?
    Vai usar o vazio em bi-horário ou não?
    Quantas horas o carro está em casa?
  15.  # 15

Um dos carros 100km, o outro 70km.
    Diria que o objectivo seria usar o vazio em bi-horário, e o aumento de potencia seria mesmo para garantir que naquele horario, ambos os carros seriam carregados.
    Os carros estariam em casa pelo menos 7-8 horas
    • mafgod
    • 16 abril 2024 editado

# 16

Colocado por: b.maia81Um dos carros 100km, o outro 70km.
    Então, podes programar para o de 100, carregar 4h a 16A. E o que faz 70km, para carregar em 3h a 16A.
    Bi-horário diário, e tens 10h em vazio todos os dias, das 22h ás 08:00.
    Simples e barato.
    E aínda te sobra 14A para tudo o resto :-)

Há outra coisa a ter em conta, a fim de minimizar a degradação (que há em todas as baterias, mesmo que não seja visivel logo), as baterias não devem permanecer a 100% por várias horas por norma.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: b.maia81

0.0181 seg. NEW