Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa noite,

Hoje trago uma questão, especialmente para os membros com conhecimentos em eletricidade mas todas as contribuições são bem-vindas obviamente :)

Então é o seguinte:
    Uma amiga minha vive numa casa arrendada e hoje em conversa contou-me que durante o fim de semana ligou um secador de cabelo a uma tomada e que esta deu um estouro. Ela assustou-se como seria de esperar e puxou pelo cabo do secador. Nada de grave aconteceu mas ficou admirada porque não disparou nada no quadro. Não sabe se o secador está bom nem se aquela tomada ainda funciona porque tem receio de experimentar. (E ainda bem que tem digo eu) Visto por fora, a tomada ficou com o plástico queimado à volta de um dos polos.

Contou-me também que há uns anos teve um principio de incêndio numa tomada da MLR. Depois de muito insistir com o senhorio, e esperar demasiado tempo, foi lá um eletricista que cortou um pouco do fio queimado e substituiu a tomada. O problema ficou resolvido. Eu deduzo que tivesse sido um fio que com o tempo ficou solto e sobreaqueceu.

Mais recentemente, há uns meses, umas luzes de teto estavam sempre a piscar e mais uma vez depois de muito pedir ao senhorio lá foi um eletricista que lhe disse que era o neutro com mau contacto e resolveu o problema. Aconselhou a que a instalação eléctrica fosse toda revista. Ela já pediu ao senhorio para tratar do assunto mas até agora nada...

Voltando ao tema deste fim de semana, será que um mau contacto na tomada provocaria uma faisca destas ou pode ser outra coisa?
    Pensei que se pudesse desmontar as tomadas todas, verificar e apertar tudo e instalar um AFDD para precaver acidentes futuros. Encontrei muito poucas lojas online com AFDD à venda e um AFDD de 32A anda à volta de 400€...fiquei surpreendido confesso. São assim tão caros ou estou a procurar mal??

Visto assim à distância, têm alguma ideia para o que possa ter provocado este estouro sem fazer disparar nem o diferencial nem o disjuntor?

Obrigado!
  2.  # 2

Fotos da aparelhagem elétrica(tomadas, interruptores) e quadro elétrico aberto.
  3.  # 3

Colocado por: VarejoteFotos da aparelhagem elétrica(tomadas, interruptores) e quadro elétrico aberto.

Oh pois assim é batota :D a ideia era ver se vocês assim apenas com esta descrição que eu recebi também gravitavam para a ideia de um mau contacto ou se punham outras hipóteses.

Neste momento, sei dizer que é uma instalação de 6,9KVA, com um diferencial de 40A 300mA à cabeça e tem disjuntores de 10A e 16A de uma marca que eu não reconheço mas aparentam ter alguns anos em cima. O diferencial é da antiga Merlin Gerin portanto eu suponho que tenha talvez uns 30 anos mas é só um palpite que pode estar completamente fora.
    Não vi o quadro aberto nem a tomada desmontada.
  4.  # 4

À partida será maus apertos nos condutores e/ou tomadas com os alvéolos frouxos.

Por isso pedi fotos.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marize, elfo106
  5.  # 5

Obrigado Varejote. Vai de encontro ao que eu estava a pensar.
    Não lhe quero pedir para desmontar o quadro nem tomadas porque sei que ela se sente muito pouco à vontade a mexer nisso. Eu vou insistir com ela e se aceitar a minha ajuda logo vejo se estamos certos ou não :)

Em relação ao AFDD tem alguma coisa a dizer? Os preços são assim tão elevados ou estou a ver mal? É que por essa ordem de valores não a estou a ver querer investir nisso (até porque a casa nem é dela) nem a conseguir converser o senhorio a tal coisa mas parecia-me uma boa ideia, principalmente tendo em conta o histórico que me foi descrito.
  6.  # 6

O AFDD, não serve para nada se a instalação não estiver em condições.

Ela que tire fotos só as tomadas sem desmanchar, para ver marca e modelo.
  7.  # 7

Colocado por: VarejoteO AFDD, não serve para nada se a instalação não estiver em condições

Disparava se houvesse um mau contacto. Ou não?
    A ideia não era deixar de ter a instalação em condições mas sim impedir que situações destas (e pior ainda aquele principio de incêndio) volte a acontecer no futuro.

Colocado por: VarejoteEla que tire fotos só as tomadas sem desmanchar, para ver marca e modelo.

Ah sim isso acho que se arranja. Amanhã peço-lhe
  8.  # 8

Já que todas as contribuições são benvindas, trago a do bom humor, então e diga lá caro elfo, o cabelo da "amiga" é bonito?! 😉😅
  9.  # 9

:D

Não precisa das aspas. Sim é mas para mim não dava obrigado. Deve precisar de uma eternidade para o conseguir secar lol
  10.  # 10

Aqui estão as fotos. Ela disse que as outras tomadas são de outra marca.

Whats-App-Image-2023-11-23-at-22-26-29

Whats-App-Image-2024-04-16-at-13-03-25
  11.  # 11

Essas tomadas não devem ser originais, tem pinta de chinocas.

De qualquer forma a terapêutica é a mesma, reapertar condutores e verificar alvéolos.

Se não tiver em condições, substituir as tomadas.
    Concordam com este comentário: elfo106
    Estas pessoas agradeceram este comentário: elfo106

0.0165 seg. NEW